Uma nova forma de avaliar - Uso do Blog como atividade avaliativa

Caros Pais e Estudantes, no mundo moderno o uso das tecnologias é cada vez mais frequente, as novas gerações parecem nascer "viciadas" em tecnologias (TV, Internet, celular...), mas isto acontece devido ao acesso fácil a este tipo de equipamentos. Neste momento é fundamental o controle e acompanhamento dos pais, a título de controlar o que, quando e como seus filhos estão utilizando estas ferramentas.
Como professor desenvolvi uma metodologia de avaliação na internet com o uso do BLOG, a qual estimula a pesquisa científica aplicada sobre os temas vistos em sala de aula, ampliando a visão e os horizontes dos educandos. Desta forma eles passam a fazer uso da internet como ferramenta de pesquisa e conhecimento, não mais utilizando-a como forma de contato com outras pessoas (redes sociais) e passa tempo.
O BLOG é um recurso permite  que a produção,  publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilitando sua administração e também, dinamizando o ambiente. Além disso, o blog também possibilita a inserção de inúmeros recursos, os quais são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Arquivos em áudio, vídeos, imagens e ainda, a alteração de seu modelo são alguns exemplos que podem auxiliar na caracterização desse ambiente virtual estabelecendo, inclusive, a sua identidade.

Objetivo geral:
            Integrar as atividades de sala de aula com as TIC’s (internet - blog), possibilitando aos educandos aprender de forma diversificada.

Turmas:
            Farão parte do projeto todas as turmas do Ensino Médio na disciplina de Química e as seguintes turmas do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências: 6º Ano 1, 7ª Série 1, 8ª Série 1, 6º Ano 3, 8ª Série 3.


Metodologia:
            Basicamente os alunos desenvolverão atividades apresentadas no blog do professor http://professordiegomarcon.blogspot.com/, as quais já estarão disponíveis atividades a serem desenvolvidas. Em algumas situações o aluno deverá resolver as atividades diretamente no blog em forma de comentário, ou fará em seu caderno. As atividades realizadas diretamente no blog, são corrigidas e os comentários são publicados posteriormente.
            De acordo com a disponibilidade são realizadas avaliações na sala informatizada, as quais ocorrem uma vez a cada mês (duas vezes a cada bimestre), o conteúdo estudado em sala é correspondente a avaliação do referido bimestre.

Este também é um espaço para sugestões e críticas das atividades desenvolvidas, portanto sinta-se a vontade e poste seus comentários com responsabilidade.

Grande abraço
Professor Diego Fabiano Marcon



0 comentários:

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes