Patinação no Gelo - Atividade 2º Ano do EM

SEJA BEM VINDO CARO ESTUDANTE!


Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.

Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.

Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.

Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:



A. QUAL É SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Observe as imagens dos patinadores, são duas modalidades de patinação diferentes: velocidade e artística, sendo assim responda:


Por que os patinadores no gelo conseguem se movimentar de forma tão rápida e eficaz? Qual é a relação com as propriedades coligativas? Cite outros exemplos do cotidiano.

28 comentários:

Djuliano, Natália e Tainara. disse...

Alunos(a): Djuliano, Natália e Tainara.
Série: 2 ano 1
Resposta da Questão: Porque o deslizamento dos patins sobre o gelo está relacionada a uma fina camada de água no estado líquido que se forma devido à pressão exercida pelas lâminas do patins, pressão essa que provoca a fusão do gelo.
A relação com as propriedades coligativas é que a velocidade em que os patinadores exercem faz com que haja um atrito entre os três estados da água (sólido, líquido e gasoso), fazendo, assim, que ocorra o ponto triplo.
Exemplo: Café solúvel, Panela de pressão, granizo, naftalina, geada, entre outros.

Djuliano, Natália e Tainara. disse...

Seria legal se existisse uma tipo de 'chat'. Onde poderíamos trocar idéias, opiniões,informações, etc.

djonathan ,pablo disse...

na nossa opiniao para melhorar o blog o professor tem que fazer com que ele chame mais a atençao por exemplo grave um video e coloque na internet e la diga a onde pode se aprender e diga o blog

djonathan ,pablo disse...

Quando sujeito a pressão maior que a normal, a temperatura de fusão do gelo diminui e ele se funde. Quando a pressão volta ao normal, o gelo se recompõe.

As lâminas dos sapatos de um patinador cortam o gelo e, após sua passagem o sulcQuando sujeito a pressão maior que a normal, a temperatura de fusão do gelo diminui e ele se funde. Quando a pressão volta ao normal, o gelo se recompõe.o desaparece. e isto ocre tambem na panela de presao

Thais, Joana & Jaqueline. 2° Série 2 disse...

Questão A-
Bom concluímos que o que a maioria dos jovens gostam é de música poderia ter algo relacionado á isso no seu blog!
E também pensamos que muitos gostam de Charges histórias em quadrinho, alguma coisa com Humor, como tem nas redes sociais, isso também poderia ter no seu blog!! Bom é isso que pensamos, é uma simples sugestão... ;)

Alan,Bruno,Wilhan 2° ano 2 disse...

A.Deixa mural de recados,caixa de musicas e deixar algumas novidade do mundo da química.

Alunos: Bruno G, Rodrigo. Série: 2º ano III disse...

RESPOSTAS:
A: Trazer notícias da atualidade, com eventos que ocorre na escola.

R: Pois a lamina de aço deslisa rapidamente no gelo e os patinadores conseguem ter um maior desempenho em suas modalidades.

R: As propriedades tem relação com que o gelo não derreta facilmente, mantendo sua temperatura e pressão.

R: O uso do sal de cozinha para descongelar água congelada mais rapidamente. Em países com inverno rigoroso é comum adicionar sal na neve para descongelar alguns lugares, como por exemplo a saída de uma garagem.

Bruna, Vanessa, Francieli e Jéssica A. disse...

vídeos,fotos,conteúdos que chamam mais atenção dos jovens como:moda,cuidados com a pele,com o corpo,com o cabelo...

Bruna, Vanessa, Francieli e Jéssica A. disse...

Conseguem se movimentar de uma forma tão rápida e eficaz porque o deslizamento dos patins sobre o gelo está relacionado a uma fica camada de água no estado líquido que se forma devido a pressão exercida pelas lâminas dos patins,essa pressão provoca a fusão do gelo.
A relação com as propriedades coligativas dependem da concentração de partículas dissolvidas moléculas ou íons,mas não do tipo de partícula.Os valores pressão-temperatura é onde pode ocorrer uma mostra de água podendo sofrer uma fusão ou solidificação.A pressão influencia nas mudanças de fase.

natanael lucas disse...

Colocar mais videos que atraim a atenção dos adolescentes

natanael lucas disse...

porque quando eles pasam o gelo descongela e logo apos eles passarem ja congengela por causo do atrito, que ocorre entre o patins do patinador e o gelo

Natanael Lucas 2 ano 2 disse...

a relação é que, quando os patinadores estão patinando, ocorre o ponto triplo onde os três estados (sólido, líquido e gasoso) ocorrem.

Alan,Bruno,Wilhan 2° ano 2 disse...

B.Uma explicação usada por alguns para o deslizamento dos patins sobre o gelo está relacionada a uma fina camada de aguá no estado liquido que se forma devido à pressão exercida pelas lâminas dos patins, pressão essa que provoca a fusão do gelo.
Para que uma substância passe da fase líquida para a sólida, as suas moléculas precisam perder energia cinética (energia do movimento). Então, deve haver a diminuição da temperatura.
A patinação no gelo é um exemplo. O deslizamento dos patins no gelo é facilitado porque ao encostá-lo no gelo, ele exerce uma presão e o gelo derrete momentaneamente, ficando líquido. Quando acaba a pressão, volta a ser gelo.
O uso do gás carbônico (CO2) para a conservação de sorvetes também é um exemplo da utilidade À pressão de 1atm, ele passa diretamente de sólido para gasoso a 78°C abaixo de zero. Por isso é usado como gelo-seco. Ele não se transorma em líquido, passa direto para a fase gasosa em temperatura ambiente.

Taís, Débora, Samara, Juliana 2º-3 disse...

O deslizamento dos patins no gelo é facilitado porque ao encostá-lo no gelo, ele exerce uma pressão e o gelo derrete momentaneamente, ficando líquido. Quando acaba a pressão, volta a ser gelo.
Tem a ver com as fases da água, nas qual acontece o processo de fusão.
Ex:O pó do café é adicionado à Água sob agitação. O conjunto é submetido a uma filtração para eliminar a porção insolúvel do pó. A solução restante (água+porção solúvel do pó) é congelada e colocada numa câmara de vácuo . Os cristais de gelo formados sublimam com um leve aumento de temperatura, restando um produto isento de água e com suas propriedades inalteradas, o que não ocorreria caso a água fosse eliminada por fervura
Ex 2 :O uso de aditivos em radiadores de automóveis, para dificultar a fervura da água de refrigeração

Aladion 2º - 3 disse...

A lamina do patins exerce uma grande pressão sobre o gelo, essa pressão exercida funde o gelo e o patinador desliza com facilidade, mas quando a pressão diminui o gelo se forma novamente.
Tem a ver com as fases da água, onde acontece o processo de fusão.
Ex:Toda vez que você cozinha macarrão e adiciona sal ou um pouco de óleo você eleva o ponto de ebulição da água, a chamada elevação ebulioscópica. Por isso a água demora mais tempo para ferver .
Ex 2 :As folhas de alface em uma salada murcham após a adição de tempero devido a osmose. As células da alface perdem água para o meio externo e por isso ficam murchas.

Leandro/ Jéssica Gonçalves disse...

A. O BLOG deveria ter mais interação com os alunos, talvez colocar enquetes sobre coisas do cotidiano, que chame a atenção dos alunos, fazer com que de uma forma fácil e pratica o aluno interaja com o BLOG.

Resposta 2.
Uma explicação que pode ser usada é, a fina camada de água no estado líquido que se forma devido a pressão exercida pelas lâminas dos patins, pressão essa que provoca a fusão do gelo.
Têm a ver com as fazes da água segundo a pressão exercida sobre ela.
O uso do sal de cozinha para descongelar água congelada, o pó de café adicionado à água, e o uso de aditivos em radiadores de automóveis, para dificultar a fervura da água de refrigeração.

Dhara, Daniela e Leandro. disse...

Alunos: Dhara,Daniela e Leandro.2º ano 1 matutino.
Sobre o gelo existe uma fina camada de água no estado líquido, essa camada se forma devido a pressão exercida pelas lâminas dos patins, essa pressão provoca a fusão do gelo. Alguns exemplos do nosso cotidiano,são: panela de pressão,naftalina e iodo.
Sugestão: por músicas internacionais (Shakira, Britney Spears,Adele, Taio Cruz, Rihanna...)

2° ano 02 - Dã Lucio Prada disse...

Simplesmente pq a lamina do patins exerce uma grande pressao sobre o gelo, essa prassão exercida funde o gelo e o patinador desliza com facilidade, mas quando a pressao diminue o gelo se forma novamente. Um fato no qual a pressão tmb age é na diferença de altitude,por exemplo a nivel do mar a aguá ferve a exatos 100 °C subindo um pouco, usando agrolândia como exemplo, estamos em uma altitude maior portanto a pressão é menor por isso a aguá ferve por volta de 98 a 99°C.

Alexssandra, Caroline,Eduarda,Lucimara disse...

Alexssandra,Caroline,Eduarda,Lucimara.2ºano 2 matutino.
Porque sobre o gelo existe uma fina camada de água no estado líquido.A pressão exercida pela lamina do patins provoca a fusão do gelo.ex:panela de pressão.
sugestão: noticias do dia a dia.

Fernando e Júlio. disse...

Alunos:Fernando e Júlio. 2º ano 1 matutino.
Os patins deslizam sobre uma fina camada de água líquida, essa camada se forma devido à pressão exercida pelas lâminas dos patins, pressão essa que provoca a fusão do gelo. exemplo:A água ferve sem necessidade de aquecimento em grandes altitudes,panela de pressão.
sugestão: colocar fotos das atividades realizadas em sala de aula. vídeos engraçados para distrair.

Éricles,Thainá,Daiane e Ketlin 2º ano II disse...

Os patins deslizam sobre o gelo pois, os patins exercem uma pressão sobre o gelo(que provoca a sua fusão),onde ocorre a mudança de estado físico, o gelo passa a ser água líquida formando uma película de água sobre o gelo assim proporcionado o deslizamento de lâmina do patins.
Isso mostra que podemos obter mais estados físicos com um mesmo elemento a uma mesma temperatura, com o aumento ou diminuição da pressão.
Exemplo:Panela de Pressão.

Caroline Ventura,Jakeline Piske e Stéffani Arnd disse...

Alunas:Caroline Ventura,Jakeline Piske e Stéffani Arnd
2°ano 01
Uma explicação usada por alguns para o deslizamento rápido dos patins sobre o gelo está relacionada a uma fina camada de água no estado líquido que se forma devido á pressão exercida pelas lâminas dos patins,pressão essa que provoca a fusão do gelo.É possível derreter o gelo ou neve por um aumento de pressão.Na verdade a lâmina dos patins está deslizando sobre uma fina película de água.Exemplos panela de pressão,e as altitudes que influenciam na temperatura,entre outros.

Anderson, Danieli, Josiane, Nikolas. disse...

Alunos:Anderson, Danieli, Josiane, Nikolas. 2° ano 01.
1- Sugestão : mais experimentos em sala e mno blogcolocar tirinhas e videos do momento.
2-Uma explicação usada para o deslizamento dos patins sobre o gelo está relacionada a uma fina camada de água no estado líquido que se forma devido á pressão exercida pelas lâminas dos patins, pressãqo essa que provoca a fusão do gelo.
Quando os patins passam pelo gelo eles fazem com que as moléculas do gelo se agitem e aumentem sua temperatura, isso az com que oo gelo derreta.
Exemplo:Cometas, que são formados por resíduos da criação do Sistema Solar que permanecem congelados e viajam em órbitas variadas no espaço.Quando um cometa está distante do Sol, ele tem apenas o núcleo, feito de gelo e rocha. Quando se aproxima do Sol, o aquecimento progressivodo núcleo faz com que o gelo da parte exterior se transforme em gases, que junto com outras partículas, se liberam e formam a cauda do cometa.

Liana e Patricia disse...

A relação com as propriedades coligativas são que ocorre o ponto triplo que nada mais é que uma determinada substancia nos tres estados fisicos,solido liquido e gasoso ao mesmo tempo.

Quando o patins entra em contato com o gelo no estado solido com a pressão do patins uma parte do gelo se transforma em liquido, com a velocidade do patins e o aumento da temperatura ocorre a vaporização agua no estado gasoso. Assim temos os tres estados fisicos juntos e ao mesmo tempo.

Tamires Müeller disse...

Pois o gelo faz com que eles deslizem, e pela prática dos atletas. E com isto vem a relação com as propriedades coligativas pois quando os patins fazem força contra o gelo o gelo se torna liquido facilitando o deslizamento. Exemplos: Um carro em um dia de chuva, o motorista freia o carro, as rodas param, mais o automóvel desliza, pois a pista esta molhada.

Amanda disse...

A) Amarre uma garrafa em cada ponta do fio de náilon. Em seguida, pegue a barra de gelo e coloque-a numa fenda (pode ser entre duas cadeiras, por exemplo). Depois, passe o fio pela fenda, de forma que as garrafas fiquem penduradas, uma de cada lado da barra. Por fim, observe. Quando aumentamos a pressão sobre o gelo, ele derrete. E o fio de náilon que tem as garrafas penduradas exerce uma grande pressão sobre o gelo na parte em que ele se apóia. Nessa parte de contato, o gelo derrete e o fio desce até encontrar gelo novamente. A pequena parte de água líquida que fica acima do fio, torna-se livre do peso dele e volta a congelar porque sua temperatura permanece abaixo de zero e não está mais sob pressão alta, mas à pressão normal — condições propícias para a água virar gelo. Essa mesma propriedade do gelo é utilizada para a patinação. Por isso os patins de gelo têm aquela lâmina fina, que exerce uma grande pressão sobre a água congelada, fazendo-a derreter na faixa de apoio. Assim, os patins deslizam com mais facilidade. Na verdade, a pessoa patina na água, e não no gelo. O gelo derrete momentaneamente, ficando líquido. Quando acaba a pressão, volta a ser gelo. No gelo seco (CO2(s)) é impossível à patinação, pois um aumento de pressão exercida pela lâmina dos patins faria com que seu ponto de fusão aumentasse em vez de diminuir.

B) exemplos:
*O uso do gás carbônico (CO2) para a conservação de sorvetes, À pressão de 1atm, ele passa diretamente de sólido para gasoso a 78°C abaixo de zero. Por isso é usado como gelo-seco. Ele não se transforma em líquido passa direto para a fase gasosa em temperatura ambiente.
*Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador. Nesses países, joga-se SAL nas estradas e ruas com acúmulo de neve para derretê-la. Ele provoca diminuição da temperatura de congelamento. *Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo. Têm a ver com Osmoscopia.

Amanda disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vReRK8nmWKY

Olha ai professor, achei isso muito legal :D

Unknown disse...

O patins é constituido de uma uma lâmina de ferro,exercendo uma pressão sobre o gelo,aquecendo-o.A camada de gelo tão logo vira água,exercendo o deslizamento do patins sobre o gelo.Terminada a pressão o gelo volta a congelar.
Propriedades coligativas são propriedades físicas,caracterizados por soluto(que é o dissolvido) e solvente(que dissolve).A relação entre propriedade coligativa e o esporte de patinação no gelo,simplificadamente, é a lâmina do patins exercendo o solvente e o gelo sendo o soluto.A lâmina dissolvendo o gelo e o gelo sendo dissolvido.
Um exemplo do cotidiano, é o mesmo que o experimento realizado dentro da sala. O sal em contato com o gelo derrete-o,ocorrendo o ponto de fusão(estado sólido para líquido). Uma curiosidade a ser mencionada, é o fato de que em países de inverno extremo, o sal é utilizado para derreter a neve em frente a casa,garagem,facilitando muito.
ALUNAS: SILVIA DE LIMA CLAUDINO E SAMANTA KNAUL.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes