CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS - ATIVIDADE 2º ANO


Olá estudantes!

Seja bem vindo a terceira avaliação no blog, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.
            
BOM TRABALHO!



A geladeira é um equipamento indispensável nos dias atuais, para a conservação de alimentos.  Utilizando o principio de resfriamento e congelamento dos alimentos, desacelera o processo de decomposição por microorganismos. Os processos que ocorrem neste equipamento podem ser classificados como endotérmicos e exotérmicos.

ATIVIDADES:

1. Explique como a geladeira funciona?
2. Qual é o gás utilizado nos dias atuais?
3. Ele é prejudicial ao meio ambiente?

4. ONDE MAIS APLICAMOS A TERMOQUÍMICA EM NOSSO COTIDIANO - ENCONTRE ALGUNS EXEMPLOS E JUSTIFIQUE (3 MÍNIMO).

PALAVRAS CRUZADAS:
http://www.quimica.net/emiliano/pc.html

MATERIAIS DE LABORATÓRIO
http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/elvis/elvis_ma_001.pdf


51 comentários:

Júlio, Jakeline, Stéffani & Níkolas - 2º ano I disse...

E. E. B. Pedro Américo
2º ano I
Alunos: Níkolas, Júlio C., Stéffani A. & Jakeline P.

Respostas nº 01

A geladeira usa a evaporação de um líquido para absorver calor.Você sabe que quando coloca água em sua pele, normalmente você sente um frescor. Quando a água evapora, ela absorve calor, criando esta sensação de frio. Esfregar álcool sempre dá uma sensação de ainda mais frio pois este evapora em menores temperaturas. O líquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador. Se você colocar o fluido refrigerante (líquido da geladeira) em sua pele ele irá congelá-la enquanto evapora.

O mecanismo básico de uma geladeira funciona assim:
1.O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;

2.À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida (roxo) e flui pela válvula de expansão;

3.Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora (azul claro);

4.As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.

Alunas:Bianca, Caroline e Danieli 2º ano 01 disse...

1-Quando colocamos o alimento na geladeira, ele sempre possui uma certa quantidade de calor, este calor, sobe para o congelador onde existe um compartimento cercado por tubos onde passa um líquido chamado refrigerante. Ao reduzir a pressão, o líquido destes tubos é transformado em uma espécie de vapor que, junto com o calor é sugado pelo compressor, que é movido à eletricidade.
O vapor quente é comprimido e vai para uma outra parte que é conhecido pelo nome de condensador, que esfria o vapor rapidamente,assim, ele retorna para o ambiente externo e novamente o vapor se transforma em líquido, retornando ao congelador. Este processo acontece rapidamente, até que, finalmente o alimento atinja a temperatura determinada pelo termostato do eletrodoméstico, quando a temperatura aumenta, o motor elétrico movimenta o compressor automaticamente e toda rotina de refrigeração se refaz.

Jaqueline k,Tatiane disse...

nome:Jaqueline k.Tatiane da Cunha
Série:2°ano

1-A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.

Júlio, Jakeline P, Stéffani & Níkolas disse...

E. E. B. Pedro Américo
2º ano I
Alunos: Níkolas, Júlio C., Stéffani A. & Jakeline P.

Respostas nº 2
O gás usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a, cuja fórmula química é CF3CH2F.



Resposta nº 3

Esse gás, é isento de cloro, e portanto, não agressivo a camada de ozônio, pois, os antigos gazes usados como CFC (clorofluorcarbono) está em desuso, visto que destrói a camada de ozônio.

tainara e natália disse...

Alunas:Tainara R. de Andrade e Natália J. Schütz.
Série: 2 ano 1
Questão 1 -
O funcionamento da geladeira é bem simples. O congelador fica em cima para resfriar o ar quente, que por ser menos denso, sobe. Então o ar quente sobe, esfria, fica mais denso e desce de novo, deixando o ar que estava em baixo suba para ser resfriado, e assim segue o ciclo (enquanto a geladeira estiver ligada). Por isso as prateleiras são vazadas, para facilitar a circulação do ar.

Alunas:Bianca, Caroline e Danieli 2º ano 01 disse...

2-O gás que era utilizado é o CFC (clorofluorcarbono), atualmente o gás utilizado é o HFC ( hidrofluorcarbono).

3-Solto na atmosfera, o CFC provoca buracos na camada de ozônio responsável por impedir a entrada dos raios ultravioleta do sol na Terra. A exposição excessiva a esses raios pode causar câncer de pele, glaucoma, e afeta diversos animais e plantas.O HFC usado atualmente não agride a camada de ozônio.

Jaqueline k,Tatiane disse...

Nome:Jaqueline k,Tatiane
Série:2°ano

2-HFC (hidrofluorcarbono),

Josiane, Ianara e Anderson disse...

Alunos: Josiane Aline Bauer, Ianara Cristina Nagel, Anderson Valter Hasse Série; 2° ano 1

1) O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante, de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;
À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão;
Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora
As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.


2)O gás utilizado nas geladeiras é o HFC (hidrofluorcarbono)


3)O gás HFC não agride a camada de ozônio nem o meio ambiente.

Daniela, Dhara e Fernando. disse...

Alunos:Daniela, Dhara e Fernando. 2º ano 1, matutino.

1) O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante, de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante desapareça com o calor devido à pressão estar normal;
À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão;
Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora;
As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.


2)hoje o gás utilizado é o HFC (hidrofluorcarbono)...

3)O HFC não agride a camada de ozônio, ou seja não tem danos ao meio ambiente.

Caroline, Alexssandra 2º ano 2 disse...

1) O vapor quente é comprimido e vai para uma outra parte que parece mais com um radiador de automóvel que é conhecido pelo nome de: condensador, que esfria o vapor rapidamente, com isso, ele retorna para o ambiente externo e novamente o vapor se transforma em líquido, retornando ao congelador. Este processo que, aparentemente nos parece complexo, acontece rapidamente, até que, finalmente o alimento atinja a temperatura determinada pelo termostato do eletrodoméstico;

lucimara,eduarda e fernando 2º disse...

1: Quando um líquido é transformado em gás significa que existiu a absorção do calor ou seja ele ganha calor. Quando colocamos os alimentos na geladeira, ele sempre é composto, ou seja, possui uma certa quantidade de calor, este calor, passa para o congelador e, neste lugar existe um compartimento cercado por tubos onde passa um líquido chamado: refrigerante. Ao reduzir a pressão, o líquido destes tubos é transformado em vapor e com o calor é sugado pelo compressor, que é movido à eletricidade.
Quando a temperatura aumenta, o motor elétrico movimenta o compressor automaticamente e toda rotina de refrigeração se refaz.

Thais, Joana e Jaqueline 2°2 disse...

Questão 1) A geladeira tem a função de resfriar os alimentos, por isso que ela sempre está em baixas temperaturas. A idéia básica por trás de uma geladeira é muito simples: ela usa a evaporação de um liquido para absorver calor, assim fazendo com que os alimentos fiquem resfriados e as bactérias reduzam sua atividade.

lucimara,eduarda e fernando 2º disse...

2:o gas usado hoje em dia para a geladeira, é o TETRAFLUORETANO (CF3CH2F).

Caroline, Alexssandra 2º ano 2 disse...

2) O gás utilizado nos dias atuais é o gás refrigerante, cuja formula química é CF3CH2F.

Ketlin Daiane e Thainá 2º ANO 2 disse...

1-funcionam como maquinas termicas retirando calor de um interior jogando no meio externo,assim produz frio no interior.Podemos perceber que a produção de frio que tem no seu interior ocorre por evaporação.

Ketlin Daiane e Thainá 2º ANO 2 disse...

2-Gás freon 12

lucimara,eduarda e fernando 2º disse...

3: sim, pois ele destroi a camada de ozÔnio, deixando a nosa pele a exposiçao, dos raios ultra-violetas

Natanael,Lucas 2 ano 2 disse...

Respostas 1:A idéia básica por trás de uma geladeira é muito simples: ela usa a evaporação de um líquido para absorver calor.Quando a água evapora, ela absorve calor, criando esta sensação de frio. Esfregar álcool sempre dá uma sensação de ainda mais frio pois este evapora em menores temperaturas. O líquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador. Se você colocar o fluido refrigerante (líquido da geladeira) em sua pele ele irá congelá-la enquanto evapora.

2:O refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a,cuja fórmula química é CF3CH2F .È um refrigerante isento de cloro,e portanto, não agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,pois foi confirmado que ele destroi a camada de ozonio.

3: Nao, os gases utilizados nas geladeiras hoje em dia nao sao mais prejudiciais ao meio ambiente como o CFC era antigamente .

Caroline, Alexssandra 2º ano 2 disse...

3) O gás refrigerante tem o isento de cloro,e portanto, não prejudicado a camada de ozônio,pois os antigos gases usados como o CFC está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.

Éricle, Dã e Alex 2 ano 2 disse...

Questão 1 - O mecanismo básico de uma geladeira funciona assim:

1.O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;

2.À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida (roxo) e flui pela válvula de expansão;

3.Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora (azul claro);

4.As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.

Questão 2 - O refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano , mas em geladeiras mais antigas está presente o CFC (clorofluorcarbono) que é destrutivo a camada de ozônio.

Questão 3 – O tetrafluoretano não é agressivo a camada de ozônio, mas o CFC (clorofluorcarbono)
é bem destrutivo a camada de ozônio, e está presente em geladeiras mais antigas fabricadas antes do CFC ser proibido em 1999.

djonatha , pablo , wilhan disse...

1-a geladeira usa o liquido para retira o calor dos alimentos e para que isso acontesa precisa de um liquido muito frio

Tainara e Natália disse...

Alunas: Tainara e Natália
Série: 2 ano 1
Questão 4-
Também aplicamos a termoquímica na queima do carvão,na queima da vela, na reação química de uma pilha,na queima de gasolina no carro, no cozimento de alimentos, na fotossíntese das plantas e na cromagem em para-choque de um carro, por exemplo.
Essas reações são termoquímicas por que queimam ou absorvem calor durante as reações químicas. As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria. Quando a substância passa do estado físico sólido para liquido e em seguida para gasoso, ocorre absorção de calor.
Quando a substância passa do estado gasoso para líquido e em seguida para sólido, ocorre liberação de calor.
Essa energia que vem das reações químicas é decorrente de rearranjo das ligações químicas dos reagentes transformando-se em produtos.

Alunas:Danieli,Bianca e Caroline 2º ano 01 disse...

04-Exemplos:um alimento que está sendo cozido sobre o fogo,está passando por uma reação endotérmica.
A reação de combustão que perde calor para o ambiente externo,é um exemplo de reação exotérmica.
Combustão da gasolina,queima da vela,etc

Jakeline P, Júlio César, Nikolas e Stéffani. 2 ano 1 disse...

Alunos: Jakeline P, Julio César, Nikolas e Stéffani.
Turma: 2 ano 1

4) No nosso dia a dia presenciamo vários exemplos de atividades relacionadas a termoquímica. O primeiro exemplo é a água que é transformada em gelo, nesse processo ocorre a reação exotérmica.
O segundo exemplo a panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento do alimentos, a água ferve a uma temperatura maior, favorece o cozimento mais rápido, nesse processo ocorre a reação endotérmica.No terceiro exemplo, é o ferro de passar roupa, por liberar calor a roupa fica mais fácil de se passar, ocorrendo a reação exotérmica.

Anônimo disse...

Alunos: Ianara, Anderson e Josiane.
Serie: 2 ano 1

4)Na termodinâmica e físico-química, a termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energi

Jaqueli k, Tatiane disse...

nome:Jaqueline k,Tatiane
Serie:2°ano

3-que o gás atual de hoje não e tão prejudicável como o de antes que usavam o HFC,a indústria química engana quando afirma que o HFC é seguro para a saúde. Existem registros de pessoas que adoeceram depois de serem expostas à esta substância em vazamentos de circuitos de ar condicionado automotivo.Também, a produção de HFCs contribui para o aquecimento global. Uma tonelada de HFC-134a tem impacto térmico na atmosfera equivalente a 38,8 toneladas de CO2.

Leandro,Jacson e Djuliano. Serie:2 ano 01 disse...

1-O mecanismo básico de uma geladeira funciona assim: O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;
À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida (roxo) e flui pela válvula de expansão;
Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora (azul claro);
As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.

2-(HFC) hidróxido,fluor e carbono.
(CFC)cloro,fluor e carbono.

3-Sim,eles são prejudicial pois destrói a camada de ozônio.

4- A combustão ocorrida no interior do motor de um automóvel,uma chapa quente que vai se esfriando, água escoando por uma torneira e uma folha caindo da árvore

Jaqueli k, Tatiane disse...

Nome:Jaqueline k,Tatiane
Serie:2°ano

4-Processos Endotérmicos: Quando as reações absorvem calor do meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.

Processos Exotérmicos: Quando as reações liberam calor para o meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A combustão do carvão que pode ser representada pela equação:
Carvão + O2 → cinzas + CO2 (g) + calor

Numa reação endotérmica, há aumento do conteúdo calorífico do sistema. Se ocorre absorção de energia, podemos concluir que, no final, a quantidade de calor (Hf) contida no sistema é maior que no início do processo (Hi).

Anônimo disse...

2- tetrafluoretano ou R134a,cuja fórmula química é CF3CH2F.

3- Não prejudica o meio Ambiente e não é agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio."

Dã, Éricles, Alex / 2° ano 02 disse...

Questão 4 - um exemplo é a água, que na forma de gelo, absorve calor e vira água, que absorve alor e vira vapor, e esse calor é a chamada entalpia (o delta H).

outro exemplo é o da água oxigenada, que ao contato da luz solar, se decompõe e se torna H2O + O2, por isso que se você abrir uma garrafa de água oxigenada, e colocá-la em contato com o sol, você perceberá que irá sair bolhas de seu interior.

Usar o fogão a gás ou a lenha requer que ocorra combustão (reação exotérmica) do gás ou da lenha, respectivamente, para obter o calor para cozinhar os alimentos.

As células do seu corpo degradam a glicose liberando calor e energia, que mantêm o seu organismo a uma temperatura mais ou menos estável e as células metabolizando.

Lucas , Natanael 2 ano 2 disse...

4:Um exemplo de termoquimica em nosso cotidiano e a absorçao de energia ,liberaçao de energia e tabem a queima da gasolina que e usada nos carros diariamente.

Ketlin Daiane e Thainá 2º ANO 2 disse...

3 - O Freon 12 é um cloro-flúor-carbono (CFC) que tem a característica de ser endotérmico quando expande ou quando vaporiza. O Freon não é inflamável, não é explosivo, não é tóxico e não corroi metais.Só que ele destrói o ozônio da atmosfera.Ele afeta a camada de ozônio por causa das moléculas de Cloro presente em sua composição. Interrompendo o ciclo do Ozônio(é prejudicial )

fernanda,lucimara e eduarda 2º2 disse...

4: Um exemplo é a água ,que na forma de gelo absorve calor e vira água ,que absorve calor e vira vapor..
outros exemplos: é a água oxigenada,um alimento cozido sobre o fogo esta pássando por uma reaçao endotermica,na queima do carvão,na nossa absorviçao e liberaçao de calor,

caroline, Alexssandra 2º ano 2 disse...

4) No primeiro exemplo é o da roupa secando: processo físico, onde a água absorve calor do sol e evapora, secando as roupas;No segundo exemplo é o do fogo que é proveniente de uma reação de combustão que libera grande quantidade de calor;E o terceiro é a água pois quando congelada libera calor que resulta no processo exotérmico;

pablo,djonathan , wilhan disse...

2- tetrafluoretano ou R134a,cuja fórmula química é CF3CH2F.

3- Não prejudica o meio Ambiente e não é agressivo a camada de ozônio,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.

Ketlin Daiane e Thainá 2º ANO 2 disse...

4 - Usar o fogão a gás ou a lenha requer que ocorra combustão (reação exotérmica )do gás ou da lenha ,respectivamente,para obter o calor para cozinhar os alimentos.
-A água que se coloca num congelador libera calor e se transforma em gelo .
- AS células do corpo degradam a glicose liberando calor e energia,que mantém o organismo a uma temperatura mais ou menos estável e as células metabolizando.

Thais, Joana e Jaqueline. 2°2 matutino! Bleer ... disse...

Questão 2)
tetrafluoretano , gás refrigerante.Este é um dos diversos tipos de gases a base de clorofluorcarbonos.
Esse gás tem características físicas excelentes para trabalhos em temperatura média e alta.
Fórmula molecular:CHClF2.

Anônimo disse...

professor por favor tire essa musica que e muito ruim

Bruno 2 ano 2 disse...

1:ela usa a evaporação de um líquido para absorver calor. Quando a água evapora, ela absorve calor, criando esta sensação de frio. Esfregar álcool sempre dá uma sensação de ainda mais frio pois este evapora em menores temperaturas. O líquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador. Se você colocar o fluido refrigerante (líquido da geladeira) em sua pele ele irá congelá-la enquanto evapora.
2 :Tetrafluoretano

Thais, Joana e Jaqueline. 2°2 matutino! Bleer ... disse...

Questão 3)Não é prejudicial ao meio ambiente, evita a degradação da camada de ozônio.

Bruno 2 ano 2 disse...

3:não é prejudicial ao meio ambiente e nem a saúde

Bruna Vanessa e Francieli 2º 03 disse...

01- A geladeira tem como papel principal resfriar os alimentos para que não estrague.
Na geladeira os alimentos começam a ser resfriados de cima para baixo, por isso colocamos alimentos como as carnes no "freezer" na parte superior. É importante também deixar a geladeira fechada para seu melhor funcionamento.
Quando colocamos um alimento na geladeira ele sempre possui uma quantidade de calor, este calor sobe para o congelador neste lugar existe tubos por onde passam um líquido chamado "refrigerante". Este líquido é transformado em vapor, junto ao calor é sugado pelo compressor (motor atraz da geladeira) que é movido a eletrecidade. O vapor quente vai para parte chamada condensador que esfria muito rápido o vapor e novamente o vapor esfria, e acontece tudo novamente, este processo é rápido até que o alimento esteja com a temperatura determinada.

Bruna Vanessa e Francieli 2º 03 disse...

02- O gás refrigerante utilizado nos dias atuais é o Tetrafluoretano, ou R134a sua fórmula química CF3CH2F.

JESSICA A,RODRIGO E ALADION 2 ano 3 disse...

01) mecanismo básico de uma geladeira funciona assim:
O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante (laranja), de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização;
À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida (roxo) e flui pela válvula de expansão;
Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora (azul claro);
As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria. Então, o ciclo se repete.
02)o gas utilizado em geladeiras é o tetrafluoretano ou r134a.
03) é um refrigerante isento de cloro,não agressivo ao meio ambiente,pois,os antigos gases usados como o CFC (clorofluorcarbono) está em desuso,visto que destrói a camada de ozônio.

Leandro, Samara disse...

1.
A geladeira usa a evaporação de um líquido para absorver calor. Quando a água evapora, ela absorve calor, criando esta sensação de frio. O líquido usado em uma geladeira evapora a uma temperatura mais baixas, e assim ele pode criar temperaturas geladas dentro do refrigerador.

O mecanismo básico das geladeiras é assim:
- O compressor comprime o gás refrigerante. Isto eleva a pressão e temperatura do fluido refrigerante, de modo que as serpentinas externas de troca de calor da geladeira permitem que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização.

- À medida que esfria, o fluido refrigerante se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão.

- Quando passa pela válvula de expansão, o líquido refrigerante se move da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão, e se expande e evapora.

- As serpentinas dentro da geladeira permitem que o fluido refrigerante absorva calor, fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria.

2.
Nos dias de hoje o gás utilizado nas geladeiras é o tetrafluoretano ou R134a, cuja fórmula química é CF3CH2F.

3.
Não é prejudicial ao meio ambiente, e evita a degradação da camada de ozônio, diferente dos refrigerantes que eram usados nas geladeiras antigas, que destrói a camada de ozônio.

4.
I- Um exemplo é a água, que libera calor virando gelo, em forma de gelo, absorve calor e vira água que absorvendo mais calor vira vapor.

II- A lenha queimando numa lareira libera o calor, que nos aquece.

III- A gasolina queimando libera o calor, que acaba movimentando um carro.

Juliana Maciel, Debora Küssner e Taís da SIlva - 2-3 disse...

1) O mecanismo de uma geladeira funciona assim:
O compressor comprime o gás refrigerante, elevando a pressão e a temperatura do fluido refrigerante, permitindo que o fluido refrigerante dissipe o calor devido à pressurização.
Conforme vai esfriando o fluido se condensa em forma líquida e flui pela válvula de expansão.
Ao passar pela válvula, o líquido, se move para a zona de alta pressão para a de baixa pressão e assim, evapora.
As serpentinas presentes na geladeira, permite que o fluído absorva o calor,fazendo com que a parte interna da geladeira fique fria.

2) O refrigerante usado em todos os refrigeradores domésticos hoje em dia é o tetrafluoretano ou R134a, onde a fórmula química é : CF3CH2F.

3)Ele é um refrigerante que não contém cloro, portanto, não é agressivo à camada de ozônio.

4)Exemplo 1:a queima do carvão libera-se energia na forma de calor e a temperaura do ambiente aumenta;
Exemplo 2: queima do magnésio usado em flashes;
Exemplo 3: no funcionamento de motores por reações químicas em pilhas ou baterias;
Exemplo 4: a combustão da gasolina, do álcool, do gás usado em fogões e na queima dos alimentos em nosso organismo.

Bruna Vanessa e Francieli 2º 03 disse...

03- É um refrigerante não prejudicial ao meio ambiente que evita a degradação da camada de ozônio. Certos cuidados devem ser tomados no manuseio desses gases, para evitar explosões causadas pela pressão.

Bruna Vanessa e Francieli 2º 03 disse...

04- Nas compressas quentes e de gelo, na queima de madeira para gerar fogo, e um alimento sendo cozido que passa por reação endotérmica.

JESSICA A,RODRIGO E ALADION 2 ano 3 disse...

04), automóveis, aviões, fogões, geladeiras, etc.

pablo,djonathan ,wilhan disse...

4- um exemplo e a água que libera calor virando gelo
- outro exemplo e a lenha que nos aquece quando esta queimando na lareira
- a gasolina que queima para movimentar um carro

pablo djonathan wilhan disse...

4 - um exemplo e a lareira que nos aquece
- a água que libera calor quando vira gelo
- e a gasolina quando queima para movimentar um carro

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes