Erupção solar envia partículas na direção da Terra, diz Centro Espacial

Explosão solar

Uma forte erupção na superfície do Sol, somada com a temporada de tempestades, enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra, conforme informou nesta segunda-feira (5) o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC).
O SWPC, operado pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, indicou que o clarão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares. O fenômeno aconteceu às 1h13 desta segunda-feira (5).

Imagem da Nasa mostra erupção solar que, segundo informe do Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC), enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra em dois ou três dias. Os especialistas indicaram que a atual temporada de tempestades é a mais intensa registrada desde setembro de 2005 e que estas provocam efeitos especiais únicos como as auroras boreais, além de interferir nas comunicações Nasa/EFE.

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2012/03/05/erupcao-solar-envia-particulas-na-direcao-da-terra-diz-centro-espacial.jhtm 
Acesso em 06/03/2012 - 20h

0 comentários:

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes