I SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEDRO AMÉRICO

"Um avanço em ciência"

Com toda a certeza podemos dizer que a Ciência na Escola de Educação Básica Pedro Américo avançou.

Professores Diego e Fabiani orgulhosos dos trabalhos apresentados na I SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEDRO AMÉRICO, esperamos que todos tenham gostado.

Com o sucesso desta semana aguardamos ansiosos pelo ano de 2014, com novidades e uma nova CIENCIAPÉDIA, parabéns a todos pelo SUCESSO.

AVALIAÇÃO BLOG ENSINO MÉDIO 4º BIMESTRE:

A. Em duplas responder as questões abaixo sobre o seu projeto e postar como comentário:
             1. Qual o tema do seu trabalho?
             2. Quais são as principais informações científicas do seu trabalho?
             3. O que vocês aprenderam realizando esta atividade?

B. Individual - Os portadores de conta no Facebook devem fazer login, permitindo que todos os componentes da sala de forma individual postem um comentário "facebook.com/cienciapedia" de pelo menos três linhas, falando sobre a I Semana de Iniciação Científica da Escola de Educação Básica Pedro Américo, que começou com o Show Ciencipédia e terminou com seus experimentos.

CASO TODOS DA TURMA POSTAREM UM COMENTÁRIO - CADA UM TERÁ 1 (UM) PONTO NA MÉDIA DO 4º BIMESTRE.

AVALIAÇÃO BLOG ENSINO FUNDAMENTAL 4º BIMESTRE:

A. Em duplas responder as questões abaixo sobre as aulas de ciência no ano de 2013 e postar como comentário:
             1. Quais os temas que mais gostou de aprender?
             2. Quais são as principais informações científicas que conseguiu realmente "memorizar"?
             3. Quais os pontos positivos e negativos da aulas?
             4. Quais suas sugestões para 2014?

B. Individual - Os portadores de conta no Facebook devem fazer login, permitindo que todos os componentes da sala de forma individual postem um comentário "facebook.com/cienciapedia" de pelo menos três linhas, falando sobre a I Semana de Iniciação Científica da Escola de Educação Básica Pedro Américo, que começou com o Show Ciencipédia e terminou com seus experimentos.

CASO TODOS DA TURMA POSTAREM UM COMENTÁRIO - CADA UM TERÁ 1 (UM) PONTO NA MÉDIA DO 4º BIMESTRE.






























































































153 comentários:

Juliana, Jaqueline, Jéssica e Rodrigo. 3 ano II disse...

1) O ovo engarrafado.
2) Os fósforos ao serem jogados dentro da garrafa entram em contato com o algodão molhado com álcool.Ocorre a combustão do álcool, consumindo parte do oxigênio presente na garrafa. O ar que não foi consumido se aquece e sai da garrafa, pois fica menos denso. A partir do momento que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia sua contração(isso ocorre à medida que a temperatura diminui) a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores. Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco, pois a pressão fora da garrafa , pressão atmosférica, é maior que a pressão dentro da garrafa. Como consequência a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste diminui.
3) Aprendemos que ao acender os fósforos e colocá-los deitados para dentro do frasco, o ar se aquece no interior deste. Como já sabemos, um gás quando é aquecido passa a ocupar um volume maior do que o inicial. Quando o gás contrai-se, passando a ocupar um volume inferior. A partir do momento em que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia a sua contração (arrefecimento), a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores. Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco para diminuir a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste. Ou seja, o ovo vai ser obrigado a ocupar o espaço deixado pelo gás que se contrai à medida que a temperatura baixa.

Bruna Berschinock, Andressa Doering, Caroline Ventura e Yuri Heinert disse...

01. Como apagar uma vela usando bicarbonato de sódio.
02.Com a reação do bicarbonato de sódio com o vinagre houve a liberação de dióxido de carbono , assim apagando a vela e não conseguindo reacender pois havia necessidade de oxigênio.
03.Que o oxigênio é essencial para todo planeta.

Vanessa, Ramon, Bruna K, Henrique e Elton 3º 2 noturno disse...

1) Lâmpada de Lava
2) Quando o efervescente passa pelo óleo e entra em contato com a água, começa a soltar gás carbônico, o gás sobe pelo óleo levando um pouco de água quando o gás é liberado a água desce dando efeito de chuva.
3) Aprendemos que nesse experimento é uma mistura heterogênea , pois óleo e água não se misturam e descobrimos a ação do efervescente e o efeito do gás passando pelo óleo.

Ana Paula Portes, Fábio Nunes, Fernanda Knopf, Joana Tavares, Tainara Laiz Nunes - 3 II noturno disse...

1 - Sangue do diabo
2 - Quando amônia evapora abandona da superfície em que estava passa de básico a neutro. Sendo a fenolftaleína incolor em meio neutro, o lenço que estava mancha do de vermelho volta à sua cor original.
3 - A quimica não só explica e ensina a nós, mas também torna a forma de ensinar muito divertida e diferente.

Natalia Schutz, Patrícia Alves e Silvia Claudino disse...

O tema do nosso trabalho é o derretimento do isopor, através do solvente (água raz) e acetona. Como não encontra-se acetona pura, o procedimento a ser feito é adicionar solvente para separar a acetona do álcool. Feito isto, é retirado apenas a acetona com água raz que encontra-se na superfície do recipiente,por ser menos densa. Esta quantia transferimos para outro recipiente onde colocamos em contato o isopor, que imediatamente dissolve-se. Pelo fato do isopor ser constituído de 95% a 98% de oxigênio, ao entrar em contato com o auto teor de acetona,suas moléculas de ar se quebram fazendo com que apenas o poliestireno reste. Que a partir deste, pode ser produzido o isopor novamente,através de maquinas que o expandem.
Aprendemos o procedimento do isopor,que é o material mais leve e que ele pode se reconstruir novamente através de um processo simples como o mencionado, embora não o seja realizado em empresas fabricantes, por possuírem alta tecnologia. É um procedimento que não é realizado no dia-a-dia mas é de suma importância ao nosso conhecimento.

Marta - Cainã / 2º ano 01 disse...

a) Ovo na Garrafa!

b) Aprendemos no nosso experimento sobre a densidade que ocorre nos seguinte exemplos, quando aumentada a temperatura de certo material o seu volume também aumenta, pois haverá separação de átomos e moléculas, ao contrário, ao se diminuir a temperatura, o volume também diminui. Pressão atmosférica, podemos entender por pressão que quando o ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará.

c) A pressão atmosférica tem muita força em relação ao vácuo. Que o fogo suga o oxigênio e transforma em gás carbono. E também tivemos mais conhecimento sobre a densidade, entre as questões de temperatura e aumentar/diminuir o volume.

Camila, Dara Luene e Leticia K. 2° I noturno disse...

a)
perguntas:
1-* Aguá salgada(ovo flutuante)
2-*A densidade de uma substância esta relaciona a massa de um material com o volume por ele ocupado. Assim a menos densa fica na parte superior quando misturada com substâncias mais densas que ela e vice-versa. Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua.
Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade de “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
3-* Aprendemos que é mais fácil nadar numa água mais densa, do que numa água menos densa, devido á sua grande densidade da água ficamos mais leve do que ela assim flutuando mais fácil.

Thaissa, Amanda, Thaís, Tuany e Jaciara. Terceiro ano 1 noturno. disse...

1. Globo de Plasma ou Bola de Plasma.

Jeferson, Jonathan e Luciano Johse disse...


1- A quase lâmpada de lava.
2- Água e óleo não se misturam de jeito nenhum, o óleo sendo mais pesado fica em cima enquanto a água em baixo, o antiácido chegando ao fundo faz com que forme bolhas de gás oxigênio que quando chegam em cima o gás vai em bora e as bolhas voltam ao fundo formando uma quase lâmpada de lava.
3- óleo é apolar, e água polar a única coisa que fazem eles se misturarem é o detergente que é tanto polar quanto apolar.

Thaissa e Thaís. Terceiro ano 1 noturno. disse...

1. O Globo de Plasma.
2. O globo de plasma é um estranho objeto que parece prender feixes de luzes coloridas em constante movimento dentro de uma bola transparente. O tubo de vidro com certa quantidade de ar bombeado para fora é preenchido com gases argônio ou neônio. Gases diferentes produzem cores diferentes. Em seguida, a eletricidade é enviada através do fio das bobinas dentro do globo. Estas correntes são fortes o suficiente para empurrar alguns elétrons para fora de seus átomos, criando assim uma fase ionizada chamada de “plasma” dentro do espaço fechado. Quando tocamos a esfera do globo, o raio vai em nossa direção, pois agimos como um condutor, "chamando" a eletricidade, e como fio terra. As cores do raio dependem do gás que foi utilizado para preencher o vidro, como por exemplo, se estiver preenchido por argônio, as luzes adquirirão uma coloração de verde azulado até um verde brilhante. No caso de neônio, a cor produzida vai do roxo-alaranjado até uma coloração de roxo mais forte. O que foi o caso da nossa bola. Para entender melhor o que acontece com a bola de plasma devemos entender outros conceitos, como o do plasma, que é o quarto estado da matéria, proveniente de gases ionizados, onde haverá uma dissociação das ligações químicas do gás.O plasma tem uma capacidade aproximadamente infinita em questão de condutividade elétrica.
3.Que nós somos um grande condutor de energia, e que o plasma é o quarto estado da matéria, além do sólido, do líquido e do gasoso vem o plasma. Que mesmo com a lâmpada queimada, é possível acendê-la com a força do plasma.

Fernando Schaffer,Luciano Grahl disse...

1) A quase lampâda de lava
2)Da polaridade entre o óleo e a agua e densidade dos materiais,do gas carbônico liberado pela pastilha efervescente.
3)Os pontos positivos foi aprender um pouco sobre algumas experiências de química que são fácil e que possam ser feitos em casa.Os pontos negativos foi o pouco tempo e poucas experiências.
4)Que tenha mais experiências que possam ser feitos mostrando um pouco mais da química envolvida por traz das coisas.

Ketlin Roither E Liana Bachmann 3º ano 1 noturno disse...

A) 1- Moldagem com alginato
2-O alginato é um material de moldagem de uso comum,na prática odontológica,por ser barato de facil manipulação,boa capacidade de reprodução de detalhes e confortável ao paciente,porém,alguns elementos potencialmente tóxicos como o Chumbo,podem fazer parte da sua composição constituindo fatores de risco ao profissional ou paciente.Durante uma moldagem ,o alginato entra em contato íntimo por um tempo ,de até quatro minutos,com a mucosa oral,que é altamente vascularizada e possui grande potencial de absorção.Assim sendo,a repetição de moldagens consecutivas poderia causar certo grau de toxicidade ,para o paciente dependendo da composição do material.

Ketlin Roither E Liana Bachmann 3º ano 1 noturno disse...

3- Com essa demostração podemos conhecer e aprender um pouco mais sobre a área odontológica,o que usa-se para fazer uma moldagem ,como é feita e seus riscos.Por que aprender mais sobre o que se usa no dia-a -dia é sempre bom,para podermos ficarmos atentos á qualquer eventualidade que possa ocorrer!

Djonathan- Pablo disse...

1- Ovo na Garrafa.


2- As informações cientificas do nosso trabalho e por um ovo Cuzido dentro de uma Garrafa sem estourá-lo.
Usando um ovo e uma garrafa e alcool, fósforo e algodão , temtamos juntamente com a ajuda da Pressão Atmosférica colocar o ovo dentro de uma garrafa pet sem estourá-lo só que o ovo estourou antes de concluir a experiencia por causa que a garrafa que usamos foi de boca Pequena.
Mas aprendemos que nada esta nesse planeta sem andar junto com a pressão atmosférica... Èla age em tudo, que esta nesse planeta.


3- Nós aprendemos que o ovo é o unico alimento cuzido que pode ser colocado dentro de uma garrafa.
Aprendemos que a Pressão Atmosférica é a força maior que age no planeta..
Durante o Experimento a Pressão fora da Garrafa foi maior do que a interna. Isso fez com que o ovo seja empurrado para dentro.
Quando colocamos o algodão com o alcool aceso dentro da garrafa
ele começou a consumir todo o oxigeneo de dentro da garrafa e foi soltando o carbono e como o ovo foi trancando a passagem de ar da garrafa.
Ai como a garrafa não podia absorver oxigeneo de fora pois o ovo trancou a passagem de ar a pressao atmosferia o empurrou pra dentro...

Natasha e Tamires disse...

1- Tema do nosso trabalho foi mágica do isopor.
2-Misturando o thinner ao isopor, é possível liberar todo o ar quer está aprisionado dentro dele, fazendo com que sua estrutura rígida se transforme em uma grande meleca.O isopor é um plástico, na sua fabricação, ele é misturado a um solvente que, quando esquentado, se expande e faz com que o ar ocupe seu espaço interno.
3-Aprendemos, que ao colocar isopor em um solvente como thinner, concluímos que, os espaços vazios entre as varias bolhas de ar são expandidos, e passa ao estado de solução.

Bruna Ackermann e Samanta Knaul.. 3° 01 N. disse...

1- Mágica do Isopor.
2- No isopor encontra-se mais de 90% de ar dentro de uma bolinha, por isso quando colocamos o isopor em contato com o thinner, ele se dissolverá em diferentes velocidades, pois á mais ar. Os dois compostos, acetona e isopor, são apolares. Depois da dissolução o isopor derretido vira uma pasta gosmenta.

3- Aprendemos que 90% das bolhas de ar do isopor é praticamente ar. e por isso o isopor se dessolve rapidamente.

Natasha Caroline Isler, Fabiane Müller Brunn 1º 4 disse...

1. Explosão de cores

2. O leite tem um poder de alta tensão que não deixa que se mistura com o corante, somente quando aplicamos o detergente que possui um ligamento (surfactante), que os corantes vão se misturar com o leite.

3.Aprendemos que com o alto poder de ligamento do detergente conseguimos tirar a sujeira da louça, e que o leite tem um alto poder de tensão que não permite que os corantes se misturem a ele.

Ellen E. Prochnow e Caroline Gardinal 1º4 disse...

1. Vela que chora colorido
2. A vela e o giz de cera que foram usados na experiência tem a mesma composição química por isso facilitou o manuseio dos materiais, e também ajudou na hora de realizar o trabalho.
3. Aprendemos a fazer uma vela que chora colorido, vimos que é possível, e depois de tanto fazer ganhamos prática no assunto, aprendemos que em todos os trabalhos podem ter erros e também acertos, e também que sem a união do grupo nada daria certo.

Thuane Karoline de Almeida e Eduarda Ingles dos Santos. 1º ano 4. disse...

A) Tema:Resfriamento de refrigerante.
B) A água tem um ponto de agitação e quando é colocado álcool junto,este ponto de agitação aumenta fazendo a água resfriar.
C)Que quando se precisa resfriar algo rapidamente ,pode-se usar este método de resfriamento,usando apenas água,sal e álcool.

Bruno Beza e Maiara. disse...

A.1) Explosão de cores.
A.2) Principais informações científicas:
O fato do corante não se misturar com o leite, pois ele tem uma tensão superficial, ou seja, uma tensão na superfície que impede que sejam misturados. E as partículas surfactantes que o detergente tem em sua composição que barrão a tensão do leite, fazendo a união do leite com os corantes, que resulta em uma coloração de tom escuro.
A.3) Aprendemos que coisas simples que fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas também fazem parte da ciência. Seja o leite com sua tensão, o detergente com suas partículas surfactantes essenciais na hora de lavar a louça pois removem toda a gordura, e os corantes que além de não se misturarem com o leite, não se misturam entre si.

Gustavo Maas e Eduardo Ancini 1º4. disse...

1. Qual o tema do seu trabalho? Resposta:
Foguete de Água e Vela que chora Colorido.
2. Quais são as principais informações científicas do seu trabalho? Resposta:
Foguete de Água: que o detergente é capaz de quebrar as moléculas da água se movimentando para o lado oposto que caiu a gota do detergente.
Vela que Chora Colorido: a vela é furada em buracos pequenos com faca, ai é colocado o giz de cera raspado com apontador dentro da vela e depois é colocado novamente a parafina por cima e depois é colocado o fogo e ai sai a parafina colorida.
3. O que vocês aprenderam realizando esta atividade? Resposta:
Foguete de Água: que a água tem uma película superficial e que é possível quebrar essa película com uma pequena gota de detergente e que sem a colaboração da nossa equipe não tínhamos conseguido realizar nosso trabalho.

Vela que Chora Colorido: Aprendemos que a vela pode chorar colorido com giz de cera em um trabalho muito delicado e sem a colaboração do grupo não tínhamos conseguido fazer o trabalho.

Ana caroline e Jenifer boaventura 1 ano 4 disse...

A)Tema:Elevador de naftalina
B)Que no procedimento ocorre á reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.
c)A ter mais responsabilidade com a data de entrega, se preocupar em fazer e dar tudo certo na hora. Aprendemos também a conter nosso nervosismo na hora da apresentação e também a dominar o assunto.

Eduarda V.F de Souza 1°4 disse...

1. Qual o tema do seu trabalho?
R: Foguete de água.
2. Quais são as principais informações científicas do seu trabalho?
R: No trabalho queríamos mostrar a existência da tensão superficial da água. Que com um pingo de detergente sobre o orificio feito no foguete de papel sulfite , fez com que ele se movesse em direção contraria a do pingo caído. Rompendo uma película imperceptivel ,e a tensão superficial existente na água.O detergente age nas moléculas de água, quebrando a interação entre elas.
3)O que vocês aprenderam realizando esta atividade?
R: A importância da tensão superficial na água que muitas vezes passa despercebida pelos nossos olhos, mais que é de muita importância, e utilidade , que acontece no nosso dia-a-dia. E todos os outros experimentos realizados pela turma foi de suma importância para os alunos. Foi algo diferenciado na qual todos puderam participar.

pedro-josé disse...

A -1- Erupção de um vulcão elétrico.

2- As principais informaçoes cientificas são, que ao misturar dos elementos: vinagre, bicarbonato de sódio e detergente, ocorre uma reação, que fermenta e entra em erupção.

3- Nós aprendemos que misturando os produtos usados no nosso dia a dia, podem causar varias reaçoes, no nosso caso foi utilizado produtos da cozinha, então tudo misturado ocorre uma reação entrou em erupção.

Alunos: Pedro - José 1 ano 4

Cristofer, Raul disse...

1. Vulcão em erupção

2. Foram adicionadas 4 colheres de bicarbonatos dentro do vulcão de argila, meia xícara de vinagre e outra de água, meia colher de sopa de detergente e corante para dar a cor dentro de um copo. E coloque no vulcão para dar em erupção.

3. Entendemos que alguns elementos comuns, podem gerar elguns tipos de reações quimicas como a do vulcão .

Lucas Zilse, Marcelo Sutil 2 ano 2 disse...

1ªProduzindo energia com limões de forma sustentável .
2ª Um limão sozinho não é capaz de gerar energia necessária para acender um led , no entanto se fizermos a ligação
de vários deles podemos gerar energia elétrica que é capaz de acender o LED. Tem inicio a reação quando introduzimos o parafuso e a moeda de cobre no limão, fará com que os elétrons fluam de modo ordenado na determinada direção, que vai de dos parafusos e moedas de cobre ao outro , então a energia gerada pelos limões não é muito grande , mais é o suficiente pra acender um led .
3ª Que podemos usufruir de pequenas coisas que temos em casa , indo de alimentos a qualquer produto que reaja ao outro, e também aprendemos que podemos achar energia aonde menos imaginamos.

Thalia Hedel Horstmann, Vanessa Zwicker Voigt ; 2º ano 2 disse...

A.-1. Verificação da densidade de determinados materiais atras de uma reação química.
A-2. O objetivo cientifico do nosso trabalho era mostrar a reação química do vinagre que é um ácido com o bicarbonato de sódio que é um sólido. E também como ocorre a variação da densidade quando determinados materiais se juntam com outros materiais-reagentes; que no caso do nosso trabalho essa reação resultou na formação de gás carbônico que então de certa forma alterou a densidade das bolinhas de naftalina.
A-3. Aprendemos que mesmo que cada material tenha a sua densidade, quando se junta com outro reagente pode se alterar completamente.

Tainá de freitas, Bruna Sutil 2°ano 02 disse...

A.1- Mistura de bicarbonato de sódio com vinagre.
2- O que acontece nesse experimento era a reação entre bicarbonato de sódio com o vinagre; O vinagre é composto de ácido acético, esse ácido reage com o bicarbonato liberando o dióxido de carbono, quanto mais o gás vai sendo liberado mais pressão haverá dentro da garrafa, fazendo com que o balão se encha, quanto mais vinagre mais o balão vai se encher.
3- Primeiramente nós aprendemos que a mistura de dois materiais forma um gás que é capaz de encher um balão, e fica cheio durante um bom tempo. Aprendemos também que para fazer um experimento não precisamos de grandes materiais ou fazer atividades complicadas, mas podemos fazer um experimento legal com um procedimento simples. E descobrimos também uma forma diferente de encher o balão sem muito esforço físico.

Josiane Grahl e Juliana m. Passing 2ºano 2 disse...

1-) Explosão de cores.
2-)Nesse trabalho podemos observar como o detergente consegue romper a tensão superficial que existe no leite, isso só é possível por que o detergente tem uma molécula com capacidade de alterar as propriedades de um liquido, nesse caso o leite fazendo com que as moléculas do leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. Isso só é possível ver se adicionar-mos os corantes de alimento, se não a reação aconteceria e nós não ia perceber pois não ia dar pra ver.

Dianã Roling, Keiti Paes - 2º II disse...

A. 1- A força do gás liberado pelo Sonrisal.

2- A constituição do Sonrisal, sendo cada comprimido formado de Carbonato de Sódio, Bicarbonato de Sódio, Ácido Acetilsalicílico e Ácido Cítrico. O ácido cítrico, o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio reagem em água, produzindo Gás Carbônico (CO2).
O ácido acetilsalicílico atua como analgésico, disfarçando a sensação de dor.

3- Sonrisal é indicado para azia, má digestão e excesso de acidez no estômago e analgésico (para alívio da dor de cabeça).
Aprendemos que o Sonrisal é um medicamento antiácido que nos faz arrotar devido ao grande volume que ocupa no estômago.
Este medicamento pode causar reações indesejáveis como gases, distensão abdominal, náusea e vômito.
Serviu para que aprendêssemos como lidar com outras pessoas, sabendo explicar e ter uma boa oralidade num trabalho, fazendo com que quem esteja assistindo tenha um bom entendimento.

André F. Holler e Rivaldo. 2º 2. disse...

01- Produzindo energia com limões, de uma forma sustentável.

02- Com o acido que o limão produz, automaticamente ele vai tirar elétrons do metal utilizado(parafuso). A moeda que também esta presente no limão atrai este elétron, criando uma corrente elétrica que vai acender o LED. Nesta experiencia o limão faz o papel do eletrólito.

03- Que não existe apenas um tipo de energia em nossa volta. Podemos viver de uma forma muito mais sustentável e econômica, mais esta ideia precisa ser melhora e estudada para dar certo.

Andressa,Franciane 2ºANO 2 disse...

a)1-A força do gás liberado pelo sonrisal.
2)As principais constituições do comprimido sonrisal, é formado por carbonato de sódio,bicarbonato de sódio ácido cítrico,ácido acetilsalicilico o sonrisal é um anti-ácido que disfarça a sensação de dor mesmo contendo ácido,ele é constituído também do gás carbônico por isso que nos faz arrotar e borbulha quando colocado na água.
3)Nos aprendemos que com o gás que é liberado pelo comprimido (gás carbônico) consegue encher uma luva cirúrgica,e também não sabia-mos que a gente arrota porque estufa muito o estômago por isso acontece a dilatação,e é controlado o ácido que temos no estômago.

Patrick Silveira 2° ano II disse...

1) Transformando o ácido do limão em energia.
2) O que eu quis mostrar nesse trabalho foi que, podemos obter energia de varias formas, mais escolhi o limão pois tem muito ácido, então transformei o ácido do limão em quase uma pilha, porque acendeu um led. Claro que não fica aceso pra sempre porque o limão é descartável e dura menos, pois depende do ácido dentro dele, quanto mais ácido mais forte irá ficar a luz. Depois de um certo período a luz começa a ficar fraca, devido ao ácido do limão.
3) Que há energia de outros meios, de meios naturais, assim como o limão outros podem ser transformados em energia, porque o ácido age como se fosse a carga de uma bateria, só que é descartável e não dura tanto como uma pilha comprada, mais acende esse é o ponto central de todo o experimento.

thiago mauricio e joares disse...

1.Verificação da densidade de determinados materiais através de uma reação química

2.Os materiais vinagre que é um ácido e bicarbonato de sódio que é um sólido, reagiram formando gás carbônico. Isso era feito dentro da água e como o gás é menos denso ele subia até a superfície, se juntando com o gás oxigênio que respiramos. NaHCO₃(s) + CH₃COOH(l) > CH₃COONa(aq) + CO₂(g) + H₂O(l). A densidade das bolas de naftalina mudou por causa do gás carbônico produzido.

3.Aprendemos que o gás carbônico pode mudar de certa forma a densidade de materiais e também que ele pode ser produzido dentro da água com a junção de um sólido com um ácido.

Cristiane e Suelen disse...

1) Erguendo gelo com palito .
2) Em nossa experiencia que era a de erguer o gelo com palito, usamos o sal, que abaixou o ponto de fusão do gelo,que formou uma porcão de água ,que como ainda estava em contato com o gelo voltou a se congelar sobre o palito que nos possibilitou erguer o gelo com palito.
3) Aprendemos que o sal é um bom agente em relação com o gelo.Ele é muito usado para ser distribuído em locais que costumam nevar ,para que derreta o gelo das estradas.Jogando o sal no gelo fizemos com que ele derreta,pois o sal causa uma mudança de estado de temperatura,ele baixa o ponto de fusão do gelo,que passando do estado solido para o liquido diminui.

Jaqueline R. dos Santos, e Marcia de Liz 2 Ano 2 disse...

a)Minha experiência foi sobre "Erguendo o gelo com o palito"

b)A reação de derretimento da aguá com o gelo se deve ao contato do gelo com os íons de cloreto de sódio(sal de cozinha)onde o sódio carregado positivamente e e o cloreto carregado negativamente, se reparam.Esses íons acabam reagindo com as moléculas da água retirando o calor. Derretendo pequenas partes ou camas do gelo.

c)Que o sal causa uma reação no gelo que o faz derrete.Ele é um bom agente corrosivo de matérias hidratos congelados.

Tayná e Kerolayn disse...

1. Pressão atmosférica, com o experimento Ovo na Garrafa.
2. Nosso experimento começou quando colocamos fogo em um pedaço de algodão e logo em seguida colocamos dentro da garrafa, pegamos o ovo e posicionamo os no bocal da garrafa e ele foi sugado para dentro.
O ovo foi sugado devido a pressão atmosférica diferente que havia dentro e fora da garrafa. quando o fogo estava aceso a pressão estava muito alta e quando o fogo se apagou, abaixou abruptamente, fazendo com que o ovo fosse sugado.
3. nós aprendemos que há diferentes pressões atmosféricas, que podem mudar conforme o clima, a temperatura e a altitude. essas pressões. Aprendemos também que as pressões em determinado local tentam sempre se igualar, por essa diferença de pressões o ovo é sugado.

Beatriz,Milena,Nilza, 1 ano 3 vespertino disse...

1- Reação do Bicarbonato de sódio
2- Pegamos a vela, e colemos ela no fundo do copo,em seguida coloquemos um pouco de vinagre e ascendemos a vela, depois coloquemos uma pequena pitada de bicarbonato de sódio,formou-se uma espuma e cada vez foi subindo,fazendo com que apagasse a vela.Percebemos que a reação do bicarbonato de sódio junto com o vinagre servindo como extintor de incêndio,apagou a vela, e também que quando eles se reagem eles liberam um gaz esse gás é o dióxido de carbono o mesmo que acontece nas bebidas gaseificadas.Concluímos que a junção deles, formou o gás carbônico e retirou o oxigênio, um dos elementos que fazia com que a vela continuasse acessa.
3-Aprendemos que a vela precisava de oxigênio para se mandar acesa ,e que com a junção do bicarbonato de sódio junto com o vinagre fez com que apagasse a vela, pois formou-se o gás carbônico.Fiquemos sabendo que o gás que eles liberam é o mesmo que aparece nessas bebidas gaseificadas.

francielle,Alessandra disse...

1 a reacao do bicarbonato de sodio com o vinagre
2 peguemos um copo e colamos uma vela no fundo do pote e acresentamos vinagre e o bicarbonato de sodio e logo em seguida asendemos a vela.A reacao do bicarbonato com vinagre causou uma espuma que ao chegar na metade do copo a vela se apaga antes da espuma a apaga-la.
3 aprendemos que o fogo para existir precisa de oxigenio e a vela se apaga porque o bicarbonato de sodio junto com o vinagre formam gas carbono.

Arthur,Matheus e Natanael.1 ano 3 disse...

1. Pressão atmosférica .
2. nosso trabalho fala sobre a pressão do ar da atmosfera sobre a superfície da terra,e explica como um ovo entrou dentro de uma garrafa sem precisarmos tocá-lo.Descobrimos que ovo entrou dentro da garrafa,por causa da pressão do ar dentro da garrafa que foi mudada por causa da combustão ocorrida,descobrimos que quanto maior a pressão menor a altitude,e que quanto menor a pressão maior a altitude.
3.Aprendermos que a pressão muda de acordo com a altitude,e que é preciso que aconteça uma combustão para a pressão aumentar ou diminuir.

Jucilene,Natascha disse...

1-Pedra que pega fogo na água
2-Primeiramente pegamos um prato de porcelana e colocamos sobre a mesa, colocamos a pedra de carbureto dentro do pires e colocamos água,pegamos um fósforo e colocamos fogo na pedra.O fogo deu origem a uma fumaça preta tóxica que quando utilizada demais pode ser prejudicial a saúde,e a pedra formava bolhas de gás acetilenico.
3-Aprendemos que o carbureto é uma substância tóxica e prejudicial a saúde.e é a primeira pedra a pegar fogo

Samuel Fernando Braatz e Lucas Luan Pereira disse...

1- A quase lâmpada de lava
2-o nosso grupo usou varios produtos para faser o esperimento ,sao eles :um copo descartavel,um litro de azeite, varias pastilhas anti ásido,corante verde , um copo com medidas ,uma garrafa pet de água. primeiro colocamos o azeite num copo descartavel ,

Amanda. Thuany e Jaciara. 3º N. disse...

3- Aprendemos que o plasma é uma faze ionizada, as freqüências emitidas são tão fortes que empurram o elétron para fora do seu átomo criando esse efeito. Devido às diferentes voltagens dentro e fora do globo, a eletricidade viaja para qualquer área que é inferior em tensão do que as bobinas, ancorando de forma eficaz no local. É por isso que, quando tocado, os feixes de luz se concentram sobre o lugar onde está sua mão. Enfim, não conhecíamos e achamos muito interessante.

gabriel e igor disse...

1- Ovo na Garrafa.


2- As informações cientificas do nosso trabalho e por um ovo Cuzido dentro de uma Garrafa sem estourá-lo.
Usando um ovo e uma garrafa e alcool, fósforo e algodão , temtamos juntamente com a ajuda da Pressão Atmosférica colocar o ovo dentro de uma garrafa pet sem estourá-lo só que o ovo estourou antes de concluir a experiencia por causa que a garrafa que usamos foi de boca Pequena.
Mas aprendemos que nada esta nesse planeta sem andar junto com a pressão atmosférica... Èla age em tudo, que esta nesse planeta.


3- Nós aprendemos que o ovo é o unico alimento cuzido que pode ser colocado dentro de uma garrafa.
Aprendemos que a Pressão Atmosférica é a força maior que age no planeta..
Durante o Experimento a Pressão fora da Garrafa foi maior do que a interna. Isso fez com que o ovo seja empurrado para dentro.
Quando colocamos o algodão com o alcool aceso dentro da garrafa
ele começou a consumir todo o oxigeneo de dentro da garrafa e foi soltando o carbono e como o ovo foi trancando a passagem de ar da garrafa.
Ai como a garrafa não podia absorver oxigeneo de fora pois o ovo trancou a passagem de ar a pressao atmosferia o empurrou pra dentro...

cristiane e fernanda 2° ano noturno disse...

a. 1- Bola de gelo brilhante
2-Formação de gelo que ocorre através da condensação das moléculas de H2O.
Ligações de energia onde para obtermos melhores resultados sempre devemos usar fios de cobre que permitem que os elétrons se desloquem facilmente.
Que a refração do gelo é diferente do que a do ar, onde a bola de gelo funciona como uma lente, dando todo aquele efeito.
3- Aprendemos que com coisa simples que contemos em casa podemos realizar coisas inexplicáveis;
como devemos fazer ligações de fios de energia com segurança;
como ocorre a formação do gelo;
e que com a junção do gelo e da energia teremos a bola de gelo brilhante.

Allan, Ismael disse...

A) 1 - OVO FLUTUANTE
2 - UTILIZAMOS DOIS RECIPIENTES COM ÁGUA, EM UM ÁGUA DOCE E NO OUTRO, ÁGUA SALGADA. EM SEGUIDA COLOCAMOS UM OVO EM CADA RECIPIENTE, E NO RECIPIENTE EM QUE HAVIA APENAS ÁGUA DOCE, O OVO AFUNDOU, MOSTRANDO QUE O OVO É MAIS DENSO. NO RECIPIENTE COM ÁGUA SALGADA O OVO FLUTUOU, PROVANDO QUE OBJETOS COMO UM OVO, É MENOS DENSO QUE A ÁGUA CONCENTRADA.
3 - APRENDEMOS QUE OS OBJETOS LEVES FLUTUAM NAS ÁGUAS SALGADAS, POIS A DENSIDADE DA ÁGUA SALGADA É MAIOR QUE DA ÁGUA DOCE.

Naiana da Silva, Lucas Ramos 2 ano 1 Noturno disse...

1- Bolinhas de Naftalinas saltitantes.
2-A reação química entre bicarbonato de sódio e acido do vinagre, que produz o dióxido de carbono (por isso surgem as bolhas )
H+(aq) +HCO3 (aq) -- co2 (g) + H2O (l)
A naftalina que apresenta formula molecular c10h8, faz com que as bolhas se fixem nela e a leve ate a superfície.
3- Aprendemos o que acontece quando misturamos dois ácidos, o que é produzido a partir das misturas, o por que do surgimento do dióxido de carbono, e que a água geralmente esta presente nas reações com misturas de ácidos.

Larissa disse...

1- Flutuo ou Afundo?

2- Após realizar a experiência, concluo que as principais informações científicas sejam: Os líquidos apresentados na experiência tem propriedades muito diferentes e não se misturam, tornando-se imiscíveis.
A junção dos líquidos tem haver com sua densidade, os líquidos preparados apresentam densidades diferentes e é por isso que o ovo pode flutuar em alguns líquidos e outros não.
Por exemplo a água muito salgada se torna densa suficiente para que o ovo flutue sobre ela, quando o objeto se torna menos denso que o líquido então ele flutua.
Então concluísse, que a junção de líquidos mesmo sendo imiscíveis, tornou a água densa suficiente para que o ovo menos denso flutuasse.

3- Com está atividade aprendi que há densidade está presente em nosso dia a dia mais do que eu imaginava, e com isso entendo certas coisas que não entenderia antes.
Como por exemplo, porque o navio flutua sobre a água ou então porque nós flutuamos sobre ela?
Entendo que o navio seja mais leve que a água, sua densidade é inferior, sendo assim ele flutua ou então nosso corpo, se tentarmos andar sobre a água, não flutuaremos, pois se tornamos mais pesados, agora se deitarmos sobra a água, equilibrando nosso peso e nos tornamos mais leves, flutuaremos, pois seremos menos densos que ela.
Agora quando vou cozinhar, entendo o porque de certos alimentos flutuarem e outros não.
Concluo que aprender sobre a densidade, que está relacionada a quase tudo em nosso redor, tenha sido de estrema importância.

tábita, romário e joice p. > 1º ano 1 disse...

a) 1-lâmpada de lava de sal(Tábita e Joice P.). e vulcão em ação(Romário Sasse). 2- lâmpada de lava de sal > provar que a densidade da água é realmente maior que o do óleo de cozinha, o sal como ele é seco, ele entra primeiro em contato com o óleo, o absorvendo deixando o óleo mais denso que a água, mas ao descer, como o sal ele se dissolve mais fácil com a água, o óleo volta a superfície, pois o óleo continua menos denso que a água, e proporciona um efeito super legal. vulcão em ação > O objetivo foi fazer o vulcão funcionar no que naquele momento ocorreu bem com a mistura de detergente,bicarbonato de sódio, água, vinagre e corante para dar cor a espuma que saiu por cima do vulcão. 3- deu de entender o porque quando vasa óleo dos navios o óleo fica na superfície, mas na nossa experiência também podemos ver que isso pode dar um efeito super legal. > como um vulcão reage com o movimento das placas tectônicas, e porque ocorre a reação do vinagre com o bicarbonato de sódio.

Letícia, Luiza, Paula e Melissa 1º 01 disse...

1- O líquido que quer ser sólido.

2- Sobre os fluídos não-newtonianos, que possuem viscosidade de receber pressão externa e mantendo a massa resistente. No caso da mistura de água e amido de milho, as partículas de amido se "esfregam" quando tentam se mover e daí vem a sua alta viscosidade. Mas, quando fazemos força externa sobre essa mistura, o atrito de esfregação entre as partículas cresce bastante a ponto de oferecer uma resistência muito maior do que a esperada e que faz com que a mistura líquida mais pareça um sólido.

3- Que o amido de milho só serve na culinária por causa de sua capacidade de engrossar molhos. Que o amido de milho pode ser comparado com a areia movediça. Que ele faz parte do grupo de fluídos não-newtonianos .

Andiara Zwicker, Milena Masselai, Joice Nunes - 1° ano 01 disse...

1-Dissolvendo isopor com acetona, Lâmpada de lava de sal.

2- Dissolvendo isopor com acetona:quando misturamos acetona com thinner e colocamos o isopor ele se dissolve, pois os dois elementos acetona e isopor são componentes apolares(semelhante dissolve semelhante),ou seja,acetona dissolve isopor.
Lâmpada de lava de sal: o óleo é menos denso que a água, como o sal é seco ele acaba absorvendo o óleo fazendo assim a lâmpada de lava.

3- Aprendemos que com simples materiais podemos ter uma reação inovadora.Nunca imaginamos que o isopor iria se dissolver com uma simples mistura de acetona e thinner. Também não imaginamos que com água,óleo e sal acontecesse uma reação tão incrível, como foi a da lâmpada de lava.

henrique senenn,bruno matheus 1º ano o1 disse...

A)
1) Dissolvendo isopor com acetona e Energia eólica.
2) dissolvendo isopor com acetona as informações científicas são que se acetona não for pura o experimento não funciona porque tem agua na acetona quando se coloca o tiner(solvente)ele fás com que a agua e o álcool se separem da acetona. as informaçoes científicas sao é desenvolver energia eólica atraves do vento.
3) aprendemos que podemos gerar energia atraves do vento e que tem um indici pequeno em relação a poluição. e aprendemos que o isopor é feito de um plastico chamado poliostileno.

Cairon Piske e Yuri Künsler disse...

1- Enchimento de Balão e Vulcão em Erupção

2- As principais informações do trabalho sobre o Enchimento de Balão: principal objetivo era encher um balão somente usando vinagre e bicarbonato de sódio. a experiência foi bem sucedida pois conseguimos obter o objetivo. Isso acontece porque o vinagre é um acido e o bicarbonato de sódio de sódio é um sólido que quando entram em contado libera um gás que faz com que o balão encha.

Principais informações do trabalho sobre Vulcão em Erupção: o meu objetivo era fazer uma demostração de quando um vulcão entra em erupção. Agente usou bicarbonato de sódio, vinagre, água e detergente. A erupção ocorre porque o vinagre é um acido e o bicarbonato de sódio é sólido que quando entram em contado faz com que libere um gás, e o detergente é usado para que aumente este processo.

3- chegamos no bom senso, que com esse trabalhos bimestrais aprendemos sempre novas coisas, novas experiências, e agente gostaria que todos os anos sejam realizadas essas atividades

Patrick Doering e Guilherme Hoepers 1ª1 disse...

01-Líquido que quer ser sólido, e Vulcão

02-Vulcão-É que o vinagre misturado com detergente e agua, reage com o bicarbonato de sódio, assim, dando uma reação borbulhenta e aumentando de tamanho, principalmente por causa do vinagre que é um ácido.

Líquido que quer ser sólido- Que essa experiência é de fluidos não-newtoniana pois é uma substancia que é líquido e também sólido.Quando não se tem contanto com pressão a substância ele fica líquido, e quando tem pressão ela fica sólido, pois todos átomos se juntam rapidamente e fortemente .

3-Porque compreendemos ciências que antes conhecíamos, mas não sabia como e por que era ou ficava de tal forma. Como nas nossas experiências eram desconhecidas por nós, por isso passamos a estuda-las para nós sabermos, e para mostramos para os outros o que aprendemos, e "ensinar" o que eles também desconheciam.

sara rassweiler 1 anio1 disse...

1 Eu gostei de um trabalho do segundo ano que foi muito a apresentação deles por que os trabalhos foram támbem bem feito
2 algumas apresentação que os alunos explicaram e a explicação dos alunas
3 Neum ponto negativos dos alunos todos falaram e explicaram o trabalhos
4 A minha sugestão para o ano de 2014 e que pode ter as atividades e esperiencia cientificas no ano de 2014

Andressa, Alini e Rosane 1º 01 disse...

Atividade A

1.Derretendo isopor com acetona.

2. O isopor é formado por partículas de ar e por um plástico chamada poliestileno. O objetivo da experiência era retirarmos as partículas der ar deixando somente o poliestileno, a substância capaz de fazer isso é a acetona pura. Conseguimos fazer isso porque a acetona e o isopor são apolares, ou seja semelhante dissolve semelhante.

3. Nós imaginamos que o isopor não derreteria tão fácil, mas graças a acetona pura isso foi possível, fazendo todo o processo normalmente.

Jeferson Mateus Esser, Lucas Rosa,Wellerson Ribeiro Pereira 1º Ano "1" EM disse...

1- Energia Eólica ( Energia Sustentável )
2- Uma das principais informações cientificas é de que se produz energia sustentável através do vento. E com isso não se polui o meio ambiente. A energia eólica vem ganhando importância nas preocupações modernas pois ela produz energia limpas e renováveis.
3- Que o vento é uma ótima fonte de energia

Jéssica Ariane, Stéffani Arndt e Jakeline Piske - 3 ano I EM disse...

01) O tema do nosso trabalho é vulcão em erupção, com o objetivo é simular a erupção de um vulcão.

02) Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre ocorre um efeito de efervescência simulando uma lava, os outros ingredientes como a água e o detergente serviam somente para aumentar o efeito. A junção do bicarbonato com o vinagre resultava o dióxido de carbono.

03) Aprendemos que os ingredientes que temos em casa mesmo, podemos fazer uma reação química e criar um gás.

Níkolas, Anderson, Bruno disse...

Alunos: Bruno, Anderson, Níkolas.

1 - A mancha que se desmancha.

2- O nosso tema baseava-se em uma experiência de física, mostrando também a viscosidade sobre o detergente. Para demonstrarmos essa ideia, usamos algumas gotas de corante e um detergente, o que nos resultou foi, várias gotas diferentes separadas por camadas, não permitindo que uma se misture com a outra.

3 - Com essa atividade, aprendemos a pensar mais em grupo, separando as atividade que cada integrante do grupo iria realizar, além de, aprendermos mais sobre alguns conceitos científicos, o poder da viscosidade e a elaboração de experiencias, podemos também, melhorar nossa apresentação oral diante de outros alunos e professores do colégio.

Fernando e Leandro H. 3ºano 01 disse...

Nomes:Leandro H. e Fernando.
Série:3ºano 01.

1-Canhâo de batatas.

2-A principal informação científica do nosso trabalho,é a compreensão do ar, que quando comprimido entra no estado líquido,isso ocorre devido os choques entre uma molécula e outra,ou seja,essas moléculas de ar de qualquer forma tentam sair.Por isso o nome de canhão,pois quando o ar é liberado de uma vez só expulsa a ''batata''.

3-Nós aprendemos qual o poder do ar comprimido,como apresentar um experimento para os outros,isso foi fundamental para nós, pois como é uma atividade diferenciada faz com que aprendemos a falar em publico.Também aprendemos a explicar um tema científico.Porque tivemos um certo tipo de preocupação em apresentar correto,foi muito interessante.

Daniela e Tainara disse...

Alunas : Daniela e Tainara
Turma: 3 ano 1

Atividade 1

Resposta: Simulação de um vulcão

Atividade 2

Resposta: Para que a simulação do vulcão ocorresse foi preciso utilizar vários materiais, aonde os principais e exenciais, foram o vinagre e o bicarbonato de sódio. A substância presente no vinagre ( ácido acético) ao entrar em contado com o bicarbonato de sódio formam duas substâncias, o acetato de sódio e ácido carbônico, que se decompõem transformando-se em água, gás carbônico e pequenas bolhas. Com isso, os outros ingredientes, como detergente e corante, serviram para formar mais bolhas, fazer com que a "erupção" durasse mais tempo e obtivesse a cor avermelhada semelhante a de uma lava de um vulcão.

Atividade 3

Resposta: Com essa atividade conseguimos concluir e aprender que em um vulcão a erupção acontece por causa da pressão interna da crosta terrestre e principalmente por causa dos gases em espansão no magma. Com isso, conseguimos observar este processo, através da simulação do experimento, que o gás resultante, chamado gás carbônico, formou-se através da mistura entre o bicarbonaoto de sódio e vinagre.

Bianca, Taís e Tatiane - 3º ano I - Matutino disse...

1) O tema do nosso trabalho foi: ''SIMULAÇÃO DE UM VULCÃO EM ERUPÇÃO''.

2) Neste trabalho, utilizamos os seguintes materiais:corante, vinagre, água, bicarbonato de sódio e detergente.
Ao adicionar o bicarbonato de sódio, percebemos que ele reagiu com o ácido acético (presente no vinagre), formando duas substâncias (acetato de sódio e ácido carbônico) que se decompõem em água e gás carbônico. Em uma erupção vulcânica de verdade, o processo ocorre de forma diferente, por causa da pressão interna da crosta terrestre, mas principalmente, por causa de gases em expansão no magma, que em nosso experimento foi representado através da reação química provocada pela mistura entre bicarbonato e vinagre.

3)Através deste trabalho intitulado como ''simulação de um vulcão em erupção'' conseguimos compreender melhor os processos de formação de um vulcão e consequentemente os componentes e motivos que levam a atividade vulcânica, aprendendo um pouco mais a realizar um experimento químico, trazendo não só conhecimento para equipe bem como para outros alunos.

Leandro da Silva e Samara 3º1 disse...

1. Cuspir fogo com maisena.
2. O trabalho teve como base a ação do fogo sobre um pó (maisena), para dar origem a combustão são necessários três componentes básicos: o combustível (maisena), o comburente (oxigênio) e a ignição (esqueiro). Para que exista uma explosão em pó é necessário que tenhamos um ponto de ignição, e com o fluxo de oxigênio constante, é necessário apenas um combustível. Para acontecer uma explosão de porte pequeno, como a gerada no experimento, deve-se utilizar um material em pó que seja dividido no caminho até a ignição, para que o oxigênio possa se propagar por entre as partículas deste combustível.
3. Os perigos de se utilizar fogo em lugares com grande incidência de pó, como, armazéns, refinarias e silos, locais propícios a uma combustão, pelo grande fluxo de oxigênio por entre os materiais, sendo assim precisa-se apenas de uma ignição para que aconteça uma explosão. Também sobre a propriedade do fogo e principalmente de outros materiais, até frequentes no cotidiano, como a maisena, que separada tem um índice inflamável muito alto.

Dhara Betta e Josiane Aline Bauer 3° ano I disse...

Alunas : Dhara Betta e Josiane Aline Bauer
Série: 3° ano I

01. Explosão de cores(leite, corante, detergente)
02. Essa explosão ocorre devido a formação de micelas, micelas são um aglomerado de moléculas polares e apolares. No leite existe uma tensão superficial á qual é quebrada ao adicionarmos o detergente que tem a capacidade de interagir com a gordura do leite fazendo assim a tensão se quebrar, por isso ao adicionarmos os corantes ele ficam em cima do leite e não se misturam, só quando adicionamos o detergente. Quando adicionamos o detergente no leite ocorre uma atração na superfície, na parte inferior do leite também ocorre essa atração, mas em direções diferentes que faz ocorrer a explosão de cores. POLAR: possui cargas(negativas e positivas) APOLAR: são neutras.
03. A química esta presente no nosso dia a dia, nas coisas mais simples. E compreendemos o porque do detergente interagir tão bem com a gordura das louças e outras coisas, quem diria que um experimento feito com o leite (tão simples) poderia envolver tanta química.

Djuliano e Jacson 3º ano ''1'' disse...

1-O tema do nosso trabalho é o canhão de batata.

2-Nosso trabalho é muito simples,ele demonstra a pressão que o ar exerce quando esta comprimido, isso ocorre porque as moléculas que estão presentes no ar, isto ocorre quando estas moléculas se chocam umas com as outras fazem assim com a pressão dentro do recipiente aumente cada vez mais,assim com muita pressão quando liberado rapidamente ocorre a explosão que empurra o que estiver a sua frente.
Estas moléculas quando comprimidas elas ficam dentro do recipiente em estado liquido e quando liberadas voltam para o estado gasoso esta é a explicação da fumaça que sai na hora que o ar é liberado.

3-Aprendemos que o ar por emcrivel que paressa quando confinado ele apresenta um grande ou dependendo da situação um pequeno risco,pois quando aumentado a pressão alem do necessário pode ocorre uma explosão arremessando o que esta a sua volta podendo assim prejudica alguém.

Renan, Lucimara, Ianara 2º 1 disse...

alunos: Ianara,Renan e Lucimara 2º1
1: Como passar roupa com panela de pressao.
2: O tecido é composto por moleculas, e essas moleculas se agitam e dilatam quando o calor entra em contato com o tecido, o deixando mais maleavel.
3: Não tinhamos conhecimento de que era possivel passarmos roupas utilizando uma panela de pressão. E nem que o tecido era composto por moléculas que reagem ao contato com o calor ou ao frio.

Andressa Naiara Schwarz e Thais Hobus disse...

alunas: Thais e Andressa 2° ano 1
1- Como passar roupa com panela de pressão

2-As principais informações cientificas são: a panela de pressão tem este nome pois cria dentro de si uma pressão diferente da que encontramos fora dela por causa da tampa seguramente vedada com uma borracha; a dilatação das moléculas do tecido que se agitam fazendo o tecido ficar mais maleável por causa do calor e também a condução de calor entre a água e o alumínio da panela e também do alumínio que conduz calor para o tecido que vai ser passado

3- Aprendemos que a panela de pressão pode servir de quebra- galho na falta de um ferro de passar ou de energia elétrica, que a água dentro da panela de pressão não ferve dentro dela, mesmo que a temperatura esteja muito elevada e que se acaso sua tampa fosse retirada de modo incorreto (sem abrir a válvula de segurança), a água iria ferver instantaneamente e provavelmente nos queimaríamos, por isso ocorrem tantos acidentes com panelas de pressão.

joão gabriel da silva e wilhan carlos defreyn 2° 1 disse...

1- O nosso experimento se chamava nuvem na garrafa (condensação do álcool).

2- Ao chacoalhar a garrafa com álcool ele evapora ,e quando colocamos alta pressão no interior da garrafa a temperatura aumenta, mas na hora em que retiramos a pressão a temperatura diminui fazendo com que grande parte do vapor se condense,e com isso forma-se uma especie de nuvem.

3-Aprendemos que o álcool é mas volátil do que água em si, e também que com grandes quedas de temperatura é possível condensar.








Yana, Jonata e Kleiton. disse...

Nomes: Yana, Jonata e Kleiton. Série: 2 ano I

1- Nossa equipe resolveu fazer duas experiências. A primeira foi a "Bomba de Fumaça Caseira", onde explicamos como é feita, materiais usados, e demonstramos a execução. A segunda experiência foi "Cortar Cebola sem Chorar", uma experiência simples, porém que faz diferença na vida diária de muitas mulheres e cozinheiros.

2- Na experiência 1: A queima da sacarose (açúcar) junto com o salitre (KNO3). Oxidação da sacarose, formando um ácido nucléico que quando entra em contato com alguma faísca ocorre uma queima desacelerada, gerando fumaça não tóxica (pois não houve utilização de pólvora).
Experiencia 2: O fósforo usado absorve as enzimas (ácido pirúvico que ao entrar em contato com os olhos torna-se ácido sulfúrico) que ao cortar a cebola é liberada. A composição do fosfóro é de gelatina industrial, enxofre, clorato de potássio. O cloreto de potássio é o responsável pela absorção do ácido pirúvico da cebola, e então a pessoa não chora porque o ácido não chega a tocar nosso olhos e assim não são liberadas as lágrimas de defesa.

3- Buscamos muitas explicações para passar aos alunos que iriam nos assistir, e então tudo que fomos em busca foi algo a mais para cada um de nós. A parte química das experiências foi a nossa maior aprendizagem nesse trabalho, porque não tínhamos muito conhecimento, desde as fórmulas de cada elemento químico até o que formariam. Tudo no geral foi uma coisa a mais para nosso conhecimento.

Carlos Henrrique Esser e Cleiton Augusto Soares 2°ano 1 disse...

AVALIAÇÃO BLOG ENSINO MÉDIO 4º BIMESTRE:

A: 1- Nuvem na Garrafa

2- Ao chacoalhar a garrafa o álcool condensa, e colocando pressão dentro do litro, vai aumentar a temperatura e quando tirar a rolha a temperatura abaixa e formando a nuvem na garrafa.

3- Que o álcool é mais volátil que a água,e é possível formar “nuvem” abaixando a temperatura rapidamente.

Daniel e Joel 2ºANO 01- Matutino. disse...

1) O tema de nosso trabalho era Arma de Ar Comprimido "Air Gun".

2) Nosso trabalho tem como principais informações científicas o fato de que a arma funciona através da força do ar, sendo que o ar fica em um "reservatório" em pressão, que no caso é uma garrafa pet. O ar quando em pressão faz com que as moléculas se "choquem", dessa forma fazendo com que o litro esquente,(Da para perceber que o litro esquenta colocando as mãos na parede do litro quando o reservatório esta cheio "arma carregada" ). Quando apertamos o gatilho, que no caso é abrir o registro, o ar escapa rapidamente, fazendo com que a umidade presente no ar passe direto para o estado gasoso, dessa forma formando um vapor dentro do litro logo após o disparo. Também é importante deixar claro que o comprimento do cano que fica depois do registro, no caso o trajeto do projétil, quanto maior melhor, por que o ar tem mais tempo para empurrar o projétil, se fosse um cano mais curto, empurraria o projétil pouco tempo, fazendo com que perdesse pressão.

3) Aprendemos que com arma não se brinca, mesmo sendo de ar, e de fabricação caseira, pois ela tem muita força mesmo, e sim, pode ocasionar vários danos se disparada em direção à pessoas ou animais. Aprendemos também que o ar (oxigênio), além de nos servir de "combustível" serve também para a arma de ar, que é o principal, sem ele um disparo não seria possível, e sem o oxigênio nós não sobreviveríamos.

Ana P. Daiy, Bruna C. Goebel, 2º ano I disse...

A) 1) Dissolver o isopor.

2) Para dissolver o isopor é necessário uma substância que será o solvente, no caso, a acetona pura. Porém, a acetona pura não é encontrada para comprar no mercado (a acetona que encontramos no mercado vem misturada com água e álcool, portanto, é impura). A nossa primeira etapa consiste em produzirmos acetona pura, por meio de um processo de dissolução da água e do álcool com a acetona. Para este processo utilizaremos um solvente (o nosso era da marca Anjo), a qual misturamos com a acetona comprada e impura. Este solvente irá separar as substância. No recipiente teremos então, na parte superior, o solvente com a acetona pura, e na inferior o álcool com a água (misturamos também corante para melhor podermos identificar as diferentes substâncias). A substância que utilizaremos será, portanto, a que fica na parte superior, a qual retiramos com a ajuda de uma siringa e colocamos em um outro recipiente. Nesse outro recipiente colocamos os pedacinhos de isopor, que começaram a borbulhar por estarem liberando o ar que existia dentro do isopor (lembrando que o isopor é constituído por 95% à 98% de oxigênio). A acetona pura e o solvente quebram as relações entre as cadeias moleculares do isopor, e o que sobra é apenas uma massa mole e modelável, que com o passar do tempo tende a ficar rígida.

3) Aprendemos tudo o que relatamos já na resposta da questão 2, mas além disso, ao realizarmos os processos experimentais, aprendemos detalhes simples, como: as acetonas que compramos no mercado serão relativas quanto ao seu teor de impuridade. Ou seja, algumas terão mais apenas acetona, e outras, mais álcool e água. Também, na hora de realizarmos o experimento, aprendemos que o tipo de recipiente que utilizávamos no dissolvimento do isopor, influenciaria na capacidade do solvente e da acetona de dissolvê-lo.

Diego Zilse, Yago alexandre Heinert 2º1 disse...

1- Tema: Arma de ar comprimido (Air Gun)
2- Bem com o projeto analisamos o poder do ar comprimido; Quando prendemos o ar em um recipiente fechado podemos analisar coisas interessantes como o aquecimento do recipiente pelo fato de que as partículas de ar estão comprimidas e se chocando, gerando energia que é responsável por aquecer o recipiente, também podemos perceber a existência da umidade do ar; O ar encontrado em nossa atmosfera possuí umidade (água vaporizada pelo sol) o ar em alta pressão "unira" as moléculas de água gerando gotículas que estarão presentes nas paredes do recipiente, com a liberação do ar comprimido as moléculas voltam a ter espaço e se tornam vapor d'agua.
3- Aprendemos sobre a utilidade do ar comprimido utilizado em indústrias, aprendemos também sobre balística ela nos auxiliou nos calculos necessários, como a velocidade do disparo, força de impacto etc. Temas contextualizados de Física

Poliana e Iohana. 2º1 disse...

1- Como dissolver o isopor com acetona

2- Utilizamos acetona (comum, encontrada nos mercados), solvente, isopor e seringa.
Sabemos que acetona comum é composta por outras duas substâncias que a tornam "impura", por isso, ela passa por um processo (consideramos simples) -que é de misturar a acetona e o solvente em um recipiente. Após, veremos a diferença: na parte superior ficará a acetona pura e o solvente. E na parte inferior a água e o álcool que compõe a acetona.
Partindo deste princípio, a acetona terá a capacidade de dissolver o isopor assim que entra em contato com o mesmo. Isso acontece porque a acetona quebra a força de ligação das moléculas do isopor.
No fim, teremos o isopor (sem ar) em uma forma pastosa, que é conhecido como poliestireno.
Vale ressaltar também que, o isopor é composto por 95% a 98% de ar.

3- * Composição da acetona e isopor
* Como tornar a acetona pura
* O teor de acetona varia muito, em quesitos de quantidade de álcool

jaciara pereira breier disse...

aluna:Jaciara Pereira Breier.
série:2 ano 1.

1-O tema do meu trabalho era "a luz tem cores". Escolhi esse tema pois o objetivo da minha experiência era formar componentes coloridos ,formando assim uma imagem chamada espectro que é uma faixa de sete linhas nas cores vermelho, laranjado,amarelo,verde,azul,violeta e anil.
2- A parte científica do meu trabalho era,que Isaac Newton em 1666 descobriu a luz branca ,mas que na verdade era a união de todas as cores.Também tinha sobre a imagem chamada de espectro que é uma faixa de sete linhas nas cores do arco-íris.E também expliquei a parte científica do minha experiência ou seja podemos conclui que so pode ocorrer um arco-íris se houver água e luz,o arco-íris precisa de água porque ela forma um tipo de prisma de cristal e da luz porque vai ilumina e nos mostrar o arco-íris.O prisma tem a capacidade de se decompor a luz em várias cores.
3-bom eu aprendi muita coisa,desde de muita curiosidades,até mesmo na parte científica que uma imagem como o arco-íris é conhecido pelos cientistas como espectro. E que quando vimos o arco-íris na terra parece um arco mas se for visto por cima,por exemplo um avião vemos um círculo.

Renata Morais 2° ano 1 disse...

1- Enchimento automático de balões

2- Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio.
Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa.
O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.
O ácido do vinagre, chamado de ácido acético reage com o bicarbonato de sódio, formando um gás chamado de dióxido de carbono (CO2). O gás fica preso dentro da garrafa e enche o balão. Quanto maior for a garrafa há mais espaço para o gás que se formar. É por isso que o balão da garrafa maior enche menos porque o gás fica dentro da garrafa e não sobe para o balão. No caso da garrafa mais pequena, o gás não tem espaço dentro da garrafa e tem por isso, de subir para dentro do balão.

3- Eu aprendi que nessa experiencia o vinagre é o elemento mais importante, ou seja o bicarbonato de sódio é a base e o vinagre é o soluto, e que quando fazemos um bolo, o fermento funciona de forma semelhante. Aprendi também nessa experiência que depois que eu encher o balão e soltar ele, ele vai cair pra baixo, pois o ar que libera da garrafa é o gás carbônico

Caroline C, Fernanda e Flávia 3ª 2 Matutino. disse...

1° O nome do nosso tema é : Lata Mágica; 2º A Relação científica é por causa da massa e da velocidade do corpo em movimento, assim a lata sobe a rampa em vez de descer pelo peso de materiais colocados dentro, tendo um atrito fazendo que a lata suba,a energia potencial e cinética("Campo gravitacional"). 3° Foi uma experiência muito positiva pelo fato de aprendermos que a ciência vai muito mais além da nossa imaginação ;podemos ser capaz de fazer da ciência uma mágica!

Eduarda,Jaqueline 3°2 matutino disse...

1-Explosão de cores.
2-Os líquidos possuem uma camada em sua superfície,ao colocar em contato com o detergente ele quebra essa camada,assim quebrando a tensão superficial.O experimento apresenta a quebra da tensão superficial do leite com a anilina que se espalha no leite transformando em uma explosão de cores.
3-Aprendemos que a tensão superficial acontece por que as moléculas de leite na superfície sofre uma atração entre elas,fazendo com que a pele que é formado se rompa quando colocado o detergente.

Danieli Wiesener 3º 2 disse...

1- Explosão de cores.
2-Todos os líquidos possuem uma camada em sua superfície, o detergente quebra essa camada, rompendo a tensão superficial. Nosso experimento apresentou a quebra da tensão superficial do leite com anilina, que se espalhou pelo leite, assim facilitando a visão do rompimento da camada.
3- Que os líquidos tem uma camada em sua superfície e que o detergente rompe as ligações das moléculas dessa camada, fazendo com que as moléculas se espalhem.

Natanael, Alan 3° ano II disse...

1. Bomba de cloro

2. É uma bomba pequena, utiliza pressão de gases, o gás liberado pelo cloro conhecido como gás clorídrico, em contato com o açúcar da coca-cola, juntamente com o gás da mesma aumenta a pressão dentro da garrafa até ela não aguentar mais e explodir. É uma reação exotérmica que libera calor através do gás que é expelido pela explosão.

3. Observamos que juntado esses dois elementos a coca-cola + cloro temos uma reação química, que pode se tornar perigosa quando realizada sem os devidos cuidados necessários. Podendo ocorrer ferimentos a quem esta manipulando os produtos indevidamente, cortes, por estilhaços da garrafa e até mesmo uma queimadura por conta do cloro em si.

Débora e Alexssandra. 3° ANO 2 disse...

1. ''A Lata mágica.'' A lata que sobe a rampa e não desce.
2. No nosso trabalho as informações cientificas foram que: Primeiramente a massa da lata é atraída pela gravidade, ela subiu a rampa porque foi atraída pela gravidade para baixo e quando o peso que estava dentro da lata entrou em contato com a rampa acabou gerando duas energias, a potencial e a sinética; E foi por causa do atrito gerado entre ambas que a lata não teve outra opção a não ser subir a rampa.
3. Aprendemos que todo corpo com massa e atraído pela gravidade assim como aconteceu com a lata, gerando uma energia devido o peso das bolas de gude e os esmaltes, que deram condição para a lata permanecer na rampa, sem ser puxada para baixo novamente. Gostamos muito de realizar essa experiência, espero que esse trabalho continue sendo feitos durante os próximos anos.

Éricles e Rodrigo 3°ano 2 disse...

1. Éricles - Explosão de Cores
Rodrigo - É Líquido ou Sólido?

2. Éricles - A intensão do nosso trabalho foi demonstrar como funciona a tensão superficial dos líquidos, explicando e mostrando como ele funciona na prática. Tensão Superficial nada mais é do que uma espécie de película elástica que fica sobre a camada superficial de todos os líquidos.
Rodrigo - O nosso trabalho não é bem uma reação química, mas sim um processo Físico, que mostra que ao misturar a maisena com água, a maisena não e disolve com a água, por exemplo que nem o sal, ele acaba disolvendo com a àgua. A maisena acaba crescendo e a água só serve para hidratar a Maisena essa mistura pode se chamar de coloide.

3. Éricles – Eu aprendi o que é realmente, e a conseguir visualizar mais facilmente a Tensão Superficial existente nos líquidos, o trabalho também fez com que aumentasse meu interesse pela Química, pois pude perceber que se pode fazer diversas reações com materiais simples que se encontram facilmente em casa ou no mercado e que geram reações bem legais como essa que fizemos a Explosão de Cores.

Bruna M., Danielle e Mariana 8ª2 disse...

A) 1- As aulas sobre o movimento retilíneo uniforme.
2- As explicações com experiências.
3- Positivos= as explicações são feitas de um jeito que todos entendam;
Negativos=poderíamos fazer outras atividades ao ar livre.
4- Assistir mais filmes relacionados aos temas de ciências.

Lucas Sasse,Silvio Borba e Marcelo Fidencio disse...

1°-Ligações Químicas
2°-Sobre os elétrons,íons e distribuições
3°-Pontos positivos é o que a gente aprendeu algo da ciência.E negativo que podemos usar para fazer algo ruim
4°-Mais experiências e apresentações cientificas

giseli aparecida hang, ana paula rodrigues. 8° serie 2 disse...

1. canudo na batatinha.
2. o professor tapou um um dos lados do canudo, impedindo com que o ar entrasse e o canudo dobrasse , e o atravessou na batata.
3. positivos; os encinamentos cientificos, e morais. pois aprendemos a usar a ciencia como um meio de sobrevivencia, de certa forma sem nos dar conta, a ciencia esta presente no nosso dia a dia, achei muito interessante, o professor tem uma boa maneira de ensinar. e muito importante. negativos; nao temos.
4. poderia haver mais pesquisas para os aluno sobre os assuntos, mais trabalhos com experiencias.

Daniela Nazario e Helouise. 8° 2 disse...

1- átomos e nêutrons, velocidade e aceleração.
2- movimentos retilíneos, formação dos átomos, velocidade em m/s, km/s e km/h.
3- Positivos: professor explica bem, são feitos bastante trabalhos diversificados
Negativos: falta de produtividade nas atividades.
4- Experiencias, mais atividades em grupo e pesquisas avançadas.

Laís e Juliana 8°2 disse...

1-o tema dos atomos e interpretaçao de graficos (MRU)
2-que o atomo é uma materia que consiste num nucleo central,que tem eletrons de carga negativa , protons de carga positiva e neutrons de carga neutra
3-os pontos positivos das aulas sao que o professor explica de um jeito que todos conseguem entender,nao tem nenhum ponto negativo das aulas eu acho
4-se possivel for a cada tema ter uma experiencia

Anônimo disse...

積極的,三星,飛利浦,宏基,蘋果,

Gabriel e Pierry disse...

1.os temas que agente mais gostou foi subir em três lâmpadas sem quebrar,furar a batata com canudo, bola de plasma, MRU e elétrons.

2.átomos e moléculas,movimento, espaço e tempo, Sais

3.positivo:fazemos bastantes experiências, saímos da sala de aula para fazer experimentos.
negativos:atividades cansativas.
4.fazer mais trabalhos,mais pesquisas, e mais aulas praticas.

Gabriel Schaffer e Alexandre da rocha/8 02 disse...

1.gostamos de aprender elétrons o MRU e as medidas.
2.trabalhar as medidas no começo do ano a qual fizemos trabalhos fora da sala.
3.Positivo: Saímos bastante da sala não tendo somente aula teóricas fazendo muitos experimentos científicos.Negativos: muitas atividades cansativas e para nós não tão necessárias.
4.mais experimentos e aulas práticas.

Anônimo disse...

o professor vem aqui
aas:ĝabriel

Willyan Starosky, Henrique Chaffer, Jean Carlos disse...

1- experiencia com Amido de milho e Água.

2 -A mistura de amido de milho com água também altera a viscosidade dependendo se é ou não agitada, mas de maneira diferente. demonstrando que o produto poderia ser solido e liquido no mesmo tempo , mas colocando a pressão no produto fazendo que fique solido e quando e feito de modo devagar fique um produto liquido .

3 - Aprendemos que a substancia pode variar de estado dependendo a quantidade de pressão.

Karoline, Eduardo e Leticia 1° ano 02 disse...

1. Dissolvendo isopor no thínner.

2. O dissolvimento do isopor acontece porque ele é formado por ar e poliestireno expandido.
Poliestireno é um plástico que em sua fabricação é misturado com solvente, o thínner também é um solvente isso faz deles compostos apolares, porque não possuem afinidade com água. Como compostos apolares tendem a dissolver em meios apolares, quando o isopor entra em contato com o thínner ele é dissolvido liberando todo o ar contido nele.
Poderia ser derretido com acetona, mas a acetona comprada em farmácias e mercados é uma solução de água, álcool e acetona. Para podermos derreter com acetona teríamos que misturar- la com thínner esperar alguns minutos e assim retirar a acetona pura que ficaria na superfície do recipiente.

3. * Aprendemos que a acetona comum é uma solução de água, álcool e acetona.
* O isopor é composto por mais de 90% de ar, sendo assim um ótimo isolante térmico.
* O isopor é um plástico (poliestireno expandido).
* Semelhante dissolve semelhante.
* Materiais que não possuem afinidade com água são chamados de apolares.
* O thínner é usado na fabricação de esmaltes e tintas e é usado como revestimento para madeira e peças metálicas.
* O thínner é uma mistura de solventes orgânicos.

Ana Paula Alves Paes, Lucas dos Santos Rachadel- 1*2 disse...

Atividades:

1- Isopor no Thinner.
2- As informações que queriamos descobrir é pra ver a reação que acontece quando é colocado o isopor em contato com thinner, e que o thinner é um produto tão forte que faz com que o isopor derreta se transformando em uma meleca, que se chama polistireno.
3- Aprendemos que podemos derreter isopor com thinner e com acetona pura, mas não é possível com acetona comum, aquela que se tira esmalte das unhas.
Para saber o que sobrava no fundo do recipiente tivemos que pesquisar, descobrimos que era polistireno, que se colocar essa sobra de isopor derretido no congelador, forma-se bolinhas dura igual pedra.

Patrícia e Tânia disse...

1- Dissolver isopor no thinner.
2-O principal produto cientifico é o thinner, e por segundo o isopor pois ele é formado por um plastico que quando é dissolvido vira polistireno só que sem ar. O thinner ele é um produto químico capaz de remover tintas e dissolver o isopor .
3-O thinner é um solvente capaz de retirar as bolhas de ar da placa do isopor, quando dissolvido o isopor no thinner fica um resido chamado polistireno só que sem as bolhas de ar. Depois de um tempo pode se forma objetos com esse resido que sobra no fundo do recipiente.O thinner é um produto muito forte pois ajuda a remover tintas de qualquer lugar, acetona comum não consegue derreter pois ela não é uma solução forte que chega para dissolver o isopor.

ruan,frank,joao disse...

1:maisena com agua (amido de milho)
2:que se agemte colocar maisena com agua provoca um tipo de argila que reage a fortes presoes como as argilas toxotropicas elas tambem servem para diminuir os efeitos de teremotos em predios e casas
3:que as argilas tixotropicas servem ate para diminiuir abalos sismicos

jessica e thieri 1ano02 disse...

1.a influencia do bicarbonato de sódio no acido acético.
2.bom no nosso trabalho tínhamos a ideia de fazer um vulcão e nele fazer uma lava simulada pois iriamos projetar o gás dióxido de carbono que em grande maioria é muito perigoso e afeta o ser humano por que afeta o ser humano pois é o principal gás que causa o efeito estufa então é portanto considerado o mais perigoso dos gases pois a suas principais fontes são a queima dos combustíveis fosseis e o desmatamento e isso prejudica pois vai para a atmosfera e a cada ano fica pior causando risco aos seres humanos.no nosso trabalho para projetar o dióxido de carbono foi necessário:1 colher de detergente meio copo de vinagre meio copo da água e três a quatro gotas de corante vermelho usamos também o bicarbonato de sódio que no dia a dia usamos para fermentar as coisas como na nossa lava usamos para fermentar a massa que seria produzida.na química temos ácidos e bases como no nosso trabalho também tivemos o vinagre é um acido e o bicarbonato de sódio a nossa base misturando os dois com o resto de materiais citados a cima teremos a lava do vulcão ou seja o dióxido de carbono que na nossa experiencia não se tornou perigoso por causa que era em pequena quantidade.
3.pontos positivos:química para a gente é uma matéria por si só muito interessante pois nela contem muitas experiencias que ajudam a despertar o nosso interesse pela matéria.explicação do professor é muito boa mas as vezes complicada para entender.
3.pontos negativos:provas as vezes muito complicadas e as vezes cai coisa na prova que o professor não explicou ou explicou mas não consegui o prender a atenção da turma toda por isso as reclamação.
4.que as experiencias continuem e os trabalhos bimestrais também pois são muito interessantes.

luciana e thalia 1 ano 02 disse...

1. influencia do bicarbonato de sódio no acido acético
2. a experiencia nos transmitiu mais informações sobre o acido acético de como pode ser usado em experimentos, já que é mais usado para o dia a dia para certos alimentos, e temperos, bom o acido acético nos ajudou com a influencia do bicarbonato de sódio, mais juntamente com detergente e os outros reagentes, para a nossa criação da lava de um vulcão, o acido acético é acido solúvel em água e em numerosos solventes orgânicos, como o álcool e o éter, o acido acético é um gás incolor, de cheiro penetrante, de sabor azedo, o acido acético é utilizado na produção de acetato de vinila, no qual se obtêm plastico pva.
3. aprendemos varias coisas, que os elementos que utilizamos para o dia a dia serve para outras coisas também, que a função do acido acético, bicarbonato de sódio, detergente, água, corante tem uma grande função, assim como outros elementos que foram pegos para outros tipos de experimentos.
bom aprendemos que o bicarbonato de sódio é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água;
acido acético é acido solúvel em água e em numerosos solventes orgânicos, como o álcool e o éter, o acido acético é um gás incolor, de cheiro penetrante, de sabor azedo, o acido acético é utilizado na produção de acetato de vinila, no qual se obtêm plastico pva;
detergente é um produto químico, que produz espuma ao contato com a água;
gostamos do trabalho experimental e aprendemos varias coisas....

Daiane dos santos de moraes e Ynaê Caroline dos santos 1ºano2 disse...

1º A experiencias que nos mais gostamos foi a de amido de milho com água que foi do grupo do William.
2º memorizamos que o isopor é formado por poliestileno com pequenas bolinhas de ar, e com o thiner o isopor derrete. o isopor por mais grande que seja fica pequeno ao derreter, pois o thiner faz com que isso aconteça com a ajuda da acetona.
3º Ponto positiva da aula é que a gente aprende muita coisa que não sabíamos.
4º que continue assim

Laiza e Amanda 2° 03 disse...

A)1-Gelando refrigerante em 3 minutos.
2- Analisamos as propriedades do sal e do álcool,e porque o sal e o álcool não permitiram que a água congelasse.Bom a água não congelou pois o álcool atrapalhou o congelamento das moléculas da água,ou seja,a água não congelou pois a crioscopia.
3-Aprendemos que quando juntamos um soluto não volátil e não eletrólito à água pura,a temperatura de solidificação da água diminui,ou seja,o álcool atrapalha o congelamento das moléculas de água,para a água congelar seria preciso uma temperatura muito abaixo de zero.

Alessandra e Luana C. 2° 03 disse...

01-Gelando refrigerante em três minutos.
02-Analizamos as propriedades do álcool e do sal,e por que a mistura do álcool sal e água não congelaram.Bom o álcool e o sal não permitem que a água congele e quando colocados juntos em um freezer de uma geladeira comum obtemos um líquido capaz de gelar uma lata de refrigerante em minutos e também o álcool abaixa a temperatura de solidificação da água e sendo assim é preciso uma temperatura muito abaixo de zero para congelar essa mistura.
03-Aprendemos que quando juntamos o soluto não volátil e não eletrólito a água pura,a temperatura de solidificação da água diminui,ou seja o álcool atrapalha o congelamento das moléculas da água

diandra e jacson 2ano3 disse...

1) MENSAGEM SECRETA (COM LIMÃO).
2) Após realizarmos a nossa experiencia percebemos que ,ao passar o ferro em cima do papel com o suco do limão ,ocorreu uma mudança na coloração porque o acido cítrico em contato com o calor, evapora tornando-se assim uma coloração castanha.A forma molecular do ácido cítrico em contato com o calor é :C6H807
3)Aprendemos que a nossa experiencia é uma forma de se mandar recados mas é pouco utilizada hoje em dia ,já que pode não dar certo pois o acido cítrico do limão pode ocasionar queimaduras , e também não aparecer com facilidade o que foi escrito no papel ao passar o ferro. gostamos de ter tido essa oportunidade porque foi divertido apresentar e foi uma aula diferente e muito proveitosa.

Mayara Miranda e Tainara Fronza 2° ano 3 disse...

1. Como encher balão usando bicarbonato de sódio e vinagre.
2. o vinagre, mais conhecido pela química como ácido acético CH3COOH, juntamente com o bicarbonato de sódio NahHCO3 formam uma espuma e o balão começa a encher, isso acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem entre si e liberam um novo gás, o gás dióxido de carbono o CO2, além de produzir também acetado de sódio em solução e a água. Acontecendo assim uma reação química. Sua fórmula química é:
HCO3(aq) + H(aq) ---> CO2 + H2O(l)
Esse é um tipo de reação de dupla troca, ou seja, as duas substâncias juntas reagem e dão origem a duas novas substâncias.

Jaine Marinho,Tairine. 2 ANO 3 disse...

Alunas:Jaine Marinho,Tairine Da Costa
série:2 ano 3

1- MENSAGEM SECRETA(COM LIMÃO)

2- Principal informações cientificas seria o acido cítrico que faz com que ocorra a reação química,quando em contato com o calor ele se fragmenta e muda para uma cor escura, a fórmula do ácido cítrico é C6H8O7,encontrado também em citrinos que seria outras frutas como por exemplo abacaxi,laranja entre outros.É usado como conservante natural (antioxidante),sendo conhecido também como acidulante INS 330,Em bioquímica é importante o seu papel como intermediário no ciclo do acido cítrico,de forma que ocorre no metabolismo de quase todos os seres vivos,e ainda utilizado com produto de limpeza ecológico.
Massa molar:192.123 g/mol
aparência:solido branco e cristalino.
riscos associados:irritante aos olhos e a pele.

3- A nossa experiencia foi legal pois podemos escrever mensagens, quando estivermos em roda de amigos é bem legal.O primeiro nós podemos dar a nossa opinião sobre qualquer tema que estivesse relacionado a química,foi bastante interessante pois podíamos falar o que nós entendiamos sobre o tal tema.
2 bimestre:Era com base em uma reportagem cientifica que nos teríamos de escolher e dar a nossa opinião.
O ultimo foi o mais interessante pois o professor nós mostrou experiencias e nós também podemos fazer experiencias, a maioria foi bastante interessante.E Também aprendemos que devemos ter cuidado quando for realizarmos experiencias.

Maiara Horstmann e Pâmela Cristina Mohr de Souza 2º "3" disse...

Questão 1...
Condução de calor.



Questão 2...
As informações científicas do nosso trabalho sobre a condução de calor, é que em uma calha de alumínio podemos perceber que quando a mesma esquenta e o calor passa de uma molécula e para outra molécula de partícula para partícula , pois o espaço que existia na calha de alumínio vai ficando cada vez menor, fazendo com que as taxinhas caem pois o calor da chama da vela passa para a calha e o calor da calha passa para as taxinha fazendo com que elas caem acontecendo assim a condução.

Questão 3...
Aprendemos várias coisas interessantes, como por exemplo que o alumínio é um ótimo condutor de calor e também que dava de colar taxinhas com velas. E assim podemos perceber também que ao cozinhar algum tipo de alimento o ideal é que seja feito em panelas de alumínio pois os alimentos serão cozidos em menos tempo e com uma aparência melhor.
Em relação aos outros trabalhos bimestrais aprendemos muitas outras coisas como por exemplo como o que é e como fazer um artigo de opinião sem copiar da internet..

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.....

Alessandro Esser, Willian jansen 2°ano ³ disse...

1° A energia por trás dos limões.



2° Os dois metais utilizados a moeda de cobre e o clips de zinco são os eletrodos. Os eletrodos são as partes condutivas de uma bateria, esses eletrodos entram em contato com o eletrolito. O eletrolito e qualquer substancia que contenha IONS livres no caso o suco ácido do limão, que faz que a substancias se torne eletricamente condutiva assim gerando energia.


3° Nós aprendemos que ácido do limão pode gerar energia e quanto maior a acides do limão mais energia ele pode produzir, cada limão pode gerar 0,3 volts ate 1,0 volts dependendo do limão, ligando em sequencia os limões vão gerando mais volts assim aumentando a energia.
As frutas cítricas são as frutas que podem gerar energia.

Wagner galisa e Luana Santos 2°3 disse...

Questão 1- Calor de Calor

Questão 2- No nosso trabalho trocemos informações bem como se colocarmos uma barra de alumínio em chamas de fogo de uma vela podemos perceber que em questão de minutos a barra de ferro ou de alumínio é esquentada "aquecida" pelo calor da chama da vela fazendo com que ocorra uma condução de calor, ou seja, o calor é conduzido de molécula por molécula, partícula por partícula em toda superfície da barra de ferro ou alumínio.

Questão 3- bom, em todo o ano foram realizados 4 trabalhos bimestrais, podemos dizer que de cada um aprendemos um pouco, mais o que mais nos chamou atenção foram os trabalhos do 3° e 4° bimestre, onde se empenhamos para faze-lo, se dedicamos mais e isso fez com que novas idéias e pensamentos surgissem sobre o tema, aprendemos que o calor pode ser conduzido em barras de ferro e alumínio e que o alumínio é o maior condutor de calor

Alessandro Esser, Willian jansen 2°ano ³ disse...



Links para esta postagem

Amanda e Ellan 1º4 EM disse...

3) Ellan : Pude aprender sobre um dos tipos da formação do gás carbônico, também descobrindo que uma experiência com reação química pode também conter uma reação física. Na experiência que fiz as naftalinas mudavam de densidade : uma reação física, graças ao gás carbônico.
Amanda: Achei muito interessante fazer essa experiencia pois pude aprender uma coisa nova que nunca podia imaginar que podia se fazer. Aprendi também sobre os componentes do giz de cera e da vela.

Luziane Sidooski 1°4 disse...

1: Elevado de naftalinas
2: Que quando se junta o acido do vinagre e o bicarbonato de sodio se forma, gás carbonico que faz com que a naftalina fique menos densa que a agua e flutue ate a superficie.
3: Aprendi muito com esse trabalho, me fez ver que com experiencias muito simples podemos aprender muito.

Josiane Grahl e Juliana M. passing 2ºano '2' disse...

3-) Nós aprendemos nesse trabalho, que com coisas simples que temos em casa podemos realizar muitas experiencia simples. E que podemos nos divertir com elas e também despertar a curiosidade em outras pessoas. a cada experiencia que nós vimos e realizamos é um conhecimento a mais adquirido por nós, sem falar que aprendemos muito nesse trabalho.

Mayara Miranda e Tainara Fronza 2° ano 3 disse...

3. Aprendemos a buscar informações cientificas concretas obtidas somente em sites de faculdades, ou seja, tivemos que nos aprofundar em temas que raramente nos chama atenção e tudo com linguagem cientifica. Essas atividades também nos prendeu a atenção por termos percebi que a química pode ser fácil e divertida e que podemos não perceber ou não dar a mínima mais a química está presente no nosso dia- a dia e é fundamental para o mundo.

Tainara e Jeferson 1 03 disse...

1. A quase lampada de lava
2. utilizamos:azeite, água, corante, estomazil e um copo de medidas. Então, colocamos um pouco de azeite em um recipiente, pegamos o copo de medida e colocamos nele 100 ml de água e misturamos o corante. Depois misturamos a água com o corante no azeite. Esperamos por alguns segundos para que o óleo subisse e a água ficasse no fundo, colocamos a pastilha anti-acido para dar a reação. Vimos que a pastilha anti-acido fez a água efervescer, fazendo com que a água e o corante se misturassem no óleo em forma de bolha, fazendo a quase lampada de lava.
3. Aprendemos que a água é mais densa que o óleo.

Chaieni e Ana Paula disse...

1- Nosso trabalho é relacionado a pedra que pega fogo na água.
2- Nossa experiencia mostrava da pedra que pega fogo na água, isso não é normal mais com a pedra de carbureto é pois ela tem junto com a água um gás inflamavel e a pedra tem duas substancias o gás acetilenico e hidrogio de calcio.Em nossa experiencia usamos um prato de pocelana, uma pinça, fosforo, água e a pedra de carbureto( também conhecida como pedra de carbeto em nome cientifico), foi pegado um prato de porcela e colocado a pedra de carbureto dentro com um pouco de água e colocamos fogo, aconteceu varias chamas.
3- Que nem todas as pedras pegam fogo, mas ha algumas que pegam exemplo a pedra de carburetro, se foce colocado em uma brita claro que não ia pegar fogo porque para essa experiencia tem que ter uma pedra própria, que tem suas substancia.

maria vicitoria e rafaela disse...

1- furando a batatinha com canudinhos , e apagando o fogo com ar.
2- não lembramos.
3-todos pontos positivos pois as aulas foram boas.
4-que tenham mais misturas quimicas,.

Alice e Daiane disse...

1.Ar Apagando o Fogo,Subindo em Cima de Lâmpada,Canudo na Batata,Sentando em Cima de Pregos.
2.Fechando com o dedo em cima do canudo conseguimos enfiar na batata e que 3 lâmpadas e uma duzia de ovos podem aguentar até 50k.
3.Ponto Positivo:Trabalhos em vez de provas,melhor entendimento da explicação.Ponto Negativo:Questões muito difíceis,a maioria das provas são individuais.
4.Mais provas em duplas ou grupos e com consulta,atividades fora da sala de aula.

Ederson,Jonatan,Marcelo e joão Paulo disse...

1-Enchendo balão com bicarbonato de sódio e vinagre
2-primeiro você pega uma garrafa e põe um pouco de vinagre,em seguida você coloca uma colher de bicarbonato dentro do balão.Aí você pega e põe a boca do balão sobre a boca da garrafa erguendo o balão para que caia o bicarbonato dentro do garrafa entrando em contato com o vinagre e assim fazendo com que libere um gás que fará o balão encher.
3-Que o vinagre é um ácido e o bicarbonato é um sódio quando entram em contato ocorre um tipo de ferventação.

Pabline,Leticia,Rafaela,Gabriela Moura 8ª 03 disse...

01: a) Interpretação científica nos fenômenos,potência de base 10,propriedade da matéria,estuda a química,característica dos átomos,ligações químicas,movimento retilíneo uniforme.
b) Ovo na garrafa:Os alunos arrumaram fogo no algodão e arrumaram o algodão dentro da garrafa isso ocorreu,pois a pressão fica abaixo sai vapor e suga o ovo quando os alunos não arrumavam fogo no algodão e arrumaram ele dentro da garrafa o ovo não entrava,pois quente aumenta pressão e o frio diminui fazendo com que o ovo não entre.

Felipe Andreazza,Andre Wellington M disse...

A)1)O tema que mais gostamos de aprender foi átomos,e o MRU (movimento retilíneo uniforme).
2)As principais informações que conseguimos memorizar foi a do átomo.
3)Pontos Positivos:aulas bem explicadas bem elaboradas
Pontos Negativos:algumas bagunças e ficar fora das aulas.
4)Aprender novos assuntos e aprender novos experimentos e passar de ano.
Alunos: Felipe Andreazza,André ,Wellington M

Hestefany, Keyse, Joao 8º série 3 disse...

1. Dos Átomos

2. Sobre os fenômenos (físicos e químicos), matéria, estados físicos da matéria, como se calcular a velocidade de um elemento, propriedade da matéria.

3. Positivos são os momentos de descontração, as aulas na sala de informática. E negativo é quando o pessoal não participa.

4. Que seja criado um laboratório de ciência.

Pabline,Leticia,Rafaela,Gabriela Moura 8ª 03 disse...

c)Pontos positivos:Com essa aula aprendemos um pouco mais da ciência de uma forma diferente e bem dinâmica,foi muito legal e interessante.Pontos negativos:Acho que o ponto negativo é que não deu para ver todas as apresentações.
4)Que tenha mais apresentações de ciências e que tenha mais tempo para ver todas elas,e que tenha mais eventos científicos

jaqueline.,adrielee e janaina 8série 3 disse...

1.todos os temas principalmente sobre ligações iônicas,estudo da física e movimento retilíneo uniforme.
2. do movimento retilíneo uniforme e do estudo da física .
3. positivos:sob explicar os assuntos muito bem,faz aulas diferentes,gosta de todos os alunos ,é brincalhão,extrovertido.......
negativos:as vezes tem muito barulho nas aulas mais ele consegue controlar todos os alunos.
4.eu acho que o professor não precisa de sugestoẽs é só continuar assim.

Mayara e Cleiton. 8ª série 3. disse...

1-Movimento Retilíneo Uniforme e Átomos;

2-Como se calcula a velocidade de um elemento, fenômenos físicos e químicos e estados físicos da matéria;

3-Positivos: boa explicação e experiências.
Negativos:Algumas conversas dos alunos fora de hora e assunto;

4-Que seja criado um laboratório de ciências para melhores pesquisas.

Ariel Gustavo Reiter e Maria Eduarda 8º série 03 disse...

Alunos: Maria Eduarda e Ariel Gustavo 8º3
1- Um dos experimentos mais interessantes foi o canudo atravessando a batata quando tem uma de suas aberturas fechadas, possuindo muita pressão. Outro experimento interessante foi o da caixa anti gravidade, onde as bolhas de sabão flutuavam.

2- Se pisarmos em ovos na posição vertical eles não se quebram, pois sua resistência é maior do que na horizontal. Se molharmos uma sédula de dinheiro no álcool que possui maior porcentagem de água ela não queimará facilmente.

3- Pontos positivos: experiencia criativas e novas, atividades no blog e aula diversificada em geral.
Pontos negativos: as aulas praticas com experiencias são muito curtas.

4- A criação de um laboratório especifico nas aulas de ciências.

Eduarda, Gabriela e Kaira 8º 03 disse...

1- Durante o ano aprendemos várias coisas que com certeza iremos levar conosco. Entre esses assuntos o que mais gostamos foi dos Átomos: ligações iônicas e tudo mais; as experiências que vimos com outras séries, e a palestra.

2- Na ciência aprendemos várias coisas que provavelmente jamais iríamos aprender. Várias coisas aprendemos, e todas elas com certeza são importantes para as nossas vidas.

3- Positivos: o professor sempre interagindo com nós;
diferentes assuntos que provocam nossas curiosidades.

Negativo: Os assuntos são muito complexos e difíceis de aprender.

4- Que possamos aprender mais e mais, que outras experiências possam nos surpreender.

Bruno L. Franz, Christopher A. Cardoso, Jéssica Aline. 8ª série 3 disse...

1-As ligações iônicas, porque usamos a tabela periódica e com isso aprendemos muito mais sobre os elementos químicos.Fenômenos físicos e químicos com todos seus resultados .

2-As experiencias químicas e físicas, misturas de elementos. Ex: Lata dançante, circulo que sobe e desce a rampa, esfera de plasma, os 900 pregos na cadeira.

3-Positivos: Animação do professor, suas ideias e suas experiencias que ajudaram e incentivaram os alunos a gostarem e aprovarem oque ele fazia, onde demonstrou interesse a ensinar os alunos, e os alunos demonstrarem interesse nas aulas.(Pontos negativos não tem)

4-Continuar esse trabalho que incentiva os alunos a estudar ciências e que tenha mais ideias para o ano que vem.

wesley e welligton lamin disse...

wesley e Wellington lamin
1 a sobre a velocidade foi show quando nós fomos la na praça para sabermos em quanto tempo os veiculo levavam para percorrer 15 m e
agente sugere que tenha mais atividades que façam os alunos saírem
da rotina
b 0 as formulas para calcular a velocidade que foi bem memorizado o professor ensinou bem
c o legal foi que o professor faz atividades bem legais e os chatos é que ficamos muito tempo em um assunto
d) aulas bem diferenciadas estimulam o aprendizado e dispertam o interesse dos alunos

Unknown disse...

jean carlos 2.3 ensino médio
1 energia gerada a partir do limão
2. ao introduzir no limão duas placas de metal constituem de matérias diferentes terá inicio uma reação que fará com que os elétrons flutuam de modo ordenado em uma determinado direção que vai de uma placa metálica que os elétrons é denominado de corrente elétrica.os produtos que era 14 limão, fio de cobre de 15cm,clipes placas de zinco tesoura.3 eu aprendi que as capacidade que vários limão de fornecer energia ao produtos que são utilizado para que led´s tem energia ligassem com placa sendo sua principal fenômeno que situação de que suco fornecem os elétrons na sua composição.































lucas mateus bratfisch kisner disse...

1)o tema de derrubar os copo com balde e tambem a da nota de 100 R$
2)fogo,balde,copos,
3)pontos positivos e que eu gostei das experiencias e os pontos negativos e que as experiencias sao muitos perigosos
4)que tenham mais misturas quimicas e mais esperiencia no 2014 do que 2013 que 2013 foi poucas experiencia

Dara P. Lucas M. disse...

1) No nosso trabalho o objetivo era apresentar o movimento das naftalinas causado pela reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre. Tendo como tema imitar a ação do refrigerante.
2)O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz bolhinhas de ar.As bolhas de ar agarram-se às bolas de naftalina.
As bolhas de ar atuam como boias e deslocam as bolas até à superfície.As bolinhas ficam temporariamente a flutuar.Na superfície da água, as bolas de naftalina perdem algumas bolhas de ar, ficam mais pesadas e voltam a afunda.Sem parar, as bolinhas continuam a subir e a descer.
3)Aprendemos que o bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produzindo bolhas de ar, essas bolhas conseguem fazer objetos como naftalina flutuarem, e podemos compreender um pouco sobre o que são as reações químicas e o que elas são capazes de fazer e como estão presentes no nossa dia a dia, mas não somos capazes de parar para tentar compreender e analisar os fatos. coisas tão simples.

Thiago Antonio Metzger 1 ano noturno disse...

A) 1-Derretimento de espor com thiner-a reação libera o ar dentro do poletireno.
2-O esopor é um plástico,ele é ''inflado'' com ar como o thiner é muito concentrado ele reage com o esopor e faz com que o ar do esopor (polestireno) seja liberado assim só sobrara o polestireno o nosso trabalho demonstrou que o esopor é um plástico e que ao entrar em contato com o thiner ele reage saindo muitas bolhas de a que é o ar que infla o polestireno e o que dá volume ao polestireno formando o conhecido esopor.
3-que o espor é um plástico que é inflado como uma esponja só que o ar não escapa por isso ele é grande porem leve e frágil pois boa parte de si (calculo em torno de 70% é ar) e tambem que ao reagir com solventes concentrados(thiner,acetona pura...) o ar é liberado deixando assim só o polestireno.

JEAN, JANICE 1 ANO NOT disse...

Jean,Janice,Karine e Andrei.
1- O tema do nosso trabalho bimestral foi sobre o barômetro,um aparelho usado par medir a pressão da atmosfera e também para indicar a umidade do ar.
2-A pressão da atmosfera muda dependendo da quantidade de água que há no ar.
3-Que um aparelho tão simples pode indicar qual é a pressão da atmosfera.

Anônimo disse...

1 vulcaes e sao ou mesmo de seus a tem varuiaos

lindimarweiss disse...

Erupção vulcanica. Foi usado materiais como; vinagre ,bicarbonato de sódio, corante vermelho ,e água. REAÇÃO; juntando os materiais foi começando a reagir uma espuma saiu, formando uma erupção . o que foi aprendido é que os vulcoẽs são muito perigosos e radicais.

Ramon Kanitz 1°Noturno disse...

1- Energia eolica
2- Quando a helice do ventilador ganhasse força e girasse irá carregar o Capacitor e passar pelo diodo que transforma a corente alternada em corrente continua. Assim gerando energia verde, a energia com pequenos indices de poluição.Isso irá acender algumas leds que representavam postes em uma maquete ecologica
3- Aprendi que é possível gerar energia sem poluir, noções de uma cidade sustentavel e aproveitamento do vento como fonte de energia

DAMARIS, CLEONICE, KAROLINE 1 ANO NOT disse...

1)Nosso trabalho fala sobre o efeito da luz, e suas cores, o Esperimento da garrafa.
2) Nosso trabalho fala sobre o arco íris e suas cores, o arco íris é um fenômeno meteorológico e opico, que ocorre quando a luz solar incede sobre as goticulas

LUIS RODRIGO NECKEL 1 ANO NOT disse...

1. VULCÃO
2- OS INGREDIENTES QUE USAMOS PARA FAZER O VULCÃO FORAM : BICARBONATO , VINAGRE , CORANTE , ARGILA , ÁGUA MORNA E FERMENTO DE BOLO MISTURAMOS O BICARBONATO E O FERMENTO DE BOLO , E COLOCAMOS NO CENTRO DE UM TÚNEL FORMADO POR ARGILA. DEPOIS MISTURAMOS E VINAGRE E ÁGUA QUENTE E O CORANTE, JOGAMOS NO CENTRO DO TÚNEL SOBRE A MISTURA DO BICARBONATO. DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS A SIMULAÇÃO DO VULCÃO COMEÇOU A EXPLODIR. A REAÇÃO ACONTECEU ATRAVÉS DA MISTURA DO VINAGRE E DO BICARBONATO.

Maico K.-Franciele G.- Thomas S. 2 noturno disse...

1-bola de gelo brilhante.
2-a formação do gelo- As moléculas, por estarem numa temperatura a baixo de 0°c, entram em contato e se aproximam e apenas emitem vibrações. o gelo se forma pela condensação dos moléculas da água, H e O.
ligações elétricas- a ligação da energia (positiva e negativa) fazendo com que ela saia da bateria e passe pelo fio de cobre (mais adequado) onde com isso faz que a energia passe para a luz fazendo-a acender.
3- aprendemos a fazer ligações da energia e água corretamente sem que aconteça uma explosão ou curto, nos permitindo acender a lampada dentro da água congelada.onde também percebemos que com coisas que temos em casa podemos fazer experiencias químicas e se divertir aprendendo.

Gabriela Krueger, Bruna Senem, Diulio Doering disse...

1. Qual o tema do seu trabalho?
R: Ovo engarrafado.

2. Quais são as principais informações científicas do seu trabalho?
R: Os fósforos acesos ao serem deitados para o frasco aquecem o ar que se encontrava no interior. Um gás quando é aquecido passa a ocupar um volume maior do que o inicial. Quando o gás se contrai-se, passando a ocupar um volume inferior. A partir do momento em que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia a sua contracção a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores. Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco para diminuir a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste. Ou seja, o ovo vai ser obrigado a ocupar o espaço deixado pelo gás que se contrai à medida que a temperatura baixa. Ou seja, aprendemos mais sobre a pressão atmosférica do ar, então o objetivo de fazer com que o ovo entrasse sem quebrar era mostrar a pressão atmosférica existente no ar.

3. O que vocês aprenderam realizando esta atividade?
R: Nunca tínhamos feito um trabalho assim, achamos muito criativo e através dele aprendemos mais a trabalhar em grupo, a organizar e principalmente a fazer um experimento desde o seu princípio, pois nunca tínhamos realizado. Nos esforçamos mais também, pois foi um trabalho que exigiu de nós, diferente dos que os demais professores fazem, que é só pesquisa e entrega. Além claro de entender um pouco mais sobre a pressão atmosférica do ar e o que ela pode fazer, como por exemplo, empurrar um ovo para dentro de uma garrafa sem danificá-lo.

Jose bento fernandes 1 ano noturno disse...

1-densidade com bolinha de naftalina
2-as principais informações cienticas é que a densidade fazia a bolinha de naftalina descer e subir no copo
3-que as bolinhas de naftalina foram carregadas por bolhas de bicarbonato de sodio

Damaris,Cleonice, Karolina, Sabrina disse...

2) continuando... para fazer esse experimento é necessario os seguintes produtos: uma garrafa pet, com agua, e uma lanterna. Na lanterna existem muitas cores mais elas ficam todas juntas e não conseguimos destinguilhas, então a agua é como um reflexo que separa as cores, exatamente como a nuvem faz com o sol.
3) Aprendemos que basta passarmos qualquer luz por um copo da agua, por exemplo ele vai separar as cores q estão juntas. Porque qualquer luz seje branca ou amarela, na verdade elas tem muitas cores juntas.

Douglas,Carlos,Wesley 1 ano not disse...

1- Vulcões em erupções.
2-Embora representam e naturais temor em que resida nas proximidades, os vulcões também são considerado fontes de observações cientificas.
3-A erupção de um vulcão pode trazer devastação, mortes e destruição em grandes proporções acabando com montanhas ilhas e cidades.

Andrei e Karine 1 ano noturno disse...

1- Barometro equipamento usado para ferificar a presão do ar e a humildade e disser se vai chover ou não.

2- O Barometro identifica a humidade do ar e diz se vai chover.
3- Aprendemos que com um simples aparelho feito em casa agente pode sabe se vai chover ou não.

Leticia e Luana 2º ano noturno... disse...

1. Bolinhas de naftalina saltitantes;
2.O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar ao redor da naftalina): H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)
3. Aprendemos que praticamente em quase todas as experiencias usa-se a água que serve como solvente, e que simples elementos como o bicarbonato e vinagre, reagem formando bolinhas ao redor da naftalina, o dióxido de carbono, fazendo com que elas se movam para cima e para baixo, até esgotar a reação. Isso prova que as naftalinas não causam um papel tão importante, servem apenas para a reação formada se fixar, e causar o movimento.

Leticia e Luana 2º ano noturno... disse...

1. Bolinhas de naftalina saltitantes;
2.O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar ao redor da naftalina): H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)
3. Aprendemos que praticamente em quase todas as experiencias usa-se a água que serve como solvente, e que simples elementos como o bicarbonato e vinagre, reagem formando bolinhas ao redor da naftalina, o dióxido de carbono, fazendo com que elas se movam para cima e para baixo, até esgotar a reação. Isso prova que as naftalinas não causam um papel tão importante, servem apenas para a reação formada se fixar, e causar o movimento.

Leticia C e Luana 2º ano noturno... disse...

1. Bolinhas de naftalina saltitantes;
2.O bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono (por isso surgem pequenas bolhinhas de ar ao redor da naftalina): H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)
3. Aprendemos que praticamente em quase todas as experiencias usa-se a água que serve como solvente, e que simples elementos como o bicarbonato e vinagre, reagem formando bolinhas ao redor da naftalina, o dióxido de carbono, fazendo com que elas se movam para cima e para baixo, até esgotar a reação. Isso prova que as naftalinas não causam um papel tão importante, servem apenas para a reação formada se fixar, e causar o movimento.

Dã Lucio, Rodrigo - 3° ano 02 disse...

1 - Reação de amido de milho misturado a água
2 - Com a mistura da aguá juntamente com o amido de milho, podemos reparar um fluido que é ao mesmo tempo líquido e sólido, e o primeiro físico/químico a reparar foi Isac Newton, que definiu a seguinte regra, fluidos Newtonianos, são aqueles líquidos que ao sofrerem qualquer tipo de pressão externa, não sofrem deformação, e os Não-Newtonianos que se deformam dependendo da pressão externa.
3 - Com este trabalho, podemos aprender porque temos um fluido com dois estados diferentes, algo que acontece no dia-dia, de muitas pessoas que cozinham e utilizam amido de milho em suas receitas, mas que ninguém realmente para para pensar o porque isso acontece.

Jéssica Gonçalves e Bruno Gustavo. 3 ano 2 M disse...

1- Bomba de cloro.
2- É uma espécie de bomba que utiliza a pressão de gases. O gás clorídrico em reação com o açúcar da coca cola, junto com o gás, aumenta a pressão na garrafa fechada até explodir.
3- Observamos que os elementos da coca+cloro ocorre uma reação química, es explosão pode acabar voando estilhaços e acertando uma pessoa, serve para alertar sobre os riscos, podendo até mesmo explodindo na própria mão. O gás liberado na reação é nocivo a saúde e não deve ser inalado. Acontece uma reação exotérmica que libera calor.

Rodrigo 3°2 disse...

3-eu aprendi que é muito facil realizar uma reação quimica, com produtos muito simples

Luana Ribeiro 2ª Noturno disse...

1)Bolinhas de naftalina saltitonas
2) As informações são que, bicarbonato de sódio reage com o ácido do vinagre e produz uma substância gasosa, o dióxido de carbono fazendo com que surgem pequenas bolhinhas de ar elevando as bolinha a submergirem até a superfície.
3) Aprendemos que a reação química do bicarbonato de sódio com o vinagre fazem com que bolhas de ar que se formam acabam grudando nas bolinhas de naftalina fazendo com que elas subam até a superfície , fazendo um efeito de ''bóia'' sobre a naftalina elevando-a até a superfície e então seu efeito se esgote estourando essas bolhas de ar afundando novamente.

Thais Dorpmuller, Sra Camila 2 ano 3 disse...

Thais Dorpmuller:
1- Condução de Calor
2- Esse tema aborda umas das formas mais eficazes de conduzir o calor, que é pelo alumínio isso acontece por que ele é um semi condutor e assim esses agem com características, de isolantes e condutores. Por terem ligações covalentes e suas ligações serem mais frágeis.Por isso que o procedimento das taxinhas caírem ocorriam em média de 1 em 1 minuto.
3- Pra mim foi um aprendizado totalmente aperfeiçoado eu já tinha a ideia de que o alumínio era um excelente condutor de calor me aperfeiçoei na parte química pois aprendi um pouco de ligações covalentes e descobri novas experiências fáceis em relação a condução de calor

Sara Camila:
1-O que é água?
2-A água é uma substancia composta de hidrogênio e oxigênio.A água apresenta vários estados como sólido, líquido, gasoso. A água não tem só uma substância ou estado, são vários estados assim como a substância que é a substância composta que vem do oxigênio e do hidrogênio, fazendo diferenciações em nosso corpo, por exemplo, limpando o que se há de mais dentro do nosso corpo.
3- Desde as apresentações do Cienciapédia até as nossas experiências, claro que que gostei do Cienciapédia, vi experiências que nunca imaginava que existisse, e nas apresentações de nossas experiências, achei que uns foram bem bons, mas sendo que o meu foi bem simples foi o que eu poderia no máximo fazer, foi legal!

julio cezar disse...

Aluno: Júlio Cezar Schmidt 3°1

1- A Mancha que se Desmancha

2- Um experrimento que alem de envolver quimica, envolveu fisica,. tinha como objetivo mostrar as diferentes vizcosidades dos liquidos. o liquido principal, o detetergente, fez com que as gotas de corantes não se misturassem.

3- 3 - Com essa atividade, aprendemos a pensar mais em grupo, separando as atividade que cada integrante do grupo iria realizar, além de, aprendermos mais sobre alguns conceitos científicos, o poder da viscosidade e a elaboração de experiencias, podemos também, melhorar nossa apresentação oral diante de outros alunos e professores do colégio.

wilson disse...

show de bola... ;)

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes