Atividades Celulares, Produção de Energia - Atividade 7 Série - Ciências


Caro estudante esta é a primeira vez que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:

  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!

Questão 01:

Nosso organismo realiza dois tipos de respiração - a PULMONAR: que obtem o oxigênio para nutrir o sangue, e a CELULAR que produz diretamente a energia. 
Sabendo disso busque informações e diferencie os dois tipos de respiração.





Questão 02

No tecido sanguíneo existem as plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. Além destas células também existe uma proteína chamada de FIBRINA. Qual a sua função? Por que ela é tão importante? Justifique sua resposta.

















Questão 03

Existem no planeta inúmeros seres vivos que produzem sua energia de forma diferente, portanto busque informações sobre as reações químicas realizadas para obter energia:
EX:
Glicose + Oxigênio → ATP + Gás Carbônico + Água - Obtenção de energia nos seres humanos.

a. Como as bactérias e fungos obtêm energia? Justifique e demonstre a reação
b. Como as plantas obtêm energia? Justifique e demonstre a reação
c. Como as bactérias que vivem do sulfeto de hidrogênio obtêm energia? Bactérias especiais que vivem do chamado gás da morte.

30 comentários:

Adriano,Rafaela,Lucas. disse...

1-a ) respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas

b ) respiração pulmonar são processos totalmente distintos,

José Ednei,Jean Michel disse...

Questão 1-A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação ou " queima " de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.

Respiração pulmonar faz entrar nos pulmões o ar rico em oxigénio e expulsa o ar com maior conteúdo de dióxido de carbónico (CO2).

Maria Eduarda, Cristina e Larissa - 7ª série 1 disse...

Grupo:Larissa, Cristina e Maria Eduarda - 7ª série 1
Questão 1:A respiração celular, é um processo feito pelas células que ajuda a renová-las e que faz a manutenção de alguns órgãos vitais, ela pode ser aeróbica (que não usa oxigênio) ou aeróbica (que usa), já A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.

Raquel,Natasha,Eloisa disse...

Raquel, Natasha, Eloisa
7 Série 1

respiração celular:é o processo de extração de energia quimica acumuladas nas moleculas de substancias orgânicas. Respiração pulmonar:o ar entra pelos pulmões e sai em seguida pelo nariz,(é um processo repetitivo)

gabriela hobus e estefani scheffer disse...

Gabriela Hobus e Estefani scheffer
7 Série 1

01-O pulmão é um ógão que capta o O2 e elimina o CO2para o sangue.
respiração celular consome matéria organica e O2 produz energia para o processo metábolico.

Adriano,Rafaela,Lucas. disse...

2 )A fibrinólise é o processo através do qual um coágulo de fibrina.

Bruna Letícia,Amanda Neuber e Eduarda Morais. disse...

Alunas:Bruna Letícia Weingartner,Amanda Neuber e Eduarda Morais.
Série:7 Série I
Questão 1:
Respiraçaõ celular:É o processo de extração de energia quimíca acumuladas nas moleculas de substancias organicas.
Respiração pulmonar:O ar entra pelos pulmões e sai em seguida e é um processo repetitivo.

Valéria, Gabrieli e Marília. disse...

1- A pulmonar é um processo pelo qual um ser vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente. E a celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia.

2-Ela se une às plaquetas formando uma camada que detèm hemorragias, e é formada a partir de uma cadeia de reações.

José Ednei,Jean Michel disse...

Questão 2-Resposta:A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina.

É uma parte importante pois a parede do vaso sanguínio danificado é coberto por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajuda o tecido denificado.

Maria Eduarda, Cristina e Larissa - 7ª série 1 disse...

Questão 2:A Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre reacção química que dá origem aos polímeros de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio .Ela é importante pois detém hemorragias.

gabriela hobus e estefani scheffer disse...

Gabriela Hobus e Estefani Scheffer
7 série 01
02-È uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos.

aléxei, matheus e bruno disse...

alunos: Aléxei,Matheus e Bruno 7ª série

1) Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais.

A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.

José Ednei,Jean Michel disse...

Questão 3-A-Um dos principais fatores limitantes a vida dos seres vivos é a obtenção de energia para as suas atividades. De acordo com a teoria heterotrófica, os primeiros seres vivos seriam procariontes heterotróficos vivendo num meio aquático, de onde retirariam nutrientes, formados na atmosfera e acumulados nos lagos e oceanos primitivos.

aléxei, matheus e bruno disse...

2) A Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio.

José Ednei,Jean Michel disse...

Questão 3-B-A fotossíntese acontece devido a um conjunto de fatores. A radiação solar é apenas uma delas. Precisam estar presentes no laboratório (ou cozinha, se preferir) da planta os nutrientes obtidos através das raízes, para que, junto c/ a radiação solar, ocorra a síntese de outras substâncias que irão alimentar a planta.
Igual na cozinha de nossas casa. De nada adianta o fogo aceso se não tivermos os alimentos para prepará-los.

Larissa, Cristina e Maria Eduarda 7ª série 1 disse...

Grupo:Larissa, Cristina e Maria Eduarda - 7ª série 1
Questão 3: a),b) e c):
Pela fotossintesse que é onde as plantas, seres autotróficos e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). tem também o processo do anabolismo, onde a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
Ja os heterotrofos é por meio da atp... é uma molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, entre outros. Para estocagem a longo prazo, a energia pode ser transferida para carboidratos e lipidios . e a formação de ligações covalentes (um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.) no final da transformação libera mais energia do que a absorção na quebra das ligações presentes entre os átomos das moléculas de ATP e água.

Raquel,Natasha,Eloisa disse...

raquel,eloisa,natascha-7 série 01-questão numero 2
fibrina:molécula de proteina insoluvel que é produzido pelo corpo humano,em resposta da hemorragia.Ele consiste de longas cadeias de fibras e é o principal responsavél pela coagulação do sangue.Importancia:é que sua função é parar o sangramento de cortes e machucados,por isso é necessaria para evitar hemorragia

Bruna Letícia,Amanda Neuber e Eduarda Morais. disse...

Alunas: Bruna Letícia,Amanda Neuber e Eduarda Morais.
Série: 7 Série I.
Questão 2:
Fibrina:Molécula de proteina insoluvel que é produzido pelo corpo humano, em resposta a hemorragia.Ele consiste de longas cadeias de fibras e é o principal responsável pela coagulação do sangue.
Impostância: É que sua função é parar o sangramento de cortes e machucados,por isso é necessário para evitar a hemorragia.

José Ednei,Jean Michel disse...

Questão-3-C-Cientistas descobriram um grupo de bactérias com características muito primitivas, que obtêm energia de um modo muito semelhante com o que foi descrito acima: elas utilizam sulfeto de ferro e gás sulfídrico como reagentes e obtêm dissulfeto de ferro, gás hidrogênio e energia como produtos.

Rafaela Lucas. disse...

a ) Bactéria : Sua estrutura é formada por diferentes macromoléculas. Todos os tipos de células são constituídos de cerca de 70% de água. Devido à presença da parede celular rígida que envolve toda a membrana celular, as bactérias se nutrem apenas de material em solução

Fungos : os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.

b )A fotossíntese da planta acontece devido a um conjunto de fatores. A radiação solar é apenas uma delas. Precisam estar presentes no laboratório (ou cozinha, se preferir) da planta os nutrientes obtidos através das raízes, para que, junto com a radiação solar.

c )A região é uma zona de produção de energia hidrotermal na qual esses organismos, que vivem em simbiose com bancos de mexilhões, consomem até 50% do hidrogênio liberado.
Segundo os dados recolhidos, na extensão de terreno analisada são consumidos até 39 milhões de litros de hidrogênio por ano.

Larissa, Cristina e Maria Eduarda 7ª série 1 disse...

Quetão 3:c)Vivem á milhões de metros de pronfundidade, no fundo do mar.
Errata: Professor, na postagem anterior cometemos um erro:
Postamos alegando que seria a resposta da questão 3, a,b e c mas na realidade seria somente as questões a e b.

aléxei, matheus e bruno disse...

3
a-A maioria dos seres autótrofos (bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica.

No sentido nutricional, os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.

Valéria, Gabrieli e Marília. disse...

3-a)através da oxidação de compostos.
b)através da fotossíntese.
c)através do hidrogênio liberado por uma zona de produção de energia hidrotermal.

Raquel,Natasha,Eloisa disse...

Pela fotossintesse que é onde as plantas, seres autotróficos e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). tem tambén o processo do anabolismo, onde a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
raquel,eloisa,natasha-7 série 01- questão 3

aléxei, matheus e bruno disse...

3)
b-Pela fotossíntese que acontece devido a um conjunto de fatores. A radiação solar é apenas uma delas. Precisam estar presentes no laboratório (ou cozinha, se preferir) da planta os nutrientes obtidos através das raízes, para que, junto c/ a radiação solar, ocorra a síntese de outras substâncias que irão alimentar a planta.
Igual na cozinha de nossas casa. De nada adianta o fogo aceso se não tivermos os alimentos para prepará-los.

gabriela hobus e estefani scheffer disse...

Gaqbriela Hobus e Estefani Sheffer
7 serie01.
03
Pela fotossintesse que é onde as plantas, seres autotróficos e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). tem tbm o processo do anabolismo, onde a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.

raquel,eloisa,natasha disse...

raquel,natasha,eloisa-7 série 01-questão 03 letra B-
por meio da fotossintese que é um processo quimico realizados pelos seres vivos em que eles utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose por meio da energia da luz 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.Esse é um processo de anabolismo em que a planta acumula energia apartir da luz para o seu metabolismo.

aléxei, matheus e bruno disse...

Mas como seria possível existir vida em um ambiente tão hostil, sem oxigênio e luz? A pesquisa revela que as bactérias respiram por meio do metabolismo de ferro, enxofre e carbono. Não por acaso, foram encontradas na amostra do líquido do reservatório grandes quantidades de ferro e de sulfato (íon formado por átomos de enxofre e oxigênio).

“Embora haja outros seres que utilizam o ferro e o sulfato na respiração, o modo como essas bactérias usam tais elementos é único”, comenta Mikucki, que era pesquisadora da Universidade Harvard (EUA) quando desenvolveu o estudo.

raquel,eloisa,natasha disse...

eloisa,raquel,natasha-7 série 01-questão 03 letra C-
através do ferro que existe no local onde eles vivem.

Bruna Letícia,Amanda Neuber e Eduarda Morais. disse...

Alaunas: Bruna Letícia, Amanda Neuber,Eduarda Morais.
Série: 7 série I.
Questão 3:
Letra A- As bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas; isto é produzem ou não seu próprio alimento.
As bactérias que são autótrofas podem ser fotossíntetizantes(isto é realizam a fotossíntese através da ernegia luminosa); as heterótrofas podem ser também quimiossitetizantes ( ou seja utilizam a energia liberada em reações de oxi-redução.
As bactérias heterótrofas podem produzir energia se alimentando de máteirais mortas.


Letra B-As plantas obtem energia através da fotossíntese,ela acontece quando a planta obtem o gás carbono que se transforma em glicose,ela precissa também da luz solar para realizar este processo.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes