Donos do Mundo - Atividade 7ª Série EF

SEJA BEM VINDO CARO ESTUDANTE!


Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.

Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.

Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.

Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:



A. QUAL É SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?

Preserve a flora intestinal


Fonte: Revista Saúde. Ed. Abril

http://saude.abril.com.br/edicoes/0337/medicina/preserve-flora-intestinal-628004.shtml

Um universo de micro-organismos vive no interior da sua barriga. Reconhecida como um órgão acessório do corpo humano, essa comunidade é considerada fundamental para entender, prevenir e atacar infecções, doenças nervosas, tumores e até o excesso de peso

Já cansou de frases do tipo "Você é o que você come" ou "Você é o que você pensa"? Então, que tal esta: "Sua saúde é reflexo das bactérias que moram no seu intestino". A sentença foi exagerada de propósito para você começar a cultivar a ideia de que os trilhões de micróbios alojados dentro do seu ventre influenciam, a exemplo da dieta e do estado mental, tanto o bem-estar como o risco de problemas não restritos ao aparelho digestivo — até mesmo no cérebro.



O gastroenterologista Thomas Borody investiga em New South Wales, na Austrália, o elo entre a microbiota, o nome científico da flora, e a doença de Parkinson. Após dar antibióticos a portadores do problema que também tinham constipação de fundo infeccioso, ele notou que, além da prisão de ventre, os tremores foram atenuados. "Há uma hipótese de que um micróbio patogênico no intestino possa estar por trás do mal", diz. No caso, ele migraria pelos nervos até a massa cinzenta. "Pessoas com Parkinson costumam sofrer de constipação, mas a relação da doença com a flora ainda não foi comprovada", ressalva a neurologista Vanderci Borges, da Academia Brasileira de Neurologia. De qualquer forma, é esperar para ver

Na casa dos trilhões
Os números nos dão ideia do tamanho e do impacto da flora no organismo

2 quilos - Chega a essa marca a fração do nosso peso que corresponde à carga da microbiota intestinal

10 vezes mais - Existem 100 trilhões de micróbios abrigados no intestino, número que supera os 10 trilhões de células do corpo humano

200 espécies - Cada um de nós aloja entre 100 e 200 espécies de bactérias intestinais, mas existem até mil tipos que podem habitar o intestino humano


Entre 1 milhão e 10 milhões - É o número de bactérias presentes em 1 mililitro de um material colhido no intestino grosso, pedaço mais colonizado do aparelho digestivo

50% Do conteúdo das nossas fezes é composto apenas de bactérias

4 voltas - Se enfileirássemos todas essas microscópicas criaturas, seria provável que elas conseguissem dar quatro voltas no planeta



Com base nestas informações responda:

1. Qual a importância de manter a flora intestinal?

2. Quais são os risco de uma bactéria como a escherichia coli entrar em contato com a boca?

3. O que é septicemia? Justifique.


14 comentários:

Gabrieli e Marília. disse...

Sugestão: Adicionar as redes sociais no blog para incentivar as visitas dos alunos.
Respostas:
1-A flora intestinal é importante para entender, prevenir e atacar infecções, tumores, regular o excesso de peso, doenças nervosas e também causar bem-estar do organismo.
2-Muitos, por exemplo, a água que não é tratada, por meio de alimentos infectados e por meio das bactérias das fezes humanas(raramente de animais)também.
3-É uma infecção geral grave do organismo por germes patogênicos. Ela pode se desenvolver a partir de qualquer infecção sistêmica grave. A maioria dos germes que causam a septicemia são bactérias naturais das infecções como pneumonia ou meningite.

Bruna Letícia e Amanda Neuber disse...

Alunas:Bruna Letícia e Amanda Neuber.
Série: 7° I
Alunas:Bruna Letícia e Amanda Neuber.
Série: 7° I
2- R:Está bactéria vive no intestino de animais ruminantes, entres esses animais podemos citar principalmente o gado, eles podem pegar a bactéria no ambiente e espalha-la.
A infecção ela Escherichia Coli começam quando a pessoa engole a bactéria, isso pode acontecer quando consumimos alimentos cantaminados alguns exemplos são: letite não pausterizado, aguá não desinfetada etc.
Alguns dos sintomas relacionados as infecções causadas pela Escherichia Coli São: Cólicas estomacais, diarréia, vômito e febre.
Então concluimos, que a presença da bactéria Escherichia Coli na Boca pode ser muito ruim para saúde de uma pessoa.

3675292929 disse...

Alunas: Gabriela Hoboos e Valéria Domingues.
01- manter em equilibrio as populações de microrganismos (essenciais e patogênicos), auxiliar na digestão e produção de algumas vitaminas.
02- Os riscos são que pode até causar a morte se colocar em contato com a boca.
03- é uma infecção geral grave. A grande maioria dos germes responsáveis pela sepsis causada na comunidade são bactérias, oriundas das infecções como: pneumonia comunitária adquirida, infecção alta do trato urinário ou meningite.

Raquel Poloni disse...

Raquel-
1-É que ela é responsavél em manter em equilibrio a população de microrganismos( essenciais e patogênicos), essencial na digestão e na produçÕ de vitaminas.

Raquel Poloni disse...

7
É importante porque é responsavél em manter em equilibro as populações de microrganismos (essenciais e patogênicos) auxiliar na digestão e produção de algumas vitaminas.

Raquel Poloni disse...

2-Como é uma doença que habita o intestino de animais endotémicos,cujos aspectos são apresentados na qualidade da água e dos alimentos pode causar:meningite, cistite,sepse,diarréia,peritonite..etc.

Raquel Poloni disse...

3-É uma infecção no sangue que se caracteriza pela rápida multiplicação de bactérias e pela presença de toxina,razão pela qual é descrita como sangue envenenado.

Estefani, Eloisa Schaffer disse...

É o conjunto de bactérias que naturalmente habitam o intestino, ajudando na digestão de alimentos e controlando (por competição) o crescimento de microrganismos patogênicos (outras bactérias, fungos, protozoários etc.

Importância: manter em equilibrio as populações de microrganismos (essenciais e patogênicos), auxiliar na digestão e produção de algumas vitaminas.

Quando há aumento exagerado, ocorrem distúrbios no organismo, com eliminação de parte dessas bactérias (por uma diarréia, por exemplo) até que o equilibrio se refaça. Quando há diminuição da flora bacteriana (quando se toma antibióticos de via oral, por ex.), a digestão e funcionamento do intestino podem ficar prejudicados e/ou pode haver proliferação de microrganismos patogênicos (pela falta de competidores) até que as pop. de bactérias voltem até seu tamanho normal.

Estefani, Eloisa Schaffer disse...

Nome: Estefani Eloisa Schaffer
Serie:7,1

A septicemia é uma infecção no sangue que se caracteriza pela rápida multiplicação de bactérias e pela presença de toxinas. razão pela qual é popularmente descrita como sangue envenenado.

Sintomas:
- Aparecimento de febre
- Dor de cabeça
- Respiração rápida e perda da conciência
- Erupções de pele
- Mãos quentes.
- Quando a quantidade de toxinas produzidas pelas bactérias no sangue é grande, pode-se apresentar um "choque séptico".
O choque séptico é uma condição altamente perigosa na qual os tecidos do organismo são danificados.
Além disso, existem uma queda de pressão arterial e um excesso de toxinas no organismo, as quais causam danos às células e aos tecidos do corpo. Isto provoca o fechamento das pequenas veias do corpo, interferindo na circulação normal do sangue e afetando principalmente os tecidos dos rins, coração e pulmões.

Causas: Quando existe a presença de bactérias - focos de infecção, em qualquer parte do corpo, como os abscessos, pneumonia ou infecção intestinal e estas entram na corrente sangüínea, ocorre esta enfermidade, principalmente quando o sistema imunológico da pessoa encontra-se debilitado.

Tratamento: Em primeiro lugar, o que se deve fazer é ir ao médico com urgência e seguir suas instruções.
É necessário remover o foco de infecção, além do que em algumas ocasiões é necessária uma cirurgia depois de combater-se a infecção.

Aléxei Paim, Bruno Franciel e Matheus. disse...

Alunos: Alexei,Bruno Franciel e Matheus.
Série: 7° I
1- R:A flora intestinal é importante para manter o equilibrio de certos microrganismos sendo eles bons ou ruins e também para ajudar na produção e digestão de algumas certas vitaminas.

2-Essa bactéria quando na boca,pode causar grandes infecções(doenças).A infecção pela Escherichia Coli começa quando a pessoa engole a bactéria, isso pode acontecer quando comemos alimentos contaminados.
Alguns sintomas das doenças causadas por essa bactéria são:febre,diarréia e vômito.

3-É uma infecção no sangue.Essa infecção acontece pela presença de certas toxinas no sangue e também pela rápida multiplicação de bactérias.

rafaela costa andrade 7 serie 1 disse...

R:1:para ajudar na digestão de alimento e controlando o crecimento de microrganismo patogênico.
R:2:a escharichia coli pode causar diarreia,enfecção urinaria,doença respiratoria,pneumonia e outras doenças.
R:3:è uma enfecçoes no sangue causada pela proliferação de bacteria e outras toxinas.

Rafaela costa andrade *-*

Maria Eduarda e Eduarda, 7ª série 1 disse...

Grupo: Maria Eduarda e Eduarda - 7ª série 1
Atividade 1: A importância da flora intestinal é manter em equilibrio as populações de microrganismos, auxiliar na digestão e produção de algumas vitaminas, se ela for mantida, essas funções são realizadas de uma forma melhor.

Maria Eduarda e Eduarda, 7ª série 1 disse...

Atividade 2: Graves infecções com sintomas como diarreia e febre, que podem ser contraídas através de fezes ou alimentos contaminados.

Maria Eduarda e Eduarda, 7ª série 1 disse...

Atividade 3: A septicemia é uma infecção geral no organismo grave, desenvolvida por via sanguínea a partir de outra infecção já existente.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes