TERMOQUÍMICA - ATIVIDADE 2º ANO DO EM




Caro estudante esta é a segunda vez em 2014, que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
ATIVIDADE EM EQUIPE DE ATÉ 3 ALUNOS
1.     Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
2.     Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
3.     No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
4.     O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
5.     Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;

6.     BOM TRABALHO A TODOS!

A GELADEIRA É UM EQUIPAMENTO INDISPENSÁVEL NOS DIAS ATUAIS, PARA A CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS. UTILIZANDO O PRINCIPIO DE RESFRIAMENTO E CONGELAMENTO DOS ALIMENTOS, DESACELERA O PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO POR MICROORGANISMOS. OS PROCESSOS QUE OCORREM NESTE EQUIPAMENTO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS.





SENDO ASSIM:

1. EXPLIQUE COMO A GELADEIRA FUNCIONA, ATRAVÉS DOS PRINCÍPIOS DE TROCA DE CALOR?
2. QUAL É A FUNÇÃO E O GÁS UTILIZADO? ELE É PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE? JUSTIFIQUE.
3. QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM REFRIGERADOR E FREEZER?

38 comentários:

Letícia Valentini, Tábita Arndt e Guilherme Hoepers - Série: 2º ano 01 disse...

1- A geladeira usa a evaporação do líquido para absorver calor. Então comprime o Gás Refrigerante, elevando a pressão de modo que ocorra a troca de calor através de suas serpentinas externas. Após o fluído Refrigerante ter se condensado com o esfriamento, este flui pela válvula de expansão, se movendo da zona de alta para baixa a de baixa pressão, evaporando novamente e assim repetindo o ciclo.

2- O gás utilizado na geladeira é conhecido como Gás Freon (CCL²F²), este que tem como função produzir o frio dos refrigeradores, conservando os alimentos. Ele circula pelo pelo compressor, válvula de expansão, evaporador e condensador, levando o resfriamento. Quando ele está em baixo nível terrestre, é pouco tóxico, porém quando se encontra disperso na atmosfera é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

3- Um freezer atinge a temperatura até -20°C, fazendo com que endureça os alimentos por estarem congelados e preservados. Já um refrigerador atinge os -6°C, deixando com que o alimento não fique totalmente firme, como é o caso do sorvete que apenas fica cremoso.

Melissa, Luiza e Paula - 2ª01 disse...

1. A pressão do ar no interior do refrigerador é uniforme e o ar do congelador que está a temperaturas mais baixas, é mais denso que o ar das outras partes. O fato desta massa de ar ser mais densa faz que ela desça, empurrando o ar das outras partes para cima. Existe também o termostato que é responsável por interromper o circuito de alimentação do motor que faz funcionar o compressor, quando a temperatura programada foi atingida. Quando desligado o circuito, a temperatura do interior do refrigerador passa a aumentar, por efeito da absorção de energia na forma de calor do ambiente. A partir de um certo valor de temperatura, o termostato reconecta o circuito elétrico de alimentação do motor e um novo ciclo de refrigeração se inicia.
2. O gás freon 12 é responsável pela "produção de frio" em um refrigerador. Ele recebe o calor dos alimentos colocados no interior da geladeira, retirando calor da parte interna. Esse gás a baixas altitudes é pouco tóxico, mas quando se encontra disperso na alta atmosfera se torna um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
3. Um freezer é um refrigerador de alta potência, destinado a congelar alimentos, ou refrigerar uma alta quantidade de alimentos e bebidas. Já uma geladeira é um refrigerador de menor potência, destinado a manter os alimentos frios, mas sem congelar, para que eles tenham consumo imediato. o refrigerador sempre trabalha com temperaturas acima de 0°C, pode ser ajustado de 1°C a 7°C, no freezer as temperaturas são abaixo de zero e podem ser ajustados de -14°C a – 25°C.

Wellerson, Lucas Rosa. 2º"1" disse...

1-A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.A convecção é a transferência de calor que ocorre somente nos fluídos, pois estes quando mudam suas densidades, podem fluir parte de si e com isso carregar calor e transferir a outros corpos.
2- O clorofluorcarboneto, também conhecido como CFC ou cloro-fluor-carbono, é um composto sintético, gasoso e atóxico que pode ser utilizado como solvente, propelente (gás usado em sprays), expansor de plásticos, e como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras.O clorofluorocarboneto é prejudicial sim, porque ele é o principal causador do buraco na camada de ozônio e desde a descoberta de sua toxicidade na atmosfera onde pode permanecer por até 75 anos antes de ser destruído.
3-A geladeira é um armário metálico com prateleiras e gavetas e uma porta isolante, para manter o frio no interior do utensílio. O frio é produzido por um compressor, normalmente movido por um motor elétrico. Já o Freezer, tem como única função congelar alimentos ou produtos, e mantê-los congelados por um período pré-determinado. O sistema para fabricação de gelo, tanto nas geladeiras, quanto nos freezers é o mesmo, a diferença, além de estética, é que no freezer, colocamos o alimento diretamente em contato com o gelo produzido.

yuri e jessica 2°ano1 Em disse...

respostas:
1)O refrigerador pode ser considerado uma maquina térmica só que trabalha em sentido inverso. Uma maquina térmica recebe calor de um reservatório quente, converte parte deste calor em trabalho mecânico e rejeita a diferença sobre forma de calor para um reservatório frio. O refrigerador, entretanto, recebe calor de um reservatório frio, o compressor fornece trabalho mecânico ao refrigerador e o calor é rejeito para o reservatório quente.
2)O gás monoclorodifluorometano sofre um aumento na pressão quando passa pelo compressor. Ele é forçado a passar por uma longa serpentina onde ele troca calor com o ambiente e diminui a temperatura.Conforme o gás resfria ele passa a assumir a forma liquida. Ele entra a uma temperatura bastante alta e na metade do condensador ele já está só de 10°c acima da temperatura ambiente.
3)Refrigerador : o frio é produzido por um compressor , normalmente movido por um motor elétrico, que comprime um gás especial que é empurrado ate o interior da geladeira através de uma tubulação e lá, o congelador, este gás é expandido para uma tubulação de diâmetro maior e ai que ocorre a transformação da temperatura. As paredes da tubulação do congelador vão se resfriando com esta expansão do gás, ate formar gelo.
freezer : tem a função de congelar alimentos ou produtos e mante-los congelados por um período pre-determinado. O sistema para fabricação do gelo, tanto nas geladeiras, quanto nos freezers é mesmo, a diferença, além de estetica, é que no freezer, colocamos o alimento direntamente em contato com o gelo produzido.

Lucas M,Romario disse...

Lucas M, Romario
01-A geladeira funciona pelo princípio da troca de calor: um corpo mais frio retira o calor de corpos mais quentes provocando um equilíbrio térmico.
O sistema de refrigeração funciona em ciclo em que continuamente um gás é comprimido pelo compressor que funciona como um motor, fazendo esse gás se movimentar em ciclo pelo sistema deixando o compressor (frio) no início do processo e chega quente no final do processo para ser resfriado e continuar o ciclo), quando comprime sua temperatura cai bastante passa por tubulações internas ao refrigerador para resfriar seu conteúdo. Desta forma, através do equilíbrio térmico a temperatura do gás aumenta e a temperatura interna do refrigerador diminui. Quando sai do refrigerador esse gás passa por serpentinas, onde se percebe que o gás já se encontra quente (algumas pessoas costumam até usá-las como varal para secar peças de roupas). Tem aí uma pequena troca de calor com o ar do ambiente e o gás volta novamente para ser comprimido pelo compressor e continuar o processo.
Quanto mais acontecer esse processo maior a troca de calor e maior o consumo de energia elétrica do refrigerador.
Lembrando que internamente ocorre convecção do ar, que é o movimento em que o ar frio por ser mais pesado desce e faz o ar quente mais leve subir.
02-O CFC é um produto químico (clorofluorcarbono) largamente urtilizado como gás de refrigeração e gás expelente de aerossóis (desodorantes, inseticidas). Quando expelido na baixa atmosfera, o CFC sobe lentamente para as zonas superiores além da camada de ozônio, onde, por ação dos raios ultravioleta, rompe-se, desprendendo cloro. Esse cloro, mais denso que o ar daquelas alturas, cai e, ao passar pela camada de ozônio, reage com ele produzindo óxidos de cloro e oxigênio, que posteriormente se decompõem. Nessa reação, vai consumindo o ozônio (O3), e criando um "buraco" na camada de ozônio, situada entre 25 e 30 quilômetros de altitude. Essa camada tem a função importantíssima de proteger da ação nociva dos raios ultravioleta, deixando passar apenas uma pequena parte benéfica deles.
03-A diferença é que o refrigerador mantem sua temperatura em ate -5°C e o freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C.
Exemplo:O sorvete num freezer fica bem duro, já no congelador ele derrete ficando com uma concistência mais cremosa.

henrique,jonatan e bruno.2 ano 1 disse...

1)ELA USA A EVAPORAÇÃO DE UM LIQUIDO PARA ABSORVER CALOR,O LIQUIDO USADO EM UMA GELADEIRA EVAPORA A UMA TEMPERATURA MAIS BAIXAS E ASSIM ELE PODE CRIAR TEMPERATURAS GELADAS DENTRO DO RESFRIADOR GRASSAS AO COMPRESSOR QUE PRESSURIZA O GAS DE FLUIDOS.
2)CFC (clorofluorcarbono) – gás usado em refrigeração , sim ele è prejudicial destrói a camada de ozônio..
3)Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C. (negativos)
O refrigerador, mantém temperatura de até no máx -5°C.

Andressa,Alini, Rosane disse...

Alunas: Alini, Andressa e Rosane- 2º Ano 01.

1- Funciona graças à duas bobinas, um evaporadora e a outra condensadora. O que resfria os alimentos dentro da geladeira é um fluido refrigerante, de flúor, hidrogênio e carbono, que corre em tubos no interior das geladeiras. Em estado gasoso e com temperatura de -10°C, o fluido corre e retira o calor dos alimentos contidos na geladeira. Após isso, ele segue para um compressor (aparelho que aumenta a pressão) e sua temperatura sobe. O aumento de temperatura ocorre graças à maior pressão, que faz as partículas do gás se chocarem mais.Depois disso, o fluido vai para o condensador. Lá, o fluido assume forma liquida, passando por um filtro, que retira algumas eventuais impurezas, o refrigerante segue para um tubo longo e bem estreito, chamado de capilar. A pressão causada pelo estreito capilar faz o fluido subir até o topo da geladeira, que é a área do freezer. Lá o refrigerante entra em um tubo maior, e de baixa pressão, o evaporador. Nesse momento, ele retira a energia para se tornar gás novamente, resfriando muito os alimentos no freezer. No estado gasoso novamente, o fluido reinicia o processo.
2- É o gás freon, sua função é de que ele percorre toda a geladeira, circula pelo compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador. Graças a esse mecanismo os refrigeradores podem resfriar de forma igual, sem pontos mais quentes ou mais frios. Sim,ele afeta a camada de ozônio por causa das moléculas de cloro, presente em sua composição, interrompendo o ciclo do ozônio.
3- A diferença é que o refrigerador sempre trabalha com temperaturas acima de 0°C , pode ser ajustado de 1°C a 7°C, no freezer as temperaturas são abaixo de zero e podem ser ajustadas de -14°C a -25°C.

Carlos/Jonatan 2°Noturno disse...

O aumento de temperatura sobre uma massa gasosa provoca sua expansão, ou seja, aumento de volume. Imagine que a massa do ar dentro da geladeira seja constante, no momento em que você ligou a geladeira, a temperatura desse ar era igual à do ambiente externo, e ocupava um certo volume. Porém quando foi resfriado, contraiu-se e passou a ocupar um volume menor.
Sabe-se que densidade do materiais é a razão de sua massa por seu volume.

jaaziel e joacir e dione 2º ano noturno disse...

1 a geladeira gera frio que resfria o alimento a geladeira e mais fria na parte de cima e funciona do seguinte modo o calor sobe e o frio sobe mantendo os alimentos conservados 2. a função e resfriar os alimentos e conservar por mais tempo. o gas e tetrafluoretano, e menos poluente do que freon mais e toxico ao meio ambiente

Andrei e karine disse...

1- No esquema abaixo, a parte vermelha corresponde a região de alta pressão (alta temperatura) e a parte azul corresponde a baixa pressão (baixa temperatura). Um dos componentes da geladeira é chamado de compressor.Este impulsiona um gás denominado freon. Este gás aquecido segue para o condensador (a serpentina visível na parte traseira de frigorífico), onde troca calor com o ar exterior, arrefecendo o gás e condensando
-
o. O líquido refrigerador passa então pelo capilar (uma válvula de expansão ou garganta), que provoca um abaixamento brusco na pressão e consequente evaporação instantânea e auto - arrefecimento.
Este gás frio entra no frigorífico e completa - se o ciclo termo dinâmico.

2-

3-O freezer mantém uma temperatura entre 18 e 25 graus cent. negativos(depende do fabricante e modelo), temperatura que inibe a multiplicação de microorganismos dos alimentos, ou pelo menos diminue a proliferação. A geladeira trabalha a uma temperatura de 8 graus positivos(obviamente não no congelador!) e apenas retarda aquela proliferação. Na parte mecânica, os dois são muito parecidos, diferindo basicamente no tamanho e sistema do evaporador (pressões, etc.)

BRUNO BEZA, GUSTAVO MAAS E MAIARA GEISS. disse...

1) A geladeira funciona pelo princípio de troca de calor. Um corpo mais frio retira o calor de corpos mais quentes provocando um equilíbrio térmico. O sistema de refrigeração funciona em ciclos, em que continuamente um gás é comprimido pelo compressor que funciona como um motor, fazendo esse gás se movimentar em ciclo pelo sistema deixando o compressor no início do processo e chega quente no final do processo para ser resfriado. Ou seja, esse processo faz com que os corpos estabilizem sua temperatura chegando a um equilíbrio, para depois ser resfriado.

Gilvane Neu 2-matutino disse...

1- quando o gás expande, recolhe calor. Quando ele é novamente comprimido, deve perder o calor que absorveu. E é exatamente o que ocorre. Atrás dos refrigeradores existe um trocador de calor - uma grade por onde passam tubulações de gás comprimido - que devolve ao ambiente externo todo o calor que o gás retirou de dentro da geladeira. Se não existisse esse trocador de calor, em dado momento teríamos um forno, e não um refrigerador!


2-As placas são esfriadas pela passagem, em tubulações "friamente" calculadas, de certos tipos de gases, comumente denominados de "gases freom". Existem vários tipos de freons, sendo que os derivados de clorofluorcabonados vêm sendo substituídos por outros, como CO 2 ou amônia, entre outros, devido a seus efeitos danosos à camada de ozônio, que protege a Terra dos raios UV vindos do sol.


3-A temperatura que atingem.Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C. (negativos)O refrigerador, mantém temperatura de até no máx -5°C.Para a conservação de alimentos congelados por mais tempo é necessário o freezer. Já o tempo de conservação do congelador de um refrigerador comum é bem menor.



BRUNO BEZA, GUSTAVO MAAS E MAIARA GEISS. disse...

2) O gás é o TETRAFLUORETANO ou R134a.
Função: O gás sofre um aumento na pressão quando passa pelo compressor. Nesse estágio ele é forçado a passar por uma longa serpentina onde ele troca calor com o ambiente e diminuiu a sua temperatura. Conforme o gás resfria ele passa a assumir a forma líquida. Ele entra a uma temperatura bastante alta e na metade do condensador ele já está só a 10°C acima da temperatura ambiente. O gás a uma temperatura mais baixa, passa por um elemento filtrante que tem o objetivo de bloquear a passagem de impurezas que possam estar contidas no gás.

BRUNO BEZA, GUSTAVO MAAS E MAIARA GEISS. disse...

2) Não, o Tetrafluoretano não é prejudicial a saúde e nem agressivo a camada de ozônio, diferente do antigo gás CFC ( clorofluorcarbono) que hoje está em desuso.

Amanda Grimm, Fabiane Müller e Natasha Isler. 2° ano 2 disse...

Alunas: Amanda Grimm, Fabiane Müller e Natasha Isler. 2º ano 2 do EM.
1. A geladeira usa a evaporação de um líquido para absorver calor. Quando a água evapora, ela absorve calor, criando a sensação de frio. O líquido que é utilizado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixa, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador.

2. A função do gás é retirar o calor de dentro da geladeira e devolver ao ambiente externo todo o calor retirado. O gás utilizado é o Tetrafluoretano, que vem sendo utilizado para substituir o Freon que prejudicava a Camada de Ozônio. Não é prejudicial ao meio ambiente o Tretafluoretano devido ao menor tempo de vida na atmosfera, apresenta uma redução de potencial de efeito estufa de 90%. Além disso é não inflamável, não tóxico e possui alta estabilidade térmica e química.

3. A diferença entre o refrigerador e o freezer é a temperatura que atingem pois tem capacidades de refrigeração bem diferentes. O freezer alcança temperaturas de até -20ºC e enquanto o refrigerador atinge uma média de -6ºC.Outra diferença interessante é que se para ser freezer tem que ser um compartimento separado da geladeira, senão não é freezer.

Ellan Esser e Ketlin Sutil 2° ano 2 disse...

1- A Geladeira é uma máquina térmica em que a troca de calor se dá do sistema mais frio (interior) para o sistema mais quente (meio externo). Com isso, inicia-se o ciclo: começa no compressor que é acionado por um motor elétrico. A função do compressor é de aumentar a pressão o suficiente para que liquefaça em temperaturas próximas da temperatura ambiente. Quando o êmbolo do cilindro desce, a válvula de admissão se abre permitindo a passagem do gás refrigerante no cilindro.
No compressor, o ressalto em rotação faz virar o anel descentralizado contra a parede do cilindro e a barreira faz pressão contra o anel o que garante a pressão do gás que é aquecido à temperatura superior a do ambiente.
Quando o êmbolo torna a subir, a válvula de admissão se fecha e a de escape se abre, forçando o gás, a alta pressão, a passar para o condensador (serpentina), onde é comprimido e se liquefaz, trocando calor com o meio externo e, assim, o gás diminui de temperatura. É devido a essa troca de calor com o meio que não se recomenda embutir a geladeira em armários com pouca ventilação e nem colocar roupas para secar atrás do refrigerador.
Após liquefeito, o gás passa para a válvula de expansão onde sofre descompressão e se expande, chegando ao congelador e daí volta ao compressor e o ciclo recomeça.

2- Tetrafluoretano ou R-134a é um gás que vem sendo usado para substituir o Freon já que é menos poluente. Hoje ele compõe o sistema de alguns refrigeradores.

3 - O congelador atinge uma temperatura média de -6º C, o que impede a conservação ideal de alguns alimentos por muito tempo. Para tanto, o freezer é capaz de atingir temperaturas de -20°C. Ou seja: o freezer é sempre bem mais frio que o congelador, preservando a qualidade do alimento congelado.

Caroline G. Nayara B. Ellen P. 2º2 disse...

1- O compressor impulsiona o gás tetrafluoretano, esse gás aquecido segue para o condensador (serpentina), onde troca calor com o ar exterior, esfriando o gás e condensando-o. O líquido refrigerado passa então pelo capilar (uma válvula de expansão), que provoca uma diminuição brusca na pressão e consequentemente evaporação instantânea e um esfriamento. Este gás frio entra no congelador e completa o ciclo.

2-A substância utilizada é o tetrafluoretano sua formula molecular é C2H2F4.
Função: Abaixa a pressão e se vaporiza e a alta pressão se condensa.
Ele não é prejudicial ao meio ambiente pois é um gás isento ( não contém) de cloro. O cloro é sensivel ao raio ultravioleta e se decompõem por isso ataca as moleculas de ozônio.

3- A temperatura que atinge um freezer serve para o congelamento e chega até aproximadamente -15°C. E o refrigerador mantém a temperatura de até no máximo -5°C. Para a conservação de alimentos congelados por mais tempo é necessário o freezer, já o tempo de conservação do congelador de um refrigerador comum é menor.

carlos/jonatan 2ºano noturno disse...

Ele ajuda no resfriamento da geladeira. Em meados de 1980 descobriu-se que o Freon e todos os gases do tipo CFC (clorofluorcarboneto) são danosos à camada de ozônio e ao meio ambiente.

Karoline, Matheus e Kerolayn 2° ano disse...

1. O gás que é utilizado para o resfriamento da geladeira é o tetrafluoretano, que evapora em baixas temperatura, esse gás passa por um compressor onde aumenta sua pressão começando a se condensar ai passa pela serpentina, parte quente da geladeira, onde libera calor para o ambiente, resfriando-se e passando para o estado liquido.
Depois o liquido passa por uma válvula de expansão, que tem a função de diminuir a pressão passando para um estado que se evapora o gás refrigerante é aquecido e passa para o estado gasoso roubando o calor, ou seja, a geladeira usa a evaporação do tetrafluoretano para absorver para si, deixando frio.

2. O gás utilizado é o tetrafluoretano que ajuda no resfriamento da geladeira. Ele não é agressivo ao meio ambiente, pois ele é um gás isento de cloro,o antigo gás era o clorofluorcarbono que destruía a camada de ozônio.

3.A diferença é a temperatura que atingem, o freezer serve para congelamento , chegando a menos de 15° C e o refrigerador mantem a temperatura até -5° C.
O freezer tem menor menor temperatura porque a pressão é menor, e quanto menor a pressão, mais baixa a temperatura.

Marcelo Krüger e Thiago A.Metzger 2 noturno disse...

1. O gás tem temperatura de -10° o fluido corre e retira o calor dos alimentos,Depois disso ele segue para o compressor que aumenta sua pressão e sua temperatura sobe,depois o fluído segue para a serpentina onde é filtrado condensado e refrigerado ai recomeça seu ciclo.
2.Tetrafrluoreno que não é prejudicial a camada de ozônio como o antigo CVC.
3.O freezer tem serpentina maior e seu compressor é mais potente então ele modica muito mais a presão mantendo a temperatura bem mais baixa.

jaaziel, dione e joacir disse...

3-Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C. (negativos)
O refrigerador, mantém temperatura de até no máx -5°C.
Para a conservação de alimentos congelados por mais tempo é necessário o freezer. Já o tempo de conservação do congelador de um refrigerador comum é bem menor.

Glaucia Rocha, Francieli Ap. Ferreira disse...

- O sistema de refrigeração funciona em ciclo em que continuamente um gás é comprimido pelo compressor que funciona como um motor, fazendo esse gás se movimentar em ciclo pelo sistema deixando o compressor (frio) no início do processo e chega quente no final do processo para ser resfriado e continuar o ciclo, quando comprime sua temperatura cai bastante passa por tubulações internas ao refrigerador para resfriar seu conteúdo. Desta forma, através do equilíbrio térmico a temperatura do gás aumenta e a temperatura interna do refrigerador diminui. Quando sai do refrigerador esse gás passa por serpentinas, onde se percebe que o gás já se encontra quente. Tem aí uma pequena troca de calor com o ar do ambiente e o gás volta novamente para ser comprimido pelo compressor e continuar o processo.

2. O gás usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a, cuja fórmula química é CF3CH2F,que é um gás isento de cloro,e portanto, não agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio."
3-Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C. (negativos)
O refrigerador, mantém temperatura de até no máx -5°C.
Para a conservação de alimentos congelados por mais tempo é necessário o freezer. Já o tempo de conservação do congelador de um refrigerador comum é bem menor.

Dâmaris, Ana Paula Fernandes 2°1 Noturno disse...

1)A geladeira funciona pelo princípio da troca de calor: um corpo mais frio retira o calor de corpos mais quentes provocando um equilíbrio térmico. Dentro da geladeira há tubos, onde tem um produto químico
(o gás Freon) que absorve o calor da geladeira.
Por esses tubos, o gás chega ao compressor, onde passa para o estado líquido.Por evaporação,o calor contido vai para uma espira (que fica na parte de fora da geladeira)e se espalha pela cozinha,enquanto o liquido continua circulando pela geladeira,continuando o ciclo.
2)O tetrafluoretano ajuda no resfriamento, ele não prejudica o meio ambiente por que ele é isento de cloro
3)Nenhuma a não ser a diferença de temperaturas, que no freezer chega a -18C ou menos. Em termos de compressor ambos são iguais, tirando talvez o gás usado que permite menores temperaturas. Hoje em dia, embora nao seja ainda tao eficiente qto o compressor, usa-se o Peltier em geladeiras portateis estilo caixa de isopor e equipamentos cientificos. O Peltier, em homenagem ao cientista que descobriu o efeito, é um dispositivo em estado sólido que funciona como uma bomba de calor da mesma forma que o compressor de uma geladeira.

Naiana da silva, José Bento Fernandes, 2°ano 1 Noturno disse...

1)A geladeira funciona pelo princípio da troca de calor: um corpo mais frio retira o calor de corpos mais quentes provocando um equilíbrio térmico. Dentro da geladeira há tubos, onde tem um produto químico, Por esses tubos, o gás chega ao compressor, onde passa para o estado líquido.Por evaporação,o calor contido vai para uma espira (que fica na parte de fora da geladeira)e se espalha pela cozinha,enquanto o liquido continua circulando pela geladeira,continuando o ciclo.
2)O tetrafluoretano ajuda no resfriamento, ele não prejudica o meio ambiente por que ele é isento de cloro.
3) no freezer chega a -18C ou menos. Em termos de compressor ambos são iguais, tirando talvez o gás usado que permite menores temperaturas. Hoje em dia, embora nao seja ainda tao eficiente qto o compressor, usa-se o Peltier em geladeiras portateis estilo caixa de isopor e equipamentos cientificos.

Jeferson Mateus Esser, Marcos Waltrick, e Ramon Kanitz 2º ano noturno disse...

1. a geladeira usa a evaporação d um liquido para absorver calor. O liquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixa, e assim criando temperaturas geladas, sendo assim conservando alimentos entre outros.

2. o gás e o tetrafluoretano. ele ajuda no resfriamento da geladeira, ele é isento de cloro, por tanto, não é agressivo a camada de ozônio.

3. o freezer é um refrigerador de alta potencia, que usamos para congelar alimento e os conservar por um longo tempo, operando em temperatura de -18°c. A geladeira é um refrigerador com menor potencia, não alcansa a temperatura de congelamento, temperatura média varia de entre 3°c e 5°c.

Rafael Lourenço, Beatriz de Brito e Thalia de Espindola. 2° ano noturno EM disse...

1) O compressor bombeia o refrigerante através de todo o sistema. Ele admite refrigerante gasoso frio através da linha de sucção das serpentinas de congelamento do evaporador. Ao mesmo tempo, ele comprime o gás e bombeia-o para a linha de descarga. O gás fortemente comprimido tem sua temperatura elevada e entra no
condensador. O condensador é a serpentina de esfriamento do gás refrigerante quente. No condensador, o calor é expelido para o ar ambiente exterior do gabinete. Durante este processo, o gás refrigerante dissipa o calor removido de dentro do gabinete que transforma-o no estado líquido. Quando o líquido refrigerante quente sai do condensador para entrar no tubo capilar,
um filtro secante remove toda umidade ou impureza. O tubo capilar é cuidadosamente calibrado no comprimento e no diâmetro interno,
para permitir a passagem da exata quantidade de líquido refrigerante exigido para cada unidade. Um comprimento do tubo capilar é colocado dentro da linha de sucção, formando um trocador de calor que auxilia a esfriar o líquido refrigerante quente no tubo capilar. O tubo capilar nesse caso liga-se ao tubo de diâmetro maior do evaporador. Quando o refrigerante deixa o tubo capilar e entra no tubo maior do evaporador em baixa pressão como uma mistura de líquido e vapor. No processo de passagem através do evaporador, o refrigerante absorve calor da área de armazenagem e é gradualmente transformado, de um líquido e uma mistura de vapor, em vapor. O gás refrigerante à baixa pressão saindo da serpentina do evaporador retorna ao compressor através da linha de sucção, que é parte do trocador de calor, completando desse modo o ciclo.
2) A função do gás utilizado, ajudar no resfriamento da geladeira. O refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a. Não. Pois é um refrigerante isento de cloro, e portanto, não agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.
3) A diferença está na temperatura em que atingem. O freezer chega a até -15°C aproximadamente. Já o refrigerador é apenas para manter alimentos frios, Sua temperatura varia muito dependendo da regulagem de frio. Mas de maneira geral é em torno de 5 ºC.

carlos/Jonatan 2ano noturno disse...

Quando um gás se expande ele absorve o calor do ambiente, O que acontece é que estes líquidos ao evaporarem obrigatoriamente aumentam de volume e obrigatoriamente absorvem o calor das moléculas próximas, o contrário tambem é verdadeiro, ao comprimir um gás ele obrigatoriamente libera calor. O calor é em sua maioria devido ao compressão do ar(um pouco tambem devido a fricção, mas é muito pouca no caso). Compreendido isto é simples, a geladeira, freezer ou ar-condicionado, funcionam como a mais de 100 anos atrás,

Eduarda ingles dos santos, Eduarda verônica e Andreza Rohling 2ª I disse...

Eduarda ingles dos santos, Eduarda verônica e Andreza Rohling 2ª I
1) A geladeira funciona pelo principio de troca de calor de calor: um corpo mais frio retira o calor do corpo mais quente provocando um equilíbrio térmico. A parte mais fria esta no interior da geladeira e a mais quente no seu exterior, o congelador por ser mais denso faz com que o ar frio desça. E o ar quente por ser menos denso sobe tudo isso originando correntes de convcção no interior da geladeira.
2)Ajuda no resfriamento da geladeira.

Chaieni Eduarda Lucht e Joice Nunes Série: 2° 3 vespertino disse...

1-A troca de calor se dá do mais frio interior da geladeira para o mais quente exterior da geladeira. Dentro da geladeira o congelador é o componente mais frio e por isso está em condições de trocar calor com o que se encontra no seu interior. Para que a troca de calor se de do mais frio congelador para o mais quente radiador é necessário a substancia de operação freon se vaporiza a baixa pressão no radiador. O compressor que eleva a pressão e uma válvula que diminui a pressão o tubo capilar. O calor troca com o ambiente pelo frio ao se conservar no radianos. A quantidade de calor trocada em radianos e o ambiente é maior que a troca entre o congelador e o interior da geladeira.
2-Baixar a temperatura MONOCLORODIFLUOROMETANO. É apontado como u m dos principais causadores de danos contra os seres vivos, e portanto contra o planeta terra.
3-A temperatura que atinge. Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente -15°C (negativo). O refrigerador mantém temperatura de até no máximo -5°C.

Arthur, Eduardo e Alessandra 2º 3 disse...

1- Oque resfria os alimentos na geladeira é um fluido refrigerante de flúor, hidrogênio de carbono que corre em tubos no interior da geladeira, esse fluido corre e retira o calor dos alimentos. O compressor impulsiona um gás chamado freon, este gás aquecido segue para o condensador, onde troca calor com o ar exterior, aquecendo o gás e condensando-o.

2- O gás utilizado é o R134a ou o tetrafluoretano, que é um refrigerante isento de cloro, e portanto não é agressivo na camada de ozônio, e sua função é refrigerar.

3- O refrigerador é essencial para conservar alimentos ou já preparados, mantém a temperatura até aproximadamente -6ºC. Já o freezer congela os alimentos e mantém- os congelados por um determinado período, sendo colocado o alimento diretamente em contato com o gelo ali produzido e sua temperatura atinge -20ºC.

Tayná e Tânia 2 ano 03 disse...

1. Nas geladeiras domésticas encontramos o congelador na parte superior, no qual entre suas paredes passa uma pequena tubulação por onde percorre uma substância de alto calor latente (quantidade de calor que um corpo ou meio precisa ceder ou receber para mudar
de estado físico). Essa substância tem como finalidade facilitar a troca de calor do interior da geladeira com o meio ambiente. Esse trabalho é realizado devido a um motor compressor, que comprime e
impulsiona o gás. Nesse processo o gás sofre liquefação quando comprimido pelo motor, devido o estrangulamento que há na entrada do congelador. Ao passar por esse estrangulamento o liquido se
transforma em gás novamente retirando calor do seu interior. Em seguida o gás é levado à uma serpentina que se localiza na
parte externa da geladeira, trocando calor com o ambiente. Assim, abaixa sua temperatura e também a do interior da geladeira. Após isso, o gás é aspirado e levado ao compressor, iniciando um novo
processo.

2. Monoclorodiflurometano-R22 e Tetrafluoretano-R134a(Este ultimo sendo o mais usado atualmente).
Esses gases tem a função de realizar a troca de calor do interior da geladeira e dos alimentos, com o exterior da geladeira.

3. A temperatura que atingem. Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente - 15º C. O refrigerador, mantém temperatura de até no máximo -5°C. Sendo assim um freezer serve para congelar o alimento, já a geladeira serve para manter o alimento ''gelado''
Para a conservação de alimentos congelados por mais tempo é necessário o freezer.

jose vitor bruno e jean carlos boges 2 ano 3 disse...

1) a conteçao é a transferencia de calor somente nos fluidos, pois estes quando mudam suas densidades qque podem fluir parte e com isso carregar calor e transferir a outros corpos a serpentina fria é colocado na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grandes de roposito isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção o ar em contato com o congelador se resfria, diminuiu seu volume, ficando mais dentro,ocupando um volume maior, menos denso,entao sobe.

2)função: o resfriamento tem que ser mantido o que lhe for colocado dentro , tanto na parte de cima congelador quanto na parte de baixo. elemento e as moleculas de ar que nao e nao tem possibilidades de danificar o meio ambiente pois nao emite nehum tipo de ar toxico para as camadas de oxigenio misturado com temperatura solidifica dentro do frezer.
3)o refrigerador sempre trabalha com temperaturas acima de zero graus pode ser ajustado entrede 1 a 7 graus no frezera stemperaturas sao abaixo de 14 e 25 abaixo de zero graus .

Ana Caroline, Ana Paula, Milena - 2º ano 3 disse...

Atividades sobre termoquímica

1- A geladeira funciona pelo princípio da troca de calor: um corpo mais frio retira o calor de corpos mais quentes provocando um equilíbrio térmico. O sistema de refrigeração funciona em ciclo em que continuamente um gás é comprimido pelo compressor que funciona como um motor, fazendo esse gás se movimentar em ciclo pelo sistema deixando o compressor (frio) no início do processo e chega quente no final do processo para ser resfriado e continuar o ciclo, quando comprime sua temperatura cai bastante passa por tubulações internas ao refrigerador para resfriar seu conteúdo. Desta forma, através do equilíbrio térmico a temperatura do gás aumenta e a temperatura interna do refrigerador diminui. Quando sai do refrigerador esse gás passa por serpentinas, onde se percebe que o gás já se encontra quente. Quanto mais acontecer esse processo maior a troca de calor e maior o consumo de energia elétrica do refrigerador. Assim, internamente ocorre convecção do ar, que é o movimento em que o ar frio por ser mais pesado desce e faz o ar quente mais leve subir.

2- O gás utilizado hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a, sua função é em sistemas de resfriamentos e refrigeração, é um refrigerante insento de cloro e portanto não agressivo a camada de ozônio, pois os antigos gases usados como o cfc está em desuso, visto que destroi a camada de ozônio.

3- A temperatura que atingem. O refrigerador é essencial para conservar alimentos frescos ou já preparados. Mantém a temperatura a aproximadamente -6 C°.
Já o freezer congela os alimentos, e mantém congelado por um determinado período, sendo colocado o alimento diretamente em contato com gelo ali produzido. E sua temperatura atinge -20 C°.

Tayná e Tânia, 2 ano 03 disse...

Continuação da questão 2.
Sim, o gás é prejudicial ao meio ambiente pois danifica a camada de ozônio, houveram muitas discussões por causa dessa questão, alguns cientistas afirmavam que sim outros que não, mas chegaram a conclusão de que mesmo que o gás utilizado hoje é menos prejudicial que os utilizados no passado, ainda assim agride o meio ambiente.

Obs:. havíamos esquecido de avisar o professor que não conseguimos terminar a questão numero 2 e não achamos o professor para conversar durante a semana para avisa-lo, então decidimos postar no blog antes que o professor corrigisse as questões.

Luziane, Carolina e Eduardo 2°ano 2 disse...

1- A geladeira funciona pelo principio de troca de calor, o corpo mais frio retira calor de corpos mais quentes causando um equilíbrio térmico. O principio de refrigeração se baseia no ciclo do gás refrigerante, esse processo acontece em um ciclo fechado por isso o gás nunca se perde e fica circulando causando a refrigeração.
também existe duas serpentinas, uma dentro da geladeira onde o gás após a expansão troca de calor com a parte interna da geladeira, retirando calor e a outra serpentina onde o gás libera o calor retirado para o meio ambiente que é a parte traseira da geladeira.
2-Os refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano, que é um refrigerante isento de cloro, não agressivo a camada de ozônio.
3- O freezer serve para o congelamento do alimentos e pode chegar a temperatura aproximada de -15°C.
E o refrigerador, mantém a temperatura dos alimentos, á uma temperatura de até -5°C.

Andiara, Joice, Milena 2° ano1 disse...

1) O funcionamento da geladeira ocorre através de um circuito fechado. O processo de troca de calor é denominado convecção. No interior da geladeira o ar frio, por ser mais denso, desse para a parte interior, enquanto o ar quente sobe, passando pelo congelador, sendo resfriado e em seguida descendo novamente; por isso, as prateleiras das geladeiras são vazadas facilitando a circulação do ar. Enquanto o ar circula no interior da geladeira ele realiza uma troca de calor com tudo aquilo contido em seu calor dos objetos, pela diferença de temperatura existente.

2) O gás utilizado nas geladeiras é o gás Freon, sua função é deixar os refrigeradores com baixa temperatura. Ele percorre toda a geladeira, circula pelo compressor,válvula de expansão, evaporador, condensador. Ao nível da terra ele tem baixa toxidez, mas quando atinge altitudes elevadas pode representar uma ameaça á camada de ozônio.

3) A diferença é a temperatura que atinge. Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente -15°C. O refrigerador mantem temperatura de até ao máximo -5°C.

Andiara, Joice e Milena 2°ano 1 do EM

Dara Pabline, Alessandra disse...

Alessandra Jochem e Dara Pabline Coelho - 2º ano I EM

1. O funcionamento da geladeira baseia-se em três princípios:
*O calor transfere-se das zonas quentes para as zonas frias (ou menos quentes).
*A pressão é proporcional à temperatura. Ouseja, aumentando a pressão, aumenta-se a temperatura.
*A evaporação de um líquido retira calor. Fenómeno análogo à sensação de frescura sentida pela evaporação de álcool sobre a pele, ou pelatranspiração.

2. Antigamente os gases utilizados para a refrigeração eram estremamente tóxicos e cancerigenos como o freon e a amônia por exemplo, hoje se utiliza um gás conhecido como 134A que é um gás que não é inflamável e nem tóxico.

3. A temperatura que atingem.
Um freezer serve para congelamento e chega até aproximadamente -15 C
Um refrigerador, mantém temperatura de até no máx -5 C

Letícia e Tainá 2º 02 disse...

1- Segundo os princípios termodinâmicos, o aumento de temperatura sobre uma massa gasosa provoca sua expansão, ou seja, aumento de volume. A massa de ar dentro da geladeira é constante, no momento em que você ligou a geladeira, a temperatura desse ar era igual ao do ambiente externo, e ocupava determinado volume, quando foi resfriado, contraiu-se e passou a ocupar um volume menor.
Sabemos que densidade de algum material é a razão de sua massa por seu volume. Quando aquela mesma massa de ar (constante) contraiu, sua densidade foi aumentada de, e tornou-se, assim, mais "pesada". Então, dentro da geladeira, o ar mais frio e pesado empurra o ar mais quente e leve para cima enquanto desce, gerando um movimento repetitivo de circulação, a convecção térmica.
2- A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo. O gás utilizado é o tetrafluoretano ou R134a, com a fórmula (CF3CH2F). O tetrafluoretano substituiu o freon, com a intenção de diminuir os danos causados a camada de ozônio..
3- Os freezers possuem um compressor mais potente, neste caso comprimem maior quantidade de substância, o que faz com que haja maior troca de calor com o meio externo, através da condensação, já os refrigeradores realizam um certo tipo ciclo, neste caso não há condensação nem troca de calor com o meio externo, sem contar que a temperatura dos freezers é mais baixa que a dos refrigeradores.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes