RESPIRAÇÃO - ATIVIDADE 8º ANO DO EF

Caro estudante esta é a segunda vez em 2014, que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:

ATIVIDADE EM EQUIPE DE ATÉ 3 ALUNOS
1.     Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
2.     Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
3.     No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
4.     O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
5.     Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;

6.     BOM TRABALHO A TODOS!

Questão 01:

Nosso organismo realiza dois tipos de respiração: A PULMONAR, que obtém o oxigênio para nutrir o sangue; e a CELULAR que produz diretamente a energia. 
Sabendo disso busque informações e diferencie os dois tipos de respiração.
 
  
Questão 02

No tecido sanguíneo existem as plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. Além destas células também existe uma proteína chamada de FIBRINA. Qual a sua função? Por que ela é tão importante? Justifique sua resposta.
  
Questão 03

Existem no planeta inúmeros seres vivos que produzem sua energia de forma diferente, portanto busque informações sobre as reações químicas realizadas para obter energia:
EX:
Glicose + Oxigênio → ATP + Gás Carbônico + Água - Obtenção de energia nos seres humanos.

a. Como as bactérias e fungos obtêm energia? Justifique e demonstre a reação
b. Como as plantas obtêm energia? Justifique e demonstre a reação
c. Como as bactérias que vivem do sulfeto de hidrogênio obtêm energia? Bactérias especiais que vivem do chamado gás da morte.



75 comentários:

Ana Isadora e Pricila Salvador 8° disse...

Aluna:Ana Isadora e Pricila Salvador 8°1 Matutino
1-A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.

Inspiração - Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais.
Expiração - Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, como carboidratos e lípidos, para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria em paralelo com o sistema golgiense.
2-E uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio .

Ana Luiza, Brenda e Débora 8°ano 1 disse...

Respiração celular: processo que ocorre nas mitocôndrias, e cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma seqüência de reações de oxidação da glicose.
Respiração Pulmonar: consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. O nome desse processo é hematose, e ele ocorre nos alvéolos pulmonares. Neste caso, os gases respiratórios são o O2, utilizado no processo de respiração celular, e o CO2, resultante deste mesmo processo.

Jackson Bruno Zilse disse...

A
respiração pulmonar
é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sa
i em seguida. É um
acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto
de órgãos do sistema respiratório.
Já a
respiração celular
é um evento que ocorre dentro das células e que cosiste
na
transformação de glicose (um açucar que provém de v
ários alimentos) e de gás oxigênio em gás
carbônico e água. Durante essa transformação é libe
rada energia, que a célula consegue armazenar a
fim de usar em suas atividades.

Laís Fernanda Porto 8°ano 1 disse...


1- Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que pode ser usada nos processos vitais.

///Respiração pulmonar é o ato de inalar e exalar ar através da boca ou das cavidades nasais para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões; este processo encontra-se descrito em ventilação pulmonar.

wewllinton esse martins 8ºano 1 disse...

A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio

Alex Fernandes 8 ano 1 disse...

2-A Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio .

Ana Isadora e Pricila Salvador 8° disse...

Alunas:Ana Isadora e Pricila Salvador 8°1
3-
B(a planta obtêm energia ou se alimentam-se da Fotossíntese ,é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar. 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.

Leonardo , Androei e Vinicius 8º ano 1 disse...

E.E.B. Pedro Américo
Alunos: Leonardo , Androei e Vinicius
A) Atualmente, apenas algumas bactérias e fungos utilizam o processo de fermentação para obter energia. Todos os outros organismos, sejam autótrofos ou heterótrofos (algumas bactérias, fungos e protozoários e animais), se utilizam da respiração aeróbica, um processo de obtenção de energia muito mais eficiente do que a fermentação.
B) As plantas obtêm energia através da fotossíntese, a Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar.

Camila, Clara e Mariana disse...

1- A respiração pulmonar serve para captar o oxigênio do meio e fazê-lo chegar ao sangue, para que ele possa ser distribuído a todas as células do corpo. Nas células, ocorre a respiração celular, processo através do qual se dá a produção de energia na presença do oxigênio, a partir da glicose. Neste processo é produzido o gás carbônico, liberado das células para o sangue e eliminado do corpo pela respiração pulmonar.

2- FIBRINA: Essa proteína produz uma rede que estanca o sangue, pois forma o coágulo composto por hemáceas, leocócitos e plaquetas, que ficam presos na rede da Fibrina, dessa forma a Fibrina impede o vazamento do sangue. (Quando há um corte ou machucado que faz romper a pele, forma-se a Fibrina).

Laís Fernanda Porto 8°ano 1 disse...

1 - A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio.

Amanda Passig, Karine Eyng da Silva e Gabriela Moreira disse...

A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios.
Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular, ou seja a respiração celular é o processo que ocorre nas mitocôndrias, e cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma sequência de reações de oxidação da glicose: C6H12O6 + O2 à CO2 + H2O + Energia (na forma de ATP).
A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.
Inspiração - Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais.
Expiração - Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

Alan,Carlos e William disse...

Questao 1

Respiração celular: processo que ocorre nas mitocôndrias, e cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma seqüência de reações de oxidação da glicose.
Respiração Pulmonar: consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. O nome desse processo é hematose, e ele ocorre nos alvéolos pulmonares. Neste caso, os gases respiratórios são o O2, utilizado no processo de respiração celular, e o CO2, resultante deste mesmo processo.


Ana Luiza, Brenda e Débora 8° 1 disse...

Alunas: Ana Luiza, Brenda e Débora
8 ano 1

2- A fibrina é feita a partir de fibrinogênio, é uma proteína fibrosa que está diretamente envolvida com a coagulação do sangue. Sua função é formar proteína fibrosa, que, juntamente com as plaquetas, forma um tampão ou coágulo sobre um local de ferida. É importante pois há um agregamento das plaquetas na região onde houve rompimento dos vasos sanguíneos e essa proteína produz uma rede que estanca o sangue, dessa forma a fibrina impede o vasamento do sangue.

Alan, Carlos e William disse...

Questão 3

b)Pela fotossíntese, é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver.
A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação:

luz
6H2O + 6CO2 -> 6O2 + C6H12O6
clorofila

Jackson Bruno Zilse disse...

fibrina funciona como um agente de ligação ou prender no processo de coagulação , o que cria a malha ou entupir conhecido como um coágulo de sangue.

alex e wellinton 8°ano 1 disse...

2- A fibrinólise é o processo através do qual um coágulo de fibrina (produto da coagulação do sangue) é destruído. A fibrina é degradada pela plasmina levando à produção de fragmentos circulantes que são depois destruídas por outras proteínases ou pelos rins e fígado.

Júlia e Isadora disse...

Questão 1- A respiração pulmonar serve para captar o oxigênio do meio e fazê-lo chegar ao sangue, para que ele possa ser distribuído a todas as células do corpo. Nas células, ocorre a respiração celular, processo através do qual se dá a produção de energia na presença do oxigênio, a partir da glicose. Neste processo é produzido o gás carbônico, liberado das células para o sangue e eliminado do corpo pela respiração pulmonar.

alex e wellinton 8°ano 1 disse...

1- A respiração pulmonar serve para captar o oxigênio do meio e fazê-lo chegar ao sangue, para que ele possa ser distribuído a todas as células do corpo. Nas células, ocorre a respiração celular, processo através do qual se dá a produção de energia na presença do oxigênio, a partir da glicose. Neste processo é produzido o gás carbônico, liberado das células para o sangue e eliminado do corpo pela respiração pulmonar

Laís Fernanda Porto 8 ° 1 disse...

A- 3 As bactérias podem obter energia de duas formas diferentes. No primeiro caso, utilizam a luz solar como fonte de energia e são conhecidas como bactérias fotossintetizantes. Na segunda forma, utilizam a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas substâncias, promovendo a sua decomposição, como acontece com a madeira.

No sentido nutricional, os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.

Ana Luiza, Brenda Senem e Débora 8º ano1 disse...

3-a) Tem dois tipos uma, utiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de bactéria fotossintetizantes a outra, utiliza energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstâncias promovendo sua decomposição como acontece com a madeira.
Um dos processos de fotossintese é: 6CO2 +6H2O ==> C6H12O6 +6O2

Jackson disse...

3 - a) No sentido nutricional, os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.

Júlia e Isadora disse...

questão 2- Fibrina, feita a partir de fibrinogênio, é uma proteína fibrosa que está diretamente envolvida com a coagulação do sangue . A proteína fibrosa forma de uma malha , que, juntamente com as plaquetas , forma um tampão ou coágulo sobre um local de ferida .

Alan, Carlos e William disse...

Questão 3 - a) Tem dois tipos uma, Utiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de Bacteria fotossintetizantes a outra utiliza energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a madeira, os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.
Um dos processos de fotossintese é: 6CO2 +6H2O ==> C6H12O6 +6O2

Ana Isadora e Pricila 8°1 disse...

Alunas:Ana Isadora e Pricila Salvador 8°1
3
A-Os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.
Existem bactérias autotróficas, ou seja, que produzem o seu próprio alimento, pela fotossíntese ou pela quimiossíntese, outras são heterotrófas, ou seja, não são capazes de fabricar seu alimento, essas, alimentam-se principalmente de microrganismos. podem ser sapófragas (obtém seu alimento a partir de cadáveres ou resíduos eliminados por outros organismos) ou então parasitas, essas vivem no corpo de organismos vivos, de onde retiram seu alimento


Jackson disse...

3 - a)Tem dois tipos uma, Utiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de Bacteria fotossintetizantes a outra utiliza energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a Madeira

Laís Fernanda Porto 8 ° 1 disse...

C-3 Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou pela primeira vez, nas profundezas abissais do oceano, bactérias que utilizam hidrogênio como fonte de energia para produzir matéria orgânica,

Vitor Gonçalves e Luisa Gaertner Coelho disse...

Questão 1:a respiração celular e um fenômeno que consiste basicamente em um processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substancia orgânica.
A respiração .pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar

Camila, Clara e Mariana disse...

3- c) As bactérias utilizam hidrogênio como fonte de energia para produzir matéria orgânica. A região em que vivem é uma zona de produção de energia hidrotermal na qual esses organismos, que vivem em simbiose com bancos de mexilhões, consomem até 50% do hidrogênio liberado. Embora já tenham sido descobertas bactérias capazes de se alimentar de metano e de sulfureto de hidrogênio, o uso de hidrogênio pelas mesmas resulta mais interessante para os cientistas.

Leonardo , Androei e vinicius 8º ano 1 disse...


B) As plantas obtêm energia através da fotossíntese,a fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar. 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.

Maria,Bruna, e Franciani 8 ano 2 disse...

1= A diferença e que a respiração pulmonar acontece quando o ar entra nos pulmões e sai em seguida e a respiração celular e um evento que ocorre dentro das células e que consiste na transformação de glicose ..

Maria,Bruna, e Franciani 8 ano 2 disse...

3 )b = mas a maioria das plantas fabrica seu próprio alimento , fazem isso através da fotossínteses .
exemplo :
gás carbônico + energia solar + água + sais minerais = oxigênio


Gabriel,Matheus e Larissa - 8°ano II disse...

1- A respiração celular consiste basicamente no processo de extração de energia química, acumulada nas moléculas orgânicas, já na pulmonar o ar entra nos pulmões em seguida sai,o que chamamos de ventilação pulmonar.

2- A Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a , em ação conjunto á das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A Fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação de trombina sobre o fibrinogênio. Ela é importante porque ajuda as plaquetas a evitar a hemorragia.

3- a) Quando o fungo decompõe o alimento ele está retirando a energia para si. As bactérias podem obter energia de duas formas diferentes. No primeiro caso,utilizam a luz solar como bactérias fotossintetizantes. Na segunda forma,utilizam a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas substâncias,promovendo a sua decomposição, como acontece com a madeira.

b)Fotossíntese é um processo físico químico, este é um processo, anabolismo, em que a planta acumula energia através da luz.

c)

Gabriel,Matheus e Larissa - 8°ano II disse...

1- A respiração celular consiste basicamente no processo de extração de energia química, acumulada nas moléculas orgânicas, já na pulmonar o ar entra nos pulmões em seguida sai,o que chamamos de ventilação pulmonar.

2- A Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a , em ação conjunto á das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A Fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação de trombina sobre o fibrinogênio. Ela é importante porque ajuda as plaquetas a evitar a hemorragia.

3- a) Quando o fungo decompõe o alimento ele está retirando a energia para si. As bactérias podem obter energia de duas formas diferentes. No primeiro caso,utilizam a luz solar como bactérias fotossintetizantes. Na segunda forma,utilizam a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas substâncias,promovendo a sua decomposição, como acontece com a madeira.

b)Fotossíntese é um processo físico químico, este é um processo, anabolismo, em que a planta acumula energia através da luz.

c)

Valcionei Alves Paes, Romeu Wagner e Makelly Rodrigues disse...

Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que pode ser usada nos processos vitais.

Respiração pulmonar é o ato de inalar e exalar ar através da boca ou das cavidades nasais para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões; este processo encontra-se descrito em ventilação pulmonar.

2-O sistema fibrinolítico faz a destruição dos coágulos intravasculares ou intracardíacos sem, no entanto, provocar hemorragias através da dissolução dos coágulos hemostáticos. Nesses casos, a fibrinólise protege o organismo contra os riscos de uma trombose ou de uma embolia, que poderiam obstruir uma artéria, causando, entre outras coisas, infarto do miocárdio, embolia pulmonar ou acidente vascular cerebral, todas essas são condições potencialmente mortais. O processo da fibrinólise corresponde à recanalização dos vasos sanguíneos obstruídos.

3 a-em dois tipos uma, Utiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de Bacteria fotossintetizantes a outra utiliza energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a Madeira

b-les fazem a fotossítese, que é o processo de 'raptação'de energia do sol.

Os animais- Eles obtem energia simplesmente comendo, digamos que os nutrientes como o carboidrato, e proteína, sejam diferentes fontes de energia (uma SUPOSIÇÃO, eu provavelmente estou falando besteira), se não tivermos a energia de todos os nutriente, podemos morrer.

c-Micróbios vivem no fundo do oceano, onde não há luz disponível.Os cientistas encontraram as bactérias a 3,2 mil metros de profundidade no campo de Logatchev, uma cordilheira submarina no meio do caminho entre o Caribe e as ilhas africanas de Cabo Verde.Consomem até 50% do hidrogênio liberado.na extensão de terreno analisada são consumidos até 39 milhões de litros de hidrogênio por ano. o gene responsável pela transformação química do hidrogênio pode ser encontrado igualmente em bactérias que vivem em associação com outros organismos hidrotermais, com outros organismos hidrotermais, como vermes e camarões.Existem bactérias de todo tipo em todos os lugares do mundo, do alto dos picos nevados às profundezas do mar. São as criaturas vivas predominantes no planeta.

Algumas precisam de oxigênio para viver, outras utilizam gases, e para um terceiro grupo tanto faz. Essa versatilidade faz com que as bactérias sejam muito presentes no ecossistema; elas é que reciclam, enquanto comem e descomem, nutrientes fundamentais como carbono, nitrogênio e enxofre. São mesmo as grandes responsáveis pela renovação da vida e estão na base de toda a cadeia alimentar. E, se antiguidade é posto, bactérias merecem respeito: o fóssil mais velho já encontrado é de uma bactéria e tem 3,5 bilhões de anos.

Embora as bactérias sejam mais conhecidas pelas infecções graves, como sífilis, cólera e tuberculose, a grande maioria das que habitam o corpo
humano é de simples comensais.

Comensais são micróbios que comem conosco e geralmente não criam problemas. Às vezes resolvem problemas. Vivem nas partes externas do corpo, isto é: a pele e mais o nariz, a garganta, a boca, os sínus e todo o canal gastrointestinal, também considerados parte externa.


















Anônimo disse...

oi

Taissa e Geísa 8 ano 2 disse...

1-Respiração pulmonar é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente, consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. O nome desse processo é hematose, e ele ocorre nos alvéolos pulmonares. Neste caso, os gases respiratórios são o O2, utilizado no processo de respiração celular, e o CO2, resultante deste mesmo processo.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis por efetuar as trocas gasosas entre o ar e o sangue de forma adequada. É constituído por dois pulmões mais as vias respiratórias, os condutos por onde o ar circula.
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais,é um processo que ocorre nas mitocôndrias, e cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma sequencia de reações de oxidação da glicose.
2-Fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização em ação conjunta à das plaquetas,é responsável por formar uma camada que detém hemorragias.
3-encarregam-se de obter energia através do processo da fotossíntese. Em suma, os fungos apenas conseguem obter a energia de que necessitam para o seu metabolismo através da integração de compostos orgânicos do meio externo. Por outro lado, ao contrário das células animais, as células dos Fungos apresentam, junto à membrana citoplasmática, unia parede celular compacta, composta por quitina, uma substância dura que forma a carcaça dos crustáceos e o exoesqueleto dos insetos,utilizam a luz solar como fonte de energia.

Bárbara e Franciel disse...

1- A respiração celular é um fenomeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substancias organicas. A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra pelos pelos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido como ventilação pulmonar.

Gabriel, Larissa e Matheus. disse...

3- c) São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio , essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos.

Maria ,Franciani e Bruna 8 ano 2 disse...

2 = A fibrina e uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramento . E uma parte importante da hemostasia , n qual aparece de vaso sanguíneo danificando é coberta por um coagulina fibrina para o sangramento e ajudar a reparar tecido danificado .

Maria ,Franciani e Bruna 8 ano 2 disse...

3) a= as baterias obtêm sua energia através de dois processos conhecidos como fotossintetiza e quimiossintetizes e os fungos obtêm energia por meio do digestão estriocelular sendo heterótrofos

Bruno G. Will e Thiago de Macedo disse...

1º A respiraçao pulmonar é responsável pela captação do ar e mandar para o sangue. Já a respiração celular capta o ar do sangue e transforma em energia.

Taissa e Geísa 8 ano 2 disse...

3- b) A fotossintese é um processo quimico e fisíco, a planta acumula energia atráves da luz.
c)são bactérias que conseguem oxidar hidrogenio gasoso,para obtenção e energia.Sendo que além do hidrogenio,essas bacterias tambem conseguem utilizar compostos organicos.

Carlos Eduardo e Kauan disse...

2) A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio.

Maria ,Franciani e Bruna 8 ano 2 disse...

3) c= são bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasosos , para obtenção de energia . sendo que alem do hidrogênio essa bactéria também consegue utilizas compostos orgânicos para o obtenção de energia .

Bruno G. Will e Thiago de Macedo disse...

2º A fibrina e muito importante porque, sem ela, quando nós nos cortarmos, continuaríamos sangrando e teríamos emorragia. É ela que faz o sangue coagular, e virar uma casquinha para não sangrarmos mais.

Bruno G. Will e Thiago de Macedo disse...

3º As bactérias produzem energia atravéz de substância chamadas nutriêntes, que são divididos em macronutrientes e micronutrientes. Já os fungos obtem sua energia atravéz da decomposição que fazem.

Carlos Eduardo e Kauan disse...

1)Respiração celular
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas.

respiração pulmonar
A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar.

Ursula Maria Rodrigues Xavier e Vitor Hugo Piske Trapp disse...

1 A respiração pulmonar é a ventilação pulmonar ou seja, o pulmão só absorve o ar, e a verdadeira respiração é a respiração celular ocorre a produção de energia, os ATPs



2 fibrina funciona como um agente de ligação ou prender no processo de coagulação , o que cria a malha ou entupir conhecido como um coágulo de sangue.
Sem ela a nossa pele não se regenaria novamente, cicatrizando o machucado.




3
a) tem dois tipos:
primeiro: ultiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de BACTÉRIA FOTOSSINTETIZANTES
segundo: ultiliza a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a Madeira.



B) 12 H2O + 6 CO2 + LUZ -> C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
Pela fotossíntese que é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. As plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia.



C) ´´FeS + H2S -> FeS2 + H2 + Energia´´ ou seja ´´Sulfeto de ferro + gás sulfídrico -> dissulfeto de ferro + gás hidrogênio + Energia´´
Obtêm energia de um modo muito semelhante com o que foi descrito acima: elas utilizam sulfeto de ferro e gás sulfídrico como reagentes e obtêm dissulfeto de ferro, gás hidrogênio e energia como produtos.

Carlos Eduardo e Kauan disse...

3)a) os fungos obtêm energia por meio da digestão extracelular, sendo heterótrofos por absorção. Alguns são, porém, autótrofos.
No sentido celular, a maioria dos fungos realiza fermentação.

Ursula Maria Rodrigues Xavier e Vitor Hugo Piske Trapp disse...

1 A respiração pulmonar é a ventilação pulmonar ou seja, o pulmão só absorve o ar, e a verdadeira respiração é a respiração celular ocorre a produção de energia, os ATPs

2 fibrina funciona como um agente de ligação ou prender no processo de coagulação , o que cria a malha ou entupir conhecido como um coágulo de sangue.
Sem ela a nossa pele não se regenaria novamente, cicatrizando o machucado.

3
a tem dois tipos:
primeiro: ultiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de BACTÉRIA FOTOSSINTETIZANTES
segundo: ultiliza a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a Madeira.

b) 12 H2O + 6 CO2 + LUZ -> C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
pela fotossíntese que é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. As plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia.


c)FeS + H2S -> FeS2 + H2 + Energia
obtêm energia de um modo muito semelhante com o que foi descrito acima: elas utilizam sulfeto de ferro e gás sulfídrico como reagentes e obtêm dissulfeto de ferro, gás hidrogênio e energia como produtos.

Carlos Eduardo e Kauan disse...

3)b)Tem dois tipos uma, Utiliza a luz solar como fonte de energia e é chamada de Bacteria fotossintetizantes a outra utiliza energia química obtida por meio de reações de quebra de certas circunstancias promovendo sua decomposição como acontece com a Madeira

Bárbara e Franciel disse...

2-Fisiologicamente o sangue através das mais diversas funções faz com que a vida continue a circulação distribui as substancias nutritivas e o oxigenio as todas as células do organismo transportando aos órgãos excretores , tais como rins e pulmões os resíduos dos processos metabólicos que recebe os tecidos. 3-a) As bactérias podem obter energia de duas formas diferentes, no primeiro caso utilizam a luz solar como fonte de energia e são conhecidas como bactérias fotossintetizantes. Na segunda forma, utilizam a energia química obtida por meio de reações de quebra de certas substancias, promovendo a sua decomposição como acontece com a madeira. b)As plantas são as únicas que produzem a maior parte de seu alimento através de um processo chamado fotossíntese. Elas fazem a fotossíntese acontecer utilizando dióxido de carbono, água e luz solar. As plantas necessitam de uma fonte de luz solar para começar o processo de fotossíntese. A energia do sol combinada com a clorofila nas folhas inicia-se o processo. c) As bactérias quimioautotróficas são seres que utilizam os elétrons de compostos inorganicos reduzidos como fonte de energia e o dióxido de carbono.

vitor e luisa disse...

2-A fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na congulação de sangramentos.Ela é importante para o sangue parar de sair em uma ferida salvando vidas.

Ana Luiza, Brenda Senem e Débora 8º ano1 disse...

3-c) são bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para obtenção de energia.Sendo que além de hidrogênio, essas baterias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia.Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso.

Leonardo,Vinicius e Androei 8º ano 1 disse...

3- a)As bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas; isto é produzem ou não seu próprio alimento. As bactérias que são autótrofas podem ser fotossíntetizantes isto é realizam a fotossíntese através da ernegia luminosa as heterótrofas podem ser também quimiossitetizantes ou seja utilizam a energia liberada em reações de oxi-redução.As bactérias heterótrofas podem produzir energia se alimentando de máteirais mortas
b)Através da fotossintesse que é onde as plantas, seres autotróficos e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). tem tambén o processo do anabolismo, onde a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos
c)Os cientistas descobriram um grupo de bactérias com características muito primitivas, que obtêm energia de um modo muito semelhante com o que foi descrito acima: elas utilizam sulfeto de ferro e gás sulfídrico como reagentes e obtêm dissulfeto de ferro, gás hidrogênio e energia como produtos

Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira, Amanda Passig disse...

alunas: Gabriela Moreira, Karine Eyng da Silva e Amanda Passig
8º 1
2- Fibrina, feita a partir de fibrogênio, é uma proteína fibrosa que esta diretamente envolvida com a coagulação do sangue. A proteína fibrosa forma uma malha, que, juntamente com as plaquetas, forma um tampão ou coágulo sobre um local de ferida. O fibrogênio, que é feita a partir de fibrìnio, é uma glicoproteína de plasma solúvel em água quem vem da síntese hepática. Processos de coagulação envolvendo protombina symogem (uma proteína de coagulação no sangue) e protease serina ( enzimas que cortam ligações peptílicas em proteínas) trombina convertes fibrogênio e, fibrina.
A função da fibrina é que ela funciona como um agente de ligação ou prender o processo de coagulação, o que cria a malha ou entupir conhecida como um coágulo de sangue. Os efeitos é que se os nossos organismo produzirem muita fibrina que pode resultar em trombose, que é a formação de um coagulo dentro de um vaso sanguíneo, o que por sua vez, impede o fluxo de sangue através do sistema circulatorio. Por outro lado,se em produtos de fibrina, que pode estar predipostos a hemorragia.

luisa e Vitor Gonsalves disse...

3- a) As bactérias faz a fotossíntese, captando energia solar e utilizando na fabricação de matérias orgânica. O fungo, no sentido nutricional obtêm energia por meio da digestão extra celular, e no sentido celular , a maioria dos fungos realiza a fermentação.

b) Atravez da fotossíntese onde a planta obtêm o gás carbônico que se transforma em glicose. Mas elas precisão de luz solar.

c) Atravez do hidrogênio liberado por uma zona de produção de energia hidrotermal.

Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig disse...

Alunas: Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig - 8º1.
3- a) Os fungos e as bactérias, são seres vivos que se alimentam e obtém energia através de organismos mortos ou restos orgânicos. esses organismos são de grande importância para a natureza, pois além de eliminar material orgânico morto, eles devolvem a natureza materiais importantes, como sais minerais e gás carbônico, que são utilizados pelos produtores. Bactérias podem utilizar como fonte de energia luz, substâncias inorgânicas ou orgânicas:
Luz = Como as bactérias que fazem fotossíntese ou fototróficas.
Compostos químicos = Como as bactérias quimiotróficas.
Composto inorgânico = litotróficas.
Composto orgânico: organotróficas.
Alguns fungos, principalmente leveduras, obtêm energia por meio da fermentação.
Fermentação:
C6H12O6 - glicose, ADP - difosfato de adenosina e Pi - fósforo inorgânico; C3H6O3 - ácido láctico e ATP- trifosfato de adenosina.
A fermentação láctica também é realizada por outros seres vivos, como alguns fungos e protozoários, além de certas bactérias, como as do gênero Lactobacillus, que fermentam o leite.
Há outro tipo de fermentação, realizado por certos fungos, como as leveduras (Saccharomyces cerevisae), que podem viver em ausência do gás oxigênio: a fermentação alcoólica, em que o ácido pirúvico é transformado em gás carbônico e etanol (ou álcool etílico), com o mesmo rendimento de 2 ATPs:
C2H5OH - etanol ou álcool etílico.

Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig disse...

Alunas: Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig - 8º1.
3- b) É através da fotossíntese que a planta obtêm energia. A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários. Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome oxigênio e libera gás carbônico no ambiente, entretanto em condições normais, a taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação:
luz
6H2O + 6CO2 -> 6O2 + C6H12O6
clorofila

jackson disse...

3- a) A água é uma das matérias-primas da fotossíntese. A água entra pelas raízes e atinge todas as partes da planta, chegando às folhas, que são o principal local onde se realiza a fotossíntese. No processo da fotossíntese a planta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso do oxigénio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.

jackson disse...

3- c) As bactérias redutoras de sulfato compreendem vários grupos de bactérias que utilizam o sulfato como agente oxidante, reduzindo-o a sulfeto. A maioria podem também utilizar compostos de enxofre oxidados tais como o sulfito e o tiossulfato ou enxofre elementar. É um metabolismo dissimilativo de enxofre já que não se assimila nenhum composto orgânico. As bactérias redutoras de sulfato foram consideradas como um possível tratamento para as águas ácidas das minas que outras bactérias originam.

As bactérias redutoras de sulfato tratam-se como um grupo fenotípico juntamente com outras bactérias redutoras de enxofre para propósitos identificativos. Encontram-se em várias linhas filogenéticas, três das quais incluem-se em Proteobacteria, todas no subgrupo delta:

Desulfobacterales
Desulfovibrionales
Syntrophobacterales
Um quarto grupo inclui termófilos no seu próprio filo, Thermodesulfobacteria. As bactérias redutoras de sulfato restantes classificam-se com outras bactérias em Nitrospirae e no grupo gram positivo Peptococcaceae (por exemplo, Thermodesulfovibrio e Desulfotomaculum, respectivamente). Há também um único género de Archaea capaz da redução do sulfato, Archaeoglobus.

O odor a ovos podres do sulfeto de hidrogénio é um marcador para a presença de bactérias redutoras de sulfato na natureza.

jackson disse...

Obs: correção questão 3- b) não 3- a)

William, Alan e Carlos. disse...

3-
c) São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela equação: H² + ¹/² O² --> H²O + energia

William, Alan e Carlos. disse...

São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela equação: H² + ¹/² O² --> H²O + energia

William, Alan e Carlos. disse...

São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela equação: H² + ¹/² O² --> H²O + energia

William, Alan e Carlos. disse...

São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela equação: H² + ¹/² O² --> H²O + energia

Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig disse...

Alunas: Karine Eyng da Silva, Gabriela Moreira e Amanda Passig - 8º1
3- c) A bactéria usa o oxigênio para decompor o sulfeto de hidrogênio em água e enxofre, liberando energia no processo. O enxofre permanece, formando um depósito amarelo sólido que se acumula no corpo do verme ao longo de toda a sua vida. A energia é usada para converter compostos inorgânicos em nutrientes, como aminoácidos e carboidratos, que a bactéria então partilha com seu hospedeiro.

Alan, Carlos e William disse...

3- C) São bactérias que conseguem oxidar hidrogênio gasoso, para a obtenção de energia. Sendo que além do hidrogênio, essas bactérias também conseguem utilizar compostos orgânicos, para a obtenção de energia. Sendo a oxidação do hidrogênio gasoso representado pela equação: H² + ¹/² O² --> H²O + energia

Pedro, Joao e Djonatan. disse...

1-A respiraçao celular e um fenomenoque consiste basicamente no processo de extraçao de energia quimica acumulada nas moleculas de substancias organicas.
A respiraçao pulmonar e o processo pelo qual o ar entra nos pulmoes e sequida num processo conhecido como ventilaçao pulmonar.

2-sua funçao e formar uma malha, que juntamente com as plaquetas, forma um tampao ou coagolo sobre o local da ferida. Origem.

3-a)os fungos obtem energia decompondo alimentos.

bacterias :Existem inumeros processos que geram energia para as celulas como a fotossintese, quimiossintese e respiração.
Um dos processos de fotossintese é: 6CO2 +6H2O ==> C6H12O6 +6O2
Um de respiração é: 6O2+C6H12O6 ==> 6CO2 + 6H2O
E sim existe bacteria fotossintetizante.

b)A fotossíntese acontece nas folhas e demais partes verdes das plantas
que, justamente são verdes devido a um pigmento denominado clorofila. A partir do gás carbônico do ar e da água que retira do solo, a planta
fabrica a glicose (um tipo de carboidrato), armazenando nesta molécula
toda a energia que captura do sol.A partir da glicose e dos sais minerais (principalmente, substâncias
contendo nitrogênio, fósforo e potássio) que retira do solo, produz
todos os demais componentes que precisa para crescer.

C)sao bacterias que conseguem oxidar hidrogenio gasoso, para a obtençao de energia. Sendo que alem do hidrogenio, esas bacterias tambem conseguem utilizar compostos organicos, para a obtençao de energia.

Irculano e Sandro disse...

1- A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substancias orgânicas.A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida,num processo conhecido por ventilação pulmonar

Irculano e Sandro disse...

1- A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substancias orgânicas.A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida,num processo conhecido por ventilação pulmonar

Irculano e Sandro disse...

2- A proteína fibrosa forma de uma malha,que juntamente com as planquetas,forma um tampão ou coágulo sobre um local de ferida ,origem.A fibrina é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos.Ela sofre polimerização de modo,em ação conjunta á das plaquetas,formam uma camada que detêm hemorragias

Irculano e Sandro disse...

3-a] os fungos obetem energia decompondo alimentos ,bactéria quimiossíntese,a quimiossíntese é uma reação que produz energia química,comvertida de ligação dos compostos inorgamicos ´oxidados.

irculano e sandro disse...

A fotossíntese acontece devido a um conjunto de fatores. A radiação solar é apenas uma delas. Precisam estar presentes no laboratório (ou cozinha, se preferir) da planta os nutrientes obtidos através das raízes, para que, junto c/ a radiação solar, ocorra a síntese de outras substâncias que irão alimentar a planta.
Igual na cozinha de nossas casa. De nada adianta o fogo aceso se não tivermos os alimentos para prepará-los.
Classificação e comentário do autor da pergunta

irculano e sandro disse...

Existem inumeros processos que geram energia para as celulas como a fotossintese, quimiossintese e respiração.
Um dos processos de fotossintese é: 6CO2 +6H2O ==> C6H12O6 +6O2
Um de respiração é: 6O2+C6H12O6 ==> 6CO2 + 6H2O
E sim existe bacteria fotossintetizante.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes