ATIVIDADE I DO CURSO: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

OLÁ PROFESSORAS:

Espero que o curso tenha sido proveitoso, foi uma honra poder estar estas oito horas fazendo ciência com vocês e compartilhando conhecimento.
"São pequenas ações que dão grandes resultados"

Abaixo seguem orientações de como publicar as questões desta primeira etapa:

1. Leia atentamente as questões, respondendo-as em um rascunho;
2. Digite suas respostas em um editor de texto (Word ou BROffice) ou direto no espaço abaixo da postagem reservado aos comentários;
3.  Digite no espaço reservado aos comentários ou cole suas respostas do editor de texto;
4. Você pode optar por responder uma a uma e publicar, ou responder em blocos de 3 a 5 questões (recomendado);
5. Selecione a opção Nome/URL, no espaço Nome - digite seu nome completo;
6. Deixe o campo URL em branco;
7. Clique em continuar;
8. Clique em publicar;
9. Deve aparecer uma mensagem - seu comentário estará visível após moderação - com tarja amarela - isso significa que está tudo certo;
10. Aguarde a correção - e a nota.

QUESTÕES:
1. Qual a concepção de ciência?
2. Em que uma concepção de ciência pode interferir na prática pedagógica no ensino de ciência?
3. Que relação existe entre a ciência dos cientistas e a ciência escolar? Justifique.
4. Que relação você percebe entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de ciências?
5. Essa tendência está incorporada a sua prática? De que modo?
6. Por que é importante ensinar ciência?
7. "As crianças vem à escola com conceitos intuitivos que serão mediados pelo professor na expectativa da aprendizagem de conceitos científicos". Justifique a afirmação.
8. É possível trabalhar ciência numa perspectiva interdisciplinar? Depende de quê?
9. Você se considera um bom observador? Por quê?
10. A capacidade de observar é inerente ao ser humano. Qual a importância de desenvolver esta habilidade nas crianças para o ensino de ciências?
11. "O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza". Você concorda com esta afirmativa? Justifique.
12. Você acha possível inserir iniciação a pesquisa científica em todos os anos das séries iniciais? Justifique construindo afirmações prós e possíveis contras.

37 comentários:

Meri disse...

Boa tarde!
Obrigada pela oportunidade de participar da formação!

Claudete Back de Jesus disse...

QUESTÕES 1 e 2
A Ciência está em constante transformação. Da mesma forma, as práticas pedagógicas também evoluem e vão surgindo diversas concepções acerca de como ensinar esse saber. Somos resquícios do ensino de uma Ciência tradicional, que dava pouco ênfase para atividades investigativas e práticas, pouco associada à realidade. Ainda é muito habitual a forma de ensino centrada no professor e no livro didático, sem manipulação de materiais e com sequências fechadas de atividades, com conceitos isolados e descontextualizados. No entanto, nós professores, reproduzimos “inconscientemente” essas práticas e apresentamos certa resistência de aderir a novas formas de ação, até mesmo por falta de informação.
QUESTÃO 3
A ciência produzida pelos cientistas não é a mesma ensinada na escola, mas é nela que deve ocorrer uma aproximação desse saber, ou seja, uma transformação desses conceitos, de forma que possam ser reelaborados pelos alunos de acordo com a faixa etária. Há uma distância e entre o saber dos cientistas e o saber escolar, como se eles fossem completamente diferentes, mas é esse saber elaborado pela humanidade que é repassado pela escola. Normalmente a educação da criança é muito voltada para o repasse de conteúdos em livros, que pouco permitem momentos de manipulação, observação, levantamento de hipóteses, pois as conclusões geralmente já são prontas.
QUESTÃO 4
A sociedade atual é fruto da Ciência. Nos últimos anos, foi ela quem impulsionou o desenvolvimento científico e tecnológico, produzindo uma verdadeira revolução. Desse modo, não há como negar a importância da Ciência no desenvolvimento da sociedade em todos os setores.

Claudete Back de Jesus disse...

QUESTÃO 5
Procuro também agregar os conceitos científicos na minha prática pedagógica, buscando articular o saber científico com o cotidiano da criança. Desenvolvo, dentro do conteúdo estudado, atividades com experimentos, observações do meio e outras atividades práticas sempre que possível, com o intuito de enriquecer as atividades e torná-las mais significativas. São realizadas discussões, trabalhos em grupos, pesquisas, produções textuais que estimulem a criatividade. Busco desenvolver esses tipos de atividades em todas as disciplinas, estimulando a autonomia do aluno e sua a criatividade, valorizando o saber produzido por eles.
QUESTÃO 6 e 7
Ensinar Ciência é fazer pensar sobre o mundo. As crianças já trazem consigo seus próprios conceitos e ideias sobre o mundo ao seu redor, e esse deve ser o ponto de partida para a elaboração de conceitos. A criança é curiosa por natureza e instigar essa curiosidade nas aulas é fundamental, no sentido de promover aprendizagens que estimulem a investigação, a criatividade e a reflexão. Dessa forma, coisas bem simples que passam despercebidas no cotidiano do aluno, podem ter um olhar mais científico e despertam seu interesse.

Claudete Back de Jesus disse...

QUESTÃO 8
Para estudar um dado objeto ou fenômeno, os conhecimentos de uma área específica são insuficientes. Ao longo da história a Ciência sempre esteve integrada com a física, química e a biologia, por exemplo. Sendo assim, as situações de aprendizagens devem ser planejadas com cunho interdisciplinar. Quanto às séries iniciais, torna-se mais fácil incluir a interdisciplinaridade, pois as disciplinas nãos são tão fragmentadas.
QUESTÕES 9 e 10
O conhecimento científico é uma construção humana, decorrente das observações e busca de respostas para os fenômenos. Ao longo da história foi a observação que permitiu grandes descobertas. Vivemos num ritmo tão acelerado, que talvez nós, alunos e professores, não conseguimos ser tão bons observadores dos fatos e fenômenos. No entanto, precisamos desenvolver esse olhar observador nos alunos. Ao trabalhar, por exemplo, o solo, água, plantas, universo... a curiosidade dos alunos é aguçada e passam a observar mais detalhadamente coisas que talvez passem despercebidas no seu dia a dia.

Claudete Back de Jesus disse...

QUESTÃO 11
“O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza.” Desenvolver o trabalho investigativo além da sala de aula permite que o aluno interaja, compreenda e desenvolva maior responsabilidade pelo meio em que vive, pois assim sente-se parte integrante do mesmo.
QUESTÃO 12
É possível sim inserir a pesquisa científica em todos os anos das séries iniciais. Mas é necessário que as atividades planejadas não reproduzam a ideia de uma ciência pronta e acabada, mas sim um saber que evolui constantemente e que está presente no cotidiano das crianças. Não deve, portanto, ser um ensino que submeta só a uma memorização de conteúdos e sim a uma vivência significativa de conhecimentos.

savonara franco disse...

1) No percuso histórico da ciencia diferentes lentes foram utilizados para fenomenalizar a natureza e construir conhecimentos. a ciencia tira conclusões sobre o modo que o mundo é, e o modo que a teoria cientifica se relaciona a esse mundo. ciencia é o conhecimento , esforço , para descobrir e aumentar o conhecimento humano.

Marcianita Krieck disse...

1. Qual a concepção de ciência?
R: Nenhum ser humano consegue conhecer toda a ciência acumulada pela humanidade, mas é possível compreender a ciência e apropriar-se do conceito dela procurando conhecer a "história da ciência", que ao longo da evolução aconteceram e acontecerão muitas mudanças.
No processo histórico da ciência podemos dizer que o conhecimento científico deve ser teórico e experimental,

2. Em que uma concepção de ciência pode interferir na prática pedagógica no ensino de ciência?
R: Na prática pedagógica a ciências deve ocorrer de uma forma multidisciplinar, como: compreendendo a natureza e o ser, diante das suas realidades locais, planejando em seguida adaptando de acordo com a necessidade.

3. Que relação existe entre a ciência dos cientistas e a ciência escolar? Justifique.
R: Compreender os conhecimentos científicos na vida escolar deve ser respaldado por fundamentos teóricos e práticos. Para a ciência escolar possibilita a compreensão do mundo.

4. Que relação você percebe entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de ciências?
R: Deve ser de uma forma integrada e contextualizada, para alcançar um objetivo, jamais esquecendo as diferenças.

5. Essa tendência está incorporada a sua prática? De que modo?
Ensinar ciências possibilita a explicação e a significação dos acontecimentos ocorridos no mundo vivido.
Ciências assim como qualquer outra disciplina sempre estarão incorporadas.

6. Por que é importante ensinar ciência?
R: Hoje vivemos num mundo globalizado, com concorrência e também exigências que requerem competências dos docentes e para enfrentar essas situações é necessário buscar sempre novas práticas pedagógicas.
Ensinar ciência de uma forma diferenciada com certeza estimulará e proporcionará lembranças e vivências no processo de ensino e aprendizagem do discente.

7. "As crianças vem à escola com conceitos intuitivos que serão mediados pelo professor na expectativa da aprendizagem de conceitos científicos". Justifique a afirmação.
R: Será com fundamentos teóricos e históricos pertinentes as idades.

8. É possível trabalhar ciência numa perspectiva interdisciplinar? Depende de quê?
R: Sim, rompendo paradigmas, ciências é uma área que pode ser abrangida por vários temas e disciplinas.

9. Você se considera um bom observador? Por quê?
R: Sim. Um professor necessita conhecer seus alunos para poder desenvolver formas de aulas dinâmicas.

10. A capacidade de observar é inerente ao ser humano. Qual a importância de desenvolver esta habilidade nas crianças para o ensino de ciências?
R: O ensino de ciências de uma forma diferenciada tem muito a contribuir na formação dos alunos, pois estará contribuindo na vida cotidiana dos alunos.

11. "O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza". Você concorda com esta afirmativa? Justifique.
R: Sim. É importante que o professor esteja em constante amadurecimento pessoal e social, conscientizando os alunos que existem problemas causados pelo homem, que nós convivemos com eles e o professor deve mostrar, orientar e sensibilizar em prol de um bem maior.
12. Você acha possível inserir iniciação a pesquisa científica em todos os anos das séries iniciais? Justifique construindo afirmações prós e possíveis contras.
R: Sim é possível. Desde que sempre adequadas as faixas etárias
Possíveis contras - muitas vezes os alunos podem não compreender o conceito que lhe foi dado.

savonara franco disse...

3) Acho que não tem nenhuma , pois a escola possui o papel de intermedir essa aproximação da população com a ciencia, que durante vários anos é vista como algo perfeito e intocável mas e na escola que se tem o primeiro contato entre o conhecimento científico e a criança ocorrendo grande fluxo de troco de informações.

savonara franco disse...

6) A ciencia é uma construção humana coletiva do qual participam a imaginação , a intuição e a emoçãoO ensino de ciencias pode ajudar consideravelmente nesse processo de articulaçao, explorando as informações cientificas presentes no cotidiano do aluno.

savonara franco disse...

9) Para ser um bom observador , é preciso ser um bom teórico .
( Charles Darwin )
Observador é aquele que presta atenção ás coisas , que obedece , cumpre. Somente o olhar do observador permite enxergar os detalhes sobre o mundo que os rodeia.

savonara franco disse...

12) Sim porque é uma forma diferente de aprendizagem , onde vai estiga a curiosidade dos alunos , fazendo com que eles tomem gosto pela atividade.

savonara franco disse...

4) A integração entre educação científica , tecnologica e social , em que os conteudos científicos e tecnologicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos.

savonara franco disse...

2) A presença constante da ciencia e ate mesmo da linguagem científica no dia a dia torna indispensável para que as pessoas tenham acesso aos fundamentos científicos e o domínio sobre eles, não interferindo em momento algum na prática pedagogica e sim vindo a contibuir.

Mirlene de Lourdes Tambani disse...


1- A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo. Tal definição aproxima muito a ciência da filosofia. A filosofia é o berço da ciência. Até bem pouquíssimos séculos atrás, não havia uma área definida como “ciência”. O que hoje chamamos de ciência, entendida como conhecimento humano, era parte da filosofia, que se ocupava das grandes perguntas que sempre instigaram e ainda instigam a humanidade: o que é o mundo? Como começou? Quais são as leis que o regem? Essas perguntas continuam sendo perguntas da ciência. O que, com o tempo separou a filosofia da ciência foi a maneira de responder a essas perguntas. Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia de razão como conhecimento aproximativo. A ciência é uma construção humana coletiva da qual participam a imaginação, a intuição e a emoção. A comunidade científica sofre a influência do contexto social, histórico e econômico em que está inserida. “Portanto não existem neutralidade e objetividade absolutas: fazer ciências exige escolhas e responsabilidades humanas”. (VALLE, 2004, p. 7).

Mirlene de Lourdes Tambani disse...


2- Pode interferir em todos os aspectos, pois a escola está inserida num mundo em
constante transformação, onde alunos e professores não estão alheios às tensões ocasionadas pelas mudanças ocorridas e em que será na escola que ambos, professores e alunos, poderão oportunizar a reflexão crítica e consciente diante das diferentes e inúmeras situações que o cotidiano poderá oferecer ao ensino de ciências no ambiente escolar. O conhecimento escolar não pode está dissociado do contexto histórico e social no qual o aluno está inserido, pois a escola deve prepará-lo para a vida. “Por mais rica que a experiência escolar seja” (CÓRIA – SABINI 1986, p. 21), ela não corresponderá a todas as situações que ele enfrentará fora dela, portanto é fundamental, que no ambiente escolar, as oportunidades de aprendizagem sejam mais que dinâmicas e diversificadas e promovam o crescimento tanto cognitivo quanto emocional do aluno.

3- Como afirmado por CHEVALLARD (apud WEISSMANN, 1985, p. 19), a ciência escolar não é a ciência dos cientistas, pois exige um processo de transformações ou de transposição didática do conhecimento científico ao ser transmitido no contexto escolar de ensino. Portanto, todas as atividades humanas deveriam ser guiadas pela curiosidade e pela investigação. Assim, nada seria mais “natural”, simples e espontâneo do que pensar em ensino de ciências como ensino de ciências por investigação. O principal problema desse tipo de colocação é que ela “trivializa” as iniciativas do ensino de ciências através da investigação. Pode parecer, por exemplo, que a preocupação com reverter a ênfase na transmissão de conceitos e teorias não tem um componente realmente “inovador” e que poderia ter surgido em qualquer contexto. Contudo, essa preocupação entre educadores das ciências da natureza deriva de uma
profunda reflexão que tem relação direta com discussões que ocorreram nos campos da filosofia, sociologia e história da ciência, bem como no campo dos estudos do currículo.
Enquanto a ciência é a tentativa de compreender o mundo e de conhecê-lo tal como ele é, a tecnologia é a tentativa de transformar o mundo naquilo que gostaríamos que fosse. A colaboração entre a ciência e a tecnologia tem sido fecunda...

Mirlene de Lourdes Tambani disse...

4-Você já se imaginou num mundo sem todos esses aparatos tecnológicos que nos cercam? Pense bem! Sem celular, sem televisão, sem carros. E aí? O que você acha de um mundo assim? Bem, a verdade é que para muitas pessoas um mundo assim além de ser inimaginável também seria difícil para a vida, embora a humanidade tenha vivido desse jeito por muitos milênios. Calma! Não estou dizendo que devemos deixar de usar toda essa tecnologia, quero sim provocar uma reflexão sobre o seu uso. Aliás, todos nós devemos fazer isso, porém como fazer sem o devido conhecimento, ou sem sabermos pelo menos um pouco das teorias usadas para construí-las. Pois é, um dos problemas pode ser nossa falta de conhecimento em Ciências para tomarmos consciência dos prós e contras de ambas (Ciência e Tecnologia, C&T). Mas, não basta sabermos sobre C&T sem sabermos como estas se relacionam com a Sociedade, daí o porquê de fazermos relação entre CT e S, tirando, assim, o que há de bom para a humanidade a partir de C&T. É preciso construir relação que proponha tratar de CT&S para o ensino e para a construção da cidadania, onde o principal são as pessoas e o seu ambiente.
Por exemplo, que tal ensinar a Física por meio de Temas (Era Espacial, Fontes de Energia, física nos veículos e outros) levando os alunos para a reflexão da ciência e tecnologia em nossas vidas? Dentro destes temas, pode-se encontrar uma evolução histórica do desenvolvimento de uma tecnologia ou ramo do conhecimento, e enquanto se aprende os conceitos da ciência se vê também como nossas vidas mudaram ao longo dos tempos, com isso também podemos desenvolver habilidades e competências para a vida e não só para o conhecimento escolar, aquele que achamos que só serve para resolvermos problemas de vestibulares.
Além disso, acreditamos que damos um passo além do ensino tradicional e esperamos que dentro desta página professores e alunos possam perceber que partindo da realidade, é possível fazer a leitura de conteúdos de ciência, aprendendo-a no mundo em que vivemos, mas sem esquecer de refletir sobre as implicações e daí tomando decisões para o exercício da cidadania.

Mirlene de Lourdes Tambani disse...

5- Creio que tento diariamente incorporar esta tendência em minha prática porque acredito ser a mais viável ao ensinar ciência aos meus alunos. Através de atividades e metodologias que proporcionem de forma interdisciplinar o ensino de ciência. Por exemplo: saídas à campo, atividades investigativas em sala de aula, atividades práticas, experimentação simulada em computador, atividades com bancos de dados, atividades de avaliação de evidências, elaboração verbal de desenho de pesquisa, experiências simples e complexas, conhecer e explicar, aprender a representar, explorar, por meio de explicitações, contrastar suas observações e crenças, dialogar, compartilhar idéias e experiências, etc. Pois a ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado.



6- Porque podemos compreender que crianças não são adultos em miniatura e
sim sujeitos que possuem uma maneira particular de significar o mundo que os cerca. Não são o “futuro” e sim o “hoje”, sujeitos integrantes de um corpo social e que, portanto, têm o mesmo direito que os adultos de apropriar-se da cultura elaborada pelo conjunto da sociedade para utilizá-la na explicação e na transformação do mundo (FUMAGALLI, 1998, p. 15).

De acordo com FUMAGALLI (1998), três argumentos reforçam o ensino de ciências para as crianças: o direito das crianças de aprender ciências. O dever social obrigatório da escola fundamental, como sistema escolar, de distribuir conhecimentos científicos à população. O valor social do conhecimento científico. O ensino de ciências pode ajudar consideravelmente nesse processo de articulação, explorando as informações científicas presentes no cotidiano do aluno e, ou, divulgadas pelos meios de comunicação através de uma análise crítica e reflexiva, oferecendo aos alunos a oportunidade da construção de uma postura de ressignificação do conhecimento científico de modo a retirá-los da posição de meros e ingênuos receptores de informações e transformá-los em cidadãos capazes de apropriar-se do conhecimento científico.

Mirlene de Lourdes Tambani disse...

7- As crianças vêm com conceitos intuitivos e também com conceitos advindos do senso comum do quem aprendem e vivenciam em sua vida cotidiana e familiar. Portanto é importante que os educadores façam a sua parte, orientando as crianças, repassando conhecimentos... sendo que ciência se faz com interação constante com o meio a partir da sua realidade científica e tecnológica. Do meu ponto de vista, a aprendizagem da ciência é muito difícil precisamente porque somos excelentes cientistas intuitivos. Posso afirmar que a ciência intuitiva das crianças (e de todos nós, naturalmente) é uma ciência muito diferente, do ponto de vista dos processos cognitivos requeridos, daquela que os cientistas utilizam quando fazem ciência. Segundo essa idéia, aprender ciência requer construir novas competências ou capacidades cognitivas – além de novas linguagens e sistemas de representação – que permitem encarar a realidade com lentes e mentes diferentes daquelas do cientista intuitivo, acrescentar novas “próteses cognitivas” ao funcionamento cognitivo ordinário que permitam chegar aonde uma mente não alfabetizada cientificamente, baseada apenas na ciência intuitiva, não consegue chegar. Portanto, a dificuldade da educação científica residiria na necessidade de construir essas novas funções sofisticadas que tornam possível o pensamento científico e que, segundo esse argumento, não estariam disponíveis na mente das crianças nem dos cidadãos não educados cientificamente. No entanto, para chegar a elas, é preciso assentar previamente a ciência intuitiva dos alunos. E essa deveria ser, em minha opinião, uma das funções essenciais da educação científica nos primeiros anos de vida. Antes de ensinar-lhes o que é ciência e as diferenças entre modelos e explicações científicas e suas intuições, é necessário que as crianças se aprofundem nessas intuições, na ciência que trazem do berço, que a compreendem melhor que sejam capazes de falar sobre ela e de explorar seus limites. Só assim o conhecimento científico será necessário para elas.

8- É possível sim e fundamental trabalhar ciência numa perspectiva interdisciplinar. Depende da didática do educador, da sua concepção de ciência e interdisciplinaridade, e de boa vontade e interesse dos envolvidos “educadores”.

Mirlene de Lourdes Tambani disse...

10- A importância de desenvolver a habilidade de observação é de suma importância para o ensino de ciências porque um programa de ciência para crianças tem como objetivo despertar o pensamento independente. Pois o que distingue a verdadeira inteligência não é saber repetir idéias e sim a capacidade de perguntar.

11- Concordo com certeza, pois toda e qualquer teoria acompanhada de sua prática, inclusive de saídas à campo, in loco, favorecem o ensino/aprendizagem, a interação neste caso é fundamental.

12- No contexto educacional, há uma consciência crescente de que o papel desempenhado pelas ciências acentua a necessidade de oferecer às crianças, desde o nível da educação inicial, uma formação científica que leve devidamente em conta, por um lado, as necessidades e possibilidades de desenvolvimento cognitivo e, por outro, o estado atual e as perspectivas de evolução do conhecimento científico. Isso ocorre porque a ciência vem tornando-se cada vez mais importante na vida cotidiana, principalmente em decorrência dos avanços tecnológicos, de tal modo que uma formação científica adequada passou a ser um requisito indispensável da educação das novas gerações. No meu ponto de vista, é possível sim inserir iniciação científica em todos os anos das séries iniciais principalmente para despertar a curiosidade, pois é cada vez mais importante saber pensar. A atividade científica deve orientar-se, então, à formação do espírito científico. Assim, a criança será confrontada com um vazio que não pode ser preenchido de imediato com as respostas dos outros, o que despertará sua curiosidade e a estimulará a descobrir e aprender a partir dela. Não acredito que haja possíveis contras...

Jany Guedes Da Rocha Pilar disse...

1. Qual a concepção de ciência?
Dentro de uma perspectiva histórica, a definição de ciências é considerada um processo contínuo de confirmação e retificação de saberes produzidos pelo homem, visando entender e explicar racionalmente a natureza, em busca de regularidades que permitam a interferência e a modificação do ambiente que o cerca. A ciência se utiliza da experiência, de maneira ordenada e racionada, mas não a supervaloriza. É ela que valida os resultados encontrados no senso comum.

2. Em que uma concepção de ciência pode interferir na prática pedagógica no ensino de ciência?

O professor de ciências tem sob sua responsabilidade uma tarefa difícil e importante, construir socialmente o saber cientifico. Para tal, tem que usar de muita boa vontade, criatividade, espírito critico e cientifico, bom censo e uma pitada de idealismo.

3. Que relação existe entre a ciência dos cientistas e a ciência escolar? Justifique.

A ciência escolar não é a ciência dos cientistas, pois exige um processo de transformações ou de transposição didática do conhecimento científico ao ser transmitido no contexto escolar de ensino. A escola está inserida num mundo em constante transformação, onde alunos e professores não estão alheios às tensões ocasionadas pelas mudanças ocorridas e em que será na escola que ambos, professores e alunos, poderão oportunizar a reflexão crítica e consciente diante das diferentes e inúmeras situações que o cotidiano poderá oferecer ao ensino de ciências no ambiente escolar.




Jany Guedes Da Rocha Pilar disse...

4. Que relação você percebe entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de ciências?

Precisa ser integrada, a contribuição do CTS para o Ensino de Ciências reside na promoção de conhecer, valorizar e usar ciência e tecnologia nas vidas pessoais, como também usar essas informações nas questões sociais, como, por exemplo, o uso de recursos, o crescimento populacional, a qualidade do ambiente e da alimentação, etc.

5. Essa tendência está incorporada a sua prática? De que modo?

Busco atualização curriculares constantes; um aperfeiçoamento constante tanto em termos de conteúdos científicos como em conteúdos pedagógicos; Fazendo sempre uma reflexão contínua sobre a minha prática cotidiana;

6. Por que é importante ensinar ciência?

O ensino de ciências pode ajudar consideravelmente no processo de articulação, explorando as informações científicas presentes no cotidiano do aluno e, ou, divulgadas pelos meios de comunicação através de uma análise crítica e reflexiva, oferecendo aos alunos a oportunidade da construção de uma postura de ressignificação do conhecimento científico de modo a retirá-los da posição de meros e ingênuos receptores de informações e transformá-los em cidadãos capazes de apropriar-se do conhecimento científico.


Jany Guedes Da Rocha Pilar disse...

7. "As crianças vem à escola com conceitos intuitivos que serão mediados pelo professor na expectativa da aprendizagem de conceitos científicos". Justifique a afirmação

O professor, ao assumir o papel de mediador, deverá acompanhar
as discussões, provocar novas questões, questionar e conduzir o processo de ensino. A partir daí busca-se a construção do conceito científico contrapondo as ideias que os estudantes têm de senso-comum com as teorias científicas.

8. É possível trabalhar ciência numa perspectiva interdisciplinar? Depende de quê?
Com certeza! Interdisciplinaridade representa uma verdadeira integração entre as disciplinas;
Depende dos professores fazerem um planejamento conjunto com objetivo de propor discussões que levem os alunos a estabelecer relações entre o que estão pesquisando nas diversas disciplinas em relação a um tema em questão. No trabalho interdisciplinar, uma área enriquece o conhecimento sobre a outra e o resultado é a construção de um saber mais complexo e menos fragmentado, que buscará trazer mais nexos para o estudante, visto que pesquisado e discutido sob diferentes pontos de vista. Nas series iniciais também é possível, o professor deve se atualizar e planejar de forma interdisciplinar.

9. Você se considera um bom observador? Por quê?
Sim, um bom professor precisa estar atento em tudo que acontece em sua sala de aula, podendo assim auxiliar melhor os seus alunos em todas as questões, inclusive no ensino-aprendizagem.

Jany Guedes Da Rocha Pilar disse...

10. A capacidade de observar é inerente ao ser humano. Qual a importância de desenvolver esta habilidade nas crianças para o ensino de ciências?

Sabe-se que o acesso ao conhecimento científico se dá de diversas formas, e em diferentes ambientes, mas é na escola que a formação de conceitos científicos é introduzida explicitamente, oportunizando ao ser humano a compreensão da realidade e a superação de problemas que lhe são impostos diariamente com um olhar observador. Assim, deve-se ter em conta que o ensino de Ciências, fundamentalmente, objetiva fazer com que o educando aprenda a viver na sociedade em que está inserido. sendo bons observadores.

11. "O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza". Você concorda com esta afirmativa? Justifique

Sim,é vital que os professores levem em consideração que as crianças, mesmo antes de frequentarem a escola, manifestam um interesse muito grande pelas coisas da natureza, apresentando curiosidades, demonstrando interesse para descobrir como as coisas funcionam e repetindo incansavelmente suas dúvidas e os porquês. A criança mostra curiosidade pelo ambiente em que vive. Assim, ao estudar o ambiente, ela estará se envolvendo em situações reais com as quais está familiarizada. Por outro lado, dependendo das suas vivências na escola, esta curiosidade da criança pode-se perder a medida que ela avança na escolaridade.

12. Você acha possível inserir iniciação a pesquisa científica em todos os anos das séries iniciais? Justifique construindo afirmações prós e possíveis contras.

Sim, é possível. Pois são atividades que desperta a curiosidade da criança e despertando o interesse das mesmas, porém precisa ser adaptada a cada faixa etária, facilitando assim a compreensão da do conteúdo.

Jany Guedes Da Rocha Pilar disse...

Obrigado pela oportunidade...

Savonara Franco disse...

5) Procuro agregar os conceitos de ciencias na minha pratica buscando conhecer o cotidiano da criança.

7) A criança traz consigo em sua bagagem o conhecimento de mundo e a partrir desse ponto o professor deve elaborar conceitos a serem trabalhados.

8) Sim,porque a ciencia é uma área que abrange vários temas e disciplina , despertando no aluno o interesse , a curiosidade do assunto trabalhando.

10) A ciencia é uma forma diferenciada de contribuir com a formação do aluno, pois está presente no cotidiano do aluno.

11) Sim porque o trabalho do campo traz benefícios para o aluno , contribuindo com a sua formação , pois está presente no cotidiano do aluno.

Rosimeri Xavier disse...

1. Qual a concepção de ciência?
Refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.

Rosimeri Xavier disse...

2. Em que uma concepção de ciência pode interferir na prática pedagógica no ensino de ciência?
-O ensino de ciências é alvo de intenso debate, colocando em evidência suas interfaces com a psicologia do desenvolvimento, com a pedagogia, com a sociologia, com a economia, etc.


Nos últimos anos tem ganhado crescente importância a relação da Metodologia de Ensino de Ciências com as concepções que os alunos têm a respeito dos conceitos científicos. A importância do ensino de ciências para crianças hoje é reconhecida em todo o mundo, em grande parte em virtude das recentes descobertas no campo do estudo das concepções construídas pelas crianças. As ciências podem ajudar as crianças a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos; tais habilidades intelectuais serão valiosas para qualquer tipo de atividade que venham a desenvolver em qualquer lugar que vivam; A Ciência e a Tecnologia podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, uma vez que são atividades socialmente úteis;Dado que o mundo caminha cada vez mais num sentido científico e tecnológico, é importante que os futuros cidadãos preparem-se para viver nele;As ciências, como construção mental, podem promover o desenvolvimento intelectual das crianças;As ciências contribuem positivamente para o desenvolvimento de outras áreas, principalmente a língua e a matemática;Para muitas crianças de muitos países, o ensino elementar é a única oportunidade real de escolaridade, sendo, portanto, a única forma de travar contato sistematizado com a ciência;O ensino de ciências na escola primária pode realmente adquirir um aspecto lúdico, envolvendo as crianças no estudo de problemas interessantes, de fenômenos que as rodeiam em seu cotidiano.

Rosimeri Xavier disse...

3. Que relação existe entre a ciência dos cientistas e a ciência escolar? Justifique.
Nos novos princípios educacionais, quanto ao ensino das Ciências da Natureza, tem-se claramente que o eixo da educação científica é a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade de forma consciente e efetiva, não só em situações de cunho social ou ambiental, como também nas questões relacionadas à ciência e tecnologia.




o professor deve organizar as situações de aprendizagem de forma que atividades relacionadas a cada um desses componentes componham a “investigação”. Todavia, conforme a situação, nem todos os elementos poderão ser incorporados à sequência de aulas investigativas. Naturalmente, essa noção tem como uma de suas as implicações a necessidade de várias aulas para trabalhar temas através da investigação, sendo impossível dizer que uma única aula por si só é investigativa. Cabe ainda enfatizar que o nível de direcionamento e coordenação por parte do professor deve variar conforme condições do contexto de ensino-aprendizagem tais como disponibilidade de tempo, conceitos a serem trabalhados, características dos estudantes, relações dentro da turma e experiência do docente.

Rosimeri Xavier disse...

4- Que relação você percebe entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e o ensino de ciências?
De diversas formas, o ser humano procura apreender a realidade. Tais formas, que coexistem, variam conforme contexto histórico, geográfico, cultural, etc. Uma mesma sociedade pode utilizar o pensamento mítico, o artístico, o religioso e o científico para explicar aquilo que acontece em sua volta. Por exemplo, a origem da vida na Terra pode ser explicada como uma criação divina (explicação religiosa) ou como uma sucessão de fenômenos naturais (explicação científica) – Big Bang, fenômenos tectônicos, formação da atmosfera e hidrosfera, até chegar à origem da vida, no meio aquático. Desta forma, a ciência é uma destas formas de explicação, ou seja, uma representação da realidade. Na sociedade atual, a ciência e, principalmente, a tecnologia possuem grande importância na organização das práticas sociais, mas as relações sociais também possuem grande importância na produção, aplicações e implicações das tecnologias e conhecimentos científicos. A perspectiva CeT defende o modelo linear de desenvolvimento no qual o desenvolvimento científico implica em desenvolvimento social. O movimento CTS se baseia na crítica da perspectiva, buscando uma visão mais crítica sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas no debate acerca da ciência e das tecnologias.

Rosimeri Xavier disse...

5. Essa tendência está incorporada a sua prática? De que modo?
Alfabetizar, portanto, os cidadãos em ciência e tecnologia é hoje uma necessidade do mundo contemporâneo. Não se trata de mostrar as maravilhas da ciência, como a mídia já o faz, mas de disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas. Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase em CTS.
6. Por que é importante ensinar ciência?
O ensino da ciência é importante pela sua dimensão prática. O desenvolvimento da ciência está fundado na necessidade de busca por respostas, não só pelo conhecimento em si, mas sobre tudo para nos fornecer soluções no dia a dia. Basta pensar na medicina, na qualidade dos produtos que consumimos, na solução de crimes, no entendimento dos fenômenos climatológicos, etc. Claro que a ciência não se presta apenas às questões do nosso cotidiano, ela existe em vários níveis de busca de soluções e entendimento das coisas em geral. Pensemos na física quântica e na física cosmológica, por exemplo. Estudos que parecem não nos interessar, pois não estão relacionados com os nossos problemas diretamente. Ocorre que cedo ou tarde a física quântica, por exemplo, fará parte de nosso dia a dia, solucionando diretamente nossos problemas, seja na saúde ou na economia. A ciência é inerente ao homem. Ensinar Ciências é importante, porque estamos fornecendo as novas gerações instrumentos para que estes conquistem a própria liberdade. Ensinar é dar “asas” para longos voos em direção à liberdade.

Rosimeri Xavier disse...

7. "As crianças vem à escola com conceitos intuitivos que serão mediados pelo professor na expectativa da aprendizagem de conceitos científicos". Justifique a afirmação.
É cada vez mais necessária a reflexão e a mudança de atitude para procurar soluções diante dos muitos problemas enfrentados em nossa atuação profissional. Para que essas “mudanças didáticas” ocorram podemos experimentar imagens alternativas de aulas de Ciências, que por sua vez conduzem a uma (re) elaboração dos processos de ensino-aprendizagem que vai desde uma mudança dos papéis: de professor (transmissor) e o aluno (receptor), até a utilização de novas metodologias que possibilitem o aluno a construir seu próprio conhecimento tendo o professor como mediador do processo.



A Estratégia Metodológica descrita neste trabalho propõe um Ensino de Ciências com atividades investigativas através da Resolução de Problemas onde o aluno é conduzido a “Aprender a resolver e resolver para aprender”. Criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem, implica em mobilizá-los para a solução de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir, discutir,explicar, relatar e fazer.
8-É possível trabalhar ciência numa perspectiva interdisciplinar? Depende de quê?
A interdisciplinaridade pode integrar-se em outras áreas específicas, com o propósito de promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano, pois os dias de hoje podemos considerar as ciências naturais como umas das mais diversas em função de seus vários campos de trabalho. Atualmente exigi-se que o nível de atualização prevaleça em qualquer carga que vai exercer na área de ciências naturais. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar, constatar se a Ciências Naturais tem interação com outras áreas e mostrar se esse método interdisciplinar acontece ou não de forma contextualizada na escola. A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas. Sendo importante, pois, abrangem temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e dinâmicos, onde as aprendizagens são ampliadas. A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas. Sendo importante, pois, abrangem temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e dinâmicos, onde as aprendizagens são ampliadas. Assim, por exemplo, aceita o conhecimento do senso comum como válido, pois através do cotidiano que damos sentido a nossas vidas. Ampliado através do dialogo com conhecimento cientifico, tende a uma dimensão maior, a uma dimensão ainda que utópica capaz de permitir o enriquecimento da nossa relação com o outro e com o mundo.

Rosimeri Xavier disse...

9. Você se considera um bom observador? Por quê?
Sim. O professor deve, antes de tudo ser um bom observador. Só ele será capaz de detectar indícios que lhe permitam conhecer seus alunos, e a partir disso tomar uma posição. ser um orientador, um mediador entre o conhecimento e a aprendizagem. Na medida em que o professor faz esta observação do que seus alunos aprendem e dos objetivos que atingem, o professor toma consciência de seu processo de ensinamento e pode ser mais senhor de seu caminhar.

Rosimeri Xavier disse...

10. A capacidade de observar é inerente ao ser humano. Qual a importância de desenvolver esta habilidade nas crianças para o ensino de ciências?
Estudar ciências podem ajudar as crianças a pensar de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e a resolver problemas práticos simples. As ciências, e suas aplicações tecnológicas, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. As ciências e a tecnologia são atividades socialmente úteis que esperamos sejam familiares às crianças.Dado que o mundo tende a orientar-se cada vez mais num sentido científico e tecnológico, é importante que os futuros cidadãos se preparem para viver nele. As ciências podem promover o desenvolvimento intelectual das crianças, podem ajudar positivamente as crianças em outras áreas, especialmente em linguagem e matemática. Numerosas crianças de muitos países deixam de estudar ao acabar a escola primária, sendo esta a única oportunidade de que dispõem para explorar seu ambiente de um modo lógico e sistemático. As ciências nas escolas primárias podem ser realmente divertidas. Dessa forma o aluno aprende através da pratica e da observação. Tornando assim as aulas mais interessantes.

Rosimeri Xavier disse...

11. "O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza". Você concorda com esta afirmativa? Justifique.
- Sim. “O trabalho de campo permite a interação da criança com o ambiente onde vive, possibilitando-lhe o desenvolvimento de atitudes de preservação e cuidados perante a natureza.” Desenvolvendo o trabalho na prática permite que o aluno interaja, entenda e compreenda meio em que vive e passa a valorizar mais este meio de onde ele também faz parte.

Rosimeri Xavier disse...

12. Você acha possível inserir iniciação á pesquisa científica em todos os anos das séries iniciais? Justifique construindo afirmações prós e possíveis contras.
-É possível sim inserir a pesquisa científica em todos nos anos iniciais. Mas o professor deve planejar de acordo c o nível de cada série. Para isso é necessário que as atividades planejadas instiguem e despertem o interesse do aluno pela ciência e faça com que ele vá em busca de novas respostas, de novos resultados, assim o aluno aumenta seu saber e evolui constantemente seu conhecimento,podendo desta forma mudar alguns conceitos já prontos. Pois a ciência está presente no cotidiano das crianças.

Rosimeri Xavier disse...

Obrigada professor Diego por nos dar esta oportunidade de estudo. ;)

Mirlene de Lourdes Tambani disse...

9 - Sim, porque no papel de professora antes de falar, procuro pensar, analisar, investigar o cotidiano escolar do aluno, e assim terei mais chances de fazer uma avaliação criteriosa e eficiente.

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