ATIVIDADE 1º ANO EM - FENÔMENOS


Olá estudantes!

Seja bem vindo a PRIMEIRA avaliação no blog do ano de 2013, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.

ATIVIDADE:
A.

B.

C.

D.

OBSERVE AS FOTOS (A, B, C e D) CLASSIFIQUE EM FENÔMENO FÍSICO OU QUÍMICO E EXPLIQUE CADA UM COMO ACONTECE.

70 comentários:

cristiano ribeiro dos santo 1ano nortuno disse...

isso e muito intelecante eu obriservei que a foto a o menino leva um choque e fica com o cabelo em pé

robsonarianoalvespaes 1 noturno disse...

eu observei na foto a q ele leva um choque ele esta com a mão congelada na foto c ele está fazendo fogo e na foto d uma maçã podre

cristiano ribeiro dos santo 1ano nortuno disse...

foi muito inprecionante

Edesio 1ano noturno disse...

foto A)Um menino com a mão numa bola de metal que gera energia estatica, e é um fenomeno fisico.
foto B)É um homem com algo na mao gerando uma fumasa e o material pode ser gelo seco e o fenomeno é quimico.
foto C)É uma chama onde o combustivel usado pode ser alco ou gasolina e o fenomino pode ser fisico.
foto D)Uma maça que entrou em decomposisão e fico preta e o fenomino é quimico.

Larissa A.P.A., Alessandra J., Carlos R.M.S., Douglas h. disse...

Figura D:
A maça esta num tom de marrom,Devido a oxidação do ferro, presente nas células da maçã, quando o ferro entra em contato com o oxigênio do ar, ocorre o processo de oxidação do ferro, que faz com que a maça fique com uma cor marrom.Por isso é considerada uma reação Quimíca.

Figura C:
O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo. O fogo é uma reação química.

Figura A:
Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C.Para produzir gelo-seco é preciso um recipiente de alta pressão com dióxido de carbono líquido. Quando se libera o dióxido de carbono líquido do tanque, a expansão do líquido e a alta velocidade de evaporação do dióxido de carbono gasoso esfriam o resto do líquido até o ponto de congelamento, no qual ele se transforma diretamente em sólido (ressublimação). Se você já viu um extintor de incêndio de dióxido de carbono em ação, viu uma espécie de "neve" se formar no bocal. Essa "neve" é o dióxido de carbono (líquido) começando a virar um bloco de "gelo-seco. Sendo então considerada uma reação Física.

Figura A:
A indução eletrostática é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado, às vezes também é chamada de indução elétrica.

O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repelem as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor.Por isso que o cabelo fica em pé, por causa da carga elétrica recebida, sendo então uma reação física.

LUIS RODRIGO NECKEL disse...

FOTO A- GERADOR VAN DER GRAFF O EXPERIMENTO EXPLICA O CAMPO ELÉTRICO. QUANDO O GERADOR FORNECE EM TORNO DE 20 000 VOLTS, O CAMPO FICA MUITO INTENSO E CRIA O FENÔMENO COM OS CABELOS (FICAM ARREPIADOS), PORÉM ESSE CHOQUE NÃO GERA RISCO ALGUM, RISCO POIS É APENAS CARGA ESTÁTICA.

FOTO B C D-Fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

Amanda, Eduarda, Maiara e Vitor. disse...

a) É um fenômeno físico, pois a eletricidade estática o que causa o levantamento do cabelo, está presente no corpo, que acumula naturalmente, movimentos como andar, sentar em uma cadeira, tirar o casaco, abrir uma porta ou tocar em um objeto que contenha energia.

Fabiane, Gustavo, Caroline e Ellen. disse...

Alunos: Caroline, Ellen, Fabiane e Gustavo. 1º ANO 4
A) Fenômeno físico, pois a matéria depois volta ao normal. Acontece um tipo de magnetismo, como passar na frente da televisão.

B) Fenômeno químico, porque quando ela chega a temperatura ambiente vira gás.

C) Fenômeno químico, porque transforma a matéria, fazendo com que o álcool e a faísca virem fogo.

Ana, Ellan, Ketlin, Luziane e Marelo - 1º 4 disse...

Imagem A
É um fenômeno físico, pois os corpos acumulam eletricidade. Fazer certas atividades como: sentar numa cadeira.
Imagem B
É um fenômeno físico, pois o gelo seco está em estado sólido ( é formado por gás carbônico congelado)e passa para gasoso sem passar por líquido, passando por sublimação.
Imagem C
É combustão, um fenômeno químico, pois queima as substâncias ou materiais transformando-as em outras.
Imagem D
Escurecimento das frutas, um

Thuane,Taynara,Bruno e Cassandra disse...

Figura 1:É um fenômeno químico,todos os fenômenos químicos necessitam de um fornecimento externo de energia.O garoto encostou em uma bola magnética e ganhou uma carga de energia em seu corpo,fazendo assim com que ele reagisse a essa carga de energia elétrica e seus órgãos tivessem um estímulo de reação química.

Thuane,Taynara,Bruno,Cassandra 1º ano 4

Leticia, Karoline, Thalia e Luciana disse...

A) Fenômeno físico. É um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos fiquem totalmente em pé, isso ocorre quando o individuo toca nele.
B)Fenômeno químico. CO

Otavio Matheus ,Jessica Dos Santos ,Andresa Isler 1º 02 disse...

A - O nome é Gerador de Van de Graaff, que é o nome do inventor. Trata-se de um gerador eletrostático. Ele usa uma correia de material isolante, que pode ser plastico ou couro, para transportar cargas para o globo onde elas se acumulam. Qualquer coisa que esteja em contato com o globo receberá a carga também. Os cabelos se arrepiam por ficarem carregados todos com a mesma carga. Cargas iguais se repelem e diferentes se atraem. Para que uma pessoa possa receber a carga do gerador ela deve estar isolada do chão, ou a carga se disperça na terra. E um Proceso Fisico.

B- Já a sublimação é considerada apenas a passagem do sólido para o gasoso. Nesse processo, as moléculas do gás se depositam de forma espontânea para se formarem em estado sólido, processo chamado de deposição. Isto é um processo fisico .

d-a faca tem culpa nisso.quando cortamos a maça,rompemos algumas células da fruta,e isso libera substância causadora do escurecimento.
a responsável tem nome é a enzima polifenol osxidase .Ocontato com o oxigenio do ar tambem da uma força ao trabalho da substancia .

Dara, Ramon, Sabrina, Joel, Cleonice e Higor disse...

A) Físico: Porque a matéria do cabelo não se altera, somente arrepia ao ato do menino tocar com a mão na bola eletrizada;
B) Químico: Porque no ato de fazer gelo seco se transforma a água congelada, ao resfriar-se fará uma neblina intensa ou seja a matéria se transforma.
C)Químico: Por que o álcool ou a substancia jogada no local acaba se transformando em chama e vapor, ou seja a matéria se transforma.
D) Físico: Porque a massa da fruta não se altera só fica mais escura por estar sem proteção de sua casca.

Djhéssica, Leandro,Wesley,Diogo disse...

A) energia eletroestatica é fenomeno fisico
B) Co2 no estado solido fenomeno fisico
C) combustao fenomeno quimico
D) fenomeno quimico ao morder libera uma substancia que causa escurecimento

robsonarianoalvespaes 1 noturno disse...

isso foi muito bom muito interesante para nos saber mais sobre quimica

cristiano ribeiro dos santos disse...

e uma decoposicão e isso

cristiano ribeiro dos santos disse...

o alco se tras for mou em agua

luis rodrigo neckel disse...

A queima do álcool é um fenômeno químico, pois sofre alterações na sua composição. Já a evaporação do éter e a formação da neve são fenômenos físicos, pois não sofrem alteração na sua composição química, nelas ocorre apenas uma alteração estrutural sendo essa alteração facilmente reversível, basta modificar a pressão e ou a temperatura.
FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS
FENÔMENO QUÍMICO: PROVOCAM MUDANÇA NA NATUREZA DA MATÉRIA, FAZENDO COM QUE UMA SUBSTÂNCIA SE TRANSFORME EM OUTRA. É QUANDO NOVAS SUBSTÂNCIAS SÃO FORMADAS.

EXEMPLOS:

1) ALGUM TEMPO DEPOIS DE DESCASCARMOS UMA BANAN OU UMA MAÇÃ, A SUPERFÍCIE DELAS FICA ESCURA, POR CAUSA DA REAÇÃO QUÍMICA QUE OCORRE ENTRE A BANANA OU A MAÇÃ E O OXIGÊNIO DO AR. TRATA-SE DE UM FENÔMENO QUÍMICO.

2) NA FABRICAÇÃO DO PÃO É USADO UM FERMENTO BIOLÓGICO QUE PRODUZ GÁS CARBÔNICO.

3) NO NOSSO TUBO DIGESTÓRIO, AS MOLÉCULAS DO ALIMENTO SÃO TRANSFORMADOS EM MOLÉCULAS MENORES.

4) COMBUSTÃO DO CARVÃO.

5) QUEIMA DE PAPEL.

6) RESPIRAÇÃO HUMANA.

7) LATA ENFERRUJANDO.

FENÔMENO FÍSICO: NÃO ALTERAM A NATUREZA DAS SUBSTÂNCIAS.

EXEMPLOS:

1) O ATO DE DESCASCAR A BANANA OU A MAÇÃ CONSTITUI UM FENÔMENO FÍSICO.

2) DEPOIS DO FENÔMENO QUÍMICO QUE ACONTECE NA FABRICAÇÃO DO PÃO, AO SE DESPRENDER, O GÁS FAZ A MASSA CRESCER.

3) NAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, A LUZ É DESVIADA PELAS LENTES.

4) AMASSAR UM PEDAÇO DE PAPEL.

5) LIGAR UM RÁDIO.

6) DERRETER CHUMBO.

7) FERVER ÁGUA.

8) O CICLO DA ÁGUA.

9) PERFUME EVAPORANDO.

andrei e karine - 1° ano noturno disse...

A- Através do fenômeno da eletrostática nos sólidos, observou-se a propriedade dos materiais isolantes e condutores.

B- À medida que o gelo-seco aquece, ele transforma-se em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura muito gelada e a característica de passar diretamente para o estado gasoso (característica também conhecida como sublimação) fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração.

C- Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

D- Sempre que cortamos uma maçã ao meio, ela sofre um processo de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura.

tábita e elisandra 1º 1 disse...

a)físico:
A carga elétrica é uma grandeza que se conserva. Ou seja, se um corpo inicialmente neutro perder elétrons, perderá certa quantidade de cargas elétricas negativas. Portanto, irá adquirir um mesmo valor, em módulo, de cargas positivas.

As cargas elétricas são sujeitas a atração ou repulsão umas com as outras, segundo o princípio: “cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Cargas elétricas de sinais opostos se atraem”. Por exemplo: as positivas se repelem umas das outras. As negativas se repelem umas das outras. Mas cargas positivas e cargas negativas se atraem. Isto pode ser observado simplesmente ao eletrizar dois objetos como dois pedaços de PVC. Uma vez que os dois estiverem carregados com cargas de mesmo sinal, surgirá entre eles uma força de repulsão

b)químico:
O gelo-seco é dióxido de carbono congelado. A temperatura na superfície de um bloco de gelo-seco é de -78,5º C. O gelo-seco também tem uma característica interessante - a sublimação. À medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura extremamente gelada e a característica da sublimação fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração.

c)químico:
Porque ele é rico em hidrogênio, elemento químico que tende a se juntar com o oxigênio do ar para formar água. Esse processo de união é fundamental para alimentar as chamas. "Para uma substância pegar fogo, sua reação com o oxigênio tem que liberar energia". E é exatamente isso que ocorre no casamento entre o hidrogênio e o oxigênio. Agora, o que explica o fato de o álcool inflamar com tamanha facilidade é outra característica: basta a temperatura ambiente para fazê-lo evaporar. "Com o combustível na forma de vapor, a mistura com o oxigênio do ar é muito mais efetiva e a combustão ocorre com maior rapidez.

d)químico:
As frutas cortadas apodrecem ou escurecem devido a influencias do oxigênio que potencializa a oxidação das fibras e consequentemente a invasão de fungos, bactérias e dos açucares.

JEFERSON, MARCELO 1 ANO 1 MAT disse...

A) O nome é Gerador de Van de Graaff, que é o nome do inventor. Trata-se de um gerador eletrostático. Ele usa uma correia de material isolante, que pode ser plastico ou couro, para transportar cargas para o globo onde elas se acumulam. Qualquer coisa que esteja em contato com o globo receberá a carga também. Os cabelos se arrepiam por ficarem carregados todos com a mesma carga. Cargas iguais se repelem e diferentes se atraem. Para que uma pessoa possa receber a carga do gerador ela deve estar isolada do chão, ou a carga se disperça na terra, por isso do banquinho de plastico.E é um fenomeno quimico

B)Existem dois tipos de fumaça.
A primeira usa o dióxido de carbono sólido( gelo seco). Ela tem a vantagem de dar um bom visual( por exemplo, se ela for colocada no alto de uma escadaria, vc verá ela descer os degraus( porque o ar frio, por conveção, irá para o lugar mais baixo).
Outro tipo de fumaça é aquela produzida por máquinas. Aquelas que deixam um sabor adocicado na boca. Aquela fumaça é feita por uma mistura líquida em evaporação. A mistura é formada por partes iguais de água, álcool etílico e propanotriol( glicerol ou glicerina). Adicionam tbm aromatizantes ( como aroma artificial de morango ou chocolate).E é um fenomeno fisico

C)o alco pega fogo porque existem um radical orgânico específico em sua molécula,assim quando se tem calor suficiente o Oxigênio oxida este radical do Álcool e todos as outras partes também.e ocorre a queima e é um fenomeno quimico

Tayná, Kerolayn, Lucas M. e Matheus. disse...

A.Físico: A estática acontece por causa de acumulo de cargas elétricas que podem se manifestar em qualquer matéria. São encontradas principalmente em locais secos.

B.Físico: O gelo seco passa do estado solido para o gasoso num processo chamado sublimação, não alterando sua matéria.

C.Químico: O álcool recebe uma faísca, produz chamas e novas substancias como o gás carbônico e a água. Esse processo se chama combustão.

D.Químico: Altera a natureza da substancia, ou seja, substancias iniciais transformam-se em outras substancias após a transformação. A maçã apodrece por ação de fungos e bactérias, portanto é um fenômeno químico, num processo semelhante a digestão.

NILZA,MILENA ,JOICE ,CHAIENI disse...

a) Fenômeno físico, encostando na bola que está completamente eletrizada, a eletricidade passa para o corpo arrepiando o cabelo do menino.

b)







c)Fenômeno químico,ascendendo um fosforo ou isqueiro perto do álcool acontece a combustão, o fogo.

d)

Arthur,Caio,Lucas Luan.1ano 3 Vesp. disse...

A)É um fenômeno físico,pois não ocorre nenhuma formação de novas substâncias.

B)É um fenômeno químico,por que,a água ao se misturar com o sabão,produziu uma nova substancia,ou seja espuma.

C)É um fenômeno químico,pois o comburente ao se misturar com o combustível,produziu uma nova substancia,ou seja o fogo.

D)É um fenômeno químico,pois com o passar do tempo a maçã escurece,ou seja é um fenômeno químico.

Jose,samuel e everton 1ano 3 vespertino disse...

E uma reacao quimica

Elton Tiago Pereira, Francielle da Silva, Alessandra Schmoegel e Beatriz dos Santos 1º03 vespertino disse...

a letra ''D''
As maças logo após serem cortadas e se não forem consumidas em um curto espaço de tempo começam a escurecer, isso resulta devido a ação de algumas enzimas que contem na maça, elas são chamadas de polifenol oxidase, essas enzimas quando entram em contato com o oxigênio fazem que haja uma oxidação no local e por isso surge a cor escura na polpa da maça, o mesmo ocorre nas bananas, batatas, peras e outras frutas e legumes. Uma forma de evitar o escurecimento é não deixa-las diretamente em contato com o oxigênio existente no ar, par isto basta mergulhar a maça na água, ou então pingar gotas de limão sobre a fruta, a acidez do limão faz com que a enzima fique inerte, não escurecendo a fruta. Ainda consumir a fruta após ela ter escurecido não há mal algum, pois isso não significa que ela esteja imprópria para o consumo.

jessica natascha dara e talia 1°03 EM disse...

A: gerador de van der graff está classificado em fenômeno físico ele não altera a matéria, ele é um instrumento de força eletrostática que faz com que os cabelos do individuo que tocar fique totalmente de pé.
B:gelo seco está classificado em fenômeno físico pois não altera a matéria pois quando ele é colocado em contato com a água ele apenas forma uma nuvem de fumaça em cima do copo ou do recipiente mais ele não altera a aguá
C:

Patrick,Guilherme e Yuri 1°1 disse...

A)Fenômeno Físico.Um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fiquem totalmente de pé.

B)Fenômeno Químico..Ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC, e ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono. Esse processo é conhecido por Sublimação e consiste na passagem de um sólido ao estado de vapor sem antes passar pelo estado líquido, ou seja, à medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso e não em líquido.

C)Fenômeno Químico.O álcool é um combustível que pega fogo e alimenta a combustão.Quando o fogo se junta com o álcool,o álcool evapora e o processo de queima continua.

D)Fenômeno Químico.Porque quando cortamos a maça danificamos as membranas de algumas células, que liberam enzimas que reagem quando entram em contato com o ar.Essa reação dá origem a um pigmento escuro, parente da melamina aquela que dar cor a nossa pele.

andressa, joice e andiara disse...

IMAGEM A: é fenômeno físico. O fenômeno na imagem que está ocorrendo precisaria de novas formações das substancias, mas não está havendo formação de novas substancias então é fenômeno físico
IMAGEM B:É físico pois não a relação entre H2O e CO2 ,ou a veria quando espiramos da água.
IMAGEM C:é químico que tende a se juntar com o oxigênio do ar para formar água. Esse processo de união é fundamental para alimentar as chamas.
IMAGEM D:fenômeno químico.Pois alteram a natureza das substancias ou seja, substancias inicias transformam-se em outras substancias aós a transformação.

jeferson,marcelo e bruno 1º 1 disse...

Devido a oxidação, após partida ou cortada; a fruta entra em contato direto com o ar e oxida. Eé um fenomeno fisico

Melissa, Letícia, Luiza e Paula - 1ª1 disse...

a)A primeira foto, o Gerador de Van der Graff, é um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos da criança, que ao tocar, ficam totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico. Por que o cabelo só muda de forma, mas continua sendo cabelo.
b)Essa substância é dióxido de carbono (CO2), conhecida como gelo seco, que ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecida e torna-se um gás de dióxido de carbono. Sendo então um fenômeno físico, pois continua sendo a mesma matéria.
c)É um fenômeno químico, pois a junção do álcool com o fogo faz com que o álcool evapore, pois ele é a queima do fogo. Como deixa de ser álcool, ele se modifica.
d)Devido a oxidação, em contato com o ar, libera enzimas (polifenoloxidase) para cicatrizar. É um fenômeno químico, pois altera a matéria, mudando-a de cor e as substâncias dela.

Milena,Rosane, Alini, 1º Ano 01 disse...

A- Fenômeno Físico. Porque isso ocorre devido a eletricidade estática que esta contida no globo metálico, e a eletricidade estática é uma carga elétrica que pode atingir objetos a distância, e nesse caso atingiu o cabelo.

B- Fenômeno químico, pois se trata de dióxido de carbono, que sofreu o processo de solidificação, e se transformou em gelo seco.

C- Fenômeno Químico, pois o combustível (álcool) junto com a faísca (ignição) gera as chamas que podem simbolizar queima completa ou incompleta.

D- Fenômeno Químico,pois quando cortamos ou picamos as frutas liberamos enzimas que reagem com o contado com o ar,essa reação da origem a um pigmento escuro.

Lucas Rosa, Wellerson Ribeiro Pereira. 1º Ano "1" disse...

A- Físico. Havia algum objeto que produzia magnetismo e atraia os cabelos fazendo os cabelos se arrepiarem.
B- Químico. Ele e solido a uma temperatura inferior de -78°c ao ficar a temperatura da atmosfera ele passa do estado solido direto para o gasoso passando por um processo de sublimação.
C- Químico. Passa por um processo de combustão que com esse processo ele obtêm energia, ou seja ao queimar produz novas substancias e libera-se o calor.
D- Químico. Ela passa por um processo de oxidação, e sem a casca que protegia a fruta entra em contato com o oxigênio começando o processo de oxidação.

Ederson,Jonatan e João Paulo disse...

Foto A:eletrecidade estática,elemento físico.
Foto B:um fenõmeno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atõmica.
Foto C:químico,pois é uma queima de combustível,chama amarela,queima incompleta,chama azul queima completa.
Foto D:a maça apodrece por causa do contato com o oxigênio.

Romário,Sebastião e Cairon 1 ano 1 disse...

a:esse fenômeno é físico porque quando encostamos no objeto(esfera) ela transmite energia ao nosso corpo fazendo os cabelos se alevantarem.
b:esse fenômeno é físico pois ele não altera a materia ele só evapora
c:esse fenômeno é químico pois ele queima alterando a matéria ou seja ele tem um combustivel como gasolina e outros e a chama azul é queima completa e a chama amarela é queima incompleta.
d:esse fenômeno é químico pois a maçã muda d cor e isso altera sua matéria e faz com que ela suma pois ela esta se decompondo

henrique senenn 1º ano 01 disse...

foto A : é a eletricidade estática porque quando descarregado uma certa voltagem acontece um descarregamento dessa eletricidade se tivermos sobre um piso izolante nos perceberemos essa eletricidade passando por nos.

foto B :Um fenômeno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos na maioria das vezes irreversível,

foto C : fenômeno químico porque esta alterando a materia as chamas são resultados da queima do combustível a cor amarela é gás carbônico e a cor azul gas oxigênio.

foto D : fenômeno químico porque a maça esta em fase de apodrecimento e esta mudando seus elementos químicos.

Milena,Joice Chaieni Nilza,1 Ano 3 vespertino disse...

B : Fenômeno químico a medida que o gelo seco é aquecido ele se transforma diretamente dióxido de carbono gasoso e não em liquido.



D:fenômenos químicos,ao cortar a maca,são liberados compostos dentro das células que interagem com o oxigênio.E isso faz com que ela muda de cor também.

elton tiago pereira, francielle da silva, alessandra schmoegel, e beatriz dos santos. 1°ano 03 disse...

a figura B.
Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, efeito às vezes utilizado no teatro. O gelo-seco também é usado como recurso de refrigeração. À medida que o gelo-seco aquece, ele transforma-se em dióxido de carbono gasoso - e não em líquido. A temperatura muito gelada e a característica de passar diretamente para o estado gasoso (característica também conhecida como sublimação) fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Por exemplo, se você quer atravessar de um ponto a outro do Brasil com uma carne(ou outro produto)congelada, você pode cobri-la com gelo-seco. O produto ficará congelado a viagem inteira até chegar ao destino - e nada ficará molhado, diferente do que aconteceria se fosse usado gelo normal (à base de água).


a figura A.O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores(como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuam a ser extraidas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.

e a figura C.A Química do Fogo
O fogo é um fenômeno quimicamente descrito como uma
reação de combustão, constituindo um caso
particular das reações de oxidação. Conheça a quími
ca do fogo, especialmente do fogo de vegetação,
associado aos incêndios florestais.
O fogo é um fenômeno físico e químico que resulta d
a rápida combinação de um comburente com um
combustível e é caracterizado pela emissão de calor
, luz e geralmente chamas. Os fogos de vegetação, o
u
fogos florestais (termo mais associado aos grandes
fogos), correspondem a uma combustão que tem
normalmente como comburente o oxigênio e que consom
e combustíveis vegetais naturais, como o húmus, as
espécies herbáceas, arbustivas e as árvores.

Dara, jessica, natascha e talia 1° ano 03 EM disse...

C:o fogo é um fenômeno físico e químico que resulta da rápida combinação de um comburente com um combustível, e é caracterizado pela emissão de calor, luz e geralmente chamas.
D:é classificado em fenômeno físico. por que acontece? quando picamos as frutas danificamos as membranas de algumas células e liberamos enzimas que reagem em contato com o ar. essa reação da origem a um pigmento escuro, parente da melanina aquela que da a cor à nossa pele

ana paula e micheli 1 ano 3 vespertino disse...

LETRA A: é física porque carga elétrica é uma grandeza que se conserva. Ou seja, se um corpo inicialmente neutro perder elétrons, perderá certa quantidade de cargas elétricas negativas. Portanto, irá adquirir um mesmo valor, em módulo, de cargas positivo.
LETRA B: é química Ele é o dióxido de carbono no estado sólido e é amplamente utilizado em boates, festa de aniversário, festa de casamento, filmes de terror, etc., para a produção de um efeito especial.
LETRA C: é química Os produtos da combustão (principalmente vapor de água e dióxido de carbono), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação química, emitem luz visível. O resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.
LETRA D: é química A reação química acontece em três circunstâncias: adição de Oxigênio à mistura, perda de uma molécula de Hidrogênio na substância ou quando a substância perde elétrons. Os principais exemplos de oxidação é o escurecimento da maçã e da banana, frutas que oxidam facilmente

Samuel fernando,josé bento 1 ano 3 vespertino disse...

A: fenomeno fisico ,é um fenomeno de aculucao de cargas eletricas em um corpo ,seja ele condutor ou isolante .Essa eletricidade deve-se ao fato de os atomos dos corpos apresentarem desequilibrio quando a sua neutralidade.
B:fenomeno quimico ,os detergentes possuem estruturas bastante semelhantes porem o grupo da estremidade apresenta carga positiva ,sendo denominada detergente

NATANAEL E JEFERSON 1 ANO VESPERTINO disse...

D - OXIGENIO DEIXA SUA APRENCIA ESURA;;

A - ELETRICIDADE ESTÁTICA - FÍSICO

C - COMBUSTÃO DO ÁLCOOL - QUÍMICO


,,,















D







OO




jucilene tainara e karolina 1'3 disse...

A.fenômeno fisico,é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas eu um corpo,seja ele condutor, semi condutor ou isolante.essa eletrecidade deve-se ao fato de os atómos dos corpos apresentarem desequilibrio quanto á sua neutralidade.
B.fenômeno quimico,os detergentes possuem estruturas bastante semelhantes porém o grupo da extremidade apresenta carga positiva, sendo denominada detergente catônico.
C.fenômeno quimico.o fogo se torna maior quando se mistura com o produto quimico chamado alcool.
D.fenômeno fisico.a maça colocada nun saco plástico naun sofre alterações nenhuma portanto se você der uma mordida na maça ela vai sofrer alterações ela começa

Fabiane, Gustavo, Caroline e Ellen disse...

Alunos:Fabiane, Gustavo, Caroline e Ellen. 1° ano 4.

D) Fenômeno químico, poque a maçã, tem um alto nível de acidez, quando fica muito tempo exposta ela escurece.

Eduardo Henrique Ancini e Natasha Caroline isler 1°4 disse...

A- Fenômeno Físico, porque a matéria do cabelo não se-altera, o cabelo fica em pé devido a eletrecidade estática., que esta presente em nosso corpo.

B- Fenômeno Físico, porque quando ocorre o processo de ressublimação não muda a matéria.

C-Fenômeno Químico, porque quando você junta o álcool com a faísca muda sua composição química,viram fogo, ocorre uma combustão.

D- Fenômeno Químico, pois houve oxidação na fruta que fez com que ela ficasse escura e mudasse sua formação química.

Ana,Ellan,Ketlin,Luziane,Marcelo disse...

D Uma maça que entrou em decomposição e ficou escura e o fenômeno é químico

Thuane,Cassandra,Taynara e Bruno disse...

Um homem esta produzindo um fenômeno químico.Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, efeito às vezes utilizado no teatro.
Thuane,Taynara,Cassandra,Bruno

Amanda, Eduarda, Maiara , Vitor. 1°4 disse...

B) Fenômeno físico,essa substância é o dióxido de carbono CO2, ou seja o gelo seco. Tendo contato com a pressão da atmosfera é aquecida , tornando-se um gás de dióxido de carbono.

Amanda, Eduarda, Maiara , Vitor. 1°4 disse...

C ) é um fenômeno químico,pois o álcool com
fogo, faz com que evapore o álcool, é a ignição ( queima do fogo) . Deixando de ser álcool.

Amanda, Eduarda, Maiara , Vitor. 1°4 disse...

d)Devido a oxidação,contato com o ar, libera enzimas para cicatrizar melhor. É um fenômeno químico, pois altera a matéria, mudando de cor e as substâncias dela.

Thuane,Cassandra,Taynara e Bruno disse...

O fogo é um fenomeno quimico,o fogo é provocado pelo alcool,muitas vezes são utilizados outras substancia para acender o fogo,como a cera(usada para passar em casas de madeira).O fogo se torna intenso mesmo,quando se mistura com o alcool.

Ana,Ellan,Ketlin,Luziane,Marcelo disse...

Imagem D
É um fenômeno químico, pois o escurecimento ocorre por que ela passa por um processo de oxidação, ou seja, sua células liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio, escurecendo sua aparência

ANDRESSA E CAIO 1 ANO 4 MATUTINO disse...

A- EU OBESERVEI QUE O MENINO ACABOU DE LEVAR UM CHOQUE E SEU CABELO FICOU TODO ARREPIADO DO SUSTO QUE ELE LEVOU B-NA FOTO B O MENINO ESTA COMPLETAMENTE COM A MAO CONGELADA ,NA FOTO C A CHAMAS DE FOGO OU SE QUER O MENINO COLOCOU FOGO E PONHOU ALCOOL PARA DAR CHAMAS ALTAS NA FOTO D E UMA MACA PODRE ISSO ACONTECE POR CAUSA SO CONTATO COM O OXIGENIO

Thuane,Cassandra,Taynara e Bruno disse...

Figura D:Fenomeno fisico,se a maçã ser mordida e nao ser conssumida por inteiro,ela vai sofrer um fenomeno fisico,que deixará ela entrar em um passo de decomposição,ao ficar assim,em um lugar quente,abafado,ela irá apodrecer .

Otavio m.,Jessica e Andressa. disse...

C.é um fenômeno químico pois altera a matéria,como vemos na figura 'C' acontece a famosa Combustão é o processo de obtenção de energia, ou seja, ao queimarmos substâncias químicas, produzimos novas substâncias e libera-se calor.ou seja assim como aconteceu com o fogo e com o álcool,que vimos na figura 'C' a cima.

willyan mateus starosky disse...

foto A - eletricidade do corpo ta saindo, estado físico
foto b- a diferença de temperatura faz que vise gaz,estado Químico
foto c -uma explosão do combustível, estado Químico
foto d - a maçã esta em estado de decomposição, estado Químico

Ana Paula, Eduardo 1° 2 disse...

Figura A: O fenômeno é fisico pois todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substancias.
Figura B:O fenomeno é fisico pois o gelo seco esta no estado solido e passa pra o estado gasoso esse prosseso chama-se sublimação.
Figuara C:O fenômeno é quimico pois produz novas substancias como o gás carbonico e agua, as chamas continuam queimando ate acabar o alcool.
Figura D:O fenomeno é quimico pois a maçã apodrece por ação de fungos e bactérias, num processo semelhante a digestão.

Gabriel,Otavio.k,Thieri e Thiago 1 ano 2 disse...

A.fenômeno fisico,é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas e um corpo,seja ele condutor, semi condutor ou isolante.essa eletrecidade deve-se ao fato de os atómos dos corpos apresentarem desequilibrio quanto á sua naturalidade.
B:fenômeno quimico,os detergentes possuem estruturas bastante semelhantes porem o grupo da estremidade apresenta carga positiva ,sendo denominada detergente.
C:Fenômeno fisco,É uma chama onde o combustivel usado pode ser Álcool
D: Fenômeno quimico, A reação química acontece em três circunstâncias: adição de Oxigênio à mistura, perda de uma molécula de Hidrogênio na substância ou quando a substância perde elétrons. Os principais exemplos de oxidação é o escurecimento da maçã e da banana, frutas que oxidam facilmente.

Leticia, Karoline, Luciana e Thalia. 1° ano 2 disse...

A) Fenômeno físico. É um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos fiquem totalmente em pé, isso ocorre quando o individuo toca nele.
B)Fenômeno Físico. O gelo seco trata-se de (CO2), quando é aquecido e entra em contato com a pressão atmosférica, torna-se gás, não transformando a matéria e sim seu estado físico.
C)Fenômeno química. O fogo fátuo é decorrente de uma combustão, ele geralmente ocorre em lugares que são depositados substâncias orgânicas, como por exemplo, ossos.
D)Fenômeno químico. Pois quando a maça é cortada ela libera uma enzima, que em contato com o meio externo acaba escurecendo a fruta. Essa enzima esta presente também em bananas, peras e em batatas. Para impedir este escurecimento deve ser mantido o alimento em água.

Tania , Patricia , Lucas e Nayara 1ª 2 EM disse...

A) é a estática e acontece com o acúmulo de cargas elétricas e pode acontecer com qualquer matéria (objeto ) a bola que o menino esta tocando é uma bola estática que é feita de plasma que é um liquido ,ex na tv : nos pixeis da tv tem esse liquido que quando passa energia transforma em cores e assim na imagem que vemos , na placa de video e o da placa mãe é o lítio a ,imagem A É ELEMENTO FÍSICO.
B) é o gelo seco ele é feito dióxido de carbono é usado para fazer picolé e animações em festas a sua temperatura é de 28°c e ele serve também para esfriar as coisas quando passa do estado solido para o gasoso é chamado de sublimação não mudando de forma . A IMAGEM B É ELEMENTO FÍSICO .
C) Na imagem C tem álcool espalhado no "chão" o álcool é um combustível que quando algo com atrito gera a faísca produz chamas e novas substâncias com gás carbonico a agua o processo é chamado de combustão e É QUÍMICO .

Anônimo disse...

Alunos: José, Pedro, Igor, Alessandro. 1 ano 4.

Imagem A: Fenômeno Físico: São todas as transformações que envolve a matéria sem ter alterações na sua composição. Na imagem A, o menino e exposto as eletricidades estáticas, com isso as cargas de energia estão em repouso produzindo o magnetismo, tendo as cargas negativas e positivas e em contato com um corpo de energia como do menino passam a trocar as suas energias estáticas.

Imagem B: Fenômeno Químico: ocorre quando se observa alguma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos, por exemplo, a ferrugem e a combustão. No caso da Imagem B, a espuma não tem um estado físico correto, e simplesmente um gás que se libera e fica preso na mistura com o sabão com a água.

Imagem C: Fenômeno Químico: as chamas do fogo são compostas simplesmente pelos gases incandescentes desprendidas do combustível, líquidos voláteis, como gasolina querosene e óleo dísel.

Imagem D: Fenômeno Químico:
Ocorre a oxidação do ferro que é encontrado nas células da maçã, o ferro entrando em contato com o oxigênio do ar, ele oxida fazendo a maça ficar escura.

Unknown disse...

Alunos: José, Pedro, Igor, Alessandro. 1 ano 4.

Imagem A: Fenômeno Físico: São todas as transformações que envolve a matéria sem ter alterações na sua composição. Na imagem A, o menino e exposto as eletricidades estáticas, com isso as cargas de energia estão em repouso produzindo o magnetismo, tendo as cargas negativas e positivas e em contato com um corpo de energia como do menino passam a trocar as suas energias estáticas.

Imagem B: Fenômeno Químico: ocorre quando se observa alguma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos, por exemplo, a ferrugem e a combustão. No caso da Imagem B, a espuma não tem um estado físico correto, e simplesmente um gás que se libera e fica preso na mistura com o sabão com a água.

Imagem C: Fenômeno Químico: as chamas do fogo são compostas simplesmente pelos gases incandescentes desprendidas do combustível, líquidos voláteis, como gasolina querosene e óleo dísel.

Imagem D: Fenômeno Químico:
Ocorre a oxidação do ferro que é encontrado nas células da maçã, o ferro entrando em contato com o oxigênio do ar, ele oxida fazendo a maça ficar escura.

Unknown disse...

Alunos: José, Pedro, Igor, Alessandro. 1 ano 4.

Imagem A: Fenômeno Físico: São todas as transformações que envolve a matéria sem ter alterações na sua composição. Na imagem A, o menino e exposto as eletricidades estáticas, com isso as cargas de energia estão em repouso produzindo o magnetismo, tendo as cargas negativas e positivas e em contato com um corpo de energia como do menino passam a trocar as suas energias estáticas.

Imagem B: Fenômeno Químico: ocorre quando se observa alguma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos, por exemplo, a ferrugem e a combustão. No caso da Imagem B, a espuma não tem um estado físico correto, e simplesmente um gás que se libera e fica preso na mistura com o sabão com a água.

Imagem C: Fenômeno Químico: as chamas do fogo são compostas simplesmente pelos gases incandescentes desprendidas do combustível, líquidos voláteis, como gasolina querosene e óleo dísel.

Imagem D: Fenômeno Químico:
Ocorre a oxidação do ferro que é encontrado nas células da maçã, o ferro entrando em contato com o oxigênio do ar, ele oxida fazendo a maça ficar escura.

Unknown disse...

Alunos: José, Pedro, Igor, Alessandro. 1 ano 4.

Imagem A: Fenômeno Físico: São todas as transformações que envolve a matéria sem ter alterações na sua composição. Na imagem A, o menino e exposto as eletricidades estáticas, com isso as cargas de energia estão em repouso produzindo o magnetismo, tendo as cargas negativas e positivas e em contato com um corpo de energia como do menino passam a trocar as suas energias estáticas.

Imagem B: Fenômeno Químico: ocorre quando se observa alguma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos, por exemplo, a ferrugem e a combustão. No caso da Imagem B, a espuma não tem um estado físico correto, e simplesmente um gás que se libera e fica preso na mistura com o sabão com a água.

Imagem C: Fenômeno Químico: as chamas do fogo são compostas simplesmente pelos gases incandescentes desprendidas do combustível, líquidos voláteis, como gasolina querosene e óleo dísel.

Imagem D: Fenômeno Químico:
Ocorre a oxidação do ferro que é encontrado nas células da maçã, o ferro entrando em contato com o oxigênio do ar, ele oxida fazendo a maça ficar escura.

Unknown disse...

Alunos: José, Pedro, Igor, Alessandro. 1 ano 4.

Imagem A: Fenômeno Físico: São todas as transformações que envolve a matéria sem ter alterações na sua composição. Na imagem A, o menino e exposto as eletricidades estáticas, com isso as cargas de energia estão em repouso produzindo o magnetismo, tendo as cargas negativas e positivas e em contato com um corpo de energia como do menino passam a trocar as suas energias estáticas.

Imagem B: Fenômeno Químico: ocorre quando se observa alguma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos, por exemplo, a ferrugem e a combustão. No caso da Imagem B, a espuma não tem um estado físico correto, e simplesmente um gás que se libera e fica preso na mistura com o sabão com a água.

Imagem C: Fenômeno Químico: as chamas do fogo são compostas simplesmente pelos gases incandescentes desprendidas do combustível, líquidos voláteis, como gasolina querosene e óleo dísel.

Imagem D: Fenômeno Químico:
Ocorre a oxidação do ferro que é encontrado nas células da maçã, o ferro entrando em contato com o oxigênio do ar, ele oxida fazendo a maça ficar escura.

Anônimo disse...

Os alunos Janice,Eduarda,Ynae,Daiane dizem:
A:fenomeno fisico,acontece porque a bola em que o menino toca é um gerador eletroestatico,ela faz o efeito de arrepiar os cabelos.
B:o gelo seco exala fumaça e o que o menino tem nas maos é gelo seco,é um fenomeno fisico.
C:é um fenômeno químico,porque é rico em hidrogenio,elemento quimico que tende a se juntar com o oxigenio do ar para formar agua.
C:fenomeno quimico,suas celulas cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigenio deixando sua aparencia escura.

Tânia, Patricia ,Lucas e Nayara disse...

d) a maça ficou assim por causa que ela solta uma enzimas porque a fruta solta ambas substancias e isso acontece por que o oxigênio esta presente no ar por exemplo quando cortamos a maça isso acontece também pois ela perde as vitaminas e os fungos e bactérias vão destruindo a fruta com o tempo.

RUAN-JEAN-JOAO-HENRIQUE 1 ano 2 vesp disse...

fotoA]um jovem com a mao numa esfera eletromagnetica,é um fenomeno fisico por que nao muda o estado corpo do jovem

fotoB] um homen produzimdo gelo seco é um fenomeno quimico porque o gelo muda de forma

fotoC]uma pequena chama de fogo produzida por alcom é um fenomeno fizico
por que nao muda de forma so apaga

fotoD]uma maça em estado de decomposisao é um fenomeno quimico porque muda de forma fica totalmente modificado

Tânia, Patricia ,Lucas e Nayara disse...

d) a letra d é um fenômeno químico.

comprar seguidor disse...

Adorei seu blog, parabéns pelo o conteúdo!!

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes