ATIVIDADE 2º EM - TERMOQUÍMICA

Olá estudantes!

Seja bem vindo a PRIMEIRA avaliação no blog do ano de 2013, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.

ATIVIDADE:

1. "Em tempos de verão é sempre confortável adormecer com o ar condicionado ligado", mas como este equipamento funciona?
  • Qual é o gás utilizado em seu interior que permite, o aquecimento ou resfriamento do ar?
  • Represente em equações o processo de aquecimento e resfriamento do ar ambientes.



46 comentários:

Wagner, Patrick, Alessandro e Pâmela 2º "3" disse...



O Gás freon é um refrigerante HCFC utilizado para aplicação em ar condicionado residencial e comercial de média e baixa temperatura.É um gás a base de cloro-fluor-carbono (CFC) e que muito se aproxima do refrigerante ideal, porém, agride a camada de ozônio se liberado na atmosfera.

O mais utilizado até hoje é o R22 apesar de já existir protocolo internacional.Freon (marca registada) é o nome de uma família de hidroclorofluorcarbonos gás (HCFC) e clorofluorocarbonetos (CFC) fabricado pela DuPont de Nemours.

Diferentes variedades de freon são muitas vezes referidos como R11, R502, R22 (que significa R refrigerante).

No entanto seu uso é altamente controversa porque seus compostos podem ser facilmente destruídos pela radiação ultravioleta do dom (percentagem em massa) dissociação em componentes mais simples, como cloro e flúor, entre outros elementos responsáveis pelo refinamento da a camada de ozônio.

Wagner, Patrick, Alessandro e Pâmela 2º "3" disse...

A temperatura esta ambiente num devido espaço, com o ar condicionado ligado essa temperatura que estava ambiente passa fazendo condensação e logo em seguida o gás se comprime fazendo com que a temperatura diminua.

O compressor comprime o gás frio fazendo com que ele se torne gás quente dando alta pressão.O gás quente corre através de um trocador de calor e faz com que o calor se condense e passe para o estado líquido.

Diulio, Cainã Allan disse...

1)O princípio é exatamente o mesmo da geladeira: uma substância capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina - algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás. No caso do ar-condicionado, essa substância - à base de cloro, fluor e carbono - é chamada R-22. Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar.
* R22 e R410a

alisson,cristiane,fernanda e maico 2 ano noturno disse...

1) A princípio é exatamente o mesmo da geladeira: uma substância capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina - algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás. No caso do ar-condicionado, essa substância - à base de cloro, fluor e carbono - é chamada R-22. Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar.

Larissa, Tainara, Dhára e Naiana. 2° ano 1 noturno disse...

O ar-condicionado, essa substância - à base de cloro, fluor e carbono - é chamada R-22. Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar. A fria R-22 percorre um circuito de serpentinas, condensadores e evapora dores, absorvendo o calor do ar sugado do ambiente interno. O que os mais diversos modelos de ar-condicionado ainda não conseguiram eliminar é um incômodo efeito colateral: o ressecamento do ar. "Em contato com o frio, a umidade do ar se condensa em gotinhas dentro do ar-condicionado, como acontece em uma garrafa de cerveja gelada."


- Equação:
∆T = −K(TC− TA)∆t

onde:
- ∆T ⇒variação de temperatura sofrida pelo ar;
- K ⇒ representa um coeficiente de proporcionalidade, que dependerá da superfície exposta, do calor específico do ar e também é função de características do meio ambiente;
- TC ⇒ temperatura inicial do ar;
- TA ⇒ temperatura ambiente;
- ∆t ⇒ intervalo de tempo.


beijoo ;)

lucas,jean,dioni disse...

Aparelho usa substância especial para resfriar o ar

1. O ar do ambiente é sugado por um ventilador e atravessa um evaporador, passando em volta de uma serpentina cheia de R-22, substância refrigeradora à temperatura de 7 ºC e em estado líquido. Em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e volta para a sala

2. Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda de estado dentro da serpentina e vira gás, entrando depois num compressor elétrico. Essa peça, que produz o barulho do ar-condicionado, comprime o R-22 até que, sob alta pressão, ele vire um gás quente, a 52 ºC

3. Esse gás entra numa outra serpentina, do lado de fora do aparelho, chamada condensador. Mais quente que o ambiente externo , o R-22 se resfria um pouco. Com isso, ele vira líquido de novo mesmo antes de chegar aos 7 ºC, pois está sob alta pressão. Um outro ventilador sopra o ar quente que sobrou para a rua.

4. O R-22 (em estado líquido por causa da alta pressão) entra numa válvula de expansão, espécie de orifício onde o líquido perde pressão rapidamente e se resfria até os 7 ºC que o mantêm em estado líquido. A partir daí, o ciclo recomeça todo de novo


Camila, Dara LUene, Thoma, Leticia e Ismael 2 º Noturno disse...

Um ar condicionado é basicamente uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer refrigeração. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O termo Fréon é genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.

1. O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão.
2. Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.
3. O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão.
4. Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do prédio.

Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.

. Gás fluorcarbonos.



Dianã, Jéssica, Keiti e Marcia - 2º II disse...

1°- Um ar condicionado é basicamente uma geladeira sem seu gabinete.É assim que funciona o ciclo de refrigeração de um ar condicionado. Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.
O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão (em azul claro no diagrama acima).
Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do prédio.Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor. O compressor comprime o gás frio,fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão (em vermelho no diagrama acima).

2°- No ar-condicionado, essa substância é à base de cloro, fluor e carbono (chamada R-22). Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar. A fria R-22 percorre um circuito de serpentinas, condensadores e evaporadores, absorvendo o calor do ar sugado do ambiente interno

3°- PV = nRT
P = pressão
V = volume
n = número de mols do gás
R = constante dos gases perfeitos
T = temperatura

Josiane Grahl e Juliana M. Passing. série: 2º ano "2" disse...

1- No ar condicionado há uma substancia capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina, algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás. no causo o ar condicionado essa substancia é a base de cloro, fluor e carbono é chamada de R-22 esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa de: apenas 7º C contra por exemplo, os 100º C de a água precisa para evaporar.

Tainá de Freitas, Bruna Sutil, Vanessa Voigt, Thalia Horstmann 2ºano 02 disse...

* O gás é o fluído refrigerante; os mais usados são os R22 e o R410A.

André; Joares; Rivaldo; Thiago. 2° ano 02 matutino disse...

1- O aparelho armazena o gás frio, fazendo assim com que ele se torne gás quente de alta pressão. o gás que está quente passa através de um trocador de calor para espalhar o calor e para o estado líquido o líquido escorre por um cano de expansão e no processo ele evaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão o gás frio corre através do trocador de calor que permite q o gás adquira calor e esfria o ar de dentro do prédio.

Diandra,jaine e tairine 2 ano 3 disse...

1-No caso do ar-condicionado, essa substância - à base de cloro, fluor e carbono - é chamada R-22. Esse produto deixa o estado líquido e vira gás a uma temperatura bem baixa: apenas 7 ºC, contra, por exemplo, os 100 ºC de que a água precisa para evaporar. A fria R-22 percorre um circuito de serpentinas, condensadores e evaporadores, absorvendo o calor do ar sugado do ambiente interno.

Alessandra,Franciéle, Willian e Jean.. 2° ano "3" disse...

1- O nome do gás utilizado em seu interior que permite, o aquecimento ou resfriamento do ar, é o Freon...

2- Por exemplo, se estivermos em um ambiente de temperatura alta e ligarmos o ar condicionado, em pouco tempo o ambiente estará na temperatura que for programado. No caso vai ocorrer o processo chamado Endotérmico.


Thais,Amanda,Tainara,Mayara Miranda 2 ano 3 disse...

1-Freon
2-É um processo Endotérmico e Exotérmico pois quando o ambiente em que ele é ligado está quente ele absorve calor,e,quando está frio ele libera calor.

Laiza Schulze,Luana Cristina e Jheniffer Tonholi 1°3 vespertino disse...

1-Diclorodifluorometano (R-12),ou mais conhecido como Freon-12.
-O funcionamento básico de um ar condicionado consiste em retirar o ar quente do ambiente (ou ar frio nos sistemas de ciclo reverso). Então com isso o ar passa pelo processo endotérmico,e para o aquecimento ele passa pelo processo exotérmico.

Luana Santos, Maiara, Jaciara Sara. 2 anoº 3 disse...

1- É o gás Freon, que é utilizado para aplicação em ar condicionado de média e baixa temperatura ou seja ele resfria e aquece.

2- Ao ligarmos o ar condicionado ele vai abaixar a temperatura e acontece o pocesso endotérmico. E o ar condicionado é determinado para garantir ondições ambientais adequadas, independente da carga térmica e umidade.

Bruna Senem E Gabriela Krueger disse...

Qual é o gás utilizado em seu interior que permite, o aquecimento ou resfriamento do ar?
O gás que era utilizado era o r22, que foi substituído pelo r410a, por possuir benefícios maior. O gás refrigerante R-410A é um dos mais importantes HFC (hidrofluorocarboneto, gases com base em hidrogênio, flúor e carbono) da atualidade.Uma nova pesquisa tem mostrado que ele é o melhor substituto para sistemas de alta temperatura. O R-410A é tido como um gás refrigerante ecológico, pois não contém cloro, não afetando assim a camada de ozônio.

Leandro Kloppel disse...

o gás usado é o R-410A HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HFCR R-22. Não agride a camada de ozônio e é utilizado principalmente em ar-condicionados do tipo slipt Hi-Wall mais novos.


Bruna Senem E Gabriela Krueger disse...

Represente em equações o processo de aquecimento e resfriamento do ar ambientes:
Quando está frio e ligamos o ar para esquentar é um processo:endotérmicas.
Quando está quente e ligamos o ar para esfriar é um processo:exotérmicas.

Bruna Senem E Gabriela Krueger disse...

"Em tempos de verão é sempre confortável adormecer com o ar condicionado ligado", mas como este equipamento funciona?
Um ar condicionado usa um material chamado de "fluído de trabalho" (Fluido Refrigerante) para transferir energia de dentro de um quarto para o exterior. O fluido de trabalho é um material que se transforma fácilmente de gás para líquido e vice-versa, sob um grande intervalo de pressão e temperatura. O fluído de trabalho se move através do ar condicionado em três componentes principais, o compressor, o condensador, e o evaporador em um ciclo contínuo.

Lucas,Dioni,Jean 2º ANO NOTURNO disse...

O gas utilizado nos ar condicionados é o R-410A


se o ambiente esta quente o ar condicionado realiza o processo endotermico(absorve o calor e o resfria, resfriando a temperatura dentro da sala)
Se o ambiente estiver frio o ar condicionado realiza o processo exotermico
(absorve o ar frio e o transforma em ar quente dentro da sala).

Leandro Kloppel disse...

se o ambiente estiver com a temperatura alta e estiver quente, com o ar-condicionado ligado para resfriar o ambiente o processo se chama-se endotermico, caso contrario chama-se exotermico

Letícia, Dara Luene, Camila, Thoma e Ismael disse...

Em um ambiente frio, o ar condicionado diminui a temperatura, dando a sensação quente, sendo assim processo endotérmico.
No ambiente com a temperatura mais elevada, o ar condicionado resfria, diminuindo a temperatura, e ocorrendo o processo exotérmico.

alisson , cristiane, fernanda ,maicon 2 ano 1 disse...

B: Para diminuir a temperatura é necessário retirar energia térmica de determinado corpo ou meio. Através de um ciclo termodinâmico, calor é extraído do ambiente a ser refrigerado e é enviado para o ambiente externo. A refrigeração não destrói o calor, que é uma forma de energia. Ela apenas o move de um lugar não desejado para outro que não faz diferença.

Entre os ciclos de refrigeração, os principais são o ciclo de refrigeração padrão por compressão, o ciclo de refrigeração por absorção e o ciclo de refrigeração por magnetismo
quando o ar entra e um processo endotermico e quando ele sai e um processo exotermico :)

andressa fernandes- 2 ano 2 disse...

1-O princípio é exatamente o mesmo da geladeira: uma substância capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina - algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás.
2- No ar-condicionado, essa substância é à base de cloro, fluor e carbono - é chamada R-22.
3-PV=nRT/ Onde "P" é a pressão
"V" é o volume
"N" é o número de moléculas
"R" é uma constante
"T" é a temperatura

Lucas Z. , Marcelo 2 ano 2 disse...

Um ar condicionado é como uma geladeira sem seu gabinete,ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer refrigeração.A geladeira e o ar condicionado tem os mesmos mecanismos de refrigeraçao .

>Os gases utilizados no ar condicionado é o r-22 e também R-410A e o R-407C. Antigamente era usado o fréon como gás mais como era prejudicial a saúde ele foi substituído pelos gases acima que podem ser chamados também de gás ecológico.

> Usando como exemplo uma sala de aula aonde ela está quente, com o ar condicionado a sala irá esfriar como o ar gelado que sai do ar condicionado ou seja é um processo endotérmico .

Josiane Grahl e Juliana M. Passing. Série:2º ano"2". disse...

1- O ar do ambiente é sugado por um ventilador passando em volta de uma serpentina cheia de R-22, substância refrigeradora à temperatura de 7 ºC. Em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e volta para a sala. Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda de estado dentro da serpentina e vira gás, entrando depois num compressor elétrico que comprime o R-22 até que, sob alta pressão, ele vire um gás quente, Esse gás entra numa outra serpentina, do lado de fora do aparelho, chamada condensador. Mais quente que o ambiente o R-22 se resfria um pouco. Com isso, ele vira líquido de novo mesmo antes de chegar aos 7 ºC, pois está sob alta pressão. Um outro ventilador sopra o ar quente que sobrou para a rua. O R-22 (em estado líquido por causa da alta pressão) entra numa válvula de expansão, espécie de orifício onde o líquido perde pressão rapidamente e se resfria até os 7 ºC que o mantêm em estado líquido. A partir daí, o ciclo recomeça todo de novo.

2- O r-22 composto à base de cloro, fluor e carbono.

3- Se é frio o ar condicionado libera calor. Esse processo é chamado de exotérmico. E se for quente o ar condicionado libera ar frio. Esse processo é chamado de endotérmico.

André; Joares; Rivaldo; Thiago 2° anos 02 matutino disse...

b) Fluido refrigerante. Os mais usados são o R22 e o R410 A.
c) Quando a sala está sendo resfriada pelo ar condicionado, ocorre o processo exotérmico. E quando a sala está sendo aquecida, o processo é endotérmico.

Tainá de Freitas , Marta Sophie Doring, Bruna Sutil, Vanessa Z. Voigt, Thalia H. Horstmann - 2º ano 2 disse...

1- O compressor comprime o gás frio , fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão ;Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão. Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar.

a) Fluido refrigerante. Os mais usados são os R22 e o R410A.
b) Quando a sala está gelada o processo é exotérmico e quando a sala está quente o processo é endotérmico.

Luana,Cristiane,Franciane 2°2 disse...

Questão 1-O princípio do funcionamento do ar condicionado é exatamente o mesmo da geladeira: uma substância capaz de resfriar dentro do aparelho um conjunto de serpentina (sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás). Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para resfriar o espaço. Já para produzir calor o compressor comprime o gás frio fazendo ,com pressão, que ele se torne gás quente.

Luana,Cristiane,Franciane 2º2 disse...

questão 2-o gás utilizado nos ar-condicionado é um gás refrigerante chamado freon.produzido a base de cloro-fluor-carbono pode ser chamado também de R22

Luana,Cristiane,Franciane 2º2 disse...

questão 3-o processo de resfriamento do ar é exotérmico por que o ar-condicionado aumenta a temperatura.Já para esquentar o ar o processo é endotérmico por que esfria o ar.

Renata, Yana, Cleiton Augusto disse...

Alunos: Renata, Yana, Cleiton Augusto. 2 anos 1
O componente situado ao ar livre, chamado de compressor, resfria o ar e é responsável pela condensação do ar. Este componente no exterior proporciona menos barulho para o ambiente. Por isso que se afirma que o ar condicionado split é mais silencioso que os aparelhos de janela. Este componente externo também facilita o trabalho de escoar a água criada a partir do processo de condicionamento do ar.

A unidade interna do ar condicionado split, chamada de ventilador, é responsável pela distribuição do ar frio para o resto da casa. Isto é feito através de um sistema que usa um ventilador e uma série de dutos que distribuem o ar frio para cada divisão da casa.

Os dois componentes são interligados por tubulações de cobre e cabos, o que permite que fiquem bem distantes uma da outra. A instalação de um ar condicionado split exige uma mão de obra qualificada. Na hora de adquirir um ar condicionado split, faça antes um orçamento para evitar sustos, pois muitas vezes os custos surpreendem.

Renata, Yana, Cleiton Augusto disse...

Alunos: Renata, Yana, Cleiton Soares. 2 ano 1

2-Os dois tipos de gases mais utilizados em aparelhos de ar condicionado Split são o R-22 e o R410-A.
O Gás R410-A também é bastante conhecido como gás ecológico pois ele não libera CFCs (clorofluorcarboneto) que prejudicam a camada de ozônio que tem a função de proteger a terra contra a irradiação solar.

Renata, Yana, Cleiton Augusto disse...

Alunos: Renata, Yana, Cleiton Augusto. 2 ano 1

3- Em um dia de verão, muito quente o nosso corpo acaba ficando mais quente do que a temperatura normal, ou seja absorvemos calor do sol, e da atmosfera que com isso também esta quente. Processo endotérmico. Então para refrescarmos ligamos quase sempre o ar condicionado que faz com que o ambiente resfrie, mas o nosso corpo não absorve o "resfriamento" do ar condicionado, mas sim sentimos sensação de que esta mais fresco.

João G Da Silva e Wilhan C defreyn 2° ano 1 disse...

numero 1:funciona com um sistema de mangueiras funsionando como um conjunto de serpentina aonde circula um gas ou um liguido chqamado R-22.

NUMERO 2:O R-22 que hoje em dia esta sendo substituido pelo gás R410-A mais conhesido como gás ecologico

numero 3:quanto esta um dia quente e usamos o ar condisionado para resfriar um determinado ambiente chamamos esse prosessso de endotermico.porem em um dia que esta frio usamos o ar condisionado para esquentar o mesmo. chamamos isso de proseso exotermicp

andressa e thais 2° ano 1 disse...

1-Um sistema de mangueiras por onde passa o gás que passa da forma liquida para a gasosa em apena 7°C, absorvendo calor do ar sugado do ambiente interno.

* fluído refrigerante R22 e R744(CO2)

ianara e lucimara disse...

1: o ar do ambiente e sugado por um ventilador e atravessa um evaporador, passando em volta de uma serpentina cheia de R-22, substância refrigeradora `a temperatura de 7celcios. e em estado líquido. em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e volta para sala.Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda de estado dentro da serpentina e vira gás. Entretanto depois de num compressor elétrico. essa peça, que produz o barulho do ar-condicionado, comprime o R-22 até que, sob alta pressão, ele vira um gás quente. a 522 celcios. Esse gás entra numa outra serpentina, do lado de fora do aparelho, chamada condensador. Mais quente que o ambiente externo, o R-22 se resfria um pouco. Com isso, ele vira líquido de novo mesmo antes de chegar aos 7 graus celcios, pois esta sob alta pressão. um outro ventilador sopra o ar quente que sobrou para rua. O R-22 (estado liquido por causa de alta pressão) entra numa valvula de expanção, e3specie de orificiu onde liquido perde pressão rapidamente e se resfria ate os 7 grauis celcios que o mantem em estado liquido. apartir dai o ciclo começa denovo


2: R-22

Luana e Carlos. disse...

Alunos: Luana e Carlos. Série: 2 ano I

1-O sistema envolvido é o chamado ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Tal ciclo funciona baseado no deslocamento do gás refrigerante que é impulsionado pela compressão de um dispositivo próprio chamado compressor. Este dispositivo possui um mecanismo atrelado a um motor elétrico que se desloca comprimindo o gás na câmara de compressão dentro do compressor.

Luana e Carlos. disse...

Alunos: Luana e Carlos. Série: 2 ano I

2-Os equipamentos utilizam o refrigerante R-22 ou R-410 A.

3- Em um dia muito quente, nosso corpo fica mais quente ainda, e a sensação térmica aumenta (endotérmico). Então para não sentimos tanto calor ligamos o ar condicionado que nos da a sensação de que o ar esta mais fresco.

IANARA E LUCIMARA 2 ANO 1 disse...

Equação:
∆T = −K(TC− TA)∆t

onde:
- ∆T ⇒variação de temperatura sofrida pelo ar;
- K ⇒ representa um coeficiente de proporcionalidade, que dependerá da superfície exposta, do calor específico do ar e também é função de características do meio ambiente;
- TC ⇒ temperatura inicial do ar;
- TA ⇒ temperatura ambiente;
- ∆t ⇒ intervalo de tempo.

Diego Zilse e Iohana Talia Tribess 2º1 Matutino disse...

*Um ar condicionado usa um material chamado de "fluído refrigerante" para transferir energia de dentro de um quarto para o exterior. O fluído refrigerante é um material que se transforma facilmente do líquido para o gás e vice-versa, sob um grande intervalo de pressão e temperatura.

* Fluído refrigerante. Os mais usados são os R22 e o R410A.

* Quando está frio e ligamos o ar para esquentar é um processo endotérmico. Quando está quente e ligamos o ar para esfriar é um processo exotérmico.

Daniel Zwicker, Joel CLS, Yago Heinert-2° Ano 01 EM Matutino disse...

1-Dentro de um Ar-Condicionado de janela existem as seguintes peças:Um compressor,uma Válvula de expansão,um condensador,um evaporador,dois ventiladores e uma unidade de controle.Ele funciona mais ou menos assim,um dos ventiladores "suga" o ar do lado de fora(exterior) sendo ele quente ou frio,e através de um controle escolhemos a temperatura que o ar saia,quando o ar ja esta dentro do condicionador ele passa por um dissipador de calor ou o contrário,e outro ventilador empurra o ar para o interior de nossas casas ou o lugar onde o condicionador estiver instalado.

2*R12 ar condicionado industrial
R22 ar condicionado residencial
R407 ar condicionado residencial

3*A sala esta fechada com o Ar-Condicionado ligado e funcionando para o resfriamento da sala,levando em consideração que o ambiente esta fechado e muitos computadores estão ligados dentro da sala, levando em conta que os computadores por estarem ligados estão liberando calor para o ambiente a sala estaria totalmente quente,então o Ar-Condicionado libera o ar frio para dentro do ambiente fazendo com que aconteça um equilíbrio de temperatura, ou seja, ja que o ar frio entrando é maior que o calor dos computadores ligados a sala permanecerá fria.Ja se estivesse frio funcionaria do contrário.

Jonata, Kleiton e Renan 2º1 disse...

Como Funciona?
Um ar condicionado é basicamente uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer refrigeração. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O termo Fréon é genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.
É assim que funciona o ciclo de refrigeração em um ar condicionado:
O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão.
Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.
O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão.
Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do prédio.
Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.
Quais são os gases?
São utilizados agora gases ecológicos como R-410A e o R-407C.
O R-410A → É um HFC (hidro fluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. Não agride a camada de ozônio e é utilizado principalmente em ar condicionados do tipo split Hi-Wall mais novos. É semelhante ao do R-22. A diferença é que o R410-A deve ser retirado totalmente do sistema para que seja feita nova carga.
O R-407C → É utilizado principalmente em chillers, aparelhos de ar condicionado doméstico e comercial e bombas de calor.
Ele tanto absorve o calor (endotérmico), quanto libera calor (exotérmico).

Andressa e Thais 2° ano 1 disse...

* O gas refrigerante circula pelas serpentinas absorvendo o calor do ar que foi sugado do ambiente e depois é devolvido com a temperatura mais baixa. Nosso corpo, apesar de parecer, nao absorve o resfriamento do ar condicionado, só temos uma sensação de frescor. Esse frescor é proporcionado por um processo endotérmico pois ocorre a troca de calor entre o ar e o gas refrigerante onde o gas absorve o calor do ar .

Ana Paula, Bruna, Poliana, 2º ano I. disse...

1) O ar do lado de fora é sugado por um ventilador que o leva a atravessar um compressor, passando assim por um sistema de serpentinas cheias de gás R-22, uma substância refrigerante em cerca de 7 °C e em estado líquido. Em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e é soltado no ambiente do lado de dentro. Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda do estado líquido dentro da serpentina e vira gás. O processo inverso seria como em um compressor elétrico, que o comprime o R-22 até que este, sob uma alta pressão, vira um gás quente, cerca de 522 °C. Esse gás entra em uma outra serpentina - que faz o oposto da segunda - do lado de fora do aparelho, chamada condensador. Mais quente que o ambiente externo, o R-22 se resfria um pouco. Com isso, ele vira líquido de novo mesmo antes de chegar aos 7 °C, pois está sob alta pressão. Um outro ventilador sopra o ar quente que sobrou para rua. O R-22 - estado líquido por causa de alta pressão - entra em um outro recipiente, como uma válvula de expansão, onde esse líquido perde a pressão rapidamente e se resfria novamente até os 7 °C, mantendo o estado líquido.
Então o círculo recomeça.

* Um gás refrigerante chamado R-22 ou R-744.
* Uma possível equação: ∆T= -K(TC-TA) ∆t
Obs.: O processo de resfriar o ar é exotérmico. E o de esquentar o ar é endotérmico.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes