Calor, Temperatura e Substâncias - Atividade 1º Ano - Química

Caro estudante esta é a primeira vez que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:

  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!

Questão 01:

No exercício nº 06 da página 22 do livro didático o assunto tratado era uma lâmpada incandecente com filamento de tungstênio, o qual se aquecia quando a energia elétrica passava por ele produzindo luz. Desta forma explique detalhadamente como este processo ocorre.





Questão 02

Observe as fotos e as informações: No mar morto a quantidade de sais dissolvidos chega a 360g/L de água, sendo que no litoral brasileiro o mar tem cerca de 37g/L de sais dissolvidos na água. Sendo assim é comum fotos como a abaixo - ao lado região do mar morto em Israel.

 Neste contexto responda: Qual é o papel do sal na velocidade da evaporação da água? Já que a água com maior concentração de sais evapora a uma velocidade mais lenta a mesma temperatura. (ou seja a água do mar morto necessita de mais calor para evaporar). 
a. Qual a relação química entre a água e o NaCl? Que explica este fenômeno.



Questão 03


Observe, compare, pesquise, discuta com base no conteúdo estudado e apresente todas as conclusões sobre os desenhos.
a. Para o desenho I comparar com o Ciclo da água, não esquecer de explicar os processos endotérmico e exotérmicos envolvidos;
b. Existem dois frascos com pontos de interrogação, estes são os estados físicos menos conhecidos, descubra quais são eles e indique seus nomes e propriedades.

93 comentários:

Andressa Naiara Schwarz, Thali Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigt disse...

Questão 01
Andressa Naiara Schwarz
Thalia Hedel Horstmann
Vanessa Zwicker Voigt
1º01

Quando se aciona um interruptor, a corrente eléctrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Yana e Joares disse...

ALunos: Yana e Joares.
Série: 1 ano 1.

1-Lâmpada Fluorescente utiliza a descarga elétrica através de um gás para produzir energia luminosa. consistem em um tubo de vidro, tendo em suas extremidades eletrodos metálicos de tungstênio (catodos), por onde circula corrente elétrica. Em seu interior existe vapor de mercúrio ou argônio a baixa pressão e as paredes são pintadas com materiais fluorescentes, conhecidos por cristais de fósforo.
Os elétrons deslocando-se no interior da lâmpada, esbarram nos átomos do vapor de mercúrio. Estes choques provocam liberação de energia luminosa não visível, tipo radiação ultra violeta. Esta radiação transmite-se em todas as direções e , em contato com a pintura fluorescente do tubo, produz radição luminosa visível.

As Lâmpadas Incandescentes utilizam um fio de tungstênio encerrado num bulbo de vidro. Esse fio tem diâmetro inferior a 0,1 mm e é enrolado segundo uma hélice cilíndrica. Passando corrente elétrica no filamento, ele se aquece a uma temperatura da ordem de 3.000 º C. O filamento torna-se, então, incandescente e começa a emitir luz. No interior da lâmpada não pode haver ar, pois dos contrário o filamento se oxida e incendeia-se. Antigamente fazia-se vácuo no interior do bulbo, porém isso facilitava a sublimação do filamento (passagem do estado sólido para o estado de vapor). Passaram, então, a injetar um gás inerte, em geral o argônio ou criptônio.A lâmpada incandescente é uma lâmpada de baixo rendimento, gera muito mais calor do que luz. Apenas 5% da energia, aproximadamente, é transformada em luz.
Para obter diferentes luminosidades, o fabricante altera, geralmente, a espessura do filamento: quanto maior a espessura maior a corrente elétrica e, portanto, maior a luminosidade.

Thiago e Kleiton disse...

Alunos:Thiago Mauricio debrito e kleiton Bauer 1 ano 1

1Quando se aciona um interruptor, a corrente eléctrica passa pela
lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

JOACIR FERREIRA YAGO.A HEINERT disse...

Joacir Ferreira, Yago Alexandre Heinert 1ANO4 E.M (N.1) QUANDO A LAMPADA ESCENDE FICA MUITO QUENTE E EMITE LUZ

Dara e Cassandra disse...

Alunas: Dara e Cassandra.
Serie: 1 ano 4.
Questão 1: A Temperatura não pode ser superior a 3422 graus caso contrario a lampada queimara.

Luana Santos , Marta Sophie , Jheniffer T. disse...

Alunas: Luana Santos, Marta Sophie D., Jheniffer T.- 1º ano 4

Questão 1:
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

JOACIR FERREIRA YAGO.A HEINERT disse...

JOACIR FERREIRA YAGO ALEXANDRE HEINERT (1ANO4) E.M É COMUM VER AS PESSOAS BOIANDO NO MAR MORTO POIS A AGUA É MAIS DENSA E PEMITE QUE ISSO OCORRA. A AGUA DEMORA MAIS PARA VAPORAR POIS A SUA DENSIDADE É MAIOR DIFICULTANDO A EVAPORAÇÃO.

wagner Mikael galisa e Maiara Horstmann disse...

dupla:Wagner Mikael Galisa e Maiara Horstmann.
Série;1° 4 vespertino.
questão: número 06 da página do livro didático 22.
Resposta: Nós achamos que não! porque o que ocorre após 4000°C é o ponto de ebulição, sendo que o ponto de ebulição de uma substância é a temperatura em que ela sofre ebulição (durante o aquecimento) ou condensação (durante o resfriamento).

Dara e Cassandra disse...

alunas: dara e cassandra.
serie: 1 ano 4.
questao 2: o sal disolve na agua.
a: a relaçao quimica entre a agua e o NACI é que...

Franciéle, Alessandra e Jaíne disse...

nomes:Alessandra,jaine e franciele.
Série: 1 série 4 vespertino
Questão 1
Nas lâmpadas incandescentes, há um filamento de tungstênio dentro de um bulbo onde não há ar para que este filamento não queime. Quando a corrente elétrica passa por este filamento, ele se aquece a tal ponto que fica incandescente , e justamente por ser assim estas lâmpadas não geram só luz, mas também muito calor (o consumo é grande)
Nas fluorescentes, dentro dos tubos, que têm diversos formatos, há gases inertes. De uma forma bem simplificada, o reator destas lâmpadas é como o acendedor de um fogão, que fica sendo disparado várias vezes, fazendo o gás acender. Por esta característica, estas lâmpadas não se aquecem como as de tungstênio (se você sentir calor em uma, provavelmente é do reator), e são chamadas lâmpadas frias, e por isso consomem menos mas também trazem alguns problemas para a rede elétrica devido ao seu comportamento reativo.

jenifer e juliana disse...

jenifer e juliana;
1-ano 02-sala 05.

resposta 01-O processo ocorre quando a lampada chega ao ponto de fusao 3.422. Se atingir mais que este ponto de fusao a lanpada esplode.

hemily disse...

alunos: Hemily,Marcia e Cristofer 1° ano 2

1- quando acionamos o interruptor,a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior , e em, seguida ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro . entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamda filamento. quando a corrente passa por este último,tornado-o incandescente, produzindo luz.

Cleiton, Renan, Carlos. disse...

N1º 1ºano1 - Quando se aciona um interruptor, a corrente eléctrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Renata Morais, Luana Ribeiro, Franciane Heiderscheidt disse...

Questão 1

Nas lâmpadas incandescentes, há um filamento de tungstênio dentro de um bulbo onde não há ar (um bulbo "com" vácuo) para que este filamento não queime. Quando a corrente elétrica passa por este filamento, ele se aquece a tal ponto que fica incandescente (praticamente em chamas), e justamente por ser assim estas lâmpadas não geram só luz, mas também muito calor (o consumo é grande)
Nas fluorescentes, dentro dos tubos, que têm diversos formatos, há gases inertes. De uma forma bem simplificada, o reator destas lâmpadas é como o acendedor de um fogão, que fica sendo disparado várias vezes, fazendo o gás acender. Por esta característica, estas lâmpadas não se aquecem como as de tungstênio (se você sentir calor em uma, provavelmente é do reator), e são chamadas lâmpadas frias, e por isso consomem menos mas também trazem alguns problemas para a rede elétrica devido ao seu comportamento reativo.

isabel e taynara disse...

isabel e taynara
1 ano 01
questao numero 2:
quando a água se mistura com o sal,as moleculas do sal dificultam a evaporação ,sendo assim aumentando o ponto de ebulição da água.

isabel e taynara disse...

isabel e taynara
1 ano 01
questao numero 01:
dentro das lampadas existe um filamento chamado tunsgenio,quando a lampada aquece,esse filamento aquece e imite luz

Andressa Naiara Schwarz, Thalia Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigtt disse...

Alunas: Andressa Naiara Schwarz, Thalia Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigt
1º ano 01
Questão 02


Porque, nos últimos 10000 anos, seu nível de evaporação tem sido maior que o de reposição. Como o sal não se evapora com água, a concentração aumenta.
A relação química é o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCi e são esses elementos que tornam difíceis movimentação das moléculas.

Andressa Naiara Schwarz, Thalia Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigtt disse...

Alunas: Andressa Naiara Schwarz, Thalia Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigt
1º ano 01
Questão 03


a) Sólido -> Líquido : aumento da temperatura até 0°C passando pelo processo de fusão.
Líquido -> Gasoso : aumento da temperatura até 100°C passando pelo processo de vaporização.
Gasoso -> Líquido : diminuição da temperatura até se tornar líquido passando pelo processo de condensasão.
Líquido -> Sólido : diminuição a temperatura até abaixo de 0°C passando pelo processo de solidificação.

Gabriele e Ketelim disse...

Ketelim e Gabriele
1 ano 1

Questão 1
Não é verdadeira a temperatura não pode passar de 3422C,pois o W,derrete a essa temperatura.


Questão 2
uma reação de hidrólise salina, mas sais de ácidos fortes e bases fortes não dão hidrólise, pois suas soluções aquosas são neutras


Questão 3
Fusão e ebulição
explicação:
Solidificação e liquefação
condensação e sublimação
sublimação e fusão
sublimação e solidificação.

Thiago Mauricio e Kleiton disse...

Thiago Mauricio e Kleiton
1 ano 1

02. Para a água evaporar, precisa ter a movimentação de suas moléculas. Porém quando há algum soluto que no caso seria o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais devagar.
a relação química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCl, e são esses elementos que tornam difíceis movimentação das moléculas.

03.4º estado da matéria
Plasma (não possui forma ou volume definidos)
5º estado da matéria
Bose-Einstein (parecido com sólido, é tipo um gel)

tainara fronza,tainá de freitas 1° ano 3 vespertino disse...

Questao 1:Qualquer material emite luz quando aquecido a uma determinada temperatura.
O filamento (aquele fiozinho enroscado que parece uma mola no centro da lâmpada) é feito de tungstênio, o elemento com o mais alto ponto de derretimento de todos (só derrete acima de 3.400 C). Quando você liga a lâmpada, uma corrente elétrica percorre o filamento, aquecendo-o e fazendo com que ele emita radiação térmica e luminosa. E faz-se a luz!

Gabriela Krueger e Mayara Miranda - 1º ano 03, vespertino disse...

Gabriela Krueger e Mayara Miranda - 1º ano 03, vespertino. Questão 01: Ela ocorre quando se aciona o interruptor. Sendo assim, a corrente elétrica passa por uma lâmpada, e por duas gotas de solda de prata que encontramos na parte inferior, depois disso, por fios de cobre que são firmemente fixados em uma coluna de vidro. Entre essas duas extremidades dos fios de cobre, se estende um outro fio muito fino, que é o filamento. Quando a corrente passa por este filamento, se torna incandescente, sendo assim, produz luz.

Grupo: Patrick Silveira e Thaís Dorpmuller 1° Ano 03 Vespertino disse...

Questão 01: Quando se aciona um intrruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida os fios de cobre se acham firmamente fixados. entre as duas extremidades do fio de cobre estende-se um fio chamado filamento. quando a corrente passa pelo filamento torna incandescente, produzindo a luz.

Thaina T. da Silva e Iohana Tribess 1º ano 03 - Vesp. disse...

Questão 01
A corrente elétrica passa pelo filamento : como o filamento é bem fino, oferece resistência a passagem da corrente e esta resistência transforma a energia elétrica em calor . O calor faz filamento aquecido emitir luz . O filamento liberalmente emite luz por causa do calor.

Laiza e Amanda 1° 03 vespertino disse...

Questão 1-Um filamento de tungstênio no interior da lâmpada é aquecido com a passagem da corrente elétrica tornando-se,incandescente e emitindo luz.

PÂMELA E CAMILA disse...

QUESTÃO 01
DENTRO DA LAMPADA HÁ FILAMENTOS DE TUGSTENIO E QUANDO A LÂMPADA SE ACENDE
O FILAMENTO ESQUENTA ATINGINDO UMA TEMPERATURA MUITO ALTA, ASSIM CONDUZINDO A LUZ.
ANO 1 3 VESPERTINO

JOACIR FERREIRA YAGO.A HEINERT disse...

JOACIR FERREIRA YAGO.A HEINERT 1ano4 E.M. solido pra liquido (fusão) do liquido para gasoso (evaporação) endotérmico adquire calor de fora para dentro. e exotermico perde calor de dentro para fora.

Luana Santos , Marta Sophie , Jheniffer T. disse...

Luana Santos, Jheniffer T., Marta Sophie - 1º ano 04.
Quantidade de sal deixa a água mais densa, dificultanto a evaporação.

Luana Santos , Marta Sophie , Jheniffer T. disse...

Luana Santos, Jheniffer T., Marta Sophie, - 1º ano 04.
Em termodinâmica o termo endotérmico descreve um processo ou reação que absorve energia em forma de calor. O oposto de um processo endotérmico é o processo exotérmico o qual libera energia normalmente em forma de calor mas também em forma de luz, eletricidade ou som.
Os dois estados fisicos menos conhecidos são, fusão e evaporação.

Franciéle,Jaíne e Alessandra disse...

Nomes: Jaíne,Alessandra e Franciéle
Série: 1° ANO 4
Questão 2
Na mistura de água e sal, a água é o solvente - o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido.

dara e cassandra disse...

alunas: dara e cassandra.
serie: 1 ano 4.
questao 2: porque o sal se disolve na agua.

Jacson , Tairine Série:1 ano "4" disse...

Nome:Jacson , Tairine
Série:1 ano"4"
Questão 1:Temperatura não pode ser suparior a 3422 graus caso contrario a lampada é queimada.
Questão 2:o sal se disolve na agua
Queatão 3:

dara e cassandra disse...

alunas: dara e cassandra.
serie: 1 ano 4.
questao: 2 letra a: porque as moleculas de agua ficam mais intença e por isso é dificil obter a disolviçao.

Franciéle,Jaíne e Alessandra disse...

Nomes: Franciéle, Jaíne, e Alessandra
Série 1° ano 4
Questão 3

a) Sólido e Gasoso

Andressa Fernandes, Bruna Sutil e João da Silva. disse...

Questão 1

Existe uma substância chamada tunsgênio que quando aquecido emite a luz.

Keiti Paes, Dianã Roling 1º II disse...

1- Quando se aciona um interruptor a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontrm na parte inferior, e em seguida ao longo de fios de uma coluna de vidro. Entre as duas estremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filmento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Alisson,Marcelo,Maicon 1º ano '2' disse...

Os fios ligados a lâmpada e tambem a bateria transportam energia suficiente para esquentar o filamento e produzir luz. esse processo e não atinge 4 mil Graus °C pois seu ponto de fusão é inferiro há 4 Mil Graus °C.

juliana e jenifer disse...

juliana e jenifer;
1-ano 2 sala 05.
resposta 02- Por que no mar Morto tem 360g/l de cloreto de sodio,já no litoral Brasileiro tem apenas 37g/l.A evaporação do mar Morto é mais leta pois as particolas se agrupam.

Joel,Maico,Rivaldo disse...

Questão 1: O filamento de tugstênio de uma lâmpada incandescente de vácuo é aquecida a temperatura onde a luz visivel é emitida pelo aquecimento de resistêcia.O filamento age como uma resistência elétrica, que dessipa a energia proporcional á tensão aplicada vezes a corrente através do filamento.Quando esse nivel de potência é suficiente para elevar a temperatura acima de 1000° Kelvin,a luz visivel é produzida.
A luz é produzida quando conectado na bateria , transmitindo energia do negativo para a lâmpada e a lâmpada devolve para o positivo , assim aquecendo o filamento e produzindo luz.

diandra , cristiane e ederson "1ano 2" disse...

questão 1:dentro,das lãmpadas existe um filamento chamado tungstênio,quando a lãmpada está acessa ,esse filamento fica muito quente e emite luz.

Andressa Fernandes, Bruna Sutil e João da Silva. disse...

Questão 2

Quanto mais sal em algum lugar maior tem que ser a temperatura do ponto de ebulição. Por que as moléculas do sal quando estão na água não deixam evaporar.

Alisson,Marcelo,Maicon 1º ano '2' disse...

Questão 2- é por causa da densidade das moléculas do sal quanto maior a quantidade de sal na Água mais densa fica.

diandra , cristiane e ederson "1ano 2" disse...

questão 2: os materiais naturais são ,geralmente misturados a diversos componetes,para a separação dos componentes de uma mistura ,ou seja para o obtenção separada de cada uma das suas substancias puras que dão origem a mistura ,utilizando um conjunto de processos ,fisicos denominados análises imediatos.

Andressa Fernandes, Bruna Sutil e João da Silva. disse...

Questão 3

Segundo frasco: Plasma
Quarto frasco: Condensado de sal

Hemily, marcia e cristofer disse...

2- a água com sal demora mais para evaporar, pois o sal é mais denso, o número de partículas é maior.
a- a água e o sal é uma mistura homogênea, o sal se dissolve na água,ficando denso.

juliana e jenifer disse...

jenifer e juliana;
1-ano 2 sala 05.
resposta 03- 1 farsco-solido; 2 ponto de fusao; 3 frasco-liquído; 4 frasco-condesado de atfon; 5 frasco-gasoso.

Jaciara, Alessandro e Ana Carolina 1 Ano 3 Vesp disse...

Questão 01-Quando a lâmpada està acesa,o filamento de tungstênio que atinge a temperatura de 3.422 c,fica muito quente e em consequência disso,emite luz.

Tainara Fronza e Tainá G n1 ano 3 vesp disse...

questao 2:

Em química, um sal é um composto iônico que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-
Como a população dos continentes está aumentando, a demanda por água fresca cresce a cada ano. Processos de purificação e reciclagem da água tornam-se cada vez mais importantes. A água exibe uma capacidade de dissolver compostos, tanto iônicos como moleculares, como nenhum outro líquido exibe. A água dos oceanos não pode ser consumida, pois deve ser dessalinizada. Os processos mais comuns são o de destilação, troca iônica (onde os íons são substituídos por H+ e OH-, que se combinam e formam H2O) e osmose reversa. Todos são processos caros, que tornam a purificação da água do mar economicamente inviável.

Jaciara, Alessandro e Ana Carolina 1 Ano 3 Vesp disse...

Questao 02-O sal aumenta a densidade da água dificultando a evaporaçâo.
A-ligaçâo iônica.

Yana e Joares disse...

Alunos: Yana e Joares.

2- Para a água evaporar, precisa ter movimentação de suas moléculas. Porém quando há algum soluto, que no caso vem a ser o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais devagar.

b) A relação química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCI e são esses elementos que tornam dificílimos a movimentação das moléculas.

Yana e Joares disse...

Alunos: Yana e Joares.

3-1° água congelado (estado sólido).
2° Está vazio.
3° água no estado líquido.
4° Está vazio.
5° água no estado gasoso.

b)No frasco 2º seria o plasma: Dentre suas características, a mais importante é a tendência que esse estado tem de permanecer eletricamente neutro, equilibrando sua carga elétrica negativa e positiva em cada porção de volume de matéria. Caso ocorra um desequilíbrio entre as densidades de cargas, estas dão lugar a forças eletrostáticas que, pela alta condutividade elétrica, atuam rapidamente de modo a restaurar o estado inicial de neutralidade.

O Plasma emite luz sempre que entra em contato com alguma excitação elétrica e campos magnéticos. As auroras polares são um exemplo típico deste fenômeno. Também pode ser vista nas descargas atmosféricas da ionosfera.

A área geral do estudo de Plasma, onde as interações dos gases ionizados com campos elétricos são dependentes do tempo, denomina-se dinâmica do plasma

A denominação "o quarto estado fundamental da matéria" foi dada pelo físico inglês William Crookes, que assim o chamou por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso.

Esta mudança de estado físico acontece da seguinte forma: ao transferimos energia em nível atômico (calor, por exemplo) a um corpo de massa sólida, este aumenta sua temperatura até o ponto de fusão, tornando sua massa líquida; se transferirmos ainda mais energia, este atingirá a temperatura de ebulição e sua massa tornar-se-á gasosa, ainda se aumentarmos a energia transferida ao gás a altíssimas temperaturas, obteremos o plasma. Sendo assim, se colocarmos os estados físicos da matéria em ordem crescente, conforme a quantidade de energia que possui, teremos:

Sólido Líquido Gasoso Plasma
Como o plasma está em uma temperatura muito alta, a agitação de seus átomos é tão grande que as colisões entre partículas é freqüente, não podendo mais o átomo ser mantido coeso. A força nuclear forte não é mais capaz de manter o núcleo atômico estável e nem existem combinações entre os elétrons livres, assim sendo, o átomo também não pode receber atuação da força nuclear fraca. Isto mostra que o plasma alem de ser um estado fisico muito abundandante é raro de se encontrar a definição de plasma que não é sólido, líquido nem gasoso muito menos condensado.

No frasco 4° seria Bose- Einstein: O Condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala macroscópica. A existência deste estado da matéria como consequência da mecânica quântica foi inicialmente prevista por Albert Einstein em 1925, no seguimento do trabalho efetuado por Satyendra Nath Bose. O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos mais tarde por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado em Boulder, usando um gás de átomos de rubídio arrefecido a 170 nanokelvins (nK).

Renan, Cleiton, Carlos disse...

1º ano 1 - 02 a) Para a ága evaporar, precisa ter a movimentação de sua moléculas.Porém quando há algum soluto que no saco seria o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas,e isso faz com que a água evapore mais devagar.

b) A relção química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCI e não esses elementos que tornam difíceis a movimentação das moléculas.

Thiago Mauricio e Kleiton Bauer disse...

Alunos:Thiago Mauricio e Kleiton Bauer 1° ano 1
3.a)no 1°:água no estado sólido
3°:água no estado líquido onde ocorreu a fusão
5°:água no estado gasoso onde ocorreu a vaporização

3.b)no 2°frasco seria o plasma que é Em física e em química, o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes. Além disso, esse aquecimento adicional pode levar à ionização (ganho ou perda de elétrons) dessas moléculas e dos átomos do gás, transformando-o em plasma contendo partículas carregadas (elétrons e íons positivos).

No 4° Frasco temos outro estado, que é o Condensado de Bose-Einstein ele é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala macroscópica. A existência deste estado da matéria como consequência da mecânica quântica foi inicialmente prevista por Albert Einstein em 1925, no seguimento do trabalho efetuado por Satyendra Nath Bose. O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos mais tarde por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado em Boulder, usando um gás de átomos de rubídio arrefecido a 170 nanokelvins.

Andressa Naiara Schwarz, Vanessa Zwicker Voigt , Thalia Hedel Horstmann disse...

Andressa Naiara Schwarz, Vanessa Zwicker Voigt , Thalia Hedel Horstmann
Questão -a)
Plasma , Condensado de Bose-Einstein
Plasma:
o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes. Além disso, esse aquecimento adicional pode levar à ionização (ganho ou perda de elétrons) dessas moléculas e dos átomos do gás, transformando-o em plasma contendo partículas carregadas (elétrons e íons positivos)

Condensado de Bose-Einstein:
O condensado de bose-einstein possui características, de ambos, estado sólido e estado líquido, como supercondutividade e super-fluidez, porém, é encontrado em temperaturas extremamente baixas (próximas ao zero absoluto), o que faz com que suas moléculas entrem em colapso. É particularmente estudado na área da mecânica quântica.

Lucas e Josiane disse...

Alnos: Lucas e Josiane.

1- Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado, filamento geralmente feito de Tungstênio, quando a corrente passa por esse ultimo filamento torna-o incandescente produzindo luz.

2-Para a água evaporar, precisa ter movimentação de suas moléculas, porém quando há algum soluto que no caso seria o sal, dificulta o movimentação dessas moléculas e isso faz com que a água evapore mais devagar.

Thais, Crislaine, Franciane 1 ano 1 mat disse...

nomes:thais e crislaine
serie: 1 ano 1
questão 1:
o tugstenio, e de metal que só se funde quando submetido a temperatura altissima (3422 c).
quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lampâda atráves de duas gotas de soldas de prata que se encontra na parte inferior em seguida fios de cobre, que acham firmemente fixados de uma coluna de vidro as duas.

questão2:
Iniciado há bilhões de anos o ciclo da água, conhecido cientificamente como ciclo hidrológico, é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
A água é encontrada na natureza sob a forma sólida (gelo), líquida e gasosa (mais corretamente denominado de vapor de água ou vapor).

questão 3:

Reação exotérmica é a que ocorre com liberação de calor.
Reação endotérmica é a que ocorre com absorção de calor.

Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior ao meio exterior, assim aquecendo o ambiente.Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como alcool ou a gasolina, que produzem muita energia não contida em seu meio.

questão b:

Renan, Cleiton, Carlos disse...

1º ano 1 - 03 - a) 1º água congelada (estado sólido).
3º água no estado líquido (onde Ocorre a fusão ).
5º águano estado (gasoso) onde ocorre a vaporização.

b) 4º Plasma :

Bose-Esnstein :

willian jansen disse...

Nome:Willian Jansen é Jean carlos Serie 1°04

Questão 1:
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Wagner Mikael Galisa e Maiara Horstmann disse...

dupla: Wagner Mikael Galisa e Maiara Horstmann
Série: 1° ano "4"
questão:2
Porque, nos últimos 10000 anos, seu nível de evaporação tem sido maior que o de reposição. Como o sal não se evapora com água, a concentração aumenta.
A relação química é o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCi e são esses elementos que tornam difíceis movimentação das moléculas.

Cristiane fernanda disse...

Cristiane Velho Fernanda Velho
1 4
1-a temperatura não pode ser superior a 3422 graus ,caso
contrario a lampada queimara.

willian jansen disse...

Nome: WIllian Jansen é Jean carlos Serie 1°4


questão 1:
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Anônimo disse...

Nome: WIllian Jansen É Jean Carlos 1°04

Questão 1:
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

Cristiane fernanda disse...

2-quando a água se mistura com o sal , as moléculas do sal dificultam a evaporação sendo assim aumentado o ponto de ebulição

willian jansen disse...

Nome: Willian Jansen é Jean Carlos Serie:1°04
Questão 2:
Porque, nos últimos 10000 anos, seu nível de evaporação tem sido maior que o de reposição. Como o sal não se evapora com água, a concentração aumenta.
A relação química é o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCi e são esses elementos que tornam difíceis movimentação das moléculas.

willian jansen disse...

Nome: Willian Jansen é Jean Carlos Serie:1°04

a) Sólido -> Líquido : aumento da temperatura até 0°C passando pelo processo de fusão.
Líquido -> Gasoso : aumento da temperatura até 100°C passando pelo processo de vaporização.
Gasoso -> Líquido : diminuição da temperatura até se tornar líquido passando pelo processo de condensasão.
Líquido -> Sólido : diminuição a temperatura até abaixo de 0°C passando pelo processo de solidificação.

Cristiane, Fernanda e Luana Critina disse...

3- PRIMEIRA ÁGUA CONGELADA (estado sólido).
terceiro água no estado líquido (OCORRE FUSÃO)
quinto água no estado (gasoso) onde
ocorre a evaporação.

Wagner Mikael Galisa e Maiara Horstmann disse...

dupla:Wagner Mikael galisa e Maiara Horstmann
Série:1°ano"4"
questão:3 -(a)


Reação exotérmica é a que ocorre com liberação de calor.
Reação endotérmica é a que ocorre com absorção de calor.

Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior ao meio exterior, assim aquecendo o ambiente.Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como alcool ou a gasolina, que produzem muita energia não contida em seu meio.

questão 3 (b)=

no 2°frasco seria o plasma que é Em física e em química, o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada.

No 4° Frasco temos outro estado, que é o Condensado de Bose-Einstein ele é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto.

jacson, tairne disse...

Alunos: Tairine, Jacson. 1 ano 4
questão 3
a- Reação exotérmica é a que ocorre com liberação de calor
reação endotérmica é a que ocorre com absorção de calor.

Diandra cristiane e ederson 1ano² disse...

questão 3: plasma condensado de base-eisnten.

Alisson,Marcelo,Maicon disse...

Questão 3-
1-ANO 2

Condensado de Bose Einstein

Plasma

Joel,Maico e Rivaldo disse...

Questão 2:A água com sal demora mais para entrar em ebulição porque aumenta a concentração da água , e porque o sal absorve bastante o calor com isso a temperatura cuja ser maior , sendo que só para ficar no estado liquido a temperatura tende a ser de no mínimo 600°C e a agua sem sal entra em ebulição a 100°C.
O processo químico ocorrido é a fusão que ocorre entre os dois elementos e a diferença ocorrida com esses dois elementos,exemplo:No estado de ebulição.

Keiti Paes e Dianã Roling, 1º II disse...

2-A água do Mar Morto contém quantidades significativas de sais minerais, incluindo não apenas cloreto de sódio mas também magnésio, potássio, cálcio e brometo. Como resultado, as pessoas que se banham no Mar Morto flutuam como rolhas, sendo praticamente impossível mergulhar. Nadar é muito difícil, porque o corpo tende a flutuar e o movimentos são bastante infrutíferos.
Sua elevada salinidade deve-se parcialmente aos elevados níveis de evaporação natural e parcialmente ao facto de muito pouca água fresca fluir para o Mar.

3- a) Endotérmico: é o aumento da temperatura.
Exotérmico:diminuição da temperatura.
b) condensado de Bose e Enstein.

Keiti Paes e Dianã Roling, 1º II disse...

continuação da 3-b) O Condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala microscópica.
Plasma: O plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes.

Joel,Maico e Rivaldo disse...

Questão 3:Do sólido para o liquido a temperatura tende a chegar a 0° e o processo é conhecido como fusão.
Do liquido para o gasoso tende a chegar a 100° e o processo é conhecido como vaporização.
Do gasoso pro liquido tende a chegar a 0° e é conhecido como condensação.
Do liquido para o sólido tende a chegar a temperaturas negativas e é conhecido como solidificação.

Gabriela Krueger e Mayara Miranda / 1º ano 03 disse...

2- As moléculas de sal que é o soluto, são constituídos pelo elemento que é chamado de NaCl (Cloreto de Sódio) - dissolvidos na água, dificultam sua movimentação e sua evaporação também, pois deixam a água mais densa. Assim o ponto de ebulição da água com o sal dissolvido é mais alto e tardio. Com o decorrer do seu tempo, o seu ponto de ebulição da água do Mar Morto virá a ser mais alto, porque aumentará a quantidade de sal, que não evapora e haverá pouca reposição de água.

laiza e amanda 1ª série 03 disse...

questões 2: Todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido quem, seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente. A cristalização fracionada usada, por exemplo, nas salinas para a obtenção de sais a partir da água do mar. A relação química é que a água e o sal sofrem a destilação simples.

camila e pamela 1 ano 3 disse...

questão 2.
la a quantidade de sais é maior fazendo com que a aguá demore mais tempo para evaporar; e entrar em ebulição.

Gabriela Krueger e Mayara Miranda / 1º ano 03 disse...

3)b-Os dois são Plasma e condensado de bose-einsten.
Condensado: Este estado se caracteriza por uma alternância simultânea dos estados líquido e sólido. No entanto, percebe-se a temperatura extremamente baixa, próxima a zero absoluto.
Plasma: É o estado que a maioria das matérias de todo o universo se concentra. Nesse estado físico, a substância está muito aquecida e observa-se certa 'pastosidade' que associamos a um jorro de luz.

laiza e amanda 1ª série 03 disse...

questão 3:o desenho 1 mostra os estados físicos da água,sendo eles,sólido,líquido e gasoso,e também há mais dois estados físicos que são pouco conhecidos,são eles,condensado de Bose-Einstein e Plasma,juntando tudo vai ficar assim:condensado de bose-einsten,sólido,líquido,gasoso,plasma.
Ocorre também os processos exotérmicos e endotérmicos,ou seja,no processo endotérmico ocorre o aumento da temperatura,já,no processo exotérmico ocorre a diminuição da temperatura.

Thaís Dorpmuller e Patrick Silveira 1° ano 3 disse...

Pergunta n° 2: A água pode existir no estado gasoso. O vapor d'água é invisível. Para vaporizar a água há 2 meios,
um lento, a evaporação e outro rápido, a ebulição que transforma toda a massa líquida em gás quase
que ao mesmo tempo. Formam-se portanto bolhas de vapor d'água no fundo do recipiente e que
sobem no meio líquido. Seja qual for a quantidade de calor que entra no líquido e seja qual for o tempo
que isso leva, a água ferve numa mesma temperatura, próxima a 100 °C. Este seria o valor exato ao
nível do marA água pode existir no estado gasoso. O vapor d'água é invisível. Para vaporizar a água há 2 meios,
um lento, a evaporação e outro rápido, a ebulição que transforma toda a massa líquida em gás quase
que ao mesmo tempo. Formam-se portanto bolhas de vapor d'água no fundo do recipiente e que
sobem no meio líquido. Seja qual for a quantidade de calor que entra no líquido e seja qual for o tempo
que isso leva, a água ferve numa mesma temperatura, próxima a 100 °C. Este seria o valor exato ao
nível do mar.
a) Seria uma reação de hidrólise salina, mas sais de ácidos fortes e bases fortes não dão hidrólise, pois suas soluções aquosas são neutras (pH= 7)

Thaís Dorpmuller e Patrick Silveira 1° ano 3 disse...

Questão 3)b) condensado de bose-einstein e plasma.

Gabriela Krueger e Mayara Miranda / 1º ano 03 disse...

3)a- No primeiro enlermeyer vazio, há água no estado sólido, pois há ausência de calor - chamado processo exotérmico. Este é o condensado de bose-einstein.
No segundo enlermeyer vazio, a temperatura continua subindo e água entra no processo endotérmico.Este é o plasma.
O primeiro recipiente a é de água congelado (estado sólido).
O terceiro recipiente é de água no estado líquido.
O quinto recipiente é de água no estado gasoso.

Thainá T. da Silva e Iohana T. Tribess 1º ano 03 Vesp. disse...

Questão 02
Porque,a partir dos últimos anos o seu nível de evaporação é maior do que o de reposição. Como o sal não evapora com a água, e sua concentração aumenta.
A relação química é o soluto (sal) constituído pelo elemento NaCl, e são esses elementos que tornam difíceis a movimentação das moléculas.

Ana Paula, Bruna, Daniel, 1º ano III vespertino disse...

Ana Paula, Bruna, Daniel, 1º ano III vespertino

1) A estrutura da lâmpada de tungstênio consiste em dois contatos de metal (um positivo e o outro negativo) que são ligados a dois fios rígidos, que são conectados ao filamento fino de tungstênio, e tudo isso é protegida por uma cápsula de vidro isolada para que o ar não entre (pegaria fogo se tal acontece). Quando a lâmpada é ligada, a energia passa pelo filamento, e como o espaço é pouco os átomos esquentam, acendem.

2) As moléculas de sal (soluto, constituído por elemento NaCl) dissolvidas na água dificultam a movimentação de tal, e a sua evaporação, pois deixam a água mais densa. Assim o ponto de ebulição da água com o sal dissolvido, é mais tardio e alto. Conforme o decorrer do tempo, o ponto de ebulição da água do Mar Morto poderá vir a ser mais alto. Pois aumentará ainda mais a quantidade de sal (que não evapora) e pouca reposição de água.

3)a) No primeiro erlenmeyer há água no estado sólido, pois há ausência de calor (processo exotérmico). A temperatura começa a subir, por isso a água entra em fusão (O°). Provavelmente, neste momento, temos o elemento no estado sólido e líquido, até que a fusão esteja completa, como no terceiro erlenmeyer. A temperatura continuaria a subir, e o elemento que estava no estado líquido, começa a sofrer ebulição (100°), então começaria o processo de vaporização. Neste momento teríamos água no estado líquido e gasoso, até que o processo esteja completo, como no quinto erlenmeyer.

tainara fronza,tainá de freitas 1° ano 3 vespertino disse...

Questão 3: O processo do sólido pro líquido é chamado de fusão, do líquido para o gasoso é vaporizaçao, do gasoso para o líquido é condensaçao, e do líquido para o sólido solidificaçao.
Do sólido pro líquido quando chove pedras de granizo, depois de um tempo elas derretem.

camila e pamela 1 ano 3 disse...

questão 3-a
quando a temperatura da água esquenta ela evapora, formando nuvens onde ela condensa ,logo ela fica no estado líquido onde acontece a chuva.
O processo é endotérmico aumenta o calor.
O processo exotŕmico diminui o calor
b-um é plasma e condesado de einsten

Franciane, Luana, Renata 1°série1 disse...

02- Para a água evaporar, precisa ter a movimentação de suas moléculas. Porém quando há algum soluto que no caso seria o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais de vagar.
A relação química, que o suluto (sal) é constituido por elementos químicos (NaCe), e são esses elementos que torna difícil a movimentação das moléculas

isabel e taynara disse...

questao numero:3
isabel e taynara
a)No primeiro vidro temos gelo,no terceiro vidro temos agua,no quinto gas.da esquerda para a direita temos o processo endotermico ,calor para dentro.da direita para esquerda temos o processo exotermico, calor para fora.
b)no segunda vidro temos o bose-einsten,no quarto vidro temos plasma.
plasma: é similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizadas.
bose-einsten: O Condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto.

Kleiton Bauer e Thiago Mauricio. disse...

Thiago Mauricio e Kleiton Bauer.
questão 03.
a)o processo da esquerda para a direita é chamado endotérmico, onde o calor vai de fora para dentro;
O processo da direita para a esquerda é chamado de exotérmico onde o calor vai de dentro para fora.

Franciane, Luana, Renata 1°série1 disse...

3-b) Bose-Einstein, Plasma

Franciane, Luana, Renata 1°série1 disse...

3- a) Endotérmico: é o aumento da temperatura.
Exotérmico:diminuição da temperatura.

Franciane, Luana, Renata 1°série1 disse...

PRPRIEDADE DA QUESTÃO 3-B) Condensado de Bose-Einstein é uma fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto. Nestas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, e nestas condições os efeitos quânticos podem ser observados à escala microscópica.
Plasma: O plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes.

josiane e lucas disse...

nomes:Lucas e Josiane - 1° ano ´1´
questões ´3´

a- 1º agua congelada
2º esta vazio
3º agua no estado liquido
4º esta vazio
5º agua no estado gasoso

b- nome e propriedades do plasma

A aproximação de plasma: partículas carregadas devem estar suficientemente próximas, de modo que cada uma influencie muitas partículas carregadas na sua vizinhança, em vez de somente interagir com a mais próxima (esses efeitos coletivos são característicos de um plasma).


interaçoes de volume: Este critério significa que as interações no interior do plasma são mais importantes do que nas bordas, onde podem ocorrer efeitos de fronteira. Quando este critério é obedecido, o plasma é praticamente neutro.

Frequência de plasma: a frequência dos elétrons do plasma (medindo a oscilação da densidade dos elétrons do plasma) é alta se comparada à frequência de colisões entre elétrons e partículas neutras.


Bore Einstein:

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes