ATIVIDADE 2 ANO DO EM - CONCENTRAÇÃO E DENSIDADE NO COTIDIANO

Olá estudantes!

Seja bem vindo a avaliação no blog do 3º BIMESTRE, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.
     Questão 01

    Duas bolinhas, de cores e densidades diferentes, foram colocadas em três recipientes, totalmente preenchidos com álcool (d=0,8 g/mL), água (d=1 g/mL) e uma mistura de água e álcool. As três figuras representam a posição das bolinhas em cada caso, mas não necessariamente nessa ordem. Deduza e justifique qual o líquido presente em cada caso.



    Questão 02

    Observe as fotos e as informações: No mar morto a quantidade de sais dissolvidos chega a 360g/L de água, sendo que no litoral brasileiro o mar tem cerca de 37g/L de sais dissolvidos na água. Sendo assim é comum fotos como a abaixo - ao lado região do mar morto em Israel.
     Neste contexto responda: 
    a. Como fica a densidade no mar brasileiro e no Mar Morto? Justifique sua resposta.
    b. Qual é o papel do sal na velocidade da evaporação da água? Já que a água com maior concentração de sais evapora a uma velocidade mais lenta a mesma temperatura. (ou seja a água do mar morto necessita de mais calor para evaporar). 
    c. Qual a relação química entre a água e o NaCl, que explica este fenômeno?
    Jordânia lança plano ambicioso para resgatar o Mar Morto
    Questão 03


    "O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo. Sem oxigênio, morremos rapidamente. E nosso cérebro é o primeiro a morrer. O monóxido de carbono (fórmula química CO) é um gás incolor, inodoro e altamente tóxico...".
    Fonte: EMSLEY, Oxford University Press, 1998. p. 108. (tradução autores - Livro de química - Ed. Moderna 2012)
    Fórmula da hemoglobina e efeito do CO

    Com base nas informações e imagens acima responda:
    a. Como é produzida a hemoglobina não funcional?
    b. Quais as concentrações de CO no sangue que tornam-se tóxicas?
    c. Existem sintomas para o início da intoxicação? Quais são os locais de risco a saúde? Como podemos evitá-los?



    59 comentários:

    Naiana, Luana, Lucas, Dhara disse...

    1-A) A Água por que é mais densa que as bolinhas por isso mantem elas na superfície.
    B) Álcool por que é menos denso que as bolinhas por isso mantem elas no fundo.
    C)Álcool e Água, uma bolinha afunda por que é mais pesada, já a outra é mais leva, por isso flutua, pois com a mistura do álcool e da água a densidade das duas substancias foram modificadas, ai depende da densidade de cada bolinha para definir se ela flutua ou afunda.

    Cristiane, Fernanda, Franciéle e Maico.. 2° ano 1 noturno disse...

    Questão 1

    Recipiente 1: Água, pois como sua densidade é maior, faz com que as bolinhas fiquem em cima.

    Recipiente 2: Álcool, pois ao contrário da água, a sua densidade é menor, fazendo com que as bolinhas fiquem em baixo.

    Recipiente 3:Água e Álcool, pois como as bolinhas tem pesos diferentes a bolinha com mais peso faz com que ela desça para baixo por causa da densidade do álcool.

    Cristiane, Dioni, Fernanda, Franciéle e Maico.. 2° ano 1- Noturno disse...

    Questão 2:

    a) Densidade do mar brasileiro: 1,037 g/ml
    '' do mar morto: 1,36 g/ml

    b) Nos movimentos e na misturas das massas de água, devido ao seu efeito da densidade devido do seu efeito de osmose que determina quando duas soluções separadas por uma membrana tem concentração diferentes de compostos químicos, o solvente- a água- tem de a passar do meio menos concentrado para o mais concentrado.

    c) Na dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ônions vão se juntar normalmente e reconstituir o sal.

    Dara Luene, Camila, Alisson, Leticia k, e Janaína 2 ano I noturno disse...

    Questão 01
    - No primeiro é só água, pois ela é mais densa do que o álcool, fazendo com que as bolinhas boem.
    o segundo é é álcool pois sua densidade é menor, assim afundando as bolinhas.
    já no terceiro temos água e álcool pois a densidade da água, que é maior levantou uma bolinha, e a do álcool que é menor abaixou a outra.
    Questão 02
    a- no mar brasileiro a densidade fica mais baixa devido ao seu 37 g/l. já no mar morto a densidade é muito alta, pois contém dez vezes mais sal do que nas águas oceânicas chegando a 360g/l.
    b- como o sal não evapora com a água, sua concentração aumenta e como o mar morto contém densidade maior de sal do que o mar brasileiro, ele evapora mais devagar, devido á essa grande concentração de sal que não evapora.
    c- O sal e a água unem-se aos elétron da sua ultima camada fazendo uma ligação chamada ponte de hidrogênio, e assim quanto á muita concentração de sal as moléculas estão unidas impedindo que algo passe por ela.
    Questão 03
    a- ela é produzida quando o monóxido de carbona se combina com a hemoglobina.
    b- existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma competição entre o co2 e o o2. pelas moléculas de hemoglobina. o problema que existe entre essa competição é o fato dos íons f2² mais ligeram-se mais fortemente ao c0o do que ao o2. com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com o co dificilmente tornando-se livres, perdendo assim sua função de transportadora de oxigênio. A porcentagem de hemoglobina cresce com o aumento de concentração de co, uma concentração de 50ppm de co desativada 74% de hemoglobina e ocasiona problemas visíveis. no entanto as tabelas não permitem saber o quanto de hemoglobina é desativado quando há no ar 70ppm de co.
    c- existem sintomas, eles são desmaios,sensação de confusão,cefaleia, vertigens e outros sintomas similiares aos da gripe. podemos nos intoxicar com o co quando ficamos em locais fechados como garagens que possuem liberadores de co (carros e motos por exemplo). podemos evitar ficando em lugares abertos e com o ar limpo, como em lugares com menos industrialização.

    Thomas, Ismael, Leticia.. disse...

    Questão 01

    (A) Água: Por que é mais densa e faz flutuar.
    (B) Etanol: Por que o etanol é menos denso e faz com que afunde
    (C) Mistura: Por que um pouco de cada, a água ainda é mais densa e permanece flutuando e o etanol menos denso afunda.

    Questão 02

    A) 1037 no mar brasileiro
    1,36 no mar morto
    B) Quando a água se mistura com o sal as moléculas do sal dificultam a evaporação, sendo assim aumentado o ponto de ebulição da água.
    C) Por que as ligações entre as moléculas de H2o ficam mais intensa e por isso é difícil obter a dissolvidão.

    Questão 03

    A) A Hemoglobina é ligada ao monóxido de carbono
    b) Quando inalamos monóxido de carbono ele liga-se a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio no sangue, com uma força de 230 a 270 vezes mais forte do que a do oxigênio. Haverá no sangue "Conflito" entre co2 e o2 pelas moléculas de hemoglobina. Isto faz com que a hemoglobina passa a transportar co em vez de o2
    C) Os sintomas da intoxicação por monóxido de carbono são: Dores de cabeça, Tonturas, Fraquezas, Náuseas, Vômitos e Dores no peito. O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, como aqueles que são produzidos por automóveis ou caminhões, pequenas máquinas a gasolina, fogões, lanternas, carvão, e madeira em combustão e sistemas de aquecimento a gás. Não há como evitar a inalação de monóxido de carbono, o único jeito mais simples é manter os motores do carros sempre bem regulados e colocar filtros nos chaminés das indústrias, evitar locais confinados, contaminados pelo monóxido de carbono.

    Bruna Senem, Marta Sophie, Diulio Doering, Gabriela Krueger disse...

    1- As bolinhas que flutuam no recipiente com água faz com que elas flutuem pois há densidade na água. Já as bolinhas que ficam em baixo, são colocadas no álcool e assim como o álcool tem uma densidade menor as bolinhas afundam. E as bolinhas que estão estão em meio termo estão em um recipiente misturado com água e álcool é como se o álcool ficasse em baixo e água em cima e no caso como as bolinhas tem densidades diferentes a mais densa fica em cima e a menos densa em baixo.

    2-a) Só pelo fato de que a quantidade de sais dissolvidos no mar morto chega a 360g/L e que no litoral brasileiro chega a 37g/L faz com que percebemos que no mar morto há mais densidade. A densidade do mar morto é de 1,12g/ml enquanto em outros mares é de 1,03g/ml. a densidade do mar morto chega a ser 10 vezes maior do que de qualquer outro oceano, isso faz com que as pessoas flutuem sobre a água facilmente. No mar brasileiro, não aconteceu isso porque não apresenta muito sal.

    b) Para a água evaporar precisa ter movimentação de suas moléculas. Porém quando há algum soluto no caso que vem a ser o sal dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais devagar.

    c) A relação química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCI e são esses elementos que dificultam a movimentação das moléculas.

    3- a) A hemoglobina é ligada ao monóxido de carbono.

    b) Quanto maior a concentração de CO no ar inspirado maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como consequência causam sintomas de desmaios, náuseas, podendo entrar em coma ou até causando a morte.

    c) Sim existem. Locais como cidades grandes com maiores quantidades de industrias e automóveis que geram muito gás carbônico. Usar mais filtros em chaminés e manter regularizado em carros, assim amenizando esse gás, também evitar lugares fechados que possam conter uma quantidade maior com esse gás.

    Naiana, Lucas, Luana, Dhara 2 ano 1 disse...

    2-A)
    B) para a água evaporar precisa ter a movimentação de suas moléculas. porem quando há algum soluto que no caso seria o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas fazendo com que a água evapore mais devagar.
    C) a relação química é que o sal é constituído por elementos químicos e esses elementos tornam difícil a movimentação das moléculas.

    3-A)

    Cristiane, Dioni, Fernanda, Franciéle e Maico.. 2° ano 1- Noturno disse...

    Questão 3:

    a) O monóxido de carbono combinado com a hemoglobina.

    b) A porcentagem do hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de 50 ppm de CO desativada.
    No entanto, não se sabe quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO.

    c) Sintomas: Desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe.Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte. Na sequência de uma intoxicação aguda, as sequelas são quase sempre permanentes.
    Locais de risco a saúde: Cérebro e corpo mental, corpo físico, psico- emocional.
    Como evitálos: Assegurar-se da limpeza e verificar os equipamentos da sua casa, nunca queime carvão dentro de casas, cuidado com o gás, entre outros...

    Leandro, Cainã, Allan disse...

    1- A= Líquido do Pote → Água Bolinha → Álcool
    B= Líquido do Pote → Álcool Bolinha → Água
    C= Mistura de Álcool+Água Bolinha → Água e Álcool

    2-a) A densidade fica muito alta pois a uma grande concentração de sal, que chega a ser 10 vezes maior que o oceano normal.

    2-b) É que a água começa a evaporar a 100ºC e quando acionado o NaCl, muda a propriedade da água, e ela não é mais pura, e, quando muda a propriedade da água, muda a temperatura de evaporação. Quanto mais NaCl na Água, mais demora a ferver.

    2-c) 70 ppm (particula por milhao)

    3-a) Hemoglobina ligada ao monóxido carbono.

    3-c) Os primeiro sintomas de intoxicação é o desmaio, sensação de confusão, dor de cabeça, tontura, vertigem e outros similares ao da gripe. Para evitar, uma das maneiras é assegurar-se de que todos os aparelhos eletrônicos estão funcionando corretamente, sempre que puder, limpar chaminés, fornalhas e canos e também nunca aquecer a casa com equipamentos de gás. Os locais mais propícios para intoxicação por monóxido de carbono são grande cidades, com alto volume de queima de combustível, onde a cerâmicas em que ocorrem a queima de diversos materiais.

    Yana, Carlos, Jonata e Kleiton disse...

    ALunos: Yana, Carlos, Jonata e Kleiton. Série: 2 05 EM

    1- No recipiente A a água está presente, pois possui d=1 g/mL, então por ter bastante densidade a matéria colocada dentro vai boiar.
    No recipiente B está presente o álcool, pois tem menor densidade que a água. Tem d=0,8 g/mL, ou seja, o conteúdo colocado no álcool vai afundar.. Tem dois 2 motivos que explicam a diferença de densidade da água e do álcool que são: primeiro porque a molécula de etanol (álcool doméstico) é maior que a da água, o que faz com que as moléculas de álcool se mantenham mais distantes umas das outras deixando espaços vazios entre as moléculas. Esses espaços vazios fazem com que exista menos massa por unidade de volume e consequentemente uma densidade menor (uma vez que d=m/V). O segundo motivo são as forças de atração moleculares, no caso as pontes de hidrogênio que tem uma atuação maior na molécula de água do que na molécula de etanol, fazendo com que as moléculas fiquem mais próximas e por consequência aumentando a densidade. E no recipiente C estão presentes os dois elementos a água e o álcool. O álcool esta presente e faz com que o conteúdo colcado afunde (o pontinho verde) e o conteúdo vermelho esta boiando o que explica é a menor densidade que a água possui.

    Diego Zilse, Iohana Talia Tribess 2º1 disse...

    1- Na figura A o líquido é a água, pois a densidade da água é maior, por esse motivo as bolinhas boiam.
    Na figura B o líquido é o álcool, pois a densidade do álcool é menor, por esse motivo as bolinhas afundam.
    Na figura C o álcool está embaixo e a água em cima. A densidade do álcool é menor e da água maior.

    Yana, Carlos, Jonata e Kleiton disse...

    Alunos: Yana, Carlos, Jonata e Kleiton. Série: 2 05 EM

    2-a) A densidade no mar morto é muito maior do que o oceano brasileiro. No mar morto as pessoas basicamente não boiam, mas sim flutuam nesse mar não tem como se afogar. Diferenciando-se extremamente dos mares do Brasil que se precisa saber nadar e você tem a consciência de que se entrar no mar pode estar correndo risco de vida. Pois os oceanos são perigosos e é muito fácil você se afogar ou uma corrente pode lhe puxar para dentro.

    2-b) A evaporação dessa água vai demorar mais justamente pela presença e pelo excesso de sal que fazem com que as moléculas se agrupem na água e para a evaporação acontecer é necessário que as moléculas se afastem. Isso faz com que o processo de evaporação fique mais alongado.

    2-c)Na água estão presente o Hidrogênio e Oxigênio que se ligam e com presença do sal a atração aumenta. Porque o sal forma cargas positivas (+) e negativas (-) que se atraem. Com isso aumenta a a força de ligação entre as pontes de hidrogênio.

    andressa,ianara,lucimara e thais... 2º1 disse...

    1) as sequencias das "bolinhas" fica da seguinte maneira: primeiro a Água, pois neste a água é densa então faz com que as bolinhas "flutuem".
    Depois o Álcool,pois como ele é menos denso faz com que alas as "bolinhas" dessam .
    e por ultimo a mistura a bolinha mais densa irá descer (verde) e a menos densa irá subir,pois na mistura a densidade da água e do álcool vai mudar ou seja ficará neutro.e as diferença da densidade das bolinhas será notável.

    Diego Zilse, Iohana Talia Tribess 2º1 disse...

    2-a) 1L-1000L
    mm= 360g/L
    mm= 37g/L
    d= 1360g (dividido) 1000mL
    d= 1,36g/mL
    d= 1,3g/mL

    d= 1037g (dividido) 1000mL
    d= 1,037g/mL
    d= 1,0g/mL

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    2-b) Para a água evaporar, precisa ter movimentação de suas moléculas. Porém quando há algum soluto, que no caso vem a ser o sal, dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais devagar.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    2-c) a relação química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCl, e são esses elementos que tornam difíceis movimentação das moléculas. 

    Yana, Carlos, Jonata e Kleiton disse...

    ALunos: Yana,Carlos,Jonata e Kleiton. Série: 2 01 EM

    3-a) O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo.

    3-b)O limite de tolerância do monóxido de carbono é de 40ppm. Todavia, segundo alguns autores, uma concentração de monóxido de carbono no ambiente da cerca de 10ppm pode determinar efeitos tóxicos após uma hora de exposição e a concentração de 40ppm pode ser fatal neste mesmo intervalo de tempo.
    Considerando um indivíduo adulto, com uma ventilação pulmonar normal, num ambiente de pressão atmosférica normal de 760 mm de Hg e um tempo de exposição suficiente para que se tenha o equilíbrio, os teores de carboxiemoglobina no sangue,com seus significados, em função do monóxido de carbono no ar inalado, são indicados na tabela 3.1 da literatura base. O limite de tolerância biológico para o monóxido de carbono pode ser avaliado pela determinação de carboxiemoglobina (HbCO) que, para indivíduos não fumantes,não deve ultrapassar o valor de 5%.
    Os níveis sanguíneos de carboxiemoglobina (HbCO) no organismo humano são:
    · Para indivíduos não fumantes- 0,64 + 0,28%
    · Para indivíduos fumantes- 4,96 + 2,80%

    3-c)Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte. Na sequência de uma intoxicação aguda, as sequelas são quase sempre permanentes. O monóxido de carbono pode ter efeitos graves no feto quando inalado pelas grávidas. A exposição crónica a baixos níveis de monóxido de carbono pode conduzir à depressão nervosa, confusão e perda da memória. O monóxido de carbono tem, sobretudo efeitos negativos nas pessoas ao combinar-se com a hemoglobina para formar carboxihemoglobina (HbCO) no sangue, o que evita a ligação do oxigénio à hemoglobina pela redução da capacidade de transporte de oxigénio pelo sangue. O efeito grave que tal provoca é a hipóxia, e, além disso, supõe-se que a mioglobina e o citocromo c oxidase mitocondrial sejam fortemente afetados. A carboxihemoglobina pode tornar-se de novo em hemoglobina, mas tal processo demora porque o complexo HbCO é bastante estável.

    Ocorre tanto em ambiente doméstico como industrial devido a motores antigos e outros mecanismos de combustão, aquecedores e equipamento de cozinha.

    Evitar os locais onde a grande concentração de Monóxido Carbono. Cidades grandes com muito tráfico de veículos, Industrias, etc.

    Edesio 1ano noturno disse...

    fome zero

    Luana Cristina, Maiara Horstmann e Pâmela Cristina disse...

    Questão 1.
    A- Água pois a densidade e maior e as moléculas são mais juntas fazendo com que as bolinhas flutuem.
    B- Álcool pois as moléculas ficam mais distantes e a massa da água é menor. Fazendo as bolinhas afundarem.
    C- Água e Álcool pois se mistura as densidades da água e álcool ou seja a densidade maior e a menor fazendo assim uma bolinha afundar e outra flutuar..

    Luana Santos e Thaís. 2ano 3 disse...

    1.Figura A: álcool menas densidade;
    Figura B: aguá mais densidade;
    Figura C: álcool e água pois misturadas o álcool que é menos denso fica em cima e a água que é mais densa fica em baixo.

    Luana Santos e Thaís. 2ano 3 disse...

    2.A:O mar morto mais densidade porque tem mais sal fazendo com que o corpo flutue e o mar brasileiro menas quantidade de sal é menos denso assim o corpo não flutua.
    O mar brasileiro: 1,037 g/ml
    Mar morto: 1,36 g/ml

    alessandra,amanda e laiza 2°ano 3. disse...

    questão 1:
    figura a:Álcool,pois o álcool é mais denso
    figura b:água,pois a água é menos densa
    figura c:Álcool e Água- pois quando misturados,pelo álcool ser mais denso ficará na parte de cima,e pela água ser menos densa ficará na parte de baixo.

    2° ano 3 - Wagner, Jean e Patrick disse...

    Resposta: 1°) Deduzimos que o recipiente A contém Álcool (menor densidade: d=0,8 g/ml) dentro, pois ambas as bolinhas flutuam.
    Já no recipiente B deduzimos que haja apenas água, pois a densidade é maior ( d=1 g/ml), sendo assim ficarem submersos.
    Já no recipiente C existe a mistura dos dois elementos, pois existe uma deslocação entre as bolinhas.

    Diandra,Jacson,jaine Tairine 2 ano 3 disse...

    1-a)Álcool,água e água álcool
    b)1.36g/l e 1.037g/l
    2-a)O mar morto tem menos densidade por isso que as pessoas flutuam e nos outros mares a densidade é maior por isso que é a mais difícil flutuar.
    b)Por que no mar morto tem mais sal do que água,já na nos outros mares tem menor de quantidade de sal e maior quantidade de água por isso há diferença na hora da evaporação.
    c)O sal e a água juntos formam uma mistura homogênea, o sal é um composto mineral mais encontrado no mundo, se a água estiver com PH baixo,torna-se bastante ácido em contato com o sal,sendo assim é mais difícil flutuar.

    Luana Cristina, Maiara Horstmann e Pâmela Cristina disse...

    Questão 2.
    Mar brasileiro = 1,037g/ml
    Mar morto = 1,36g/ml
    a) A densidade do mar morto é maior que a do mar Brasileiro, pois a concentração do sal é maior, facilitando que um corpo flutue.

    b) O sal é como um agente térmico, e que quanto mais sal sal presente na água as moléculas ficam juntas sem deixar nenhum espaço dificultando a evaporação. A água do mar morto sendo mais densa necessita de mais calor para que as moléculas se separem.

    Josiane grahl e Juliana m. Passing - 2°ano '2' disse...

    1-) A- água pois sua densidade é maior, fazendo com que as bolinhas subam.B- álcool pois sua densidade é menor, sendo assim as bolinhas afundam.C- é a mistura da água com o álcool: com a mistura dos dois líquidos a densidade final fica entre uma e outra, sendo assim a bolinha densa afunda e a menos densa boia.

    2-a) No mar morto a densidade é maior, devido a concentração mais elevada de sais dissolvidos, pois a densidade dos sais é muito maior que a da água.E no mar brasileiro a densidade é menor, devido a menor concentração de sais dissolvidos.

    2-b) O sal não evapora, e misturado com a água aumenta sua temperatura de evaporação, pois o sal, de certa forma 'segura' o líquido, que precisa se 'desprender' do sal para evaporar, com essas etapa a água necessita muito mais calor para evapora.

    2-c) O novo ponto de ebulição é diretamente proporcional ao número de mols na solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópio (aumento do ponto de ebulição de um líquido) e a concentração da solução conhecida como a lei de Raoult.

    Naiana, Lucas, Luana, Dhára, 2 ano 1 disse...

    3-A) A hemoglobina é capaz de transportar o oxigênio em uma quantidade superior a 20 vezes seu volume. entretanto, quando se une ao monóxido de carbono, ela perde sua capacidade de combinar-se com o oxigênio, o que implicara na perda de sua função e, consequentemente, em possíveis danos ao organismo.
    B) O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, insípido produzido por queima incompleta de combustíveis que contém átomos de carbono.Essencialmente, trata-se de uma substância que prejudica a oxigenação dos tecidos e, por isso, é classificada como um asfixiante sistêmico.

    Naiana, Lucas, Luana, Dhára, 2 ano 1 disse...

    3-C)Sim, Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe.

    André,Rivaldo,Marcelo .2° ano 02 disse...

    Questão 01-
    A primeira mistura flutua porque a água tem maior densidade;
    A segunda afunda pois o álcool tem menor densidade;
    A terceira é a mistura de álcool e água,por isso as bolinhas vão para direções diferentes,uma afunda outra flutua.

    Questão 02-
    A) No mar morto a densidade é maior,pois tem muito mais sal na água e por isso as pessoas boiam com mais facilidade.Já no mar brasileiro existe menos densidade(menos sal),sendo assim mais difícil boiar.

    B)A água evapora normalmente, mas, o sal continua (sal não evapora)
    Esse processo é o de dessalinização da água, ou seja a função do sal é de retardar a evaporação da água.

    C)o sal deixa a água com maior densidade(dessalinização).

    Josiane Grahl e Juliana M. Passing 2°ano '2' disse...

    3-a) A hemoglobina não funcional ocorre quando o CO(monóxido de carbono) entra em contato com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, que tinham como função transportar oxigênio, contaminada ela perde sua função e torna-se não funcional.

    3-b) 50ppm de CO consegue inutilizar 7% de hemoglobina e já ocasiona problemas visuais. Não se sabe o quanto outras proporções de CO inutiliza a hemoglobina nem se sabe qual o valor tolerável de CO no sangue.

    Andressa, Dianã, Franciane e Keiti -2º II disse...

    1- a)água b)álcool c)água+álcool

    2-a) A grande quantidade de sal faz com que a densidade de água seja muito alta. Essa característica atrai turistas do mundo inteiro, em face do fato de as pessoas flutuarem com muita facilidade.
    A densidade da água do mar depende da temperatura, da salinidade e da pressão. Essa dependência é conhecida como a Equação de Estado da água do mar.
    b) A água com maior quantidade de sal é mais pesada e por isso o processo de evaporação é mais lento a mesma temperatura com menor quantidade de sal.
    c) Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc) e onde não haja mudança na sua constituição atômica. Derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas bem como a composição química. No caso da dissolução do sal(NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evapora, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal.

    3-a) Quando o monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina forma-se a hemoglobina não funcional.
    b) Acima de 45mm Hg.
    c) Sim, sonolência. Os locais de risco à saúde, são os locais fechados e sem ventilação de ar. Podemos evitá-los frequentando com altas concentrações de monóxido.

    Anônimo disse...

    1-)Na figura A esta a agua e mais densa que as bolinhas fazendo assim com que elas flutuam;
    Na figura B esta o alcool que ao contrario da agua o alcool e menos denso que as bolinhas fazendo assim com que as bolinhas afundem;
    Na figura C esta a mistura de agua e alcool no caso da mistura uma bolinha afunda e a outra flutua pelo simples fato das bolinhas terem pesos diferentes;
    2-a)por possuir menor quantidade de sais no mar brasileiro a densidade é menor por isso é mais dificil flutuar em mar brasileiro do que no mar morto ja que no mar morto a quantidade de sais é execivamente maior e por isso respectivamente sua densidade tambem é maior sendo assim possivel que as pessoas flutuem;
    densidade do mar brasileiro=1.037 g/ml
    densidade do mar morto =1.36 g/ml
    2-b)pela enorme quantidade de sal,a agua do mar morto demora mais para evaporar do que as aguas dos mares brasileiros, pois a grande quantidade de sal na agua do mar morto dificulta a movimentação das moléculas da agua e sem essa movimentação a gua nao pode evaporar;
    2-c)na agua esta presente o oxigênio e Hidrogênio que se unem com a presença do sal, assim formam uma ponte de hidrogênio impedindo que algo passe por ela;
    3-a)quando a hemoglobina combina-se com o monoxido de carbono este inutiliza sua função.
    3-b)A porcentagem de hemoglobina desativa cresce com o aumento da conscentração de gas carbonico, uma concentração de 50 ppm de gas carbonico pode causar problemas visuais, se for superior pode ser fatal.Na pratica isso significa que apenas metade de nossa hemoglobina;
    3-c)Sintomas: Desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe;
    Locais como cidades grandes com maiores quantidades de industrias e automóveis que geram muito gás carbônico. Usar mais filtros em chaminés e manter regularizado em carros, assim amenizando esse gás, podemos evitar ficando em lugares abertos e com o ar limpo, como em lugares com menos industrialização;

    jessica disse...

    (1-) Na figura A esta a água e mais densa que as bolinhas fazendo assim com que elas flutuam;
    Na figura B esta o álcool que ao contrario da água o álcool e menos denso que as bolinhas fazendo assim com que as bolinhas afundem;
    Na figura C esta a mistura de água e álcool no caso da mistura uma bolinha afunda e a outra flutua pelo simples fato das bolinhas terem pesos diferentes;
    2-(a) por possuir menor quantidade de sais no mar brasileiro à densidade é menor por isso é mais difícil flutuar em mar brasileiro do que no mar morto já que no mar morto a quantidade de sais é excessivamente maior e por isso respectivamente sua densidade também é maior sendo assim possível que as pessoas flutuem;
    Densidade do mar brasileiro=1.037 g/ml
    Densidade do mar morto =1.36 g/ml
    2-(b) pela enorme quantidade de sal, a água do mar morto demora mais para evaporar do que as águas dos mares brasileiros, pois a grande quantidade de sal na água do mar morto dificulta a movimentação das moléculas da água e sem essa movimentação água não pode evaporar;
    2-(c) na água esta presente o oxigênio e Hidrogênio que se unem com a presença do sal, assim formam uma ponte de hidrogênio impedindo que algo passe por ela;
    3-(a) quando a hemoglobina combina-se com o monóxido de carbono este inutiliza sua função.
    3-(b) A porcentagem de hemoglobina desativa cresce com o aumento da concentração de gás carbônico, uma concentração de 50 ppm de gás carbônico pode causar problemas visuais, se for superior pode ser fatal. Na pratica isso significa que apenas metade de nossa hemoglobina;
    3-(c) Sintomas: Desmaio, sensação de confusão, cefaléia, vertigens e outros similares aos da gripe;
    Locais como cidades grandes com maiores quantidades de indústrias e automóveis que geram muito gás carbônico. Usar mais filtros em chaminés e manter regularizado em carros, assim amenizando esse gás, podemos evitar ficando em lugares abertos e com o ar limpo, como em lugares com menos industrialização;

    André,Marcelo e Rivaldo 2ª ano 2 disse...

    3-a)O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, e assim é produzido a hemoglobina não funcional.
    b)O limite de concentração de CO no sangue é de 40 ppm.Mas dependendo do ambiente,cerca de 10 ppm já pode ser toxico.
    c)Sim, a cefaleia,vertigens,aceleração da respiração e do pulso,coma,etc...Lugares apertados,com pequenos espaços e principalmente lugares industrializados são perigosos para a saúde.Podemos evitar esses lugares ficando em lugares de grande espaço,lugares abertos e com o ar limpo.

    Josiane Grahl e Juliana M. Passing. 2º ano ´2´. disse...

    3-c) Os sintomas de uma ligeira intoxicação são: desmaio, sensação, de confusão, cefaleia, vertigens(entre outros). O gás onde há a exposição ao CO são: grandes centros urbanos, garagens ou locais fechados a onde á veículos ligados, casa ou locais onde possuem fogões á gás,lareiras, churrasqueira etc., em que por um motivo o gás resultante da queima não é liberado e acaba sendo inalado. Podemos evita-los não ficando em locais fechados onde á motores ligados,certificar-se que as chaminés não estão obstruídos e em casa com o fogão ligado por muito tempo deixar algum local para a ventilação por exemplo: janelas, porta etc.

    Thais, Luana Santos 2 ano 3 disse...

    2-b) O sal é um agente térmico,e quanto mais sal na água, faz com que as moléculas fiquem mais juntas sem deixar espaço assim dificulta a e evaporação. A água do mar morto é mais densa necessita de mais calor para as moléculas se separarem.
    c)A relação entre o sal e o NaCL é que assim se torna difíceis moléculas se movimentarem.

    Luana Cristina, Maiara Horstmann e Pâmela Cristina 2º ANO 3 disse...

    Questão 2.
    c) O sal é constituído pelo elemento quimico NaCl, que é um elemento que faz com que as moléculas se tornam dificeis para se movimentar.

    alessandra,laiza,amanda 2°ano 3 disse...

    questão 2:a)
    A água do mar morto é mais densa,já a água do mar brasileiro é menos densa.Porisso na figura o homem flutua,pois a quantidade de sais existentes na agua do mar morto faz com que a agua fique mais densa e a pessoa flutue.

    2° ano 3 : Wagner, Jean e Patrick disse...

    Resposta: 2)a) Densidade do mar morto: 1,36 g/ml.
    Densidade do mar brasileiro: 1,037 g/ml. O mar morto contém maior quantidade de sal, portanto contém mais densidade. Já o mar brasileiro contém menos sal e assim contém menos densidade.

    b) Para acontecer a evaporação da água, é necessário que as moléculas da água se afastem, mas como o sal faz com que as moléculas se agrupem, irá precisar de muito mais calor para acontecer a evaporação.

    c) Com a presença de sal na água, formam- se polos positivos (+) e negativos (-) fazendo com que o oxigênio e o hidrogênio se atraiam. Isso faz com que as pontes de hidrogênio fique mais forte.

    Sara Camila 2 ano 3 vesp disse...

    Sara Camila Schaffer
    1_A- Álcool 0,8 g/ml
    B- Água 1 g/ml
    c- Água e Álcool
    Por que menos densidade flutua,por não ter muita densidade;a mão ir não flutua por ter muita densidade;e a água e álcool são entre os dois, pela água ter bastante densidade e álcool pouca densidade.

    2_ a)1360 dividido por 1000 = 1,36
    1037 dividido por 1000 = 1,037
    Por a água brasileira, ela dissolve mais rápido se por no sol, do que a do mar morto, pelo qual, o mar morto tem mais saiis doq eu a do mar brasileiro.

    b) É as moléculas de água estão em uma estado constante de evaporação e condensação perto da superfície da água líquida. Se uma molécula na superfície da água recebe energia suficiente, ela deixara o líquido com formação de vapor a uma certa pressão. A uma pressão de vapor de 1 atm,a água acaba fervedo,e isto ocorre a 100°c

    c)Qc,pa dividido por Qe = 0,46 (Tp-Ta) divididor por Pwp - Pa = P dividido por 760
    Ela seria uma Endotermica,com a energia que a água detém,faz com que as moléculas da água,que transforma condensaçao e evaporação perda de calor devido a convecção.
    -

    Tainara, Willian Mayara M e Alessandro 2° 3 disse...

    1. No recipiente A é água. No recipiente B é álcool e no recipiente C é água e álcool.
    2.a) A densidade do mar morto é muito maior que a do oceano do Brasil. Porque no mar morto existe muito mais sal.
    b) As moléculas estão agrupadas pela presença do sal em grande quantidade,o que faz com que a evaporação demore,pois para que ocorra a evaporação as moléculas precisam estar afastadas, exigindo mais calor.
    c) A água possui hidrogênio e oxigênio que se atraem, e colocando o sal eles se atraem mais. Pois os sal faz com que haja cargas positivas e negativas.

    Anônimo disse...

    Alunas :Jessica Camila May Antonio,Cristiane Holler,Marcia de Liz ,Luana Beatriz
    Serie:2ºano 2


    (1-) Na figura A esta a água e mais densa que as bolinhas fazendo assim com que elas flutuam;
    Na figura B esta o álcool que ao contrario da água o álcool e menos denso que as bolinhas fazendo assim com que as bolinhas afundem;
    Na figura C esta a mistura de água e álcool no caso da mistura uma bolinha afunda e a outra flutua pelo simples fato das bolinhas terem pesos diferentes;

    2-(a) por possuir menor quantidade de sais no mar brasileiro à densidade é menor por isso é mais difícil flutuar em mar brasileiro do que no mar morto já que no mar morto a quantidade de sais é excessivamente maior e por isso respectivamente sua densidade também é maior sendo assim possível que as pessoas flutuem;
    Densidade do mar brasileiro=1.037 g/ml
    Densidade do mar morto =1.36 g/ml

    2-(b) pela enorme quantidade de sal, a água do mar morto demora mais para evaporar do que as águas dos mares brasileiros, pois a grande quantidade de sal na água do mar morto dificulta a movimentação das moléculas da água e sem essa movimentação água não pode evaporar;

    2-(c) na água esta presente o oxigênio e Hidrogênio que se unem com a presença do sal, assim formam uma ponte de hidrogênio impedindo que algo passe por ela;

    3-(a) quando a hemoglobina combina-se com o monóxido de carbono este inutiliza sua função.

    3-(b) A porcentagem de hemoglobina desativa cresce com o aumento da concentração de gás carbônico, uma concentração de 50 ppm de gás carbônico pode causar problemas visuais, se for superior pode ser fatal. Na pratica isso significa que apenas metade de nossa hemoglobina;

    3-(c) Sintomas: Desmaio, sensação de confusão, cefaléia, vertigens e outros similares aos da gripe;
    Locais como cidades grandes com maiores quantidades de indústrias e automóveis que geram muito gás carbônico. Usar mais filtros em chaminés e manter regularizado em carros, assim amenizando esse gás, podemos evitar ficando em lugares abertos e com o ar limpo, como em lugares com menos industrialização;

    Joares, Thalia, Thiago e Vanessa - 2º ano 02 disse...

    1: A- água que está presente aqui, porque sua densidade é de 1g/mL, e faz com que as bolinhas flutuam.
    B- é o álcool que se faz presente, pois sua densidade é de 0,8g/mL, ou seja, menos que a da água, e como não tem muita pressão, as bolinhas ficam embaixo.
    C- água e álcool se fazem presentes, as duas bolinhas ficam separadas porque a molécula do etanol (álcool) é maior do que a da água, o que faz com que as moléculas fiquem mais próximas, aumentando a densidade.

    2:a) No mar morto a quantidade de sais é maior (360 g/l) que no mar brasileiro (37 g/l), sendo assim o mar morto tem mais densidade (1,12 g/ml) que os outros mares (1,03 g/ml). Com isso, as pessoas flutuam no mar morto e nos outros oceanos boiam,e obviamente precisam saber nadar.

    2:b) O excesso de sal faz com que as moléculas se agrupem na água e para a evaporação acontecer é necessário que as moléculas se afastem. Isso faz com que o processo de evaporação seja mais demorado.

    2:c) A relação química é que o soluto (sal) é constituído por elementos químicos NaCI e são esses elementos que dificultam a movimentação das moléculas.

    3:a)O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo.

    3:b) Acima de 40ppm tornam-se tóxicas.

    3:c) Sim. Os sintomas podem ser sensação de confusão, cefaleia, vertigens, alguns similares aos da gripe, desmaios, náuseas, podendo entrar em coma ou até causando a morte. Locais podem ser cidades grandes muito industrializadas, com muitos automóveis que geram muito gás carbônico. Podemos evitá-los usando filtros em chaminés e manter regularizado em carros, amenizando o gás, evitando lugares fechados que possam conter uma quantidade maior com esse gás.

    Bruna Sutil, Tainá de Freitas e Lucas Zilse 2 ano 2 disse...

    1- No primeiro recipiente: água, porque tem uma densidade maior que faz com que as bolinhas permaneçam na superfície.
    O segundo recipiente: álcool, por sua densidade ser menor, ao contrário da água, faz com que as bolinhas fiquem no fundo.
    No terceiro recipiente: água e álcool, como é feito a mistura da água e do álcool e cada bolinha tem um peso, é como se o álcool ficasse em baixo q faz com q uma das bolinhas permaneçam no fundo pela menor densidade.
    2-a) Por causa do seu 37 g/l, a densidade fica mais baixa no mar brasileiro. E como no mar morto a quantidade de sal é dez vezes maior chegando a 360g/l.
    b) Já que o sal não evapora com a água, o mar morto aumenta sua concentração que fica com uma densidade maior que o mar brasileiro. Como a grande concentração de sal não evapora, no mar morto evapora mais devagar.
    c)Na água estão presente o hidrogênio e oxigênio que se ligam e com a presença do sal a atração aumenta. Porque o sal forma cargas positivas e negativas que se atraem. Com isso aumenta a a força de ligação entre as pontes de hidrogênio.

    Thais, Luana Santos 2°ano3 disse...

    3- a) A hemoglobina é ligada ao monóxido de carbono.

    b)Quanto maior é a concentração de CO no ar inspirado maior vai ser a quantidade de hemoglobina desativada e por isso podem acontecer desmaios, náuseas,dores de cabeça, podendo até causar a morte.

    c)Existem. Os locais como cidades grandes que tem maior quantidade de indústrias e que tem um ciclo rotátivo constante de automóveis que geram muito gás carbônico. Usar mais filtros em chaminés e estar se privando um pouco da locomoção com carro pode ajudar bastante pois vai amenizar este gás,evitar estar sempre em lugares fechados também vai ajudar.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    Questão 1:
    Ambas as bolinhas são menos densas que o líquido do desenho, A e mais densas que o de B. A bolinha verde é mais densa e a vermelha é menos densa que o líquido do desenho C. Assim,, o líquido de A, é mais denso que o de C, que é mais denso que o de B. Decorre que o líquido do desenho A é a água, o desenho B é álcool e o do desenho C, é uma mistura de ambos.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    2-a) 1L-1000g

    mar morto= 360g/L
    mar brasileiro= 37g/L

    d= 1360g (dividido) 1000mL
    d= 1,36g/mL
    d= 1,3g/mL

    d= 1037g (dividido) 1000mL
    d= 1,037g/mL
    d= 1,0g/mL

    A densidade no mar morto é muito maior do que o oceano brasileiro. No mar morto as pessoas basicamente não boiam, mas sim flutuam nesse mar não tem como se afogar. Diferenciando-se extremamente dos mares do Brasil que se precisa saber nadar e você tem a consciência de que se entrar no mar pode estar correndo risco de vida. Pois os oceanos são perigosos e é muito fácil você se afogar ou uma corrente pode lhe puxar para dentro.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    3-a) O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    3-c) desmaio, perturbações pulmonares, sensação de confusão, dor de cabeça, náuseas e outros sintomas parecidos com a da gripe.
    O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, como aqueles que são produzidos por automóveis e camiões, pequenas máquinas a gasolina, fogões, lanternas, carvão e madeira em combustão e fogões e sistemas de aquecimento a gás.

    Podemos evita-los:
    Assegure-se de que todos os equipamentos na sua casa estão instalados adequadamente e a funcionar corretamente;
    Tenha o cuidado de inspecionar e limpar todos os anos a fornalha, as chaminés e os canos;
    Nunca aqueça a casa com equipamentos a gás;
    Nunca queime carvão dentro de portas ou em qualquer espaço fechado;
    Nunca deixe uma ferramenta que funcione a gás ou um veículo a trabalhar dentro da garagem ou numa oficina, ou em qualquer sítio interior;
    manter os motores dos carros sempre bem regulados e colocar filtros nos chaminés das indústrias.

    Renata, Jaciara 2° ano 1 disse...

    3-b)O limite de tolerância do monóxido de carbono é de 40ppm. Todavia, segundo alguns autores, uma concentração de monóxido de carbono no ambiente da cerca de 10ppm pode determinar efeitos tóxicos após uma hora de exposição e a concentração de 40ppm pode ser fatal neste mesmo intervalo de tempo.
    Considerando um indivíduo adulto, com uma ventilação pulmonar normal, num ambiente de pressão atmosférica normal de 760 mm de Hg e um tempo de exposição suficiente para que se tenha o equilíbrio, os teores de carboxiemoglobina no sangue,com seus significados, em função do monóxido de carbono no ar inalado, são indicados na tabela 3.1 da literatura base. O limite de tolerância biológico para o monóxido de carbono pode ser avaliado pela determinação de carboxiemoglobina (HbCO) que, para indivíduos não fumantes,não deve ultrapassar o valor de 5%.
    Os níveis sanguíneos de carboxiemoglobina (HbCO) no organismo humano são:
    · Para indivíduos não fumantes- 0,64 + 0,28%
    · Para indivíduos fumantes- 4,96 + 2,80%

    Thais,Lucimara,Andressa e Ianara 2 ano 1 disse...

    Thais,Andressa,Lucimara e Ianara,2 ano1.
    2-a) A densidade no mar morto é muito maior do que o oceano brasileiro. No mar morto as pessoas basicamente não boiam, mas sim flutuam nesse mar não tem como se afogar. Pois no mar morto a concentração de sal é maior do que nos outros oceanos. Quantidade de sal faz com que a densidade da água seja muito alta.Diferenciando-se extremamente dos mares do Brasil que se precisa saber nadar e você tem a consciência de que se entrar no mar pode estar correndo risco de vida. Pois os oceanos são perigosos e é muito fácil você se afogar.

    2-b) A evaporação dessa água vai demorar mais justamente pela presença e pelo excesso de sal. Pois o sal, de certa forma 'segura' o líquido, que precisa se 'desprender' do sal para evaporar, com essas etapa a água necessita muito mais calor para evapora.
    2-c)o sal é constituída de elementos químicos NaCl e são elas que dificultam os movimentos das moléculas
    3-a)hemoglobina ligada ao monóxido de carbono.
    3-b)Se respirado em concentrações superiores a 50 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono produz sintomas de envenenamento. Respirá-lo em concentrações ao redor de 200 ppm produz leve dor de cabeça, em apenas algumas horas.
    3-c)
    Porcentagem de Carboxi- hemoglobina no sangue
    Sintomas
    0-10 ________________________________________________Sem sintomas.
    10-20________________________ Desconforto na testa, possível dor de cabeça.
    20-30__________________________Dor de cabeça e latejamento nas têmporas.
    30-40____Forte dor de cabeça, fraqueza, tontura, diminuição da visão, náusea, vomito, colapso.
    40-50___________ ______As mesmas anteriores acrescidas de aceleração da respiração e da pulsação, aumento da chance
    de colapso e síncope.
    50-60_______Síncope, aceleração da respiração e da pulsação, como com convulsões intermitentes.
    60-70_____________________Coma com convulsões intermitentes, diminuição
    da batida cardíaca e da respiração, possível
    morte.
    70-80__________ ___________________Pulsação fraca e respiração lenta, falha da respiração, e morte.
    Provavelmente a maior parte do monóxido de carbono produzido é consumida na produção de misturas de com hidrogênio e outros gases combustíveis para redução de minérios. Um exemplo desta aplicação é o processo para a recuperação de níquel, de minério de ferro, cobalto e cobre. Quantidades menores, porém, substanciais são usadas na manufatura de uma variedade de produtos químicos, como ácidos, ésteres e álcoois, dos quais muitos outros derivados são também produzidos. O Monóxido de Carbono é usado na fabricação de carbonilas metálicas (especialmente carbonila de ferro) para conversão por decomposição térmica em metais em pó de alta pureza. O monóxido de carbono também é usado na fabricação de catalisadores especiais que são utilizados na síntese de hidrocarbonetos e na hidrogenação de óleos e gorduras. Este gás é ainda utilizado na preparação de misturas padrão para aferição de instrumentos, principalmente, na área de controle ambiental.
    evitar lugares fechados que tenha carro e motos e evitar lugares com muita industrialização,procure lugares com ar limpo e puro.

    Cleiton Soares, João e Wilhan 2 ano 1 disse...

    1 - A : Água, por que é mais densa, e faz com que as bolinhas fiquem em cima.

    B : Álcool,por que tem menos densidade daí não consegue segurar o objeto encima e então afunda.

    C : Água e Álcool, por que as bolinhas não tem o mesmo peso e a bolinha com mais peso faz com que ela desça por causa da densidade do álcool.

    2 - No mar morto a densidade da água é de 1,3 g/ml e do mar Brasileiro é de 1,0 ou seja concentração de sai no mar morto é muito maior cerca de 30%
    ai o nosso corpo boia.

    3 - a) Ela combina quando o monóxido de carbono se junta com a hemoglobina.

    b) Quando mais CO é inspirado do ar aumenta mais a hemoglobina desativada causando algumas consequências como : desmaios, náuseas, pode até entrar em coma ou causando a morte.

    c) Sintomas: Desmaio, sensação de confusão,e outros sintomas similares aos da gripe.
    Locais de risco a saúde: Cérebro e corpo mental, corpo físico.
    Como evitá-los : fazer sempre limpeza dos móveis da sua casa, nunca queimar carvão dentro de casa, e cuidar com o gás.

    Alessandra,Amanda e Laiza 2º 3 disse...

    Questão 2:
    b- O sal modifica as propriedades físicas da água,e com essa modificação a evaporação da água fica mais lenta.
    c- Na dissolução NaCl em água,a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-,quando a água evaporar esses íons e ânions vão se juntar normalmente e reconstituir o sal.

    Questão 3:
    a- A hemoglobina é ligada ao monóxido de carbono.
    b-Quando maior a concentração de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como consequência, mais graves os danos causados à saúde.
    A porcentagem de hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de CO; uma concentração de 50 ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO.
    c- Os sintomas são dores de cabeça,fraqueza,desmaios,tonturas,náuseas,vômito e dores no peito. Locais com maiores quantidades de indústrias e automóveis são locais de risco. Para evitar devemos ficar em lugares limpos com poucas e indústrias e com menos circulação de carros.

    2° ano 3 alunos: Wagner, Patrick e Jean disse...

    3-a) O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo.

    3-b)O limite de tolerância do monóxido de carbono é de 40ppm. Todavia, segundo alguns autores, uma concentração de monóxido de carbono no ambiente da cerca de 10ppm pode determinar efeitos tóxicos após uma hora de exposição e a concentração de 40ppm pode ser fatal neste mesmo intervalo de tempo.
    Considerando um indivíduo adulto, com uma ventilação pulmonar normal, num ambiente de pressão atmosférica normal de 760 mm de Hg e um tempo de exposição suficiente para que se tenha o equilíbrio, os teores de carboxiemoglobina no sangue,com seus significados, em função do monóxido de carbono no ar inalado, são indicados na tabela 3.1 da literatura base. O limite de tolerância biológico para o monóxido de carbono pode ser avaliado pela determinação de carboxiemoglobina (HbCO) que, para indivíduos não fumantes,não deve ultrapassar o valor de 5%.
    Os níveis sanguíneos de carboxiemoglobina (HbCO) no organismo humano são:
    · Para indivíduos não fumantes- 0,64 + 0,28%
    · Para indivíduos fumantes- 4,96 + 2,80%

    3-c)Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte. Na sequência de uma intoxicação aguda, as sequelas são quase sempre permanentes. O monóxido de carbono pode ter efeitos graves no feto quando inalado pelas grávidas. A exposição crónica a baixos níveis de monóxido de carbono pode conduzir à depressão nervosa, confusão e perda da memória. O monóxido de carbono tem, sobretudo efeitos negativos nas pessoas ao combinar-se com a hemoglobina para formar carboxihemoglobina (HbCO) no sangue, o que evita a ligação do oxigénio à hemoglobina pela redução da capacidade de transporte de oxigénio pelo sangue. O efeito grave que tal provoca é a hipóxia, e, além disso, supõe-se que a mioglobina e o citocromo c oxidase mitocondrial sejam fortemente afetados. A carboxihemoglobina pode tornar-se de novo em hemoglobina, mas tal processo demora porque o complexo HbCO é bastante estável.

    Ocorre tanto em ambiente doméstico como industrial devido a motores antigos e outros mecanismos de combustão, aquecedores e equipamento de cozinha.

    Evitar os locais onde a grande concentração de Monóxido Carbono. Cidades grandes com muito tráfico de veículos, Industrias, etc.

    Alunas: Ana Paula, Bruna, Poliana, 2º ano I disse...

    1) Recipiente A: água, com sua maior densidade, motivo pelo qual as bolinhas bóiam.
    Recipiente B: álcool, com sua menor densidade, motivo pelo qual as bolinhas afundam.
    Recipiente C: o álcool está em baixo (por sua densidade ser menor), e a água em cima (por sua densidade ser maior).


    2) a) A densidade do mar brasileiro é de: 1,037 g/ml; e do mar morto de: 1,36 g/ml
    Justificativa com a conta copiada do caderno de química:
    1L-1000L mm= 360g/L mm= 37g/L d= 1360g (dividido) 1000mL d= 1,36g/mL d= 1,3g/mL
    d= 1037g (dividido) 1000mL d= 1,037g/mL d= 1,0g/mL

    2) b) O sal dificulta a evaporação da água por sua alta (quando mais denso mais difícil a evaporação), assim, ele acaba segurando as partículas da água.

    2) c) A água existe pela combinação de hidrogênio e oxigênio, combinação que fica mais intensa com a presença de NaCl (porque o NaCl se quebra nessa nova combinação e forma cargas positivas e negativas). Quando a água evapora, essas partículas separadas do NaCl se juntarão novamente e reconstituir o sal, gerando assim uma alta concentração de NaCl. As moléculas unidas novamente provocam maior densidade, impedindo que algo passe por elas (por isso é possível boiar com mais facilidade lá) e provocando difícil dissolução.


    3) a) A hemoglobina nos glóbulos vermelhos é capaz de transportar o oxigênio em uma quantidade superior ao seu volume, mas acaba perdendo a capacidade de combinar-se com o oxigênio quando se combina com o monóxido de carbono. Tornando-se assim hemoglobina não funcional, porque se não estiver ligada ao oxigênio não poderá exercer a sua mais essencial função: transportar o oxigênio pelo corpo.

    3) b) As concentrações de monóxido de carbono são tóxicas no sangue porque impedem a hemoglobina sanguínea de combinar-se ao oxigênio, taxa-se que para o ser humano a tolerância de concentração seja limitada em 40 ppm (uma unidade de medida que significa “partes por milão”). Considerando isso, estar exposto ao CO (monóxido de carbono) é arriscado, mas o quanto ele é fatal e em quanto tempo de exposição precisa-se para isso dependerá de circunstâncias, como: se o individuo é fumante; se tem problemas de saúde; tempo de exposição; concentração da substância; pressão atmosférica; questões mais específicas em mulheres grávidas e seu feto; etc.

    3) c) Sintomas iniciais da intoxicação: fraqueza; sensação de confusão; dor de cabeça; tontura; vertigem; sintomas similares aos da gripe; desmaio; em certos casos até dor no peito; náusea; e vômito; tudo isso contando que o tempo de exposição a substância, a concentração dela, e as condições de saúde do indivíduo vogam. O baixo teor de oxigênio no ser chama-se hipóxia, que também é provocada pela presença de CO no sangue. Exposições de longo tempo, por exemplo, conduzem uma toxidade grave ao sistema, variando, pode levar o indivíduo a um estado de saúde arriscado, ou até mesmo fatal.

    Locais de risco: considerando que o CO é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e que provém da queima com pouco teor de oxigênio (que gera uma combustão incompleta), e da alta temperatura de carvão ou de outros materiais ricos em carbono (como os derivados do petróleo); os locais mais propícios para uma possível intoxicação podem ser tanto em ambientes domésticos (por causa da presença de aquecedores; sistemas de aquecimento a gás; entre outros equipamentos de cozinha), como podem ser industriais e urbanos (por causa da queima de combustível em automóveis ou caminhões; queima de diversos materiais e gases em maquinas que precisam de combustão: fogões, lampiões, etc.

    Como evitá-los: quase se está em uma área de risco não há como evitar a inalação do monóxido de carbono, por isso as precauções consistem em equilibrar a concentração de tal no ambiente, verificando se máquinas e aparelhos estão limpos e funcionando corretamente; não aquecendo ambientes com equipamentos a gás; prestar atenção nas regulagens de fornalhas, carros, chaminés; usar filtros nos chaminés; e por último, simplesmente preferir lugares arejados.

    Diandra,Jaine,Jacson,Tairine 2 ano3 disse...

    3-a)através de quando a hemoglobina é ligada ao monóxido de carbono.
    b)quando inalado o monóxido de carbono liga-se a a hemoglobina proteína que o transporta o oxigênio no sangue,com maior força que que a do oxigênio.Ocasionado um conflito entre as partes Co2 e O2,isto então faz com que a hemoglobina transporte Co em vez de O2.
    c)Sim,sintomas:dificuldade de respiração,tosse, irritação na garganta e pele,tremores,Náuseas,Vômito,Febre,Desmaio,Dor de cabeça, e entre outros.Ocorre nas cidades grandes em ambientes domésticos industriais.

    Tainara, Mayara Miranda, Willian, Alessandro 2º 3 vesp disse...

    3) a) O monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo.
    b) Concentração de 40ppm a 50 ppm.
    c)Sim. Febre, tonturas,fadiga, náusea, vômito, dispneia, dor no peito, arritmias cardíacas, hipotensão, alterações da consciência, perturbações da memória ou confusão mental.
    Os locais de riscos podem ser tanto em ambientes domésticos, equipamentos de cozinha, e em indústrias.
    Evitar os locais onde a grande concentração de Co2 como em cidades grandes devido aos veículos e Indústrias.

    Larissa 2 ano noturno disse...

    1- Suponho que o primeiro recipiente (A) seja a Água, pois apresenta mais densidade e flutua, já o segundo, (B) seja o Etanol, pois apresente menor densidade fazendo com que as bolinhas afundem, e por ultimo o recipiente (C) que seja a Mistura, um tanto de cada, apresentando a água com maior densidade e flutuando e o etanol com menor densidade fazendo com que afunde;

    2- a) A densidade do mar morto é de 1,36g/ml enquanto nos mares brasileiros é de 1,037g/ml. Sendo assim a maior predominação de densidade no mar morto, fazendo com que flutuem facilmente;

    b) Para que a água evapore precisa-se de movimentação das suas moléculas. Mas quando há algum soluto, nesse caso o sal dificulta a movimentação dessas moléculas, e isso faz com que a água evapore mais devagar.

    c) Compreendo que na dissolução do sal- NaCl na água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água se evapora, esses íons e ônions juntando-se reconstituem o sal.

    3- a) É produzida quando através do monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina.

    b) Quando inalamos monóxido de carbono ele liga-se a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio no sangue, com uma força de 230 a 270 vezes mais forte do que a do oxigênio. Haverá no sangue "Conflito" entre co2 e o2 pelas moléculas de hemoglobina. Ou seja Quanto maior a concentração de CO no ar inspirado maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como consequência causam sintomas variados.

    c) Os sintomas da intoxicação por monóxido de carbono seriam, dores de cabeça, tonturas, fraquezas, náuseas, vômitos e dores no peito. O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, como aqueles que são produzidos por automóveis ou caminhões, pequenas máquinas a gasolina, fogões, lanternas, carvão, e madeira em combustão e sistemas de aquecimento a gás.
    Então suponho que não haja como evitar a inalação de monóxido de carbono, o único jeito mais simples é manter os motores do carros sempre bem regulados e colocar filtros nos chaminés das indústrias, evitar locais confinados, contaminados pelo monóxido de carbono.

    Daniel, Joel e Yago 2º Ano 01 disse...

    1- No recipiente "A" o líquido é água, ou seja, as bolinhas tem densidade menor que 1g/ml. No recipiente "B" o líquido é álcool, ou seja, as bolinhas tem maior densidade do que o álcool que tem 0,8g/ml. No recipiente "C" provavelmente estão presentes água e álcool, o álcool fez com que a bolinha verde afunde e a água fez com que a bolinha vermelha boiasse.
    2- A- A densidade do oceano brasileiro é muito menor que a do mar morto, lá as pessoas boiam, aqui você deve saber nadar muito bem para entrar no fundo do mar.
    2-B- No mar morto a evaporação da água demora muito mais justamente por causa do sal que faz com que as moléculas se agrupem na água, e para evaporar as moléculas devem estar mais distantes.
    2-C- Estão presentes na água o oxigênio, o hidrogênio e o sal, mas éo sal que faz com que o oxigênio e o hidrogênio se liguem por que o sal tem cargas positivas e cargas negativas e isso aumenta a força de ligação entre as pontes de hidrogênio.
    3-A- O monóxido de carbono se junta com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos e interfere que os glóbulos transportem oxigênio pelo corpo.
    3-B- O limite é de 40ppm, mas cerca de 10ppm já fazem efeito, então 40ppm pode ser fatal.
    3-C- Os sintomas são desmaio, cefaleia, sensação de confusão e muitos dos sintomas são parecidos com os da gripe. Ocorre bastante em indústrias ou grandes centros, expostos a muitos equipamentos de combustão e até em casa, por causa dos aquecedores etc. Evitar grandes centros urbanos, onde o tráfico é intenso, áreas industriais que soltem monóxido de carbono no ar.

    Postar um comentário

    TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

     
    Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes