ATIVIDADE 8 SÉRIE - FÍSICA E O COTIDIANO

Olá estudantes!

Seja bem vindo a avaliação no blog do 3º BIMESTRE, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.


Responda as questões como comentários:

1. Quem é o físico da foto? Quais suas contribuições a ciência?
2. Quem nunca enfrentou uma situação como da foto abaixo? Ônibus freia sem avisar e somos lançados para frente. Mas porque este fenômeno acontece?


3. Quais os efeitos da aceleração no corpo dos seres vivos? Por que isso ocorre?
4. Qual a relação entre massa e peso? Porque nossa massa é diferente nos corpos celestes espaciais (Lua, Terra, Marte)? Justifique.


PARA PENSAR EM CASA:

COMO PODEMOS EXPLICAR O MOVIMENTO DOS VEÍCULOS? COMO ELES SAEM DO LUGAR?

DESAFIO:

"A força desprendida por um motor ou um corpo é proporcional a massa e a aceleração do mesmo". A afirmação é correta? Justifique.

33 comentários:

alexandre,renan,marcelo disse...

1-Isaac Newton.
2-O que acontece é que nosso corpo estava sobre a ação da força que o ônibus exerce devido à sua velocidade. Quando o ônibus freia, nosso corpo tende a manter a mesma velocidade que tinha quando estava sendo carregado pelo ônibus (ou seja, a velocidade do ônibus), e portanto somos jogados para frente.

Bruna e Mariana 8ª 2 disse...

1- Isaac Newton. Óptica, lei da gravidade, as três leis de Newton, Alquimia.

2-Sim. Quando um ônibus freia nosso corpo tende a manter a mesma velocidade que tinha quando estava sendo carregada pelo ônibus (ou seja, a velocidade do ônibus), e portanto somos jogados para frente.

3-A aceleração faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada. Isso ocorre através da força.

4- O peso é a força com que um corpo é atraída pela Terra.
-massa é uma medida direta de oposição que um corpo fornece a mudança em seu estado de movimento.
O corpo humano tem 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de átomos e os corpos celestes tem mais que os humanos.

Pierry e Gabriel Hobus disse...

1)isaac newton

2)no caso do passageiro,quando o carro freia,ele é jogado para frente devido a resistência do seu corpo em parar o movimento anterior

3) se um corpo está repouso (em relação a um certo referencial).sua velocidade é zero.se for colocado em movimento. sua velocidade deixará de ser nula (e. portanto com aceleração nula.já que a velocidade é constante) for forçado a parar também podemos afirmar que ele sofreu uma aceleração (popularmentefala-se.nesse caso.em'' desaceleração

4) massa é a matéria de um corpo, ja o peso é a força da gravidade ativando sobre a massa.
b) A massa se mantém constante em todo o universo, enquanto o peso varia de planeta para planeta, dependendo da força gravitacional.
O tamanho de um planeta tem um maior impacto relativo na sua gravidade – e do peso em sua superfície – do que a sua própria massa. O planeta com maior massa no sistema solar, Júpiter, tem 316 vezes a massa da Terra. Mas isso não significa que lá você pesará 316 vezes mais. Isso porque, como o raio de Júpiter é cerca de 11 vezes maior do que o da Terra, sua força gravitacional cai para 1/112 em sua superfície.

Giseli,Juliana,Ana Paula Rodrigues disse...

1-Issac Newton,Newton ficou muito conhecido por todos os trabalhos, pesquisas e investigações experimentais que realizou
2-Por que não estamos preparados e a gravidade de nos impulsiona causando um impacto
3-O corpo humano é capaz de aguentar uma grande variedade de movimentos. Em especial, nosso corpo é bem sensível a mudanças de velocidade, ou seja, à aceleração. Em geral, quando a aceleração dura menos do que 0,2 segundos, ela é chamada de impacto. O que comumente chamamos de aceleração dura mais do que 0,2 segundos, e é capaz de fazer com que os fluidos corporais de movam e orgãos mudem de lugar.
4-O peso é a força que um corpo é atraído pela terra.Massa é uma medida direta da posição que um corpo oferece á mudança em seu estado de movimento.Por causa da gravidade.

Laís , Helouise , Mônica e Rafaela 8°2 disse...

1-Isaac Newton desenvolveu diversos trabalhos relacionados com a física , a matemática e a astronomia.Entre outras coisas , formular as leis da mecânica , e constituirão a base dos avanços posteriores desse ramo de ciência .

2-Porque está em movimento.

3-Porque um corpo parado se movimente é preciso que atuem alguma força .Estudando um movimento , nêutron percebeu que as forças produziam aceleração nos corpos , quanto maior a força maior a aceleração.;Quanto menor a força menor a aceleração.Ele percebeu também que , para um valor determinado da força resultante , quanto maior a massa de um corpo , menor a aceleração que ele adquiriu .E o universo também é válido : Quanto menor a massa de um corpo maior a aceleração que ele adquiriu.

4-O peso é a força com que um corpo é atraído pela terra.
Massa é uma medida direta da oposição que um corpo oferece á mudança em seu estado de movimento.O corpo humano tem 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de átomos e os corpos celestes tem 7.000.000.000.000.000.000.000.000.000 a mais .

Anônimo disse...

1.Isaac Newton. Suas contribuições foram óptica,lei da gravitação,as três leis de Newton e alquimia.
2. Esse fenômeno acontece porque com o impacto do freio as pessoas são lançadas para frente.
3.os efeitos são quando uma pessoa chega em um lugar sem gravidade seu corpo sofre acelerações e isso ocorre porque na verdade estamos submetidos a gravidade o tempo todo e nem percebemos a ação dessa força, pois a sensação de estarmos presas ao solo é automatico.
4.massa de um corpo é a quantidade de materia que ele possui e o peso é a massa do corpo mais a força da gravidade que é exercido sobre ele.a materia que constitui o planeta estão a atrair mutualmente e a atração e perceptivel pois se salta percebe o corpo ser puxado para o solo é isso acontece porque a massa do planeta e elevada e no espaço a gravidade leva voce a flutuar

alunas:Ana Paula Amarante e Danielle 8° 2

LUCAS, PEDRO E WILSON 8 2 VESP disse...

1°-Isaac Newton,contribuiu com a física,a matemática e a astronomia,e contribuiu a base dos avanços positeriores desse ramo da ciência
2°-Isso se chama desaceleração,seu corpo continua em movimento,porque oque desacelerou foi o ônibus e não você,então sua velocidade fica maior que a do ônibus,por poucos instantes,então você vai para a frente.
3°-Se um corpo está em repouso(em relação a um certo referencial),sua velocidade é zero.Se for colocado em movimento,sua velocidade deixará de ser nula e,portanto,o objeto foi acelerado.De modo similar,se um corpo em movimento retilíneo e uniforme(e,portanto com aceleração nula,já que a velocidade é consatnte).Por que se for forçado a parar,também podemos afirmar que ele sofreu uma aceleração(popularmente fala-se,nesse caso em desaceleração).
4°-Massa é a matéria de um corpo,já o peso é a força da gravidade sobre a massa.

Ariel Gustavo Reiter, Bruno Leandro Franz, Jéssica Aline da Silva e Maria Eduarda Corrêa Silveira. 8º série 3 disse...

01-Isaac Newton. Criou a lei da gravidade universal e as 3 leis de Newton.
02-Faz parte da primeira lei de Newton, corpos em movimentos permanecem em movimento, dentro de um ônibus os corpos estão em movimento, por tanto se o ônibus freia os corpos continuam a se mover, a inércia refere-se a resistência que um corpo oferece a alteração do seu estado de movimento ou repouso.
03-A aceleração é a taxa de variação de velocidade, por exemplo dentro do ônibus andando. Se o ônibus frear, as pessoas serão projetadas para frente.
04- A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contem, peso é o produto da massa pela relação da gravidade. Portanto peso e massa são proporcionais, quanto maior a força da gravidade, maior é o peso. A gravidade no espaço é nula, por isso nossa massa se torna diferente, de forma que o corpo flutue.

rafaela; pablini ;gabriela moura;leticia disse...

02- isso ja deve ter acontecido com muitas pessoas e isso acontece porque o nosso corpo estava sobre a ação da força que o ônibus exerce devido a sua velocidade.quando o ônibus freia,nosso corpo tende a manter a mesma velocidade que tinha quando estava sendo carregado pelo ônibus ou seja, a velocidade do ônibus, e portanto somos jogados para frente. fisicamente dizendo que o corpo realiza um movimento retilineo e uniforme devido a sua inercia

wesley ,wellington,andre ,felipe disse...

1 issac newton 2quando o onibos freia os passageiros vão para frente porque continuão com o inpulço da velocidadedo onibus
3a relação é o peso e a força que o peso e atraido pela terra e massa e uma medida direta da oposiçao4os outros planetas não atrai tanto o peso que esta em seu solo isso faz que sintão mais leve


pablini rafaela leticia gabriela moura 8 serie 3 disse...

01: isaac newton foi um cientista ingles,mais reconhecido como físico e matemático,embora tenha sido também astronomo alquimista filósofo natural e teólogo

03:Uma pessoa em pé no chao,ou sentada em uma cadeira ou piso (a gravidade é cancelada devido á reaçao proveniente do chao).Isto ocorre porque os seres humanos sentem como peso não é realmente a força

04:A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contem.O peso é produto da massa pela açao da gravidade peso e massa se relacionam são grandezas proporcionais:quanto maior a força da gravidade maior será o peso.

Gabriel Hobus Pierry disse...

1) Isaac Newton

2)No caso do passageiro,quando o carro freia, ele é jogado para frente devido a resistência do seu corpo em parar o movimento anterior

3)O corpo humano é capaz de aguentar uma grande variedade de movimentos. Em especial, nosso corpo é bem sensível a mudanças de velocidade, ou seja, à aceleração. Em geral, quando a aceleração dura menos do que 0,2 segundos, ela é chamada de impacto. O que comumente chamamos de aceleração dura mais do que 0,2 segundos, e é capaz de fazer com que os fluidos corporais de movam e orgãos mudem de lugar.

4)Massa é a matéria de um corpo, ja o peso é a força da gravidade atuando sobre a massa.

b)Por que a gravidade varia de planeta para planeta.

Helouise Carolina C disse...

Sim, a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele, e é inversamente proporcional à sua massa.

Gabriel Hobus disse...

Simm!

a aceleração de um corpo é diretamente proporcional á força resultante que atua sobre ele,e é inversamente proporcional a sua massa.

;D

Renan,Gabriel S,Alexandre,Marcelo. disse...

3-com a aceleração não temos circulação sanguínea:Com apressão a gravidade o corpo não consegue circular o sangue sendo assim também não respiramos.
4-A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso. O peso é a força com que o corpo do ser é atraído pela terra, massa é uma medida da oposição direta que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.

Lucas Matheus Sasse disse...

6°-Sim é correta. Pois o motor de um carro em um caminhão não fara com que ele ande, pois o motor é fraco para carregar um caminhão.

Alice,Daiâne e Maria V. disse...

1.O cientista é Isaac Newton,fundou a mecânica clássica e influenciou todo o pensamento científico e filosófico do século XVIII.Seu maior interesse estava nos problemas da mecânica celeste.Explicou a teoria da fração da luz:todo raio de luz branca que atravessasse um prisma pelo mesmo ângulo seria refratado igualmente.

2.O que acontece é que nosso corpo estava sobre a ação da força que o ônibus exerce devido a sua velocidade.Quando o ônibus freia,nosso corpo tende a manter a mesma velocidade que tinha quando estava sendo carregado pelo ônibus(ou seja,a velocidade do ônibus),e portanto somos jogados para frente.

3.A aceleração faz com que o corpo altere sua velocidade,quando uma força é aplicada.

4.A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

ggg disse...

gdfgdrtgdf

Cristiana, Eduarda,Gabriela de Macedo e Kaira. disse...

01- Isaac Newton.Suas contribuições foram: Óptica,Lei da gravitação universal e Alquimia.

02- Quando estamos dentro de um veículo em movimento, nós não estamos parados, estamos em movimento assim como o veículo.

03-A aceleração do metabolismo provoca aumento da necessidade de oxigênio e, por conseguinte, na aceleração do ritmo respiratório.Por outro lado, tais necessidade respiratórias ficam comprometidas, porque a hemoglobina tem pouco afinidade com o oxigênio aquecido.

04- A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, por tanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: Quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

wesley,wellington L ,felipe ,andre disse...

1Isac Newton
2porque continuamos com o impulço da velocidade do onibos
3a relação entre o peso é a força com que um corpo
e atraido pela terra
4porque os outros planetas planetas não atrem o peso como a terra isso faz que nos sintamos mais leves













Mayara,Hestefany,Silvio,João e Keyse. 8ª 3. disse...

1-Isaac Newton.Usou um cálculo infinitesimal em forma geométrica,com base em valores limite das proporções de pequenas quantidades,contribuindo assim na matemática.Entre 1670 e 1672,Newton trabalhou intensamente em problemas relacionados com a óptica e a natureza da luz.Ele demonstrou de forma clara e precisa que a luz branca é formada por uma banda de cores.

2-Isso é a primeira lei de Newton ou princípio da Inércia.Oque acontece é que a força que o ônibus exerce devido á sua velocidade.Quando o ônibus freia,nosso corpo tende a manter a mesma velocidade que tinha quando estava sendo carregado pelo ônibus(ou seja,a velocidade do ônibus),e portanto somos jogados para frente.

3-Estas alterações no movimento são determinadas pela força resultante e pela massa dos corpos.A aceleração é o que determina se o carro vai parar ou vai "ganhar" velocidade.A segunda lei de Newton relaciona grandezas que podem alterar um movimento.

4-A massa é a medida da quantidade da matéria que um objeto contém.Peso é o produto da massa pela ação da gravidade,portanto,peso e massa se relacionam,são grandezas proporcionais:quanto maior a força da gravidade,maior será o peso.

Letícia ferreira dos santos 8 série 03 disse...

Sim.porque faz com que o corpo ele altere a velocidade,quando a força é aplicada pois o corpo se move,desloca-se do seu ponto inicial ou seja essa afirmaçaõ é correta.

weligton mateus meira disse...

1:ISSAC NEWTON
2:por queo Ônibus freia por uqe emquanto o Ônibus esta-se locomovendo estamos impulsados um pouco para tras por cusa da velocidade e quando ele para sem avisar somos impulsionados para frentes pios continuamos com a velocidade
3:a relaçao eo pesso e a força com que ocorpo e atraido pela terra massa e uma doutrina devido a opiçao
4:por que na terra nossa massa e de 9,8% na lua somos mais levese em marte somos mais pessados

Bruno Leandro Franz 8º série 3 disse...

Sim, pois a força do motor tem que ser proporcional à massa para o carro se movimentar, e a do corpo o mesmo, porque tem que ser proporcional à massa para o corpo se movimentar. Tudo conforme o seu peso, para o carro se movimentar seu peso tem que ser proporcional para sua aceleração, e o corpo também, caso a pessoa for obesa, seu corpo não terá tanta força para se movimentar.

Christopher,Cleiton e Nayara 8 série disse...

01-Isaac Newton. Foi muito importante na ciência.Nascido em 1642,ele contribuiu com:
-A criação do calculo integral
-O estudo do fenômeno óticos
-Os estudos dos movimentos.

02-Principalmente, por que, todos estão soltos dentro do ônibus, mas isso acontece porque o ônibus esta em movimento e os passageiros estão parados. mas como estão soltos o ônibus para e os passageiros são lançados para frente.

03-A microgravidade ou ausência de peso é uma experiencia[de pessoas e objetos]com origem na queda livre,onde não se possui um peso aparente. aceleração de um corpo sob ação da gravidade em uma atitude de 100km é apenas 3% menor que a mesma na superfície da terra.

04-O peso e a força com que um corpo é atraído pela terra.Massa é uma medida direta da oposição em que o corpo oferece mudança em seu estado,A massa se mantém constante em todo o universo, enquanto o peso varia de planeta para planeta, dependendo da força gravitacional.

pablini costa 8 série 3 disse...

sim porque quando o motor faz a força, o corpo que esta encima da moto faz a mesma aceleração e a mesma massa do motor ou seja é proporcional a massa e a aceleração por ter contato com o motor .

rafaela costa andrade disse...

desafio- quando duas superfícies são atraídas uma á outra, quanto mais rugosidade mais atrito, e quanto maior a velocidade maior será o atrito

gabriela luciana moura disse...

a aceleração é lateral, se é frontal, se é de frenagem,se é para cima ou para baixo.
Por exemplo, se estivermos no carro sentado e a cabeça não estiver
apoiada, uma batida traseira pode fazer com q a coluna (e a medula)
cervical seja lesionada com a cabeça sendo subitamente atirada para
trás (relativamente ao corpo).

Ariel Gustavo Reiter 8º série 3 disse...

Sim é correta. Pois o motor de um carro em um caminhão não fara com que ele aonde, pois o motor é fraco para carregar um caminhão.

Adriele,Jaqueline,Janaina,,lucas. disse...

1.O FÍSICO DA FOTO É ISAAC NEWTON .CONTRIBUI NA BASE DOS AVANÇOS POSTERIORES DESSE RAMO DA CIÊNCIA.
2.TODOS JÁ ENFRENTARAM .PORQUE O NOSSO CORPO ESTAVA SOB A AÇÃO DA FORÇA QUE O ÔNIBUS EXERCIA DEVIDO A SUA VELOCIDADE , QUANDO O ÔNIBUS FREIA NOSSO CORPO TENTA MANTER A VELOCIDADE COMO O ÔNIBUS ESTAVA E POR TANTO SOMOS JOGADOS PARA FRENTE DO ÔNIBUS.
3.OS EFEITOS VÁRIA DE ONDE AS ACELERAÇÕES ESTÃO AGINDO
,OCORREM PELAS FORÇAS CIRCULARES QUE É CHAMADAS CENTRÍPETA.
4.É QUE O PESO É A FORÇA COM QUE O CORPO É ATRAÍDO PELA TERRA.MASSA É A MEDIDA DIRETA DA POSIÇÃO DE UM CORPO.POIS QUANDO AIS ALTO O LUGAR MENOR A GRAVIDADE.

weligton mateus meira disse...

5:por que a massa do pesso de um motor e de cavalos do que para um corpo homano

Jessica Aaline da Silva 8º série 3 disse...

05- Correta, pois se a massa não for proporcional ao motor com certeza não sairá do lugar, se a massa for proporcional sairá do lugar fazendo-o com que o corpo altere sua velocidade e ira conseguir vencer o atrito produzindo tração...

comprar curtidas disse...

Muito bom o blog, adorei!

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes