PRODUTO MISTERIOSO - ATIVIDADE 2º ANO DO EM

Caro estudante esta é a primeira vez em 2014, que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!


DESCUBRA QUAL A SUBSTÂNCIA OU PRODUTO AO QUAL SE REFERE AS DICAS ABAIXO:
1.     Em temperatura ambiente, encontra-se  no estado líquido;
2.     É muito consumido pelos seres humanos;
3.     Possível encontrar em mercados e outros locais;
4.     Sua ingestão é dita popularmente fazer mal ao organismo;
5.     Existem inúmeras marcas e sabores disponíveis no mercado.

Após descobrir a que substância ou produto as dicas se referem, responda as questões abaixo:
1.     Quais são os principais componentes? (refira-se apenas as substâncias conhecidas na solução - exclua aquelas representadas por símbolos do tipo INS)
2.     O produto é uma solução? De que tipo?

31 comentários:

Arthur, Eduardo, Jean Borges e Karoline 2º 3 disse...

A substância misteriosa é o Refrigerante.
1. Os componentes são: água, açúcar, concentrados ( sabor, cor e aroma), acidulantes ( possuem a função de regular a doçura do açúcar), antioxidantes (previnem a influência dos processos oxidativos na bebida), conservantes (os conservantes inibem o desenvolvimento de microorganismos acidófilos ou ácido-tolerantes que provocam turbidez e alterações no sabor e odor), edulcorantes (são usados nas bebidas de baixa caloria para conferir sabor doce em substituição à sacarose, para refrigerantes light e diet), dióxido de carbono (a carbonatação provê características importantes ao produto como o realce do paladar e a aparência da bebida).
2. Sim é uma solução. Mas depende do sabor, se for de guaraná ou de limão, são misturas homogênias, já a fanta de laranja é heterogênia, porque contém uma substancia que com o passar do tempo se deposita no fundo da garrafa, além de ser uma solução visivelmente turva. Os outros refrigerantes variam de acordo com o frabricante.

Bruno B, Eduardo H, Fabiane e Nayara-2ª série 2 disse...

Alunos: Bruno B., Eduardo H., Fabiane e Nayara- 2ª série 2.

-Refrigerante.
1. Água (H2O);
Açúcar (10% em relação à massa total do produto.);
Xarope (É responsável pelo sabor, odor e coloração).
Acidulantes (Reduzem o pH da bebida (variando de 2 a 4);
Antioxidantes (Ácido ascórbico);
Conservantes (Compostos que impedem o desenvolvimento de microorganismos capazes de alterar características básicas do refrigerante.);
Edulcorantes (Substitui à sacarose, mantendo todas as suas propriedades inalteradas, com exceção de sua dosagem de açúcar.)
Gás carbônico (A gaseificação do refrigerante é promovida pela adição de CO2, o qual realça o paladar e melhora a aparência da bebida.)

2. São misturas homogêneas, solução líquido-gás .

Damaris, José, Kerolayn e Naiana 2º ano Noturno disse...

A substancia o refrigerante.
1. Seus principais componentes são: o açúcar, água, concentrados, conservantes, dióxido de carbono, entre outros componentes.
2. Sim, ele é uma solução homogênea, depois que abrimos o refrigerante ele se torna homogêneo, liquido, gás.

Rafael da Silva Lourenço; Beatriz de Brito Sousa e Thalia Espindola- 2° Ano Noturno disse...

Resposta: Refrigerante
1) Água, Baixa Alcalinidade, Sulfatos e Cloretos, Metais (Ferro, cobre e magnés.), Cloro e Fenóis, Padroẽs microbiológicos, Açúcar, Concentrados, Acidolante, Antioxidante, Conservante, Edulcorante e Dióxido de Carbono.
2) Tipos de soluções: Estados físicos da solução: (Sólida, líquida e gasosa). Estados físicos do soluto e do solvente: (sólido-sólido; liquido-líquido; sólido-líquido; gás-líquido e gás-gás). Natureza do soluto: (Molecular, ionica).
*Sim , o refrigerante é uma solução, em que o solvente é líquido e o soluto é um gás!

Rafael da Silva Lourenço; Beatriz de Brito Sousa e Thalia Espindola- 2° Ano Noturno disse...

Resposta: Refrigerante
1) Água, Baixa Alcalinidade, Sulfatos e Cloretos, Metais (Ferro, cobre e magnés.), Cloro e Fenóois, Padroẽs microbiológicos, Açúcar, Concentrados, Acidolante, Antioxidante, Conservante, Edulcorante e Dióxido de Carbono.
2) Tipos de soluções: Estados físicos da solução: (Sólida, líquida e gasosa). Estados físicos do soluto e do solvente: (sólido-sólido; liquido-líquido; sólido-líquido; gás-líquido e gás-gás). Natureza do soluto: (Molecular, ionica).
*Sim , o refrigerante é uma solução, em que o solvente é líquido e o soluto é um gás!

carlos, gilvane, matheus, jeferson. Serie:2º noturno disse...

1. refrigerante
componentes:
agua: sulfatos, cloretos, ferro, cobre, manganes.
açucar: acidulante e o sabor adocicado no caso é a sacarose.
concentrados: sabor, cores, aromas, óleos essenciais.
acidulantes: ácido citrico, ácido fosforico e ácido tartarico.
antioxidantentes: bezóico e sórbico.
sulfato e cloreto que auxiliam na definição do sabor.
o cloro da um sabor caracteristico do remedio e alteram a cor original do refrigerante.

2. sim, solução liquida e gasosa.

Marcos e Ramon 2° Noturno disse...

1. Acido Fosfórico
1. Água, Sulfato e Cloretos, Cloro e Fenóis, Metais, Padrões Microbiológicos , açucar , baixa Alcalinidade ( Carbonatos e Bicarbonatos ), concentrados, Acidulante , Antioxidante, conservante, edulcorante, Dióxido de Carbono

2. Sim é uma Solução , tipo Homogênea

Glaucia, Francieli, Cleonice 2 ano noturno disse...

1. Os principais componentes são água, açucar, xarope, acidulantes, antioxidantes, ácido ascorbio, conservantes, ácidobenzaico, sorbio e gás carbono.

2. Sim é uma solução líquida homogenia

Andrei Apolinário e Karine Metzler 2° ano noturno disse...

Refrigerante.
1- Água, Açúcar, Xarope, Acidulantes, Antioxidantes, Conservantes, Edulcorantes, Gás carbônico.
2- É uma solução homogenia, você não consegue distinguir os componentes da solução a olho nú.

Andreza Rohling e Joice nunes disse...

1- Açúcar (ou adoçante nos ligts) , água gaseificada, extrato de noz de cola ou vegetal de guarana ou suco de laranja ou limão-depende da marca- cafeína, conservantes entre outros.

2- Sim, liquido+gás, aumento da pressão e diminuição da temperatura são usadas para dissolver o gás carbônico (CO²) nos refrigerantes ou em água gaseificadas. é por isso que ouvimos um barulho de gás escapando quando abrimos a garrafa.

Alunas: Andreza Rohling e Joice Nunes- 2° ano noturno

Ana Paula Fernandes 2 Ano Not disse...

Refrigerante

1. Água, açúcar, concentrados, edulcorantes, dióxido de carbono.

2. Sim, é uma solução do tipo homogênea, que depois de aberta se torna homogênea liquida gás.

Alessandra Jochem e Lucas Matheus Metzger disse...

A substância é um refrigerante.
1. Água (solvente), Carbonatos, bicarbonatos e ácidos orgânicos (Carbonatos e bicarbonatos interagem com ácidos orgânicos, como ascórbico e cítrico, presentes na formulação, alterando o sabor do refrigerante, pois reduzem sua acidez e provocam perda de aroma), Sulfatos e cloretos (Auxiliam na definição do sabor, porém o excesso é prejudicial, pois o gosto ficará demasiado acentuado), Cloro e fenóis(O cloro dá um sabor característico de remédio e provoca reações de oxidação e despigmentação, alterando a cor original do refrigerante. Os fenóis transferem seu sabor típico, principalmente quando combinado com o cloro), Metais(aceleram reações de oxidação, degradando o refrigerante), Açúcar (confere o sabor adocicado, “encorpa” o produto, juntamente com o acidulante, fixa e realça o paladar e fornece energia), Concentrados (Conferem o sabor característico à bebida) e Acidulante (Regula a doçura do açúcar, realça o paladar e baixa o pH da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos).
2. Sim, é uma solução líquida. Quando abrimos a garrafa ele é uma substância Líquida gasosa (mistura heterogênea), após a liberação destes gases ela se torna uma mistura líquida e homogênea.

Melissa, Luiza, Dara e Paula - 2ª01 disse...

1. Refrigerante. Água, açúcar, concentrados, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono.
Água: eles tratam a água num rigoroso sistema e essa água deve se enquadrar em alguns padrões estabelecidos como: baixa alcalinidade, controle do excesso de sulfatos, cloretos, ferro, cobre e manganês, eliminação do cloro e fenóis.
Açúcar: A sacarose é o açúcar usado, vai 11% (m/m) no refrigerante, ele confere o sabor adocicado, encorpa o produto com o acidulante, fixa e realça o paladar, além de fornecer energia.
Concentrados: É acrescentado um concentrado que dá características de sabor, cor e aroma. Geralmente são extratos, óleos essenciais e destilados de frutas e vegetais.
Acidulantes: Possuem a função de regular a doçura, realçar o paladar e abaixar o pH da bebida. Principais usados são o ácido cítrico, o ácido fosfórico e o ácido tartárico.
Antioxidantes: Previnem a influência dos processos oxidativos na bebida. O ácido ascórbico é o mais usado.
Conservantes: Inibem o desenvolvimento de microorganismos acidófilos ou ácido-tolerantes que provocam turbidez e alterações no sabor e odor. Os principais são os ácidos benzóico e sórbico.
Edulcorantes: São usados na bebida de baixa caloria para conferir o sabor doce em substituição a sacarose. Exemplo: Refrigerantes zero.
Dióxido de carbono: Provê características importantes ao produto como o realce do paladar e a aparência da bebida. Sua ação refrescante está associada à solubilidade dos gases em líquidos que diminui o aumento da temperatura.
2. Sim. É uma solução líquida em que o solvente é líquido e o soluto é um gás. É uma solução homogênea pois é formada de mais de duas substâncias.

Andiara, Joice, Milena e Romário 2° ano 1 disse...

- A sibstância é o refrigerante.

1)- Água: Constitui cerca de 88% m/m do produto final;
- Baixa alcalinidade: Carbonatos e bicarbonatos interagem com ácidos orgânicos, como ascórbico e cítrico, presentes na formulação;
- Sulfatos e cloretos: Auxiliam na definição do sabor;
- Cloro e fenóis: O cloro dá um sabor característico de remédio e provoca reações de oxidação e despigmentação;
- Metais: Ferro, cobre e manganês aceleram reações de oxidação;
- Padrões microbiológicos: É necessário um plano de higienização e controle criterioso na unidade industrial;
-Açucar: Ele confere o sabor adocicado, “encorpa” o produto, juntamente com o acidulante;
-Concentrados: Conferem o sabor característico à bebida;
-Acidulante: Regula a doçura do açúcar.

2) o refrigerante é uma solução,formada por gás e líquido.

Rosane, Andressa, Alini. 2º 1 disse...

O Refrigerante.
Água : Constitui cerca de 88% m/m do produto final;

Açúcar: É o segundo ingrediente em quantidade (cerca de 11% m/m);
Sulfatos e cloretos: Auxiliam na definição do sabor, porém o excesso é prejudicial;

Metais: Ferro, cobre e manganês aceleram reações de oxidação, degradando o refrigerante;

Acidulante: Regula a doçura do açúcar, realça o paladar e baixa o pH da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos.

Cloro e fenóis: O cloro dá um sabor característico de remédio e provoca reações de oxidação e despigmentação, alterando a cor original do refrigerante.

Gás Carbônico: A gaseificação do refrigerante é promovida pela adição de CO2, o qual realça o paladar e melhora a aparência da bebida.

2-Sim, pois solução é qualquer mistura homogênea. Solução Líquida.

Tábita W. e Letícia V. - 2º ano 1 disse...

1) A substância encontrada de acordo com as dicas é o refrigerante.
2)Os componentes do refrigerante são:
Água: necessita preencher cerca de 88% m/m na manufatura do refrigerante.
Açúcar: ele confere o sabor adocicado, encorpora o produto, juntamente com o acidulante, fixa e realça o paladar e fornece energia.
Concentrados: da o sabor, a cor e o aroma
Acidulantes: regula a doçura do açúcar
Antioxidantes: evita a oxidação
Conservantes: inibem o desenvolvimento de microorganismos
Edulcorantes: conferem sabor doce ao produto
Dióxido de carbono (CO2)
Metais: aceleram reações de oxidação, degradando o refrigerante
Carboidratos e bicarbonatos: fazem o papel de ácidos orgânicos, alterando a cor do refrigerante.

3) Solução é a união de um solvente e um soluto. Por isso o refrigerante é uma solução líquida em que o solvente é líquido e o soluto é um gás

Yuri, Guilherme, Jessica. 2ª01 disse...

1°- refrigerante, sulfatos e cloretos: auxiliam na definição do sabor.
cloro e fenóis: cloro provoca o sabor de remédio e altera a pigmentação.
fenóis da o sabor tipico do refrigerante.
padrões microbiológicos é o que garante um plano de higienização como as características límpida, inodora e livre de micro-organismos.
dióxido de carbono: realça o paladar e a aparência da bebida.
edulcorantes: é usado para dar sabor doce substituindo a sacarose.
antioxidantes:previnem a influencia dos processos oxidativos da bebida.


2°-é uma solução homogênea liquida em que o solvente é liquido e o soluto é um gás.

joaquim disse...

A substancia é refrigerante
1-Agua, açúcar , xarope(o produto que concentra as características organolépticas do refrigerante, sabor, odor e coloração) , acidulantes (Reduzem o pH da bebida), antioxidantes ( responsável pela antioxidante) , conservantes(, edulcorantes, e gaz carbônico

Chaieni, Patrícia, Tânia e Tayná disse...

1. O refrigerante contém Água, Açúcar, Concentrados (dão sabor, cor e aroma), Acidulantes (regula a doçura do açúcar), Antioxidantes (evita a oxidação), Conservantes (inibem o desenvolvimento de microorganismos), Edulcorantes (conferem sabor doce ao produto) e Dióxido de carbono (CO2).
2. O refrigerante é uma mistura Líquida+Gás. Quando esta dentro da garrafa, sob pressão, é aparentemente uma mistura homogênea, com o gás e a água misturados; Mas quando abrimos a garrafa, a pressão diminui e então conseguimos ver o gás, sendo assim vira uma mistura heterogênea.

Ana Caroline,Ana Paula,Milena. 2° ano 3 disse...

Atividades:
- O produto misterioso é o refrigerante.
1--Seus componentes são: água, açúcar, xarope, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes, gás carbônico, e ácido cítrico.
2-O refrigerante é uma solução.E tem como solvente a água e um dos solutos,o dióxido de carbono.
Depende do tipo do refrigerante.Os refrigerantes de limão ou guaraná são misturas homogêneas,pois não formam depósitos de resíduos no fundo do recipiente e formam soluções límpidas.Já a fanta laranja é uma mistura heterogênea,pois contém uma substância que com o tempo se deposita no fundo da garrafa,além de ser visivelmente uma solução turva.Os outros tipos de refrigerante variam de acordo com o fabricante.

WILLYAN , JEAN FERNANDES, GISELE disse...

1 - A solação é refrigerante . nela tem água concentrados acidulante, antioxidante ,conservantes, edulcorante dióxido de carbono .

água- esta água deve-se enquadrar em alguns padrões estabelecidas como baixo alcalinidade,controla do excesso de sulfato cloretos ferro cobre e manganês . eliminando de cloro e fenos

açúcar - quantidade de 11% é açúcar e ingredientes confere a sabor adocicado incorpora com o acidulante .fixa a realça o paladar e fornece energia, a sacarose é o açúcar usado normalmente.

concentrados . da o sabor cor e aroma, são compostos por estrato óleos essenciais d destilados de frutas e vegetais .

antioxidantes . Os aldeídos, ésteres e outros componentes do sabor são susceptíveis a oxidações pelo oxigênio do ar durante a estocagem, processos que são acelerados pela luz solar e calor. O ácido ascórbico é o mais usado

conservantes .Os conservantes inibem o desenvolvimento de microorganismos acidófilos ou ácido-tolerantes que provocam turbidez e alterações no sabor e odor. É usado como sorbato de potássio e atua mais especificamente sobre bolores e leveduras. Sua ação máxima é em pH 6.

edulcorantes .São usados nas bebidas de baixa caloria para conferir sabor doce em substituição à sacarose. Estas bebidas seguem os padrões de identidade e qualidade das bebidas correspondentes, com exceção do teor calórico.

dióxido de carbono.A carbonatação provê características importantes ao produto como o realce do paladar e a aparência da bebida.O Ácido carbônico é um ácido inofensivo e se decompõe em bolhas de Dióxido de carbono, restando somente água, por isso, quando deixamos aberta uma garrafa de refrigerante, com o tempo, ela “fica sem gás”. Para aumentar a pressão interna e conservar a bebida, o fabricante resfria o refrigerante e insere uma dose extra de CO2 dentro da embalagem no momento do envasamento.


2- SIM.
refrigerante é um solução homogênea, porque os produtos de misturam.
liquido - água
gasoso- hidrogêneo
solido- açúcar e corantes

Henrique senenn e Jonatan meurer 2 ano 1 disse...

1)A substancia misteriosa ao qual esta se referindo é o refrigerante.
REFRIGERANTE: açúcar, água ,acidulantes, conservantes, dióxido de carbono, concentrados, antioxidantes e edulcorantes. E é bem consumido pelos seres humanos, é encontrado em estado liquido
2)À uma solução pois é união de um solvente e de um soluto, na qual o refrigerante é liquido ,em que o solvente é liquido e o soluto é um gás.

Lucas Rosa, Wellerson, Bruno Matheus 2º Ano "1" disse...

A substancia é refrigerante

1-Agua, açúcar , xarope(o produto que concentra as características organolépticas do refrigerante, sabor, odor e coloração) , acidulantes (Reduzem o pH da bebida), antioxidantes ( responsável pela antioxidante) , conservantes(São compostos que inibem o desenvolvimento de micro-organismos capazes de alterar características básicas do refrigerante), edulcorantes ( Em bebidas de baixo teor calórico são utilizados compostos químicos conhecidos como edulcorantes em substituição à sacarose, mantendo todas as suas propriedades inalteradas), e gaz carbônico (A gaseificação do refrigerante é promovida pela adição de CO2, o qual realça o paladar e melhora a aparência da bebida).

2-Sim, o refrigerante é uma solução Homogenia por que é composto por mais de 2 substancias, onde solvente é líquido e o soluto é um gás.

Amanda, Maiara e Natasha. disse...

A substância é o Refrigerante.
1. Água (H2O);
Açúcar (10% em relação à massa total do produto.);
Xarope (É responsável pelo sabor, odor e coloração).
Acidulantes (Reduzem o pH da bebida (variando de 2 a 4);
Antioxidantes (Ácido ascórbico);
Conservantes (Compostos que impedem o desenvolvimento de microorganismos capazes de alterar características básicas do refrigerante.);
Edulcorantes (Substitui à sacarose, mantendo todas as suas propriedades inalteradas, com exceção de sua dosagem de açúcar.)
Gás carbônico (A gaseificação do refrigerante é promovida pela adição de CO2, o qual realça o paladar e melhora a aparência da bebida.)

2. São misturas homogêneas, solução líquido-gás .

Caroline G; Eduarda V.F.S; Ellen E; Gustavo M. disse...

A substância misteriosa é o refrigerante.

1. Seus principais componentes : Água, açúcar, gás carbônico, concentrados, acidulantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes, aromas (óleos essenciais e destilado de frutas ou vegetais, como quinino e seus sais, noz-de-cola nos refrigerantes do tipo cola ou semente de guaraná ).
2. O refrigerante é um solução homogênea, porque os produtos de misturam. É uma solução que tem como solvente a água e um dos solutos é o dióxido de carbono. É uma solução liquido gasosa.

Luziane , Tainá, Vitor , Bruno M . 2º2 disse...

1- Refrigerante , Extratos vegetais, água , concentrados , acidulantes, antioxidantes, conservantes , edulcorantes , dióxido de carbono , açúcar, corantes , espessantes ..
2- Sim, Homogênea , pois não conseguimos distinguir os componentes da solução a olho nu .

Eduarda I, José Giacomozzi e Ketlin Sutil 2º 2 disse...

A substância é o refrigerante
1 - Componentes: Água (H2O) 88%, Açúcar (C12H22O11) concentrados (extratos, óleos essenciais e destilados de frutas e vegetais), Antioxidantes (Ácido ascórbico e isoascórbico), conservantes (Ácido Benzóico - Benzonato de sódio C7H5O2Na), Edulcorantes (Sacarina, ciclamato de sódio), Cloro e Fenóis, Metais (Fe, Cu, Mn), Sulfatos e cloretos, Dióxido de Carbono.

2 - Sim é uma solução, seu solvente é a água (H2O), e um dos solutos é o dióxido de Carbono. Em alguns casos é uma mistura Homogênea, variando do fabricante.

Ellan, Letícia e Luciana. 2º ano 02 disse...

A substância é o Refrigerante.
1. Os principais componentes são:
Água (H2O): são realizados diversos tratamentos para garantir a qualidade da água a ser utilizada. É necessário possuir baixa alcalinidade.
Açúcar: o sabor adocicado de grande maioria dos refrigerantes se deve a um adição de açúcar, em torno de 10% em torno da massa total do produto. Trás calorias por meio da sacarose.
Xarope: trás consigo o sabor, o odor e a coloração.
Acidulantes: produzem o pH da bebida (varia de 2 a 4), tornasse mais ácido.
Antioxidantes: como alguns componentes são suscetíveis a oxidação, é necessário a inserção de antioxidantes como o ácido ascórbico.
Conservantes: inibem o desenvolvimento de microrganismos capazes de alterar algumas características do refrigerante, os mais utilizados são os ácido benzoico e sórbico.
Gás carbônico: promove a gaseificação do refrigerante, realça o paladar e melhora a aparência.

2. Sim, é um solução, mas depende do sabor do refrigerante, por exemplo os refrigerantes de limão e guaraná são homogêneos, pois os componentes da substância não são vistos, já o refrigerante de fanta laranja é heterogêneo, pois com o passar de algum tempo se depositam no fundo da garrafa algumas substâncias. Geralmente depende do fabricante para identificar que tipo de substância que é.

ganhar mais curtidas disse...

Muito bom adorei, obrigado!!

joacir fereira 2ndo ano nuturno disse...

a substancia é o refrigerante que é composto basicamente de agua açúcar e corante (88% agua H2O. Açúcar C12H22O11. gás carbônico CO2. Corantes e Aditivos de sabor. que formam o Ácido carbônico H2CO3.

joacir fereira 2ndo ano nuturno disse...

depende da solução é uma substancia tanto homogênea quanto heterogênea. no caso da coca cola é homogênea e é um acido

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes