ATIVIDADE 3 ANO DO EM - ALCOOL E SOCIEDADE


Álcool e direção não combinam. Uma pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Detrans (Abdetran) em quatro grandes capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Salvador e Recife), no ano de 2001, apresentou resultados preocupantes: 61% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica. No estudo, a capital federal Brasília apareceu como a recordista, com 77,4% dos casos.

A pesquisa também revelou que o jovem é sempre a maior vítima e que a maioria dos acidentes fatais acontece no final de semana, principalmente nas noites de sábado.

As reações provocadas no organismo pelo consumo de álcool são variadas. O sistema nervoso é alterado, podendo passar da euforia e excesso de confiança para a depressão total. Os reflexos, perigosamente comprometidos, tornam-se lentos, interferindo na capacidade de avaliar riscos e dirigir com segurança. O resultado é o risco iminente de acidentes, muitos deles fatais e colocando em risco a vida de outras pessoas que estejam utilizando a vida, pedestres, outros motoristas e passageiros.

Para Fernando Pedrosa, especialista em prevenção e segurança no trânsito, conduzir um veículo é tarefa que requer habilidade e prudência.

"Esses requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica", explica.

Além do uso abusivo de álcool, outros fatores fazem com que as pessoas corram maior risco de se envolver em um acidente de trânsito.

Segundo a Coordenação-Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, as condições das vias, a alta velocidade e as condições precárias dos veículos são freqüentemente associadas aos acidentes registrados.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a concentração de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue comprova que o condutor está alcoolizado.

Todo motorista em estado de embriaguez, mesmo leve, compromete gravemente a sua segurança e a dos demais usuários da via, pedestres ou não.

Dirigir bêbado é um crime. A multa é considerada gravíssima, no valor de R$ 957,69.

O infrator ganha sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - pontuação máxima-, tem o direito de dirigir suspenso e pode até ser preso por um período que varia de seis meses a três anos


Fonte: Gazeta Digital

1. Elaborem um texto expressando a opinião da equipe em relação a nova lei seca, o consumo de bebidas alcoólicas e o impacto disso na sociedade

8 comentários:

Alexssandra e Caroline 3º 2 disse...

Em nossa opinião a lei seca foi um bom modo de reduzir os acidentes que acontecem diariamente em nossas rodovias, devido ao uso exagerado do álcool. Todos nós temos a consciência de que bebida e direção não são uma das melhores combinações para se fazer, pois alem de arriscar sua vida você poderá estar tirando a vida de outras pessoas inocentes e isso não tem preço.Essa nova lei fez com que o número de pessoas que bebem enquanto dirigem caísse para 21%,alem do teste de bafômetro se for constatado que o indivíduo esteja com 0,05 ou amais de álcool por litro de sangue sera multado.O valor da multa é de 957,69 perdendo a carteira de motorista e o automóvel será apreendido.Por isso devemos ter a consciência de que não devemos fazer para os outros o que não queremos para nos,pois na nossa sociedade você estando certo mesmo assim poderá pagar pelo erro de outra pessoa, assim se todos fazerem o que é certo e seguro poupara a vida de pessoas inocentes e sua.

Débora e Flávia . 3° ano 2 disse...

Em nossa opinião a Lei seca foi um bom meio de tentar evitar o aumento dos acidentes no trânsito. O aumento da multa contribuiu para os brasileiros cuidaram mais na hora de dirigir, já que isso pesa em um lugar onde o brasileiro da muita importância, no bolço. Mas sabemos também que mesmo com essa nova lei o brasileiro ainda não tomou total consciência de que a bebida e o trânsito nunca foi uma boa combinação, a lei nem sempre é correta e muitas vezes ocorre falhas, achamos que o direito que é dado para o motorista a optar se quer ou não fazer o teste do bafômetro é totalmente errado, já que a grande maioria se nega porque realmente está embriagado, sendo assim muitas vezes aliviado de sua culpa. Acreditamos também que a pena para a pessoa que dirige alcoolizada deve ser bem rígida, para nós, a retirada da carteira e a apreensão do carro é muito pouco, já que essa pessoa poderá com o passar do tempo voltar a dirigir e cometer novamente o mesmo ''crime'', essas pessoa deveriam ser presas, sem poder pagar fiança, já que as mesmas, mataram pessoas que nem ao menos tiveram o poder e o direito de defesa, uma pessoa que dirige alcoolizada não tem direito nenhum de defesa, já que elas não pensaram nem na vida dela e nem das dos outros quando fez essa ação.

Natanael, Bruno e gabriel (nascosta) disse...

O álcool é uma droga licita que no brasil é vendida para maiores. Aprovada a lei em plenário que motoristas ingeriram bebida alcoólica em algum casos leva-se multa podendo até ocorrer a apreensão do veiculo e até mesmo o motorista. Apos a implantação dessa lei , o numero de acidentes tem diminuído , mais mesmo assim ainda existem pessoas que bebem e dirigem. O álcool no organismo de uma pessoa ocasiona algumas alterações no metabolismo, como por exemplo perda de reflexos, sonolência, regular o prazer, humor, ansiedade, os primeiros fatores é deixar a pessoa desinibida e eufórica. O álcool em excesso no organismo pode causar até a morte, chamada cirrose. Concluímos que o álcool é causa de 50% dos acidentes de transito no pais, e vem matando muita gente inocente vitima de motoristas imprudentes. Aumenta a violência contra as mulheres, que apanham dos maridos, 49,5% dos homicídios tem relações com bares e bebidas.

Eduarda, Jaqueline - 3° ano 02 disse...

É fundamental que esta lei seja rigorosamente cumprida e não como as anteriores que, como neste país, só contribuiu para ser mais um combustível mediático. É necessário também que haja uma rígida supervisão dos policiais no desenvolvimento destas tarefas, para não levantar nenhuma suspeita de corrupção.
A nova lei seca sem dúvida nenhuma está colaborando muito com a sociedade depois que a lei entrou em vigor, as pessoas talvez sejam mais responsáveis pelos seus atos, apenas pelo fato de não querer perder a sua carteira de habilitação, assim respeitando o nível de álcool no sangue e pesando bem antes de querer dirigir.
Temos que ter consciência de que álcool e volante não combinam e que pode ser prejudicial não apenas as nossas vidas, mas também a vida de outras pessoas.

Danieli C. Wiesener 3º2 disse...

Concordo com a nova lei seca, que dirigir após consumir bebida alcoólica é crime; afinal, a pessoa babe por livre vontade e sai para dirigir, sabendo que com isso ela pode causar danos aos outros e a ela mesma.
Em alguns episódios de MythBusters (http://dsc.discovery.com/tv-shows/mythbusters), eles testam mitos sobre o efeito do álcool nas pessoas, como a reação tardia a estímulos.
O álcool faz com que as pessoas tenham reações mais tardias do que se estivesse sem álcool, e no trânsito, isso pode significar facilmente um acidente, onde a pessoa pode estragar a vida de outras pessoas ou até mesmo a vida delas.

Taís, Tatiane e Jéssica 3º-1 disse...

Com o objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados, a lei seca vem trazendo bons resultados em relação ao número de acidentes provocados pelo consumo do álcool. Através dessa nova lei, percebemos que a combinação de álcool e volante não é segura. Em conseqüência disso, está mais rigorosa, em busca de sua maior eficácia. A princípio não foi muito aceita pela sociedade, ainda hoje, causa polêmica, pois a maioria acredita que beber um pouco, não altera seu comportamento e não causam nenhum tipo de reações. O que de fato está errado, onde os reflexos ficam alterados, o indivíduo mais corajoso e, pode dessa forma causar acidentes graves ou fatais. Os números assustam, pois pesquisas nos mostram que cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito. Por isso, a tolerância zero no teste do bafômetro quer diminuir essa triste estimativa.
Enfim, tendo em vista todos esses dados, podemos notar que a lei 11705/2008, que trata da lei seca, é muito eficaz, diminuindo um número significativo de mortes e acidente de trânsito, tendo em vista a segurança do motorista bem como, dos passageiros. No entanto, apesar de ela estar sendo bem aplicada, ainda há motoristas inconscientes que andam embriagados, e muitas vezes não são pegos. Embora o número de acidentes tenha decaído, achamos que pagar uma simples multa, é pouco, deveria ser mais rígida.Portanto, acreditamos que "mudanças extremas requerem medidas extremas", pois esta é a melhor forma de tentar disciplinar motoristas irresponsáveis. Se pessoas sem consciência agem de forma errada, elas devem ser punidas severamente para que pessoas inocentes não sejam prejudicadas.

Dã, Éricles 3° - 02 disse...

Atualmente as leis que regem o Brasil teoricamente devem ter como objetivo manter a ordem e proteção dos cidadãos, umas das leis, é a lei seca, implantada no Brasil em 2008. Consiste em penalizar motoristas que tenham uma porcentagem de álcool no sangue, tentando assim amenizar os vários acidentes e mortes causando por este problema que se torna cada vez mais grave no Brasil, segundo o Ministério da Saúde 21% dos acidentes de transito tem envolvimento com pessoas alcoolizadas. Com a implantação da lei seca o Brasil começou a apresentar mudanças significativas, mas não sendo ainda totalmente eficaz, pois a "antiga" lei seca trabalha com uma margem de porcentagem de álcool no sangue, tendo isso como consideração a legislação brasileira reformulou tal lei, agora reduzido a porcentagem a míseros 0% de álcool, isto mesmo, qualquer pessoa que conter um ml que seja de álcool no sangue, será penalizada, podendo ser condenada a prisão durante 1 a 3 anos. Concluo dizendo que tal lei já deveria ter sido implementada a um bom tempo, podendo ter salvado varias vidas inocentes, e espero que esta lei seja cumprida a rigor, para que as pessoas possam andar na rua sem medo de serem vitimas de um acidente por um motorista imprudente alcoolizado.

Stéffani W. Arndt & Jakeline N. Piske disse...

Não é de hoje que direção e álcool não combinam. A Lei Seca provém a finalidade de estabelecer alcoolemia zero e de impor penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influência do álcool. O álcool é ingerido no estômago e absorvido pelo intestino, e pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas para o cérebro, assim, afetando a coordenação motora e equilíbrio humano, aptidões essenciais para conduzir um veículo, causando assim a maioria dos acidentes de trânsito .
O álcool é a droga preferida dos brasileiros, seguida do tabaco. O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo, é a droga que mais detona o corpo juntamente com o craque e a cocaína. Não é só a questão de beber e dirigir que mata o indivíduo, mas também as doenças físicas como câncer e psiquiátricas.
Como cidadão brasileiro, temos a opção de
fazermos a nossa parte, colaborando de forma ética, conscientizando crianças e jovens desde cedo, e tomarmos a atitude de mudar esses resultados, ou nos acostumarmos, como já estamos, com as notícias de famílias sendo destruídas por causa do álcool .

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes