Energia dos "Cientistas" e a ciência - Atividade 8ª Série - Ciências


Caro estudante esta é a primeira vez que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!
Questão 01

Quem são os cientistas apresentados nas figuras abaixo e quais suas principais contribuições a ciência moderna?
A.                                                               B.                                                                                   C.                            
Dicas:
a. Movimentos dos planetas;
b. Experimentos com gases;
c. Átomo.

Questão 02

Segundo Einstein "a matéria é uma forma concentrada de energia"  Segundo Lavoisier "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", sendo assim existem diversas formas de transformar a matéria e a energia. São encontrados inúmeros exemplos na natureza, hoje vamos analisar o Poraquê Electrophorus electricus , um peixe amazônico.


a. Explique como este animal consegue produzir descargas elétricas de até 200 volts?
b. Existem mais animais com estas características, ou outras parecidas? Dê exemplos e descreva o que estes animais fazem.

33 comentários:

Tábita , Thuane e Romário disse...

nome: Tábita, Thuane e Romário 8ª série 1
01-
A: Galileu Galilei
B:Antoine Laurent de Lavoisier
C: Dmitri Mendeleev

Tábita , Thuane e Romário disse...

nome tábita, thuane e romário 8ª série 1
02- a) Esses animais têm um órgão chamado justamente de órgão elétrico -, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante sua evolução. Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito também se carrega e descarrega continuamente.
b) raia-elétrica, bagre-elétrico e poraquê

Patrick,Gustavo e Leandro 8ª1 disse...

Questão 01

A-Galileu galilei. Descobriu as leis dos corpos e anunciou o principal da Imércia.

B-Antoine Laurent de Lavoisier.Tratado Elementar da Química e Método de Nomenclatura Química.

C-Demócrito. Foi um dos primeiro a propor o atomismo e um dos primeiros defensores da ideia de que a matéria é formada por átomos.

Sabrina Juliane R. P./ Melissa G. W./ Eduarda V. F. S. disse...

Alunas: Sabrina Juliane, Melissa Gabriela e Eduarda Franzen.
Turma: 8ª série 1.

Questão 01.
A) Galileu Galilei. Foi quem desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento do planeta. Melhorou o telescópio refrator, e com ele descobriu manchas solares, as montanhas da lua, as fases de vênus, quatro dos satélites de Jupiter, os anéis de Saturno, e as estrelas da Via Láctea. Tudo isso contribuio na defesa do Heliocentrismo.
B) Antoine Lavoisier. Foi o primeiro cientista a enunciar a conservação da matéria. Identificou o oxigênio, refutou a teoria flogistica. Celebre por seus estudos sobre a conservação da matéria.
C) Demócrito de Abdera. Foi o maior expoente da teoria atômica ou atomismo. De acordo com essa teoria, tudo que existe é composto por átomos.

Thiago,Carlos,Daniel,Sandro disse...

Thiago,Carlos,daniel,Sandro 8ª
1º questão:(a)-Galileu (b)-Lavoisier (c)-Demócrito

Eduardo H, Andressa, Andiara disse...

Nome: Eduardo H, Andiara, Andressa
8º série 1
Questão 01:

a) GALILEU: Deu contribuições significativas ao conhecimento do movimento, e dentre elas destacam-se os seguintes temas:
1)Movimento uniforme
2)Movimento dos Projéteis
3)Movimento do Pêndulo Simples

b)Lavoisier: Para sua época Lavoisier era considerado uma pessoa com idéias bem avançadas. Uma grande contribuição de Lavoisier para a química foi a de de criar junto com Berthollet e outros químicos nomeclatura racional da química.

c)Demócrito: Era apenas um observador curioso e contemplativo da natureza. E também foi um observador metódico.

Caroline, Eduardo, Guilherme e Luiza disse...

Alunos: Caroline Gardinal, Eduardo Goedert, Guilherme Hoepers e Luiza Boeira. Turma:8ª I


Questão 01

a) Galileu Galilei - Lei dos Corpos
Princípio da Inércia
Referência inercial
Telescópio Retrator
Manchas solares.

b) Antoine Lavoiser - Batizou o oxigênio
Teoria flogística
Nomenclatura química.

c) Demócrito -Atomismo
Mecanicista

Thiago,Carlos,Daniel,Sandro disse...

Thiago,Carlos,Daniel,Sandro 8º
Questão 2
A)Esse tipo de transformação de energia ocorre tanbem na Condução de inpulssos nervosos nos neurônios.
B)Sim,o espermatozoide energia quimica em energia mecânica.o peixe abissal transforma energia quimica em energia luminosa para a aprosimaçao de seres do sexo oposto, para facilitar a aproximaçao de individuos do sexo oposto e facilitar a fuga de predadores pois vivem no fundo do oceano onde é muito escuro

Sabrina Juliane R. P./ Melissa G. W./ Eduarda V. F. S. disse...

Questão 02.
A) As descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas. Cada célula nervosa gera um potencial elétrico de 0,14 volt. Essas células são concentradas na cauda do peixe.
B) Sim. Bagre elétrico, eles geram choques de até 350 volts. São carnívoros e alimentam-se de outros peixes, debilitando-os com suas descargas elétricas. Raia elétrica, suas descargas elétricas variam de 8 a 220 volts, dependendo das suas espécies, em um grupo de 69 espécies.

Bruno Beza,Yuri Kunsler,Bruno Araujo, Tafarel Hostmamm disse...

Alunos: Bruno Beza,Yuri Kunsler,Tafarel hostmamm,Bruno Araujo.
Turma: 8° série 01
Questão 01
A] Galileu Galilei: desenvolveu os primeiros estudos sistematicos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pendolo.Descubriu a lei dos corpos, contudo a principal contribuiçao de Galileu foi para o metodo cientifico, pois a ciencia acentava uma meteodologia aristotelia
B] Lavoisier: foi o principal cientista a enunciar, principio da concervaçao da materia. Endentificou e batisou o oxigenio teoria nomenclatura clinica.
C] Democrito: foi um decipolo e depois sucessor de leucipo demilito.Democrito foi o maior espoente da teoria ou da atonomia.

Eduardo H, Andressa, Andiara disse...

Nome:Eduardo H, Andiara, Andressa
8º série 1
a) o poraquê dispõe de potentes geradores e acumuladores de eletricidade. É desses órgãos que ele depende para matar ou atordoar suas presas, algumas de certo porte, pois há poraquês que passam dos 2 metros, com diâmetro do corpo equivalente ao da coxa de um homem.

b)Sim. Peixe - Faca africano ele é um peixe de alta voltagem . E o peixe faca da américa eles são especialistas em nadar de costas e também de alta voltagem.

Patrick,Gustavo e Leandro 8ª1 disse...

Questão 02

A-O Porâque faz uso controlado de suas descargas.No porâque ao contrário da arraia-elétrica as pilhas sao horizontais.Nessa forma alongada,é mais fácil para unir extremidades e fechar o circuito.
Se tiver de emitir sucessivas descargas, em luta com bichos maiores, o poraquê descarrega literalmente sua pilha orgânica. Só o descanso a recarrega.

B-Sim,O arraia-elétrica mas as pilhas dele e diferente do que a do porâque ela e colocada verticalmente.

Natasha, Fabiane e Maiara disse...

Alunas:Natasha Caroline Isler, Fabiane Müller Brunn, Maiara L. Geiss
Turma:8ª 1
Questão 01

A)Galileu Galilei, Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da lua, aa fases de vênus, os 4 satélites de jupter, os anéis de saturno, as estrelas da via láctea. Além de desenvolver outros instrumentos. Resumindo Galileu Galileu descobriu como funcionava o movimento natural dos planetas

B)Antoine Laurent de Lavoisier. Foi o primeiro cientista a divulgar o ínio da conservação da matéria. Ainda identificou um gás na atmosfera e o batizou como oxigênio. Resumindo Antoine Laurente de Lavoisier foi um cientista que com seus experimentos descobriu os gases presentes na atmosfera.

C)Demócrito de Abdera. De acordo com a sua teoria tudo que existe é composto por elementos conhecidos como atomos. Resumindo Demócrito foi um dos primeiros defensores da ideia de que todas as matéria são formadas por átomos ou elementos indivisíveis.

Hueslen,Renan,Alexandre disse...

questão 01
c.atomo:Demócrito
b.movimentos dos planetas:Galileu
a.experimentos com gases:Lavoisier

Ana Cristina, Tayná e Vanusa. 8 serie 03 disse...

questao 1
a) Isaac Newton, descobriu a gravidade.
b) Antoine Laurent Lavoisier, foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria.
c) John Dalton, foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos.

Hueslen,Renan,Alexandre disse...

Questão 02
a.Esse tipo de transformação de energia ocorre na condução de impulsos nervosos nos neurônios.
b.ocorre em diversos animais como certos peixes,crustácios e esponjas,bem como em certas bactérias,algas e fungos.nos vagalumes,por exemplo,admite-se que a luz emitida contribua para a aproximação de indivíduos do sexo oposto,favorecendo o acasalamento.Esses animais transformam de energia química em energia luminosa.

Leticia K. de Souza, Tainara F. Cordeiro e Tania Schaffer; 8ª 3 disse...

Alunas:Leticia Kaiani de Souza, Tainara Fernanda Cordeiro e Tania Schaffer.
8ª Série 3.

Questão 1: Galileu Galilei, é considerado o pai da física, ele descobriu como é formado o movimento dos planetas.
Antoine Laurent de Lavoisier, contribuiu na ciência moderna, com o experimento de gases. Considerado fundador da quimica moderna.
Demócrito e seus seguidores acreditavam que qualquer parte da matéria poderia ser dividida e subdividida em particulas denominadas átomos. átomo= indivisivel; sem partes.

Questão 2: Essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volts. Essas celulas estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.

Questão 3: Bagre Elétrico:Os bagres elétricos podem gerar choques de até 350 volts e são encontrados na parte tropical da África e no rio Nilo. São peixes carnívoros de hábitos noturnos que alimentam-se de outros peixes debilitando-os com sua descargas elétricas.
Raia elétrica:A s raias elétricas pertencem a um grupo de 69 espécies de raias capazes de produzir descargas elétricas que variam dos 8 aos 220 volts dependendo da espécie.
Com o aperfeiçoamento dos aparelhos de medição, descobriu-se que, na realidade, todas as células vivas, animais ou vegetais, produzem quantidades mínimas de eletricidade. Mas os músculos dos peixes elétricos produzem milhões ou bilhões de vezes mais eletricidade que os músculos dos demais organismos. Estes órgãos evoluíram para ser, de fato, "pilhas químicas vivas".

Hueslen,Renan,Alexandre disse...

Questão 02
A.Esse tipo de transformação de energia ocorre na condução de impulsos nervosos nos neurônios.

B.Ocorre em animais diversos,como certos peixes,crustáceos e esponjas,bem como em certas bactérias,algas e fungos.nos vagalumes,por exemplo,admite-se que a luz emitida contribua para a aproximação de indivíduos do sexo oposto,favorecendo o acasalamento.

Ana Cristina, Tayná e Vanusa. 8 serie 03 disse...

Questao 2
a) Esses animais têm um órgão especializado - chamado justamente de órgão elétrico -, composto de células que se diferenciaram a partir dos músculos durante sua evolução. Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carrega e descarrega continuamente.

Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts). Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletrócitos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro puraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga.

b) sim, existem: Raia Elétrica, Bagre Elétrico, entre outros. Eles também tem orgãos eletricos formados por milhares de eletrocitos que se descarregam ao mesmo tempo.

Eduardo da Silva, Kerolayn Cristiane Klitzke e Letícia Valentini 8ª série 03 disse...

Questão 1-a) Galileu Galilei,descobriu a lei dos corpos e enuciar o principio da inércia e o conceito referencial inercial.

1-b) Antoine Lavoisier, dois o primeiro a observar que o oxigênio em contato com uma substância inflamável produz a combustão.

1-c) Demócrito, acreditava que qualquer parte da matéria poderia ser dividida em suas partículas fundamentais, os átomos.

Questão 2- a) Quando encotra-se em exitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos se descarregue.

2-b) * O Bagre Elétrico: São peixes carnívoros de hábitos noturnos que alimentam-se de outros peixes debilitando-os com suas descargas elétricas que chegam a 350 volts.
* Raia Elétrica: São capazes de produzir descargas elétricas que variam dos 8 aos 220 volts dependendo das espécies.

Karoline,Nayara,Jean e José 8 série 3 disse...

Questão 1-

a)Galileu Galilei,movimento dos planetas.

b)Antoine Lavoisier , Experimento com gases.

c)Democrito de Albdera , Atomos.

Bruna Djennifer - Lucas Matheus - Otávio Matheus - 8ª série 3. disse...

Questão 1 -a) Galileu Galilei.
b)Antonie Lavoisier.
c)Demócrito de Abdera.

Questão 2 -a)As descargas elétricas são produzidas por células musculares especiais,modificadas-os eletrócitos,sendo um conjunto deles denominado de mioeletroplacas.Cada célula nervosa típica pode gerar um potêncial eletro de cerca de 0,14 volts. Um Poraquê adulto possui de 2.000 a mais de 10.000 mioeletroplacas,conforme o seu tamanho.

b)Sim.-Água viva - Quando elas se sentem ameaçadas dão descargas elétricas para se defender, para caçar elas usam a descarga elétrica para paralisar suas presas.

jessica hwizdalek, luciana e ana paula disse...

questão 1
A.seu nome é galileu galilei e suas principais contribuições são balança hidrostática e recontruiu uma luneta

B. antoine laurent lavosier ele criou nomenclatura das substancias quimicas semelhantes as que ainda está em uso e também que a agua é uma substancia composta formada por hidrogenio e oxigenio

C. democrito sistematizou o pensamento e a teoria atomista e avançou também o conceito de um universo infinito onde existe muitos outros mundos como o nosso.

Karoline,Nayara,Jean e José 8 série 3 disse...

Questão 2-

a) O choque ,que dura poucos segundo , é gerado por milhares de células interligadas , situadas na calda do animal. A bateria encontra-se carregada de novo dentro de uma hora.

b) Arraias elétricas : No mar são representadas por cerca de 20 espécies de arraias elétricas e torpedos . Efetivamente, todas as arraias podem gerar uma corrente eletrica fraca . Os torpedos usam a corrente eletrica,para capturar presas, as arraias ultilizam para detectar a aproximação de presas.

Hueslen,Renan,Alexandre disse...

Questão 02
A.esse tipo de transforção de energia ocorre também na condução de impulsos nervosos nos neurôneos.
B.ocorre em animais diversos,como certos peixes,crustáceos e esponjas,bem como em certas bactérias,algas e fungos.nos vagalumes,por exemplo,admite-se que a luz emitida contribua para a aproximação de individuos do sexo oposto,favorecendo o acasalamento.

Higor Jessica Gabriella 8ªserie 03 disse...

questao 01:
A:Galileu galilei foi um fisico, matematico. astronomo e filosofo italiano, ele ajudou na revolução cientifica.
B:nome:Antonie Lourent de Lavoisier foi um quimico françes,considerado o criador da quimica moderna
C:nome:democrito: é nacionalmente considerado um filosofo pre-socratica

jessica hwizdalek, luciana e ana paula disse...

questão 2

B. sim, bagre são predadores que se alimentam principalmente de outros peixes ex: de bagre bandeira e bagre africano

Higor Jessica Gabriella 8ªserie 03 disse...

questão 2 B:
bagre são predadores q se demostram pricipalmente de outros peixes EX: bagre bandeira bagre africano

higor gabriella jessica 8 serie 3 disse...

resposta da questao 1:
A)nome:galileu galilei foi um fisico,matematico,astronomo e filosofo italiano,ele ajudou na revoluçao cientifica.
b)nome:antoine laurent de lavoiser foi um quimico frances,considerado o criador da quimica moderna.
C)nome:democrito énacionalmente consideradoum filosofo pré-socratica.

higor gabriella jessica 8 serie 3 disse...

resposta da questao 2:
a:essas descargas sao mandadas por celulas especiais e por um orgao que justo nome é orgao eletrico assim os musculos geram eletrecidades ao se contrairem,a eletrecidade é mandada pela sua calda e depois de uma hora é recaregada.

b:peixe faca africano tambem tem descargas eletricas de 3 a 10 volts.

Fabiane, Maiara e Natasha disse...

Alunas: Fabiane, Maiara e Natasha
8ª série 1

2-a) O peixe Electrophorus electricus gera eletrecidade atravez dos orgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam para o meio ambiente. Surge em volta do peixe Electrophorus electricus um campo elétrico que, ao ser modificado pela presença de um corpo estranho, alerta o peixe e este emite uma descarga elétrica no intruso.

B)Raias elétricas, +600 volts, usam a eletrecidade pra procurar alimentos. Stargazer elétrico e o Peixe-gato elétrico da África +600 volts, e Enguia-elétrica da África do Sul, +600 volts, o mais poderoso de todos os peixes elétricos.

Caroline, Luiza, Eduardo, e Guilherme disse...

Questão 2

a)Pois possuem órgãos capazes de produzir energia, eletricidade, órgãos elétricos.

b)Bagre elétrico e raia elétrica. O bagre elétrico consegue produzir cerca de 350 volts por choque já a raia elétrica 8 aos 220 volts

Bruno B. Yuri K. Bruno A. Tafarel H. disse...

Bruno Beza, Yuri Kunsler,Tafarel Hostmann,Bruno Araujo, 8° Série 1
2-a)Quando o peixe quer dar uma descarga, seu cerebro, envia uma ordem aos eletroplacas com um nervo ramificado.
2-b) torpedo: os povos da antiguidade conheciam bem certo tipos de bagres e enguias, dotados de um temivel poder: segura ou apenas esta proximo deles quedava dolorosas contraçoes musculares.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes