ISAAC NEWTON E A FÍSICA - ATIVIDADE 8ª SÉRIE


Olá estudantes!

Seja bem vindo a terceira avaliação no blog, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.
            
BOM TRABALHO!


Isaac Newton
Responda as questões como comentários:

1. Quais os efeitos da aceleração no corpo dos seres vivos? Por que isso ocorre?
2. Qual a relação entre massa e peso? Porque nossa massa é diferente nos corpos celestes espaciais (Lua, Terra, Marte)? Justifique.
3. Qual o efeito e a importância do atrito nos diversos tipos de movimentos executados pelos corpos no planeta Terra?
4. O coeficiente de atrito muda dependendo o tipo da superfície? Como isso ocorre e que fatores interferem?
5. Qual é o papel da atmosfera na queda livre dos corpos? Existe atrito na atmosfera?
6. "A força desprendida por um motor ou um corpo é proporcional a massa e a aceleração do mesmo". A afirmação é correta? Justifique.
7.  Observando o desenho do Veículo do Dick Vigarista, sabendo que seu movimento é para frente: analise as questões com base no princípio da Ação e Reação.
INDIQUE AS FORÇAS DE ATRITO QUE O CHÃO NAS RODAS NAS TRÊS SITUAÇÕES INDICADAS ABAIXO:
a. o carro possui tração traseira;
b. o carro possui tração dianteira;
c. o carro possui tração nas quatro rodas.


66 comentários:

tábita, romário, tafarel disse...

1- faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma força é aplicada., pois o corpo se move,se desloca do seu ponto inicial

tábita, romário, tafarel disse...

2- massa é a medida de quantidade de matéria de um corpo. porque a massa da terra é bem maior que a massa da lua e de alguns outros planetas, e aterra atrai os corpos com uma força dirigida para o seu centro

bruno araujo e thiago metzger disse...

2) A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam,quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Eduarda , Maiara , Sabrina disse...

1)Se um corpo esta em repouso, sua velocidade é zero .Se for colocado em movimento, sua velocidade deixará de ser nula, portanto foi acelerado.Disso ,concluímos que a atuação de uma força resultante sobre um corpo produz nele uma aceleração .

bruno araujo e thiago metzger disse...

1) Depende. De se a aceleração é lateral, se é frontal, se é de frenagem,se é para cima ou para baixo.
Por exemplo, se estivermos no carro sentado e a cabeça não estiver
apoiada, uma batida traseira pode fazer com q a coluna (e a medula)
cervical seja lesionada com a cabeça sendo subitamente atirada para
trás (relativamente ao corpo). Estaremos falando de uma aceleração na ordem de 5 g.

Eduarda, Maiara, Sabrina. disse...

3) Atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais, ou corpo- particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro)magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento.
Exs.: A atração entre o pente de cabelos após uso e pequenos pedaços de papel, ou mesmo entre a folha de papel e a capa de plástico de uma encadernação, como fenômenos elétricos, e a atração entre uma chave de fenda e um parafuso, ou entre o adesivo de propaganda e a geladeira

Eduarda, Maiara e Sabrina. disse...

2)O peso é a força com que o corpo do ser é atraído pela terra, massa é uma medida da oposição direta que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.
Relação:
A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém, peso é o produto da massa pela relação da gravidade. Portanto, peso e massa se relacionam, são proporcionais, quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

tábita, romário, tafarel disse...

3- quando duas superfícies são atraídas uma á outra, quanto mais rugosidade mais atrito, e quanto maior a velocidade maior será o atrito

Eduarda , Maiara , Sabrina disse...

4) A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.

tábita, romário, tafarel disse...

4- sim, se a superfície é mais rugosa, áspera. e também quando maior a velocidade maior é o atrito

Carlos e yuri 8º série 01 disse...

1-Depende. De se a aceleração é lateral, se é frontal, se é de frenagem,se é para cima ou para baixo, depende de se é alto ou baixo.De se as partes do corpo estão apoiadas ou não.

Por exemplo, se estivermos no carro sentado e a cabeça não estiver
apoiada, uma batida traseira pode fazer com q a coluna e a medula
cervical seja lesionada com a cabeça sendo subitamente atirada para
trás relativamente ao corpo. Estaremos falando de uma aceleração na ordem de 5 g.
Podem ocorrer rupturas de vasos sangüíneos, em particular dos mais
delicados, lesão de músculos, fraturas.

Patrick,Gustavo e Leandro! disse...

Patrick,Gustavo e Leandro!

1-O corpo esta parado,e de uma hora pra outra recebe movimento.Ex:o carro esta movimento,voce parado e de uma hora pra outra o motorista esta em auta velocidade e freia, voce recebe movimento no corpo e bate no parabrisa.
Porque no caso o motorista freia sem voce saber e voce nao consegue segurar seu corpo,o corpo entra em movimento pelo impacto!

Eduarda, Maiara, Sabrina. disse...

5)Corpos de massas diferentes, às vezes bem diferentes, caem com a mesma aceleração (ou ganham velocidade na mesma taxa) em situações em que o atrito com o ar inexiste ou pode ser desprezado.

andressa andiara e thuane 8° 1 disse...

Data:12/09/2012

Nome:Andressa,Andiara e Thuane.

série:8°série 1

1-O conceito cinemático de aceleração é muito simples. A aceleração representa a alteração de velocidade. E isto significa não apenas a alteração da magnitude da velocidade mas também da sua direção.

O conceito mecânico de aceleração é mais complexo. Está ligado ao conceito de força através do conceito de massa inercial. A força, por sua vez, está ligada ao conceito de trabalho e este ao de energia. Basicamente: a transferência de energia entre dois corpos físicos provoca a produção de trabalho em um e a realização de trabalho pelo outro. A energia do corpo sobre o qual é a realizado o trabalho aumenta e isso leva a velocidade a aumentar, produzindo aceleração. Ou seja, força provoca a aceleração que é a alteração da velocidade.

2-A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso. Sabemos que a ação gravitacional no espaço é nula, prova disso é que os astronautas flutuam quando estão em órbita. Mas o fato de flutuar não quer dizer que perdemos a massa, se o fosse, passaríamos a não existir mais. É como se nosso corpo desaparecesse.

3-Terra e os outros planetas ao redor do Sol, um avião voando no ar, um carro viajando em uma rodovia, e tantos outros tipos de movimento nos mostram que este fenômeno é ... Independentes da natureza da interação existem diversas regras, ... dada à necessidade de livrar o corpo de certas influências, como o atrito.

tábita, romário, tafarel disse...

5- o papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando atrito, num ambiente sem atmosfera não ocorre atrito

tábita, romário, tafarel disse...

6- que se a massa não for proporcional ao motor não saira do lugar

tábita, romário, tafarel disse...

7- a) o carro possui tração traseira

Carlos e Yuri 8° série 01 disse...

2- Massa é uma propriedade geral da matéria. Ela não muda se o corpo muda de lugar. Massa é a quantidade de matéria de um corpo.

Peso também é uma proŕiedade geral da matéria. Depende da gravidade, ela muda se o corpo mudar de lugar. Peso é a relação entre massa e gravidade.

A gravidade é uma das 4 forças fundamentais da natureza, junto com a força forte, eletromagnetica, força fraca, em que objetos com massa axercem atração um sobre os outros.

Coclução lá existemais gravidade etão a mais massa.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

5-O papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando o atrito,em um ambiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual, então a atmosfera cria atrito.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

6-É proporcional, pois o motor consegue produzir tração conseguindo assim vencer atritos.

Carlos e Yuri 8° série 01 disse...

4- Sim, o coeficiente de atrito muda seu valor dependendo dos materias em interação um com o outro (a superficie é o fator que interfere).

Melissa Gabriela; Guilherme Hoepers; Eduardo Goedert; 8ª1 disse...

1. O corpo se projeta para frente ou para trás, causando movimento. Por causa do impulso e a velocidade que o ser vivo está, causando uma aceleração contínua ou uma parada brusca.
2. Peso é a medida em quilos e massa é igual a volume, tudo envolve a gravidade. Por causa da gravidade que é diferente aqui e na lua.
3. As forças de atrito tem uma grande importância em todas os processos da natureza. É o contato de dois corpos. O atrito age entre as superfícies em contato e na direção oposta a de força que produz ou tende a produzir movimento. Para os carros, caminhões e veículos em geral se movimentarem necessita-se do atrito dos corpos.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

7-C= O carro possui tração traseira.

Carlos e Yuri 8° série 01 disse...

5- Gravidade- exerce um efeito retardador na queda de qualquer objeto. Sim existe a força de atrito.

Bruno A e Thiago m 8 série 1 disse...

4) Sim Ex:O funcionamento do pneu está diretamente relacionado à força de atrito. O princípio básico é bastante simples: olhando para o pneu ai do lado esquerdo, se quisermos acelerar o carro (para a direita) o motor do carro transmite para o eixo da roda um impulso para girar a roda no sentido horário (seta azul da figura), com isso o pneu “empurra” o chão para trás e este, de acordo com a terceira lei de Newton, empurra o pneu (e conseqüentemente o carro) para frente.

Patrick,Leandro e gustavo 8 série 1 disse...

2-Peso é medida em quilos e massa é igual a volume,e em todos envolve a gravidade.
Porque a gravidade la do espaço é diferente daqui da terra

Eduardo Ancini 8º1 disse...

2-Como a massa da terra é bem maior que a massa da lua, o peso do corpo é maior na terra do que na lua. Pela lei da gravitação universal, a terra atrai os corpos com uma força dirigida para o seu centro.

Caroline Gardinal, Luiza Boeira e Bruno Beza 8ª Série I disse...

1. O corpo ganha movimento. Ex.:Se um carro está parado, e a pessoa dentro do carro não sabe que o carro vai sair e o carro dá uma arrancada. Automaticamente o corpo se projetará para frente dando movimento, tudo isso porque o carro está na mesma velocidade. Se o carro para, o corpo também para.
2.O peso é a força com com que um corpo é atraído pela terra. Massa é uma medida direta da oposição que um corpo oferece a mudança em estado de movimento. O peso é a medida em quilos, e a massa é igual a volume. Pela gravidade, lá tem em pouca quantidade.

Eduarda , Maiara, Sabrina 8º série 1 disse...

6) Sim é correta. Pois o motor de um carro em um caminhão não fara com que ele ande, pois o motor é fraco para carregar um caminhão.

Carlos e Yuri 8 º série 01 disse...

7- Letra C

Melissa Gabriela; Guilherme Hoepers; Eduardo Goedert; 8ª1 disse...

4.Sim. Dependendo do tipo da superfície e o movimento realizado, por exemplo, a superfície áspera é mais difícil movimentada do que a lisa.Interfere se mudar o tipo do movimento ou se jogar algo que fique mais liso, que é no caso da superfície áspera.
5.O papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando o atrito. Num ambiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual, então a atmosfera cria sim um atrito.
6. É proporcional sim, pois o motor consegue produzir tração conseguindo assim vencer os atritos.
7. Letra C.O carro possui tração nas quatro rodas.

Carlos e Yuri 8 º série 01 disse...

6- É sim proporcional porque o motor consegue produzir tração assim conseguindo assim vencer o atrito.

hueslen,daniel,sandro.8º1 disse...

4)sim-o coeficiente de atrito muda seu valor dependendo dos materiais em interação um com o outro(a superficie é o fator que interfere).
5)gravidade-exerce um efeito retardador na queda de qualquer objeto.sim existe a força de atrito.
1)depende a aceleração é lateral,e frontal,e frenagem,e para cima e para baixo.
2)massa:é uma propriedade geral da materia.ela não muda e o corpo muda de lugar.massa é a quantidade de materia de um corpo.
peso:tambem é uma propriedade geral da materia.depende da gravidade,ela muda de um corpo,muda lugar.peso é a relação entre massa e gravidade.
a gravidade é uma das 4 forças fundamentais da natureza, junto com a força forte,eletromagneto e força fraco,em que objeto com massa axerce atração um sobre outro.comclusão:lá existe mais gravidade estão a mais massa.
6)é assim proporcional,porque o motor conseque produzir atração assim consequindo vencer o atrito.

Eduarda, Maiara e Sabrina. disse...

2) Segunda parte da pergunta 2ª :
Lua_ a Lua tem 1/4 do tamanho da terra e 1/6 de sua gravidade.
Marte_ Marte tem quase o mesmo tanto de gravidade que o satélite Lua, diferente de seu tamanho pela Lua ser muito menor.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

1-Depende de se a aceleração é lateral, se é frontal, se é frenagem, se é para cima ou para baixo. De se as partes do corpo então apoiadas ou não.

Patrick,Leandro e gustavo 8 série 1 disse...

3-O atrito que proporciona e possibilita o movimento.è importante porque da equilibrio a pessoa,deixando-a em pé.

Eduarda, Maiara e Sabrina. disse...

7) Resposta c- o carro possui tração nas quatro rodas.

Bruno A e Thiago m 8 série 1 disse...

5) O papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando o atríto num ambiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual,e portanto a atmosfera cria atrito.

Patrick,Leandro e gustavo 8 série 1 disse...

4-sim,porque depende a superficie Ex:uma lixa com atrito menos aspero são mais juntas e nas lixas mais asperás o atrito e mais longe um de outro.

Bruno A e Thiago m 8 série 1 disse...

6) É sim proporcional porque o motor consegue produzir tração assim conseguindo vencer o atrito.

Carlos e Yuri 8 º série 01 disse...

3- O atrito tem muita importancia na natureza. É o contato de 2 corpos. O atrito tende a produzir movimento para os corpos , para os carros, caminhoes , e veiculos em geral para se movimentarem presisam de atrito.

hueslen,daniel,sandro.8º1 disse...

3)o atrito tem muita importancia na natureza.é o contado de 2 corpos.o atrito tende a produzir o movimento para os corpos,para os carros,caminhoes,veiculos em geral para se movimantarem precisam de atirto.

Andressa,Thuane e andiara 8°série 1 disse...

4-Toda vez que um corpo entra em movimento aparece uma força que se opõe ao seu deslocamento e atua sobre o mesmo. Essa força é chamada de força de atrito cinético, ela age sobre os corpos que se deslocam e possui intensidade sempre menor que o valor máximo da força de atrito estático, que é uma força de atrito que surge toda vez que um corpo tende a entrar em movimento.

5-Se os corpos forem abandonados de uma mesma altura em um local sem ar como, por exemplo, na Lua, todos os corpos cairão com a mesma rapidez (mesma aceleração, que é aceleração gravitacional local), chegando ao solo ao mesmo tempo.Existe. Por mais rarefeito que seja o meio, alguma matéria estará dispersa e isso significa atrito.

6-sim,é correta.

7-resposta:c.o carro possui tração nas quatro rodas.

Nomes:andressa,thuane e andiara.

hueslen,daniel,sandro.8º1 disse...

7)letra C

Bruno A e Thiago m 8 série 1 disse...

7) letra C, o carro possui tração nas quatros rodas.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

3-O atrito tem muita importancia na natureza é o contato de dois corpos o atrito tende a produzir movimento para os corpos para os carros, caminhoes e veiculos em geral para se movimentarem prescisam de atrito.

Eduardo Ancini 8º1 disse...

4-Sim. O coeficiente de atrito muda seu valor dependendo dos materiais em interação com o outro. (a superficie é o fator que interfere).

Patrick,Leandro e gustavo 8 série 1 disse...

5-O papel da atmosfera é segurar os corpos enquanto estão em queda livre e quando chegão no chão.
Então atmosfera tem ou cria atritos sim.

6-Sim,pois o motor consegue vencer o atrito produzindo tração.

7-A letra C.

Caroline Gardinal, Luiza Boeira e Bruno Beza 8ª Série I disse...

3.O atrito tem muita importancia na natureza. É o contado de dois corpos. O atrito tende a produzir movimento para os corpos. Para os carros, caminhões e veiculos em geral, para se movimentarem precisam do atrito.
4. Sim. Ocorre a expressão a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contato ao deslizar um em relação ao outro. Depende de muitos fatores tais como o acabamento das superfícies em contato, a velocidade relativa entre as superfícies a temperatura, etc.
5. A atmosfera tem como seu papel o de segurar os corpos, causando o atrito. Em um ambiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual, então a atmosfera cria sim atrito.
6. Sim, é proporcional.Porque o motor consegue produzir tração, conseguindo vencer o atrito.
7. Letra c

luciana, ana paula e tainara 8 serie 03 disse...

2.massa; quantidade de materia de um corpo media em kg
peso;eh a gravidade
porque no corpo celestial lua, terra, marte tem mais densidade do que no corpo dos seres vivos pois quanto mais densidade que houver na lua ,terra e marte ,menos perigo tem de cair as coisas pois eles vivem girando em torno de si mesmo.
5.o corpo mais pesado alcançaria o solo antes do mais leve e isso aconteceria em qualquer local em quaisquer condições.

Kerolayn, Leticia V e José disse...




1. O corpo ganha movimento.Um exemplo disso é,se um carro está em movimento e a pessoa dentro do carro esta agindo normalmente como se fosse andar em qualquer outro veiculo , e de repente o motorista tem que frear bruscamente o veiculo, automaticamente o corpo se projetará para frente dando movimento, tudo isso porque o carro está na mesma velocidade que o corpo. Se o carro para, o corpo também para.

2.O peso é um motivo dos quais atraem um corpo na terra. Massa é uma medida direta da oposição que um corpo oferece a mudança em estado de movimento. O peso é a medida em quilogramas , e a massa se refere ao volume existente em um corpo. Pela gravidade, pois lá existem minimas quantidades.

3. Até agora, para calcularmos a força, ou aceleração de um corpo, consideramos que as superfícies por onde este se deslocava, não exercia nenhuma força contra o movimento, ou seja, quando aplicada uma força, este se deslocaria sem parar. Mas sabemos que este é um caso idealizado. Por mais lisa que uma superfície seja, ela nunca será totalmente livre de atrito.
Sempre que aplicarmos uma força a um corpo, sobre uma superfície, este acabará parando. É isto que caracteriza a força de atrito.
4.Sim, ocorre de acordo com a natureza e a rugosidade da superfície.É proporcional a força obtida por cada corpo, também transforma a energia cinética do corpo em outro tipo de energia que é liberada ao meio.
5.Controlar sua velocidade e tempo durante a queda. Existe, mas podemos considerar desprezível , pois o espaço é um verdadeiro vazio.

Leticia V., Kerolayn, José Bento disse...

6. É proporcional, porque o motor é capaz de produzir tração fazendo com que assim, possa vencer todos os atritos.


7. Letra C

Leticia K., Gabriella e Eduardo disse...

1-Quando estamos parados em um carro, se o carro der uma arrancada automaticamente iremos nos projetar para trás, ou seja queríamos ficar ali. Já se o carro estiver andando e der uma freada iremos para frente porque queríamos continuar. A aceleração nada mais é do que a taxa de variação da velocidade.
2-A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.
O que ocorre no espaço é que a massa permanece inalterada e o peso é inexistente (em razão da falta de gravidade)
3-Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força nrmal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: ao pressionar-se com força o dedo sobre o tampo, o atrito aumenta e é mais difícil manter o dedo se movendo pela superfície. Entretanto, ao contrário do que se poderia imaginar, mantidas as demais variáveis constantes, a força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies, apenas da natureza destas superfícies e da força normal que tende a fazer uma superfície "penetrar" na outra.
A energia dissipada pelo atrito é, geralmente, convertida em energia térmica e/ou quebra de ligações entre moléculas, como ocorre ao lixar alguma superfície
4-A força de atrito é diretamente proporcional a força normal que a superfície exerce sobre o bloco, desta forma quanto maior a força normal maior será a força de atrito. A força de atrito ainda depende do material constituinte do corpo, pois cada material possui um coeficiente de atrito diferente e ainda temos que para uma interação entre duas superfícies que não desenvolvem movimento uma em relação a outra usamos o coeficiente de atrito estático, já quando ocorre movimentos
entre as superfícies utilizamos o coeficiente de atrito
cinético, em geral o coeficiente de atrito estático sempre será maior que o coeficiente de atrito cinético.
5-Corpos com o valor de massa diferentes podem cair com a mesma aceleração, e ocorre sim um atrito.
6-Deve ser proporcional, caso contrario o motor não conseguirá produzir tração para vencer os atritos. No caso se fossemos colocar o motor de uma moto em um carro, este motor jamais faria o carro funcionar, pois a massa do carro não será proporcional a força do motor.
7-Letra C- tração nas quatro rodas.

luciana, ana paula e tainara 8 série 03 disse...

1-O conceito de aceleração é muito simples. A aceleração apenas representa a alteração de velocidade.
O conceito mecânico de aceleração é mais complexo. Está ligado ao conceito de força através do conceito de massa inercial.
3.eh a interação de dois corpos que causam o movimento.
4.sim o coeficiente pode mudar mais que as coisas asperas pode mudar a locomoção.
6.é proporcional pois se o carro não tiver massa não sairá do lugar
7.letra c. o carro possui tração nas quatro rodas.

jessica melato,jessica,bruna.8 serie 3 disse...

1:se um corpo esta em repouso(em relação a um certo referencial).Sua velocidade é zero.se for colocado em movimento,sua velocidade deixara de ser nula por tanto o objeto foi acelerado,de modo similar.se um corpo em movimento ritinileo e uniforme for bem forçado a parar,também pode-se afirmar que ele sofreu uma aceleração.

2:a massa é a medida quantidade de matéria que um objeto contém.peso é produto da massa pela ação da gravidade,por tanto peso e massa se relacionam.por causa da gravidade.

3:o atrito é importante pois ele produz movimento para os corpos,carro,caminhoẽs e todos os tipos de veículos.

Lucas Matheus Metzger , Otávio Matheus Michelin e Higor De Moraes Cardoso disse...

1- O corpo ganha movimento . EX:se um carro esta parado e a pessoa nao sabe que ele vai andar mas caso ele de uma partida brusca o corpo sera jogado para frente por conta da gravidade.

2- Peso: é a força gravitacional que um corpo exerce sobre outro corpo.
Massa: é a quantidade de matéria que um corpo tem.
As massas são diferentes pois a massa de um planeta ou de corpos celestes sao maiores e tem mais força gravitacional que um corpo humano.

3-As forças de atrito tem uma grande importância em todas os processos da natureza.(EX :quando um fruto cai da arvore por conta do atrito o fruto se abre e deixa as sementes espostas assim fica mais facil para sua geração) . É o contato de dois corpos. O atrito age nas superfícies em contato e na direção oposta a de força que produz ou tende a produzir movimento.

4-Sim. Ocorre pois tem lugares onde a mais gravidade fazendo que ocorra o atrito, e onde nao tem gravidade nao possui atrito pos seu corpo nao tem pesso entao não provocaria uma força para gerar um atrito.

5- O papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando o atrito, em um abiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual entao a atmosfera cria o atrito.

6-Sim e correta .pois o motor consegue combater o atrito produzindo a tração.
7- A resposta correta das 3 alternativas é a letra "C".

Beatriz Sousa, Beatriz Santos, Tânia e Tayná. 8 serie 03 disse...

1. A aceleraçao resulta no movimento, isso acontece pelo fato de estarmos nos movendo segundo um determinado ponto de referencia. Exemplo é que dentro de um carro estamos imoveis, mas segundo o referencial de um poste, estamos nos movendo. Também pode se referir de que devido ao fato estarmos indo ligeiro demais nosso corpo é impulsionato para tras, ou numa freiada, impulsiodados pra frente.

2. A massa é a quantidade de materia de um corpo e o peso é a força invisivel chamada gravidade que prende esse corpo ao chao. Nossa massa não muda quando estamos num dos corpos celestes, o que muda é o nosso peso, porque nesses lugares não há gravidade.

3.O atrito tem o efeito do movimento, ele é a força entre dois corpos que interagem entre si, a maioria das coisas e seres da terra precisam do atrito para se movimentar, sendo assim sua importancia é muito alta. Um exemplo são os carros, as rodas sofrem atrito com o chão, assim produzindo movimento. Outro exemplo somos nós, quando andamos, nossos pés sofrem atrito com o chão.

4.Sim, o coeficiente pode vir a mudar. Primeiro precisamos saber que há 2 tipos de coeficientes: força de atrito estatico e cinético.Quando empurramos algo aspero ou liso sobre uma superficie lisa nao terremos muita dificuldade de move-lo, sendo assim coeficiente cinético;mas quando empurramos algo aspero sobre uma superficie aspera, o movimento, inicialmente, e dependendo da força que usamos, nao vai acontecer,sendo assim um coeficiente estatico. Um exemplo de mudança de coeficiente: o atrito estatico é aquela cituaçao em que você empurra um guarda-roupa e ele nao se move. Isso ocorre porque a força aplicada é igualada pela força de atrito. Tal dificuldade vem do fato de o chão e a base do guarda-roupa serem asperos. observe que por esse motivo, a força de atrito estatica tem a sua intensidade variavel. quando a força aplicada for maior que a força de atrito de destaque, o corpo entrara em movimento. A partir desse momento, o atrito deixa de ser estatico para se tornar cinetico, ou seja, o atrito cinetico é o atrito que ocorre quando os corpos estao em movimento.

Nayara, Karoline, Jean Matheus disse...

1. O corpo ganha movimento. Ex.:Se um carro está parado, e a pessoa dentro do carro não sabe que o carro vai sair e o carro dá uma arrancada. Automaticamente o corpo se projetará para frente dando movimento, tudo isso porque o carro está na mesma velocidade. Se o carro para, o corpo também para.
2. A massa é a medida da quantidade de matéria que um objetivo contem. Peso é produto da massa pela ação da gravidade, por tanto, peso e massa se relacionam são grandezas proporcionais quanto maior a força da gravidade maior será o peso.
3. Repulsão ou atração observada entre determinados objetos materiais, ou corpo particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro, magnésio) e ainda, em perspectivas modernas, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas especificada mente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento ou ainda a uma das parcelas da interação total interação (força de lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento ex.: a atração entre o pente de cabelos após o uso e pequenos pedaços de papel
4.Sim, ocorre de acordo com a natureza e a rugosidade da superfície.É proporcional a força obtida por cada corpo, também transforma a energia cinética do corpo em outro tipo de energia que é liberada ao meio.

Natasha e Fabiane disse...

Natasha e Fabiane

1.Se um corpo esta em repouso, sua velocidade é zero .Se for colocado em movimento, sua velocidade deixará de ser nula, portanto foi acelerado.Disso ,concluímos que a atuação de uma força resultante sobre um corpo produz nele uma aceleração .

Natasha e Fabiane disse...

Natasha e Fabiane

2. O peso é a força com que o corpo do ser é atraído pela terra, massa é uma medida da oposição direta que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.
Relação:
A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém, peso é o produto da massa pela relação da gravidade. Portanto, peso e massa se relacionam, são proporcionais, quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

Natasha e Fabiane disse...

Natasha e Fabiane
4- A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.

Natasha e Fabiane disse...

Fabiane e Natasha

3) Atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais, ou corpo- particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro) magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento.
Exs.: A atração entre o pente de cabelos após uso e pequenos pedaços de papel, ou mesmo entre a folha de papel e a capa de plástico de uma encadernação, como fenômenos elétricos, e a atração entre uma chave de fenda e um parafuso, ou entre o adesivo de propaganda e a geladeira

Natasha e Fabiane disse...

Fabiane e Natasha

5.O papel da atmosfera é o de segurar os corpos provocando o atrito. Num ambiente sem atmosfera os corpos caem em velocidade igual, então a atmosfera cria sim um atrito.

Natasha e Fabiane disse...

Fabiane e Natasha

6. Sim é correta. Pois o motor de um carro em um caminhão não fara com que ele ande, pois o motor é fraco para carregar um caminhão.

Natasha e Fabiane disse...

Fabiane e Natasha
4- ) A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.

Natasha e Fabiane disse...

Fabiane e Natasha
7-c) o carro possui tração nas quatro rodas.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes