FENÔMENOS ESTRANHOS - ATIVIDADE 1º ANO DO EM

Caro estudante esta é a primeira vez em 2014, que você fará uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
  1. Todas as respostas devem ser postadas como comentário, na atividade referente a sua série;
  2. Antes de responder a questão com o comentário no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja prejudicada
  3. No espaço para postagem, primeiro digite o nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s) número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
  4. O comentário quando postado informa ao professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu comentário será excluído e sua nota não será computada;
  5. Ao final, antes de postar comentário, o blog solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL - digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser deixada em branco;
  6. BOM TRABALHO A TODOS!
ATIVIDADE:

A. 


B. 


C. 


D.



OBSERVE AS FOTOS (A, B, C e D) CLASSIFIQUE EM FENÔMENO FÍSICO OU QUÍMICO E EXPLIQUE CADA UM COMO ACONTECE.

55 comentários:

Gabriel Hobus, Maicon Momm 1º ano noturno disse...

A- Quando o ar quente (ou água) passa sobre o gelo-seco, forma-se uma densa nuvem branca, que permanece ao nível do chão, produzindo o efeito especial usado no cinema. Fenômeno Químico

B- A maça escureçe porque contém substância que oxida em contato com o ar (oxigênio) Fenômeno Físico.

C- O nome é Gerador de Van de Graaff, que é o nome do inventor. Trata-se de um gerador eletrostático. Ele usa uma correia de material isolante, que pode ser plastico ou couro, para transportar cargas para o globo onde elas se acumulam. Qualquer coisa que esteja em contato com o globo receberá a carga também. Os cabelos se arrepiam por ficarem carregados todos com a mesma carga. Cargas iguais se repelem e diferentes se atraem. Para que uma pessoa possa receber a carga do gerador ela deve estar isolada do chão, ou a carga se disperça na terra. Fenômeno Físico.

D- A cor da chama depende do elemento químico em maior abundancia no material que está sendo queimado. o que produz a chama azul é a presença do oxigênio. Fenômeno Químico.

Maiara Wesley Karolina Douglas disse...

(C) O cabelo do menino se levantou porque ,no interior do gerado de van de Graeff, a correia móvel esta acoplada a uma rom dona de plastico.
O gerador de van de Graeff é uma maquina que utiliza uma correia móvel para acumular tez ao eletrostática muito alta na cavidade de uma esfera metal. (FÍSICO)

(D) Porque a cor do fogo depende da tenperatura em que ele queima,geralmente,cada parte da chama tem uma temperatura diferente.
A cor do fogo,na verdade,é resultado da cor da luz que ele imite. (QUÍMICO)

(A)(FÍSICO)
(B)(FÍSICO)





















(D)

sebastiao tiago alexander jeison disse...

A=o dioxido de carbono CO2 é conhecido como gelo seco a uma temperatura fia de 78 craus c se tornando uma reação fisica
B=reacão quimica uma porque altera a materia
C=fenomeno fisico pq não altera a materia
D=o gerador de van de van de graaff é um fenomeno fisico

Hércules,Higor,Diego,Edesio,Jonatan 1 ano noturno disse...

A: É o gelo seco, ou dióxido de carbono co2.
B: Decomposição.
C: Maquina eletrostática
D: todos nos sabemos que o fogo é um fenômeno que surge em reações quimica de combustao quando uma subistancia, ao combinar com oxigenio se transforma em outra liberando energia na forma de calor e de luz( as chamas). pois para a existência do fogo, são necessários basicamente o calor, e o comburente ( oxigênio ) e o combustível. Ao retirarmos um desses 3 componentes do fogo ele se apaga!

Maiara Wesley Karolina Douglas disse...

(A) O gelo da aquela fumaça porque é tirado de uma temperatura a baixo de 0 graus, ou seja ele cria a fumaça porque a temperatura esquenta.
O gelo seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ou ser resfriado a uma temperatura inferior a 78 graus c. ao ser aquecido na presa o atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono,sem pensar pelo estado liquido(processo conhecido por sublimação) (FÍSICO)
(B). Ao cortamos a maçã são liberados compostos dentro das células que interagem com o oxigênio no ar num processo chamado de oxidação, de acordo com Susan K. Brown.


andressa g,janice,jessica,samuel e schaiana. disse...

A- gelo seco! Ao ser aquecido na pressão almosfêmica,torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono,sem passar pelo estado liquido.
B- escurecimento da maca! Ha o contato de duas substancias e de mais uma,o oxigenio presente no ar;juntos,reagem quimicamente.
C- gerador de Van de Graaff! Quando se toca na esfera metalica com as maos o cabelo da pessoa fica em pe.Cada fio de cabelo,é carregado com a mesma carga,repetindo-se mutuamente.
D- fogo azul! Possui dois estados fisicos:gasoso e plasma.Se trata de uma forma de fogo mais aquecido.
Alunos: Andressa G,Janice,Jessica,Samuel e Schaiana 1 Ano N.

Camila, Paloma, Mariana e Vanessa- 1º ano 1 disse...

Foto A- Fenômeno Químico. Ocorre quando ele é aquecido na pressão atmosférica tornando-se gás dióxido de carbono.

Foto B- Fenômeno químico. Isso ocorre pois quando cortamos a maça ela entra em contato com o oxigênio e muda de cor.

Foto C- Fenômeno físico. Isto é uma reação que acontece por causa da eletricidade em contato com o corpo humano.

Foto D- Fenômeno químico. Ocorre esta mudança de coloração pois cada parte da chama tem uma temperatura diferente.

Mayron e Amanda, 1ano1 disse...

Foto A: Fenômeno físico. Pois o gelo seco ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás carbônico passado pelo processo de sublimação. O ar quente ou água sobre o gelo seco forma uma nuvem branca e densa que permanece ao nível do chão.
Foto B: fenômeno químico. A maçã depois de cortada ela sofre um processo de oxidação, ou seja, suas células liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura.

carlos e luiz 1 ano 1 disse...

foto a ; esta acontecendo uma experiencia química que libera uma fumaça
foto b; esta mudança ocorre devido ao contato da polpa com o oxigênio do ar , esta reação é chamada de oxidação.
foto c; possui uma correia de borracha que nem rotação que é atritada e trans ferre cargas da terra para a esfera metálica que fica com esses o de cargas elétricas.os fios de cabelos a adquirem cargas de mesmo sinal por isso os cabelos se repelem ficando arrepiados .
foto d; acontece uma reação química. quando tacamos fogo nesta substancia mostrada na foto fica azul e amarelo.

Aléxei, Bruna, Eduarda e Maria Eduarda - 1ª série 1 disse...

Aléxei, Bruna, Eduarda e Maria - 1ª série 1

A. Gelo seco = Fenômeno físico
O dióxido de carbono "CO2 (s)" é conhecido como gelo seco e é muito usado como efeito especial ou recurso cênico em filmes de terror e shows de rock.

B. Oxidação de uma maçã = Fenômeno químico
A imagem representa a oxidação da maçã (apodrecimento), esse fenômeno acontece devido ao contato da polpa com oxigênio.

C. Eletricidade estática = Fenômeno físico
Eletricidade estática é o acúmulo de energia que não se movimenta em certo local. Na imagem por exemplo, o contato do corpo com esta eletricidade causa o arrepiamento dos cabelos do garoto.

D. Fogo-fátuo = Fenômeno químico
Este fenômeno é chamado fogo-fátuo que é a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas ou animais típicos do ambiente.

Gabriel f. - Felipe 1°ano 1 matutino. disse...

a) Conhecido como gelo seco e é muito usado em efeitos especiais ou em filmes de terror ou em um show de musica,ao entrar em contato com o ar atmosférico é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono o que causa aquela fumaça branca,este produto é físico.

b)por causa do contato com o oxigênio é igual a nossa pele vai envelhecendo só que com a maça é mais rápido seu processo,esse produto é químico.

c)A energia estática é a carga elétrica de corpo cujos átomos,apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade,esse produto é físico.

d)A gasolina ao contato com uma faísca de fogo ela gera naturalmente uma expansão do fogo,esse produto é químico.

Adriano,Tafarel,Bruno e Lucas ,serie:1º1 disse...

1) imagem- fenômeno físico
o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura, inferior a 78ºc Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás dióxido de carbono cem passar pela forma líquida

2)imagem- fenômeno químico sempre que cortamos uma maça ao meio ela sofre um processo de oxidação ou seja sua célula cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio H2o sua aparência escura.

3)imagem- fenômeno físico a eletricidade é o fenômeno físico originado por cargas elétricas, estatísticas ou em movimento e por sua interação

4)imagem- fenômeno químico
é uma luz azulada que pode ser avistadas em pântanos,brejo etc.. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos : plantas e animais típicos do ambiente.

Mayron e Amanda, 1ano1 disse...

Foto C: Fenômeno físico. O gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática, que pode produzir o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.

Emiliana,Kalany,Larissa e Marília 1 ano 1 mat disse...

a)Fenômeno químico.
A figura A, representa um gelo seco que exala da fumaça do extintor.O gelo seco é conhecido como dióxido de carbono sólido "CO2",ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC,ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono.

b)Fenômeno químico.
Na figura B,mostra uma maça com uma coloração diferente quando descascamos ela.
Está mudança ocorre devido o contato da polpa com o oxigênio do ar,esta reação é chamada mais popularmente como decomposição.

Mayron e Amanda, 1ano1 disse...

Foto D: fenômeno químico. A combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.

Emiliana,Kalany,Larissa e Marília 1 ano 1 mat disse...

c)Fenômeno Físico.
Na figura C,mostra um gerador de Van der Graff,que é um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que ao tocar fiquem totalmente de pé.

Estefani, Eloisa e Raquel 1°ano EM disse...

Imagem A: Na imagem temos um fenômeno físico, porque saio do estado sólido para o gasoso sem passar pelo líquido. Isso pode ser chamado de gelo seco.

Imagem B: Fenômeno químico. Mostra a oxidação da maçã. Sempre que cortamos uma maçã ao meio ela sofre um processo de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua coloração escurecida.

Imagem C: Fenõmeno físico. Na imagem observamos um "gerador de Van der Greff" um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do individuo que o tocar fiquem totalmente de pé.

Imagem D: Fenômeno químico. Observamos a combustão da gasolina. Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico.

Sávio,Alessandro, Cairon, Deivit 1 ano 1 disse...


1-O fenômeno é químico
Gelo seco é dióxido de carbono sólido (CO2). Esse processo é conhecido por sublimação e consiste na passagem de um sólido ao estado de vapor,sem antes passar pelo estado líquido.
2-O fenômeno é químico
ela sofreu o fenômeno de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam rezinas que entram em contado com o oxigênio deixando sua aparência escura.
3-O fenômeno é físico
Ocorre por causa da acumulação de energia cargas elétricas que na foto se manifestaram no cabelo,deixando o arrepiado.
4-O fenômeno é químico
O fogo é um fenômeno que surge em reação química de combustão quando uma substancia, é combinada com o oxigênio, se transforma em outra, liberando a energia em forma de calor e de luz ( as chamas).




Emiliana,Kalany,Larissa e Marília 1 ano 1 mat disse...

d)Fenômeno químico.
A figura D mostra,a combustão é um tipo de transformação química onde o combustível(em geral matéria orgânica) reage com o comburente(gás oxigênio na maioria das vezes) ocasionando a liberação de grande quantidade de calor.

Gabriel,Lucas Luan,Peterson e Caio Holler 1°5 disse...

a)gelo seco: é gelo a -100°c
b)decomposição:A decomposição é um processo de degradação (oxidação enzimática) de restos orgânicos (como folhas e animais mortos depositados sobre o solo) que resulta na liberação de nutrientes minerais.
c)eletricidade estática:é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação.
d)combustão:é a queima de um liquido ou gás

Ana júlia Taina Leticia Diego 1 ano 5 disse...

A) Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão. Para produzir gelo-seco é preciso um recipiente de alta pressão com dióxido carbono líquido. Esse é dado como fenômeno químico.

B-Pouco tempo após ser cortada, a maça escurece devido à ação de moléculas chamadas fenóis, existentes na casca e nas sementes, que protegem a fruta. Quando a maça é cortada ou descascada, enzimas especiais toma oxigênio do ar, combinando-o com fenóis da polpa exposta e, produzindo polifenóis que se transformam em quinona que se transforma no pigmento castanho. Fenômeno químico.

C- Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado. Fenômeno Físico.

D- Entende-se por fogo os efeitos da reação química de material combustível com desprendimento de luz e calor em forma de chama.
Ocorre-se, porém em uma determinada liberação de energia, os materiais podem entrar em combustão produzir fogo. Fenômeno químico.


Vitor Cardoso de Moraes , Pedro Henrique Rossetto , Lucas Pablo Bauer, Luam Metzger 1°ano 5 disse...

1-É um fenômeno fisco, pois envolve apenas mudança de estado físico, do sólido para o gasoso, porém a estrutura atómica/molecular continua a mesma
2- Fenômeno químico, e o processo de apodrecimento.
algumas frutas como a maça quando descascadas e deixadas em contrato com o ar por algumas horas , ficam escuras.
isso acontece porque alguns vegetais contem uma enzima chamada polifenol oxidase e acumulam grandes quantidades de substancias chamadas composto fenólicos. Juntos eles causam o escurecimento desses alimentos , mas só quando o tecido vegetal é danificado
3-Fenômeno físico, Quando sobem para a cabeça, as cargas eletrificam as moléculas do couro cabeludo e dos cabelos, que se repelem e fazem com que o cabelo fique em pé (para afastar cada fio do centro das cargas e do corpo - a superfície da cabeça).
4-Fenômeno químico,Esse processo de união é fundamental para alimentar as chamas. "Para uma substância pegar fogo, sua reação com o oxigênio tem que liberar energia", E é exatamente isso que ocorre no casamento entre o hidrogênio e o oxigênio

Emanuele,Nilza, Ana, Alisson 1 ano 3 vesp disse...

Atividades:
A) Na foto (A) fala sobre a substancia Gelo seco. É um fenômeno Químico:
O dióxido de carbono sólido “CO2 (s)” é conhecido como gelo seco e é muito usado como efeito especial ou recurso cênico em filmes de terror e shows de rock. Ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC, e ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono.

Esse processo é conhecido por Sublimação e consiste na passagem de um sólido ao estado de vapor sem antes passar pelo estado líquido, ou seja, à medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso e não em líquido.

Quando o ar quente (ou água) passa sobre o gelo-seco, forma-se uma densa nuvem branca, que permanece ao nível do chão, produzindo o efeito especial usado no cinema. Mas não é só para esse fim que o dióxido de carbono sólido é usado, a temperatura extremamente gelada e a característica da sublimação fazem do gelo-seco uma excelente opção para refrigeração. Por exemplo, se você precisar fazer uma longa viagem com um produto congelado, você pode revesti-lo com gelo-seco. O produto estará congelado quando chegar ao destino e com a vantagem de que nada estará molhado, diferentemente do que aconteceria se fosse usado gelo normal.

Para se fazer gelo-seco é preciso começar com um recipiente de alta pressão cheio de dióxido de carbono líquido. Quando se libera o dióxido de carbono líquido do tanque, a expansão do líquido e a alta velocidade de evaporação do dióxido de carbono gasoso esfriam o restante do líquido ao ponto de congelamento, no qual ele se transforma diretamente em sólido.

Emanuele,Nilza, Ana Alisson 1 ano 3 vespertino disse...

B) Na foto (B) temos uma maça descascada meio escurecida. É um fenômeno Químico:
Após uma maçã ser cortada, o oxigênio entra em contato com seu tecido interno e inicia um processo químico de reação em cadeia que resulta na mudança de cor, de acordo com Rich Hartel, professor de ciência. Uma enzima específica das células da maçã, a polifenol oxidase, começa a se deteriorar. Conforme ela se quebra, ela produz um novo conjunto de substâncias na superfície cortada da maçã, algumas das quais possuem pigmentos escuros. O processo, chamado de escurecimento enzimático, pode ser a forma da planta de afastar as pestes de uma área cortada ou quebrada. Conforme as superfícies cortadas de uma maçã ficam marrons com a exposição ao ar, sua polpa se torna mole e perde seu sabor. Ao longo do tempo, essa área cortada vai ficando mole, ao ponto de quase se liquefazer. Esta degradação vai se espalhando pela maçã. Caso a maçã caia, seja golpeada ou ferida, ela também ficará marrom, e terá áreas moles e descoloridas sob sua casca.

Emanuele,Nilza, Ana Alisson 1 ano 3 vespertino disse...

C) Na foto (C) fala sobre o eletromagnetismo e a maquina Van der Graaf é um fenômeno Físico :
O gerador de Van de Graaff é uma máquina capaz de armazenar grande quantidade de eletricidade estática.
Uma correia de borracha, gira atritando-se com uma escova; a correia perde elétrons e fica carregada positivamente. O movimento da correia leva carga positiva para a esfera de metal.
A esfera acumula carga elétrica positiva, até atingir altas tensões elétricas.
O campo elétrico perto da esfera fica intenso, atrai pedaços de papel e outros materiais, podendo produzir faíscas de vários tamanhos.
Quando uma pessoa coloca as mãos na esfera, o sistema pessoa-esfera fica carregado positivamente; os cabelos ficam arrepiados pois as cargas tendem a se acumular nas pontas e se repelem por terem o mesmo sinal.

Emanuele,Nilza, Ana Alisson 1 ano 3 vespertino disse...


D) Na foto (D) mostra a água pegando fogo. É um fenômeno Químico:

Por que isso acontece? O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas).Pois para a existência do fogo, são necessários basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga!
A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.

Bruna Mensor, Gabriele Zilse, Mônica Forster, Vivian Wulf -1°3 disse...

A=Fenômeno físico, pois envolve a mudança de estado físico do GELO SECO , do sólido para o gasoso, porém a estrutura atômica/molecular continua a mesma.

B= É um fenômeno químico, que se trata da OXIDAÇÃO DA MAÇA em contato com o oxigênio.

C= ATRAÇÃO ELETROSTÁTICA. É um fenômeno físico que ocorre quando há acumulação de cargas elétricas em um corpo. Quando cargas contrárias se atraem.

D=QUEIMA DO ÁLCOOL. É um fenômeno químico. Sua matéria antes de ter contato com o fogo é totalmente diferente da que fica depois da queima.

Alex,Gabriel S,Renan,Thieri 1º 03 disse...

A- O gelo seco tem dióxido de carbono,e não aguá,como matéria prima. È fenômeno físico,pois nesse caso o que esta acontecendo é passagem do CO2 do estado solido para o gasoso,que se chama sublimação. D- Fenomeno físico: retrata fogo sendo aplicado no chão a chama indica que tem duas colorações azulada e avermelhada a parte azulada é muito mais quente que a avermelhada .Mesmo que o fogo é uma energia e onde nasceu o fogo e maior a temperatura conforme o fogo se desgasta no ar menor a temperatura.
C- Os cabelos se arrepiam, se arrepiam por ficarem carregados todas com a mesma carga, cargas iguais se repelem e diferentes se atraem:fenômeno Físico.
B- Ela sofreu um processo de oxidação,ou seja,suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com oxigênio deixando sua a aparência escura, ferro e oxigênio escurecem a maça:fenômeno Químico.

Alex,Gabriel S,Renan,Thieri 1º 03 disse...

A- O gelo seco tem dióxido de carbono,e não aguá,como matéria prima. È fenômeno físico,pois nesse caso o que esta acontecendo é passagem do CO2 do estado solido para o gasoso,que se chama sublimação. D- Fenomeno físico: retrata fogo sendo aplicado no chão a chama indica que tem duas colorações azulada e avermelhada a parte azulada é muito mais quente que a avermelhada .Mesmo que o fogo é uma energia e onde nasceu o fogo e maior a temperatura conforme o fogo se desgasta no ar menor a temperatura.
C- Os cabelos se arrepiam, se arrepiam por ficarem carregados todas com a mesma carga, cargas iguais se repelem e diferentes se atraem:fenômeno Físico.
B- Ela sofreu um processo de oxidação,ou seja,suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com oxigênio deixando sua a aparência escura, ferro e oxigênio escurecem a maça:fenômeno Químico.

alice,daiane,jaqueline,juliana,sara-1º ano 3 disse...

B-quando cortamos uma maça com uma faca ou damos uma mordida, a ruptura das celulas do tecido vegetal faz com q a enzima e os componentes fenolicos sejam liberados e entrem em contato com o oxigenio. Como consequencia, a enzima combina o oxigenio com os compostos fenolicos formam outro tipo de compostos. conhecidos como quinomos q reagem entrem si para formar um pigmento negro-a melanna vegetal,responsável pela cor escura observada.

Maicon, Ruan, Jessica, Gabriel - 1 ano 3 disse...

A- quimico pelo fato de ocorrer uma reaçao , porque nao ocorre naturalmente.
B- Fisico porque ocorre naturalmente pelo apodrecimento da maça isso é um fenômeno físico.
C- químico porque através da eletricidade estaticxa o cabelo do menino arrepia.
D- químico pelo fato de ocorrer as chamas de gasolina pelo contado de alguma faísca
ocorreu a chama.

Natascha, Jaqueline,Micaela- 1 Ano 05 disse...

a- E gelo seco, e um fenomeno fisico , pois nesse caso o que esta acontecendo é a passagem do co2 do estado solido para o gasoso , que se chama sublimaçao.
b- A reaçao e quimica e o processo de aprodecimento de alguma fruta, como o a maça, quando descascada e deixamos em contato com o ar , depois de algumas horas ela vai estar escura pois é causado a capitura de suas células, as pequenas unidades q as formam.
c- químico.o gerador tem tipo uma escada rolante uns roletes isolantes , em que ficam eletrizadas com esse atrito gera-se energia.esses roletes sao ligados a uma esfera metalica em que atraem corpos de carga oposta. quando voce poe sua mao no gerado a eletricidade circula no seu seu corpo e a tendendencia dela é sair e ser liberada para o meio externo para igualar as cargas e os cabelos sao a ponta mais facil de saida dos eletrons
d-a reaçao quimica disso e bem simples de entender onde somente lançado produtos quimicos no fogo ao que eles reagem ao calor e mudam a coloraçao da chama onde normalmente nao faz nenhuma mal ao meio ambiente..

MICAELA,JAQUELINE,NATASCHA-1 ANO 05 disse...

a-gelo seco é um fenomeno fisico,pois nesse caso o que esta acontecendo é a passagem do co2 do estado sólido para o gassoso, que se chama sublimaçao.
b- a reação é química é o processo de apodrecimento de alguma frutas como a maçã quando descascada e deixada em contato com o ar depois é causado a ruptura de suas células as pequenas unidades que as formam.
c-o gerador tem tipo uma escada rolante uns roletes isolados em que ficam eletrizados com esse atrito gera-se energia.estes roletes são ligados a uma esfera metálicas,, em que atrai corpos de carga oposta. quando voce poe sua mao no gerador , a eletricidade círcula no seu corpo ea tendencia dela é sair e ser liberado para o meio externo para iqualar as cargas e os cabelos sao a ponta mais facil de saida dos eletrons
d- a reação é química disso é bem simples de entender omde somente lançando produtos químicos no fogo ao que eles reagem ao calor normalmente nao faz nenhuma mal ao meio ambiente.

Cristina, Gabrieli, Danielle, Tairy. 1° ano 2 matutino disse...

A-Gelo seco, é um fenômeno popular para o dióxido de carbono solidificação ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78°c. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente soprar sobre o gelo forma-se uma nuvem branca densa que permanece ao nível do chão, efeito as vezes usado no teatro, é um fenômeno físico.
B-Escurecimento ensimático: é uma reação que acontece em frutas e vegetais que, quando em contato com o ar, ocorre a transformação de compostos fenólicos em polimeros coloridos. Acontece somente em alimentos ricos em compostos fenólicos, substancia incolor que sofre oxidação quando em contato com o oxigênio, através de uma enzima chamada polifenolase formando polimenos visíveis, moléculas maiores que adquirem uma coloração característica. Essa reação pode causar deterioração de aroma e diminuição do valor nutricional de muitos alimentos. È um fenômeno químico, por que sua composição se altera.
C-Eletrostática é o ramo das eletricidade que estuda as propriedades e comportamento de cargas em repouso. O gerador de Van der Graf é um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fique totalmente de pé. Esse objeto consistente na exibição de um fenômeno físico.
D-O líquido que pode pegar fogo é a gasolina, ela é um fenômeno químico, na nossa atmosfera existe um elemento chamado oxigênio, ele é o principal suporte de uma combustão. Toda combustão libera o H2O, CO2 e a energia. A energia é calor logo combustíveis como a gasolina (C8H18) reagem de forma muito grande com o oxigênio: 2C8H18+25 O2 com 16CO2+18H2O, liberam muita energia.

Larissa Borg e Cristiana Finardi - 1 ano 2 Matutino disse...

A- Gelo seco: é o nome popular para dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado sua temperatura inferior a -78 °C, Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono. sem passar pelo estado líquido (esse processo é conhecido como sublimação), Se o ar quente sopra sobre o gelo seco. forma-se uma nuvem branca densa. que permanece ao nível do chão efeito as vezes utilizado em apresentações e festas. (fenômeno fisco)

B,Oxidação da maça: após ser partida ou cortada a fruta entra em contato direto com o ar e oxida, (fenômeno químico)

C, Eletricidade estática: É o acumulo de energia que não se movimenta num certo local, por exemplo, o gerador Van Der Graff quando o corpo entra em contato com ele a eletricidade arrepia o cabelo. (Fenômeno Físico).

D. Fogo Azul: A coloração da chama deve-se aos dois fatores, tanto a temperatura quanto ao material que está sendo queimado. isto pode ser observado ao queimar madeira e plástico, a cor da chama ou hidrocarboneto. (Fenômeno Químico)

Bruno L.Franz,Christopher A.Cardoso,Pedro E. Boeira e Pierry J.Schaffer 1°2 disse...

A- Fenômeno Químico, Quando o ar quente passa sobre gelo seco, forma uma densa nuvem que permanecem ao nível do chão.

B- Fenômeno Físico, Oque acontece com a maçã é que quando cortada ela continua o mesmo , um tempo depois a parte cortada escurece pela perda de nutrientes e contato com o oxigênio.

C- Fenômeno Físico, O nome é Gerador de Van de Graeff, mesmo nome do criador, é um gerador eletrostático.
Ele usa uma correia de material isolante, que esteja em contato com o globo que receberá energia.Os cabelos se arrepiam por ficarem carregadas com a mesma carga.

D- Fenômeno Químico, Oque acontece com o álcool é químico , pois ao contato com o fogo ele deixa de ser liquido.

Aila, Patricia e Larissa Paes. 1° ano 2 disse...

a) gelo seco= o gelo seco ao entrar em contato com a pressão atmosférica torna-se gás carbônico passando pelo processo de sublimação. Fenômeno físico.

b)oxidação da maçã= ocorre por que depois que cortamos a maçã ela entra em contato com o oxigênio. Fenômeno químico.

c)eletricidade estática= Um gerador de Van der Gref, que através da eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o toque fique em pé. Fenômeno físico.

d)combustão= É a inflamação espontânea do gás dos pântanos, resultante da composição de seres vivos: plantas e animais. Fenômeno químico.

Pablini costa e Rafaela 1 série 02 disse...

A) Quando o ar quente (ou água) passa sobre o gelo-seco, forma-se uma densa nuvem branca que permanece ao nível do chão, produzindo o efeito especial usado no cinema = fenômeno químico

Adriele Trapp,Gabriela Martins Bononomi, Jaqueline Aparecida Pereira Breier e Keyse Wiesner 1°4 disse...

Foto A: É um fenômeno físico, porque nesse caso o que está acontecendo é a passagem de CO2 do estado sólido para o gasoso que se chama sublimação.
Foto B:é um fenômeno químico, isso ocorre pois a maça depois de cortada ela sofre um processo de oxidação, ou seja, liberam enzima que entram em contato com o oxigênio deixando sua coloração escura.

Foto C: é um fenômeno físico, isso ocorre pelo motivo da bola eletrostática demonstrar eletricidade, que pode produzir o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula pois o cabelo tem a mesma polaridade.

Foto D: É um fenômeno químico, é um material gasoso que pode reagir com um combustível, produzindo a combustão, por exemplo, a chama viva e azul do fogão (esta é azul, devido haver a combustão total do elemento combustível, com pouco resíduo de carbono.) ou da queima de um material que pode ser por exemplo, a gasolina natural altamente inflamável.

Mayara, Diogo e Gabriela. 1° ano 04. disse...

A- Nitrogênio Líquido: Físico;
Nitrogênio líquido ou azoto líquido é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estudo líquido. Ele entra em ebulição a 77 Kelvin P, e é um fluído criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por uma bomba de vácuo centrífuga. Congela a 63 k.

B- Oxidação: Químico;
É o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativos. O mecanismo inverso , a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os encorpora a sua estrutura interna.

C- Eletricidade Estática: Físico;
É toda forma de eletricidade que está em equilíbrio, ou seja, não está se movendo de um corpo para outro. Quando a eletricidade está em movimento, ela é chamada de eletricidade dinâmica.

D- Combustão: Químico.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos são formados centenas de compostos, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.

Felipe Andreazza Wesley P. dos Santos Wellington Lamin. disse...

A) Gelo seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC .Ao ser ser aquecido na presão atmosferica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono ,sem passar pelo estado liquido (processo conhecido por sublimação).

B) Porque quando mordemos a maça ela libera uma substância que causa escurecimento,ao cortarmos a fruta também estraçalhamos
algumas células.Nessa hora a enzima que escurece a maça é liberada.Além disso o contato com o oxigênio acaba dando uma mão ão trabalho dessa enzima.

C) A bola é uma maquina de eletrostática,as versões pequenas podem mostrar a eletrecidade que produz o efeito de eletrizar os pelos do corpo humano.

D) Aquela imagem está representando o fogo utilizando o álcool,o fogo está queimando o hidrogênio que tende a se juntar com o oxigênio que acaba liberando energia liberando coloração azul.

A) Fenômeno físico
B) Fenômeno Químico
C) Fenômeno Físico
D) Fenômeno Químico.

Willian, João, Rodrigo, Dionatan 1ano 4 disse...

A- Dióxido de carbono sólido é conhecido como gelo seco. Ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono.
B- O contato com oxigênio acaba dando uma mão para o escurecimento e a decomposição.
C- Esfera elétrica quando se toca a esfera metálica com as mãos o cabelo da pessoa fica em pé.
D- A cor do fogo depende da temperatura que ele queima e geralmente cada parte da chama tem uma temperatura diferente. As ondas menores são azuis enquanto as ondas maiores são vermelhas.

Ariel e Bruna - 1° ano 4 disse...

A= Gelo seco: o dióxido de carbono sólido (CO)(s) é conhecido como gelo seco. Ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78º, e ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono. - Reação física.
B=Oxidação: Sempre que cortamos uma maçã ao meio, ela sofre um processo de oxidação, ou seja, suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura. - Reação química.
C= Eletrostática: os cabelos se arrepiam. Se arrepiam por ficarem carregados todas com a mesma carga, cargas iguais se repelem e opostos. se atraem - Reação física.
D= Combustão: uma reação de combustão ocorre quando um combustível (material oxidável) é consumido por um comburente (material gasoso contendo oxigênio) para gerar energia térmica (calor). A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta. - Reação química.

Ana Maria Souza, Lucas Mateus Costa e Welington Mateus Meira - 1° Ano 04 disse...

A - Gelo Seco, é o nome popular para Dióxido de Carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78°c. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono sem passar pelo estado líquido.

B - Oxidação, é um processo químico em que a substância perde elétrons elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução constante no ganho de elétrons por átomo.

C - Eletricidade Estática, é toda forma de eletricidade que está em equilíbrio, ou seja, não está se movendo de um corpo para outro. Quando a eletricidade está em movimento, ela é chamada de eletricidade dinâmica.

D - Combustão, ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância e um gás, geralmente o oxigênio, para liberar o calor e a luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação do átomos dos reagentes.

Adriana,Tainara e Igor disse...

A) A foto mostra o ar quente ou água passa para o gelo seco forma uma densa nuvem branca e permanece no nível ao chão e produzido o efeito especial usados principalmente nos cinemas.
fenômeno químico.
B) A foto mostra uma maçã podre é positivável que a maçã contenha fungos deste sua formação e mesmo que seja colida e transportada para camarás frias não se pode evitar que apodreça .
Fenômeno físico.
C)

Jeferson e Natanael 1 ano 4 disse...

A . Quando o ar quente passa sobre o gelo-seco forma-se uma densa nuvem branca,que permanece ao nivel do chão produzindo o efeito especial de cinema.FenomenoQuiḿico B. sempre que cortamos uma maçã ao meio, ela sofre um processo de oxidação ,ou seja , suas células cortadas liberam emzimas que entram em contato com o oxigenio deixando sua aparencia escura. fenomeno fisico. C .O Gerador de Van de Graaff quando se toca na esfera metalica o cabelo fi ca em pe . cada fio de cabelo, e'caregado com a mesma carga. fenomeno fisico. D. porque a cor do fogo depende da temperatura em que queima e geralmente cada parte da chama tem uma temperatura diferente

gabriel hobus,maicom,lucas disse...


C. Eletricidade estática = Fenômeno físico
Eletricidade estática é o acúmulo de energia que não se movimenta em certo local. Na imagem por exemplo, o contato do corpo com esta eletricidade causa o arrepiamento dos cabelos do garoto.

D. Fogo-fátuo = Fenômeno químico
Este fenômeno é chamado fogo-fátuo que é a inflamação espontânea do gás dos pântanos (fosfina), resultante da decomposição de seres vivos: plantas ou animais típicos do ambiente.

maiara douglas karolina e weslwy disse...

(C) Maça : dentro da maça existe células ,ha um tipo de proteína substancias que existem nos animais vegetais e todos os seres que tem vida chamado de enzima. quando ao cortarmos as frutas ,as enzimas saem da células . elas entram então em contato com compostos químicos que existem fora das células. com a ajuda da enzimas estes compostos unem-se o oxigênio do ar .

Jonatan,Hercules,Higor,Diego,Edesio disse...

C: O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma correia móvel para acumular tensão eletrostática muito alta na cavidade de uma esfera de matal. Quando se toca a esfera metálica com as mãos, o cabelo da pessoa fica em pé, cada fio do cabelo é carregado com a mesma carga, repelindo-se mutuamente.

ROBISOM CRISTIANO JOA PAULO SANDRO disse...

A. CO2 usado tambem e usado em filme de terror e tambem chamado de gelo seco a uma temperatura de -78 graus de temperatura B. por que contem as substancias de mais uma oxigenio presente ao ar C. causado pela eletrecidade D. fogo -fato

luis caio disse...

a.quimico pelo fato de ocorrer uma reaçao ,porque nao ocorre naturalmente.

b.fisico porque ocorre naturalmente pelo apodrecimento da maça ,isso e um fenomeno fisico.

c.quimico porque atraves da eletricidade estaticxa o cabelo do menino arrepio.

d. quimico pelo fato de ocorrer as chamas de gasolina pelo contado de alguma faisca ocorreu a chama.
alunos:luis ecaio

Alessandra da Silva e Tassiani . 1 ano 05. disse...

a- o gelo seco tem o gás de dióxido de carbono, e com isso ele passa para estado liquido ele tem uma temperatura de 78 graus .
b- sempre que cortamos uma maça ao meio ela sofre com o processo de oxidação ou seja as suas células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura.
c- o gerador de vander graff é uma maquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado únidence de holandeses .
d- o fogo colorido o segredo algo que parece não está nos componentes e sim no chamado co - solvente é uma mistura de álcool com parafina liquida.

Jessica Aline,Ynae Dos Santos e Talia Miler 1 Ano 05 disse...

A.Gelo seco , apos ser aquecido na pressão atmosferica , ele torna imediato em gas de dioxido de carbonico sem passar pelo estado liquido.
B.Decomposiçẫo da Maçã, tendo o contato de 3 substancias quimicas que reagiam por causa do oxigenio e do plasma.
C.O gerador de Van de Graaff, ao tocar na esfera com as maos, o cabelo da pessoa se arrepia.
D. Fogo colorido , possuindo dois estadod fisicos sendo gasoso e plasma , tratando - se de um fogo mais aquecido.

Natascha, Micaela e Jaqueline 1ª ano 05. disse...

A- Gelo seco: o gelo seco que não é mais do que CO2 no estado sólido compactado na forma de pequenos cilindros,encontra-se em cerca de -80 ¨C. Amo sublimar, o gelo seco não deixa resíduos pois transforma diretamente CO2. Fenômeno químico.

B- Maçã Cortada: processo de oxidação ou seja células cortadas liberam enzimas que entram em contato com o oxigênio deixando sua aparência escura. Fenômeno Químico.

C- Gerador Vandengraaff: o cabelo é a forma mais fácil de atingir por causa do seus elétrons. Fenômeno Físico.

D- Porque a cor ao fogo, depende da temperatura que ele queima, geralmente cada chama tem temperatura diferente. Fenômeno Químico.

Pablini Costa, Rafaela. 1 ano 2 disse...

B- A maça escurece porque contem substância que oxida em contato com o ar (oxigênio), fênomeno fisico.

C- O nome do intrumento é gerador vander graff um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do individuo que tocar fiquem em pé.Esse objeto consiste na exibição de um fênomeno fisico.

D- A cor da chama do elemento quimico em maior abundância no material que esta sendo queimado, o que produz achama azul é a presença do oxigênio, fênomeno fisico.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes