Aplicações dos Hidrocarbonetos - Atividade 3º Ano do EM

SEJA BEM VINDO CARO ESTUDANTE!


Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.

Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.

Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.

Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:


A. QUAL É SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
HIDROCARBONETOS


- metano (CH4) – É o gás natural. Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular.

- propano e butano (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo.

- octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.

- etileno (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadureça mais rápido. Desta forma o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento.

- acetileno (C2H2) – Gás incolor e instável. É um combustível para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000°C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da água.

- naftaleno (C10H10) – Usado como bolinhas de naftalina para matar insetos.

- etanol (CH3 – CH2 – OH) – Álcool etílico está presente nas bebidas alcoólicas, perfumes e também em perfumes.

- metanal (CH2O) - é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e essa solução é chamada de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.

- propanona (C3H6O) – Acetona. Solvente de esmaltes, tintas e vernizes.



Com base nas informações acima, busque outras cadeias carbônicas que tenham aplicação direta em nosso cotidiano, indique seu nome e comente sobre ela.

7 comentários:

Bianca, Joana, Dione disse...

nomes: Bianca, Joana, Dione
3° Ano 01
Sugestões para o Blog : alguns vídeos de experiência, ou alguns textos sobre música, ou até mesmo músicas, rádio , algo assim .

Bianca, Joana, Dione disse...

nomes: Joana, Bianca, Dione
3 ano 01
cadeias carbônicas hexano: aplicações:Extração de óleos e gorduras,formulação de tintas e vernizes e produtos de limpeza.

Benzeno:obtenção do nylon, material sintético de alta resistência mecânica, usado na confecção de roupas, calçados, linhas de pesca, auto-peças e próteses dentárias.

Alcenos:Os alcenos são usados na fabricação de corantes, de tecidos e borrachas sintéticos, de anestésicos, de plásticos (sacos, garrafas, brinquedos, potes de cozinha, etc), de explosivos e muito mais.

Anônimo disse...

Alunos: Camila, Crislaine, Rodrigo e Tainá. 3º ano matutino.

1)Atividade dos hidrocarbonetos;
Resposta:
Benzenos: são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos e pesticidas.

Pentanos: Usados como combustíveis em motores de combustão completa.

Polietileno: É usado na fabricação de garrafas térmicas, frascos e mangueiras.

2) Sugestões para o Blog:
Mural para o terceirão, para informar sobre eventos que a turma propôs.
Postagem das últimas notícias da ciência, ou últimos lançamentos da tecnologia.
Postagem de eventos da região.

andreia, andressa, luana e luciana disse...

alunas: Andreia, Andressa, Luana e Luciana

Oxidação de álcoois a compostos carbônicos

A oxidação de álcoois pode dar origem a um aldeído, uma cetona, ou um ácido carboxílico, dependendo do álcool, do agente oxidante e das condições da reação. Normalmente usam-se compostos de Cr (VI) como oxidantes. A reação de um álcool primário com ácido crômico (preparado por acidificação de soluções de cromato, CrO42-, ou dicromato, Cr2O72-) dá origem principalmente ao ácido carboxílico.
Para se oxidar um álcool primário apenas até ao estado de aldeído não se pode usar ácido crômico, pois este é um oxidante muito forte. Em vez deste, usam-se outras espécies de Cr (VI) (por exemplo clorocromato de piridínio - PCC - ou dicromato de piridínio - PDC) em solução anidra.
Os álcoois secundários são oxidados a cetonas pelos mesmos reagentes que oxidam os álcoois primários:
Os álcoois terciários, por não possuírem hidrogênio ligado ao carbono hidroxilado, não são facilmente oxidados.Os álcoois mais simples são muito usados, dentre outras coisas, como:

Solventes na indústria e no laboratório
Componentes de misturas "anti-freeze” - para baixar o ponto de solidificação
Matéria-prima de inúmeras reações para obtenção de outros compostos orgânicos
Combustível
Componente de bebidas (etanol)
Um diálcool (glicol) muito importante é o etileno-glicol (CH2OH - CH2OH), preparado pela oxidação do etileno por perácido. É muito usado como:

Umectante
"Anti-freeze" - para baixar o ponto de congelamento da água de radiadores em países frios
Fluido em breques hidráulicos
Matéria-prima de plásticos e fibras (poliésteres)
A glicerina (CH2OH - CHOH - CH2OH) é um triálcool de grande aplicação. Dentre os principais usos estão:

Solventes
Tintas
Plastificantes
Lubrificantes
Agente adoçante
Componente de cosméticos

Sugestão para melhorar o blog:trazer informações de produtos que usamos no nosso dia-a-dia e que podem nos trazer riscos, como foi comentado em uma aula sobre Bolacha Club-social.

Anônimo disse...

Alunos: Michel, Claodionei, Jardel e Jhoni. 3º ano 1

Questão 1: a nossa sugestão para melhorar o blog, é um lugar onde os alunos podem fazer perguntas sobre a matéria, e o professor responde-las, assim os alunos podem tirar as dúvidas sem precisar estar na escola.

Questão 2 : Butanal(C4H8O) É um líquido incolor inflamável com um cheiro acre. É miscível com a maioria dos solvente orgânicos. O Butanal é necessário à fabricação de aceleradores de vulcanização, como resinas e plastificantes. É uma matéria prima para a produção de aromas sintéticos.
Benzeno(C6H6) O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência
Fenantrno(C14H10) . Ele fornece a estrutura básica para os esteróides. Na sua forma pura é encontrado no alcatrão do tabaco (como por exemplo dos cigarros) e é uma conhecida substância irritante e fotossensitizante da pele
Antraceno(C14H10) Quase todo o antraceno é oxidado para produzir antraquinona, produto básico para muitos corantes (como a alizarina), inseticidas, conservantes, entre outros.
Propanal(C3H6O) Muitos aldeídos têm fragrâncias agradáveis e, por causa disso, encontram uso em perfumes

Amanda Dias; Jessica Ribeiro da Costa; Mara Lucia Moreira; Tatiana Cristina Ferreira disse...

O benzo(a)pireno (C20H12), mais chamado de benzopireno, é um composto aromático.Como possui cinco anéis aromáticos condensados, ele é mais especificamente um HPA (hidrocarboneto policíclico aromático), que é uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis aromáticos condensados.
Esse composto é comprovadamente um agente cancerígeno muito potente e mutagênico, o que significa que ele reage com o DNA humano, interferindo na reprodução das células.
o benzepireno é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, ele está associado à ocorrência de câncer de pulmão, de laringe e de boca em fumantes.
o benzopireno também se encontra em carnes muito grelhadas sobre carvão e em peixes defumados, pois nesses casos ocorre uma combustão incompleta de material orgânico, ou seja, a queima do carvão e a queima da própria carne geram o benzopireno e outros HPA’s.O benzopireno também está presente na poluição atmosférica.

O Paracetamol(C8H9NO2),substância orgânica presente em medicamentos para combater a febre e no tratamento de infecções. Esta substância tem também efeitos antipiréticos.Difere dos analgésicos opióides, porque não provoca euforia nem altera o estado de humor do doente. Da mesma forma que os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), não causa problemas de dependência, tolerância e síndrome de abstinência.

Fábio, Vanessa, Matias e Gianes disse...

diosgenina (C27H42O3) - Está presente nas pílulas anticoncepcionais.
etoxietano (C4H10O) - Éter, era usado primeiramente como anestésico, mas também pode ser um solvente.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes