ATIVIDADE 8ª SÉRIE - FENÔMENOS


Caro estudante esta é a primeira vez que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!
Questão 01

Quem são os cientistas apresentados nas figuras abaixo e quais suas principais contribuições a ciência moderna?
A.                                                               B.                                                                                   C.                            
Dicas:
a. Movimentos dos planetas;
b. Experimentos com gases;
c. Átomo.

Questão 02

Segundo Einstein "a matéria é uma forma concentrada de energia"  Segundo Lavoisier "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", sendo assim existem diversas formas de transformar a matéria e a energia. São encontrados inúmeros exemplos na natureza, hoje vamos analisar o Poraquê Electrophorus electricus , um peixe amazônico.


a. Explique como este animal consegue produzir descargas elétricas de até 200 volts?
b. Existem mais animais com estas características, ou outras parecidas? Dê exemplos e descreva o que estes animais fazem.

Questão 03

Relacione o que as pesquisas dos cientistas acima e a eletricidade tem a ver com a imagem abaixo? 
(OBS: estruture uma resposta comprovando a hipótese do grupo)


27 comentários:

Mônica, Helouise, Mariana e Carolina 8°2 disse...

1. Figura A: Galileu
Figura B: Lavoisier
Figura C: Filósofo Grego Demócrito

2. a) Essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas – os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.

b) Existem as raias elétricas, a descarga elétrica pode chegar a 220 volts.

Diego,Alexandre,Moacir - 8 SÉRIE disse...

A-Isaac Newton,B-lavoiser,C-Jolm Dalton

Anônimo disse...

Alunas:Alice,Danielle e Daiâne.

1.A-Galileu Galilei.
B.John Dalton
C.Demócrito

renan ,wilson,pierry,gabriel s 8serie 2 disse...

A.galileu:Mais importante questionador,irreverente de que pelas suas descobertas em si.
B.lavoiser:Estabeleceu um marco entre a química antiga e moderna
C.Demócrito:A principal contribuição trazida,

Rafaela,Laís,Pedro e Gabriel Hobus 8 serie 2 disse...

A-Isaac Newton B-Lavoiser C-Jolm Dalton.

PABLINI,KEYSE,GABRIELA DE MACEDO,RAFAELA SERIE 8ª3 disse...

01:
a) Antoine laurent lavoisier,foi o primeiro cientista a enunciar o principio da conservaçao da matéria.Além disso identificou e batizou o oxigenio,refutou a teoria flagistica e perticipou na reforma da nomenclatura.

b)GAlileu galilei desenvolveu os primeiros estudos,sistemáticos foi um dos principais representantes do renascimento cientifico dos secúlos xvi e xviii.

c) Demócrito,um dos primeiros defensores da ideia de que a máteria é formada por átomos .

Alunos; Cleiton de Jesus Oliveira, Andre francisco schmoegel 8º 3 disse...

rohling !1; a ;;; e galileutal como conhesemos hoje,surgiu na europa, ocidental no sec xvii,gracas principalmente os seu estudo de galileu Galilei ( 1564,1642
B ; a primeira.publicacao dedicada espesialmente a quimica foi criado o livro tratado elementar da quimica escrito em 1789; seu Autor cientista antonie Laurent Lavoisier e comsiderado o fundador da quimica moderna C;democrito um dos fundadores da ideia de que a Materia e formadas por atomos.

questaoo2 A esse tipo de tranformacao e energia ocorre tanbem na conducao de impulso nnervoso nos neoronios

B nos vagalumes por exnplo , adimitese que a luz emitida contribua para aprossimacao de individuos de sexo o posto , favorese a calazamento.








Alunos:FelipeAndreazza,WesleyPablodosSantos 8ª3 disse...


1)a)Claudio Ptolomeu:movimento dos planetas
b)Joseph John Thomson:experimentos com gasses
c)John Dalton:átomo.

2)a)Células musculares do peix,chamada eletrócitos,possuem um excesso de íons(átomos eletrificados)com cargascnegativas.
b)

PABLINI,KEYSE,GABRIELA DE MACEDO,RAFAELA SERIE 8ª3 disse...

02: A) Dispõe-se em série, como pilhas de uma lanterna e ativam-se simultaneamente quando o animal encontra-se em excitação, como na hora de captura de uma presa ou para defender-se fazendo com que seus três orgãos elétricos

Renan,Wilson,Pierry,Gabriel s .8² disse...

2.A)essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas os eletrocitos sendo conjunto deles denominados de mioeletroplacas.
B) bagre elétrico: Os bagres elétricos podem gerar choques de até 350 volts e sao encontrados na parte tropical da africa e no rio Nilo. Sao peixes carnivoros de habitos noturnos que alimentam-se de outros peixes debilitando-os com sua descarga elétrica .
Raia elétrica: as raias elétricas pertencem ao um grupo de 69 espécies de raias capazes de produzir descargas elétricas que variam de 8 aos 220 volts dependendo das espécies.

BRUNA;MENSOR ,MARIA disse...

1;A:Galileu Galilei
b:Newton
C:Antonie.
2:a:O peixe consegue produzir uma descarga electromagnética.
b:

Anônimo disse...

Alunas;Alice,Danielle e Daiâne.
Questão 1.
A.Isaac Newton.
B.Antoine Lavoisier.
C.Demócrito.
Questao 2.
A.
2.Sim,as Raias Elétricas,Stargazer Elétrico,o Peixe-gato Elétrico da África e o mais poderoso a Enguia-elétrica da África do Sul.
Questao 3.

Rafaela,Laís,Pedro e Gabriel Hobus 8°2 disse...

2-a)Assim como os músculos geram eletricidade ao se contraírem, pela entrada e saída de íons de suas células, cada eletrócito (célula do órgão elétrico) também se carrega e descarrega continuamente. Cada vez que os eletrócitos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts).

B)sim, As raias elétricas pertencem a um grupo de 69 espécies de raias capazes de produzir descargas elétricas que variam dos 8 aos 220 volts dependendo da espécie.

Equidna

O sistema eletrorreceptivo da equidna é menos complexo do que a do ornitorrinco. Com apenas 2.000 electroplaques na parte maior do focinho e apenas 400 na parte menor do focinho. Sua eletrorrecepção é extremamente útil apesar deles serem animais terrestres.

3)

ana paula amarante;brunam;maria disse...

2:b:sim;o Torpedo;Bagre electrico;Raia electrica

Anônimo disse...

q legal e interessante :)

lucas disse...

top

ana paula amarante;brunam;maria disse...

Achamos bem interessante,show de bola...ok=D

Renan,Wilson,Pierry,Gabriel S disse...

São atomos de eletricidade:Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo.

ana paula amarante;brunam;maria disse...

3:A eletricidade tem a ver porque é uma eletrostatica isso se refere a cargas elétricas em repouso nos corpos que de uma forma se tornam carregadosde carga elétricas,e os cintistas estudavam a movimentacões elétricas.

Anônimo disse...

Alunas:Alice,Danielle e Daiâne.

Questão 02.
A.A enguia gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam energia para o meio ambiente.

Questão 03.

bruna e, juliana ,gisele e ana paula disse...

1º (A)isaac newton demonstrou a concistencia que havia entre os cistema por ci idealisado e as leis de kepler,do movimento dos planetas !
(b)Lavoisier : foi o cientista a enunciar o principio da materia.
(c) democlito foi o primeiro cientis a pensar nos atomos, outros cientistas tanbem tiveram influencia, por ex : thomson .
2º(A)esses animais tem um orgão especializado. assim como os musculos geram eletricidade au si contrairem, cada eletrocito tanbem se carrega e descarrega continualmente!
(B), (raia) e um peixe que tanbem produr descarga eletrica: é formado pela produção de um campo magnético,ue se forma em torno de um fio pelo qual corre eletricidade.que se forma em torno de um fio pelo qual corre eletricidade!

pablini,keyse,rafaela,gabriela de macedo.8ª3 disse...

02:
b) sim existe bagres eletricos podem gerar choques,de até 350 volts,e sao encontrados na parte tropical da África.
Raia eletrica pertence a um, grupo de 69 espécies de raias capazes de produzir descargas eletricas que atinge 220 volts dependendo da espécie .

Bruno L. Franz, Jéssica A. da Silva, Lucas M.B Kisner e Maria Eduarda C. Silveira 8º 3 disse...


Questão 01:
a) Galileu Galilei:descobriu o movimento dos planetas e como esse movimento é formado.

b) Antoine Lavoiser:descobriu o gás oxigênio e batizou-o com esse nome.

c) Demócridto de Adbera:criou a teoria de que tudo o que existe é composto por vários elementos indivisíveis, chamados átomos.

Questão 02:
a)O Poraquê é capaz de emitir descargas elétricas atrvés de seus órgãos. Seus tecidos musculares liberam energia e assim é possível se defender de predadores.

b)Sim, como as Raias elétricas e o Bagre elétrico, que usam a eletricidade para conseguir alimentos e afastar predadores.

Questão 03:
A imagem abaixo está representando um átomo, cujo elétron é uma partícula dotada de carga elétrica, assim como o Poraquê, que possui várias dessas partículas. O elétron é parte de um átomo, esse descoberto por Demócrito.

JAQUELINE, ADRIELI, JANAINA E KAIRA 8 3 VESPERTINO disse...

alunas: adriele , jaqueline, janaina e kaira . 8 serie3
1 SAO GALILEU E LAVOISER .E SAO MOVIMENTOS DO PLANETA , EXISTENÇIAS DE GAS .
2.a.ocorre porque na condiçao de inpulsos nervosos nos neuronios e tanbem propria defesa quanto na paralizaçao de animais dos quais se alimenta.
b.sim . uma É energia mecanica. e energia luminosa.a energia mecanica é o que acontesem tipo de comtraçao, muscular.e energia luminosa é o que ocore em animas diversos bem em bacterias , algas e fungos ..
03 ;tem aver que poque o atomo é a mernor particula que É o elemento quimico que apresenta o nucleo com carga positiva de ate
99,9% e compoi a eletrisidade e com isso a imagem tem a ver e precisa dos cientistas para formar o atomo.


Alunos:Felipe Andreazza,Leonardo de Souza,Wesley Pablo dos Santos 8ª3 disse...

2)b)Raias e enguias.Porque os músculos em vez de produzirem energia liberam.



3)Os músculos liberam energia negativa por isso liberam descargas elétricas.

cleiton Andre 8serie3 disse...

3; os átomos dos elementos quIḿicos podem conbinar em proporcoes definidas formando moleculas

Anônimo disse...

Alunos:Ariel G.Reiter,Cristiana Finardi,Eduarda Batista e Mayara Adriana Ferreira. 8ª Série 3.

1-a)Galileu Galilei;
b)Antoine Lavoisier;
c)Demócrito de Abdera.

2-a)Essas cargas são produzidas por células musculares especiais,modificadas;
b)*Peixe Faca da América;
*Peixe Elephant-Trunk da America;
*Poraquê.

(...)

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes