Os organismos e a Química Orgânica - Atividade 3º Ano - Química

Caro estudante esta é a primeira vez que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:

  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!
Questão 01



"O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo. Sem oxigênio, morremos rapidamente. E nosso cérebro é o primeiro a morrer. O monóxido de carbono (fórmula química CO) é um gás incolor, inodoro e altamente tóxico...".
Combustão do gás metano
Fonte: EMSLEY, Oxford University Press, 1998. p. 108. (tradução autores - Livro de química - Ed. Moderna 2012)
Fórmula da hemoglobina e efeito do CO



Com base nas informações e imagens acima responda:
a. Em um veículo é essencial que o motor esteja bem regulado, para evitar assim a liberação de CO, através da combustão incompleta. Faça um comparativo entre o motor de um veículo bem regulado e outro mal regulado.
b. Quais as concentrações de CO no sangue que tornam-se tóxicas?
c. Existem sintomas para o início da intoxicação? Quais são os locais de risco a saúde? Como podemos evitá-los?




Questão 02
Eugenol - Anestésico local

Ácido acetilsalicílico - Aspirina - Analgésico


a. Qual a função das substâncias acima?
b. Qual são as diferenças entre os anestésicos locais e analgésicos?
c.  Qual a função química (cadeia) comum as duas substâncias, representadas acima?


Questão 03


Como o medicamento analgésico combate a dor, sem causar inconsciência ou insensibilidade? Justifique.

50 comentários:

josias, luana e luciana disse...

alunos: josias, luana e luciana
3° ano 1
questão 01:porque se o motor do carro estiver regulado ele vai liberar menos CO que é um gás poluente,diferente de um carro com motor desregulado que vai liberar bem mais monóxido de carbono.

Jean Rodrigo e Tainá disse...

Jean Rodrigo Tainá 3 ano ensino médio
questão 1
Motores bem regulados além de ser mais economico não causa tantos danos ao ambiente em quanto que os motores mal regulados que gastão mais e liberam substancias poluentes na atmosfera.

Leandro, Derlei, Pablo disse...

Alunos: Leandro, Pablo, Derlei.
Série: 3 ano 1.

Questão 01.

a- É que o carro regulado polui menos e já o carro não regulado polui muito mais.

b-

Jean Rodrigo e Tainá disse...

Jean Rodrigo e Tainá terceiro ano matutino letra b) questão 1
Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada.
Quando maior a concentração de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como conseqüência, mais graves os danos causados à saúde.

Camila, Crislaine e Wilham disse...

Alunos: Camila, Crislaine e Wilham
Série:3º 1

Questão 01:
a) A diferença entre o motor regulado e o mal regulado, é que a troca de óleo deve ser feita regularmente antes do tempo necessário, e revisando as peças do motor, fazendo um bom funcionamento do carro.

josias, luana e luciana disse...

alunos: josias, luana e luciana
3° ano 1
questão 01 letra b:quando o monóxido de carbono é inspirado a um "competição" entre o CO e o O2. O problema causado por essa "competição"é o fato dos ions Fe2+ se ligarem mais fortemente ao CO do que o O2. Ai hemoglobina perde as suas funções levando assim a pessoa a morte pois o oxgenio não vai mais circular.

adriele disse...

Alunas: Adriele, Marileusa e Naiara.
Série:3º 1
Questão 01: O motor de um veículo mal regulado têm efeitos ainda mais complicados sobre os seres vivos, desde atrofia em plantas até alergias, problemas respiratórios e mesmo risco de câncer em animais e homens. Já o motor de um veículo bem regulado evita a liberação do CO, que é o maior causador das doenças sitadas acima, além de ser prejudicial a saúde, também é um grande poluente do ar.

Wilham, Camila e Crislani 3 º 1 disse...

1)
b- .Quando inalamos o monóxido de carbono este liga-se à Hemoglobina, proteína que transporta o Oxigênio no sangue, com uma força 230 a 270 vezes mais forte do que a do Oxigênio. Haverá no sangue um “conflito” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. Isto faz com que a Hemoglobina passe a transportar CO em vez de O2.

claudionei,jardel e michel disse...

nome:claudionei,jardel e michel 3° ano 1



questão 1
a-Questão1
A)Tendo um motor bem regulado diminui o consumo de combustível e a poluição do ar que nós respiramos, ao contrario de um motor que nao está regulando, alem de poluir nosso meio ambiente, esta aumentando o consumo de gasolina, e além de ter um desgaste muito maior no motor do carro, assim surgindo outros problemas mais graves, e tendo que gastar mais do que se fosse para apenas fazer a revisão do carro.

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei, jardel e michel 3° 1

questão 1

b) O processo respiratório dos vertebrados está relacionado com a hemoglobina. A hemoglobina tem massa molecular da ordem de 66 000 u, o que indica ser constituída por moléculas muito grandes. Entram em sua composição átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre, além de quatro íons Fe2+ por molécula. Quando respiramos, as moléculas de oxigênio (O2) formam ligações com os íons de ferro das moléculas de hemoglobina (Hb). O produto dessa reação é a oxi-hemoglobina (HbO2). Essa substância é, portanto, uma transportadora de oxigênio no organismo dos vertebrados. Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio, podendo à levar sérios danos a saúde.

JOSIAS, LUANA E LUCIANA disse...

ALUNOS:LUANA, LUCIANA E JOSIAS
3° ANO 1
QUESTÃO 01 LETRA C - os sintomas são:- Sonolência e Cefaleias (dor de cabeça) são os primeiros sintomas,Agitação e confusão mental,Coma (em casos extremos),Taquipneia (aumento da FR),Taquicardia,Hipertensão ou Hipotensão,Hipertermia (febre),Olhos vermelhos.
O tratamento da intoxicação aguda necessita da transferência do paciente para um centro de saúde, no qual se devem administrar antídotos e medicamentos específicos. Para além do tratamento dos problemas presentes, em caso de intoxicação crónica é imprescindível que o paciente deixe de ficar exposto ao tóxico de forma definitiva.

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei, jardel e michel 3° 1

questâo 1

C)Sim existe, quanto mais intoxicado o organismo, maior será seu mal estar ao acordar, por exemplo. Existem os sintomas no corpo físico, no corpo mental(cérebro) e psico-emocional. As intoxicação pode ocorre principalmente em cidades grandes, aonde há poluição( maior quantidade de CO) e extresse maior. Podemos evitar se cade um fazer a sua parte, em evitar de poluir nosso planeta.

Andressa, Bianca, Joana disse...

nomes: andressa, bianca, joana,
3° ano 1
atividade numero 1 : letra A: um veículo com uma boa regulagem solta gás carbono só que em menos quantidade, e assim evitando problemas de sáude, também evitando a poluição do ar, entre outras coisas , já um veículo mal regulado solta mais gás carbônico, assim contribuindo para mais poluíção, problemas a sáude, como : câncer, problemas respiratórios, e etc.

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei,jardel e michel 3° ano 1

questâo 2

A) Eugenol - anestésico local, tem a função medicinais, assim ajudando nos tratamentos contra as náuseas, flatulências, indigestão e diarreia. Por conter propriedades bactericidas, é usado também como anestésico e anti-sépico para aliviar dores nos dentes
Ácido acetilsalicílico - Aspirina, é um dos remédios mais consumido no mundo, tendo a importante função de ajudar a combater problemas comuns e alguns mais graves, que pode afetar uma pessoa durante o dia, como por exemplo: dores, febres, a famosa dor de cabeça, entre outros.

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei,jardel e michel 3° ano 1

questâo 2

B) Anestésicos locais, são usadas principalmente em cirurgias, no local aonde será realizada, aonde a anestesia for aplicada o local vai ficar com ausência de dor ou alívo, assim podendo ser feita a cirurgia tranquilamente
Já o analgésico, é utilizado quando o paciente ja esta sentindo dor ou para preveni-la, ja que os analgésicos tem a função de aliviar a dor por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como o cérebro interpreta esses estímulos, sem levar a anestesia ou perda da consciência

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei,jardel e michel 3° ano 1

questâo 2

C) As duas possuem o HO, CH³. O eugenol possu também o O e CH² . Já o ácido acetisalicílico possue O³

JOSIAS, LUANA E LUCIANA disse...

ALUNOS: JOSIAS, LUANA E LUCIANA
3° ANO 1
QUESTÃO 02 - EUGENOL - possui um efeito anestésico, sendo usado como tratamento para dores de dente e é também usado na industria de cosméticos.
ACIDO ACETILSALICÍLICO - é utilizado para tratamento de tipos menos graves de dor, como dor de cabeça, cólicas menstruais, e dores musculares. Também é utilizado no tratamento de processos inflamatórios agudos (traumas, por exemplo) ou crônicos (como artrite reumatóide).

Andressa, Bianca, Joana disse...

nomes : Andressa, bianca , joana 3° ano 01
atividade 1 letra B: Quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema de amortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbónico.

Jean, Rodrigo e Tainá disse...

Jean, Rodrigo, Tainá 3 ano matutino questão 1 letra c)
Sintomas: Sonolência e Cefaleias (dor de cabeça)
Agitação e confusão mental
Coma (em casos extremos)
Taquipneia
Taquicardia
Hipertensão,
Febre
Olhos vermelhos.
Locais de risco: lugares com muita concentração de fumaça CO, salas contaminadas com fumaça de tabaco como bares,etc.
Como evitar: Não frenquentar locais com poluição ou exesso de fumaça tais como industrias , bares e locais com concentração de carros que estejam liberando muito CO.

Wilham, Camila e Crislani 3 º 1 disse...

1)
c- Os sintomas da intoxicação é que a pele fica de cor rosada/ vermelho cereja. Isso acontece apenas nos casos gravíssimos e nas vítimas mortais.Já nos casos de intoxicação ligeira a moderada é raro e o mais comum é a pele estar pálida. Os locais de grandes riscos são principalmente nos grandes centros das cidades, indústrias, queimadas de matas e outros.Para evitar é preciso que todos tenham acesso às informações para ter opinião própria se o aquecimento é de fato anormal, natural e se deve ser combatido com medidas cotidianas ou com medidas a nível mundial, com mudança de regras e proposição de metas de redução de gases.

Andreia, Dione, Jhone 3 Ano 1 Mat disse...

Equipe: Andréia, Dione, Jhone
questão 01: a) regulado: se o motor do carro esta regulado você esta poluindo menos o ar que você respira. motor bem regulado reduz a emisssão de gases poluentes e economiza ainda mais combústivel.

não regulado: a maior causa de emissões de gases poluentes por automóveis é pela má regulagem do motor.O motor não regulado gera mais gastos e prejudica a preservação da vida, e também ofereçe riscos a saúde do cérebro.

b) o corpo começa a liberar mais hemoglobinas e a respirar mais rápido a fim de capturar mais moléculas de oxigênio e eliminar esses gases carbonicos.

c)Os primeiros sintomas de intoxicação variam segundo a quantidade de gás carbonico, os sintomas são: dor de cabeça, vómito, respirar com muita dificuldade e etc.
Se você inalar fumaça e outros poluentes causados por carros, motos e caminhões você esta sujeito a vários problemas gerados pela inalação dos poluentes como: envelhecimento precoce, doenças degenerativas, e o mal de Alzheimer, e danos aos neurônios da aprendizagem e da memória.
É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a saúde. simplismente porque o ar puro, não significa que não existem riscos, muitas vezes eles não são visíveis e não tem cheiro. Ex: a poeira que pode ser vista mas muitos não sabem as consequências que ela tráz e a fumaça solta por carrros, motos e caminhões.
O homem e a tecnologia tem avançado muito nos últimos anos, eles estão buscando fazer máquinas e combústiveis menos poluentes ou que não gerem poluição. utilizar automóveis que usam gás natural como combústivel ou optar pelos carros movidos a álcool, o que polui menos o ar.

André, Derlei, Leandro, Pablo. disse...

Alunos: Andre, Derlei, Leandro, Pablo.
Série: 3 ano 1

Questão 1.

B- O monóxido de carbono combina-se com a emoglobina no globulos vermelhos do sangue e a inutiliza para a sua função essencial que é de transportar ôxigenio pelo corpo. Sem ôxigenio, morremos rápidamente. E nosso célebro é o primeiro a morrer.


C-

JOSIAS, LUANA E LUCIANA disse...

ALUNOS: JOSIAS, LUANA E LUCIANA
3° ANO 1
QUESTÃO 02 LETRA B - Os Anestésicos locais são um grupo de fármacos utilizados para induzir a anestesia a nível local sem produzir inconsciência e os analgésicos são medicamentos que servem para aliviar a dor.

claudionei,jardel e michel disse...

claudionei,jardel e michel 3°ano 1

questâo 3

3) Acetanilida:

É um analgésico , ou seja, uma droga que alivia a dor sem causar inconsciência significante. Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos, em 1884 , com o nome de febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. Com o surgimento das sulfas, passou a ser substância fundamental na síntese desses compostos tendo seu uso como analgésico relegado a um plano secundário. Porém a quantidade de acetanilida é controlada pelo governo, pois esta é tóxica e causa sérios problemas no sistema de transporte de oxigênio – incluída no grupo de drogas que viciam. Um exemplo da utilização da acetanilida é o seu derivado o acetominofen (N-acetil-p-amino-fenol) que é solúvel em água e é freqüentemente usado em preparações líquidas como analgésicos e antipiréticos para crianças.

Andressa, Bianca, Joana disse...

nomes : Andressa , Bianca, Joana 3° ano 01
atividade 01 :letra C:A intoxicação consiste em uma série de efeitos sintomáticos produzidos quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, olhos ou membranas mucosas.
ocorre ao ingerir alimentos ou aguá contaminada, com certos tipos de bactérias,parasitas, vírus ,
prevenção: lavar bem as mãos , os alimentos .

Jean, Rodrigo, e Tainá disse...

Jean, Rodrigo e Tainá. 3 ano matutino. questão numero 2 letra a)
Anestésico:capaz de eliminar a sensação de dor. E analgesico capas de aliviar a sensação de dor sem causar inconsciencia ou insensibilidade.

Adriele, Marileusa e Naiara 3º ano 1 Mat. disse...

1-b) O corpo humano possui milhares de Hemácias, com a função de transporte de oxigênio até chegar a todos os órgãos e tecidos. Ao transportá-lo, a hemácia se desliga facilmente da molécula de oxigênio. Não ocorrendo o mesmo á molécula de monóxido de carbono, CO, que se prende á hemácia, comprometendo sua atividade, e levando-a á morte e ao descarte pelo fígado. Quando á introdução de monóxido de carbono no organismo, as hemácias se unem ás moléculas desse gás tóxico que é inalado todos os dias por nós, seres humanos, gás que é expelido por automóveis, fábricas, etc; muito intensamente nos dias atuais.

Camila, Crislaine e Wilham disse...

2)
a- O eugenol possui um marcante efeito anestésico, sendo usado no tratamento de dores de dente. É também empregado na indústria de cosméticos.

andressa, bianca, joana disse...

alunos:Andressa,Bianca,Joana
Serie:3 ano
questão 2 letra a:anestesico e capaz de eliminar a sensação de dor. analgésico capaz de aliviar a sensação
sem causar sensação de dor sem causar inconsciência insensibilidade.

Jean, Rodrigo, e Tainá disse...

Jean, Rodrigo, e Tainá 3 ano matutino questão numero 2 letra b)
Anestésico elimina a sensação de dor, mas causa inconsciência em contra partida o analgésico alivia a sensação de dor sem causar inconsciência ou insensibilidade.

Camila, Crislaine e Wilham disse...

2)
a- Os efeitos da aspirina variam de acordo com a dose que o indivíduo utiliza. Em altas doses, ela apresenta um efeito antiinflamatório importante; em doses um pouco menores, funciona como analgésico.

Adriele, Marileusa e Naiara 3º ano 1 Mat. disse...

1-c) Os sintomas da intoxicação por monóxido de carbono são:
Dores de cabeça; tonturas; fraquezas; náuseas; vômitos e dores no peito.O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, como aqueles que são produzidos por automóveis e camiões, pequenas máquinas a gasolina, fogões, lanternas, carvão e madeira em combustão e fogões e sistemas de aquecimento a gás. Não há como evitar a inalação de monóxido de carbono, o único jeito mais simples é manter os motores dos carros sempre bem regulados e colocar filtros nos chaminés das indústrias.

André-Derlei-Leandro-PAblo disse...

Alunos: André, Derlei, Leandro, PAblo.
3 ano 1.

Questão 2.

A- EUGENOL: é um composto aromatico e esta presente nos cravos, canelas, sassafrás e mirra.Possui um efeito anaugésico usado nos tratamentos de dores de dente e usados também na indústria de cosméticos.

ACIDO ACETILSALICILICO: é usado para tratar caspas, acne, e outros problemas de pele.

Camila, Crislaine e Wilham disse...

2)
b- Anestésico local é que sensebiliza a dor via corrente sanguínea, e analgésicos retira a dor ou minimiza via comprimido.

Adriele, Marileusa e Naiara 3º ano 1 Mat. disse...

Questão 2-a)Eugenol: Seus efeitos medicinais compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarréia, tem propriedades antibactericidas, e é também usado com anestésico e antiséptico para o alívio de dores de dente.
Ácido acetilsalicílico: mais conhecido pelo seu nome analgésico aspirina, sua função é de aliviar dores.

josias, luana e luciana disse...

ALUNOS: JOSIAS, LUANA E LUCIANA
3° ANO 1
QUESTÃO 2 letra c - a cadeia aromática.

andressa, bianca, joana disse...

aluno:andressa bianca joana
serie 3 ano1
atividade 2 letra b: o anestéscos e capaz de aliviar a dor e dechar a pessoa inconsciente . e anlnalgésico alivia a dor sem dechar a pessoa inconsciente.

Jean, Rodrigo, e Tainá disse...

Jean, Rodrigo, Tainá 3 ano matutino questão 2 letra c)
tres ligações simples de C e tres dupla de C. CADEIA aromática.

andressa, bianca, joana disse...

alunos:andressa bianca e joana
serie:3 ano 1
atividade 2 letra c: Cadeia Aromática

Camila, Crislaine e Wilham disse...

2)
c- Cadeia Aromática.

Adriele, Marileusa e Naiara 3º ano 1 Mat. disse...

2-b) Anestésico local: bloqueiam os canais de sódio operados por voltagem.
Analgésico: são um grupo de drogas usadas para aliviar a dor.

Adriele, Marileusa e Naiara 3º ano 1 Mat. disse...

2-c) Cadeia Aromática

josias, luana e luciana disse...

ALUNOS: JOSIAS, LUANA E LUCIANA
3° ANO 1
QUESTÃO 3 - PORQUE É UM REMÉDIO MAIS FRACO QUE ATINGE SOMENTE A PARTE EXPECÍFICA QUE SE ENCONTRA A DOR.

Andréia, Dione, Jhone disse...

a) questão 2:
Anestésico é capaz de aliviar a dor, analgésico é capaz de aliviar a sensação de dor e sem causar inconsciência, insensibilidade.

b)Anestésico é capaz de aliviar a dor e deixar a pessoa inconsciente e o analgésico é capaz de aliviar a dor sem deixar a pessoa inconsciente.

c)cadeia aromática

Jean, Rodrigo, e Tainá disse...

Jean, Rodrigo, e Tainá 3 ano matutino questão 3
Os analgésicos mais comuns bloqueiam a dor por interferir no processo biológico de transmissão e propagação dos impulsos dolorosos, pois nao age no cistema nervoso

André-Derlei-Leandro-PAblo disse...

Alunos: André, Derlei, Leandro, PAblo.
3 ano 1

Questão 2.

B- ANALGÉSICO: é um termo coletivo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas usadas para aliiar a dor.

ANALGÉSICO LOCAL: é a anestesia.

C- CAdeia Aromatica

andressa, bianca, joana disse...

Alunas : Andressa Bianca e Joana
serie 3 ano 1
atividade 3 :Os analgesico mais comum bloqueiam a dor por transferir no prosseso.

Camila, Crislaine e Wilham disse...

3) Analgésico local combate a dor sem causar problemas, e o analgésico geral causa inconciência.

como ganhar mais seguidores disse...

Muito bom o post uma boa informação !

Daniel,Joel e Alessandro - 3º01 disse...

1) a)Nos automóveis a combustão deve ser completa, pois se for incompleta gera Monóxido de Carbono, que é extremamente tóxico, em vários lugares muitas pessoas já morreram ao inalar esse gás em garagens mal ventiladas.Um carro com injeção eletrônica comparado a um com carburador polui dez vezes mais do que um carro moderno com injeção eletrônica, contudo, uma injeção eletrônica desregulada se equivale a um carro carburado, aumentando o consumo de combustível e a emissão de poluentes(Monóxido de Carbono).

b)A porcentagem de hemoglobina no sangue desativada cresce com aumento da concentração de CO , uma concentração de 50ppm desativa 7% da hemoglobina e ocasiona problemas visuais.A exposição de valores de 100ppm ou superiores pode colocar em risco a vida humana.

c)Os sintomas são desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros sintomas parecidos com os da gripe.Os locais de risco podem ser até no ambiente doméstico, devido a motores antigos e mecanismos de combustão, aquecedores e equipamentos de cozinha.A intoxicação pode ser evitada com ambientes bem ventilados ou até recorrendo-se a um detector de Monóxido de Carbono para verificar se o níveis estão seguros.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes