ATIVIDADE FINAL - ENSINO MÉDIO - RELAÇÃO ORGANISMO HUMANO


Glóbulo vermelho
Molécula de Hemoglobina
Bem vindos, estudantes!

Seja bem vindo a quarta e última avaliação no blog de 2012, não esqueça de ler com atenção e realizar a atividade com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia a questão;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.


QUESTÃO:

Qual a relação que existe entre o processo de oxidação/redução e o transporte de oxigênio, no organismo humano? Isto nos mantém vivos? Justifique.



BOM TRABALHO
FELIZ 2013















46 comentários:

ketelim, Andressa, Kleiton,Lucas. 1 ano 1 disse...

Nome:Ketelim,Andressa,Kleiton,Lucas.
1ano 1.
R: É preciso que o ferro em nosso corpo seja oxidado para que haja o transporte de oxigenio nele.Sim pois todo ser vivo precisa de oxigênio inclusive as células que mantem o nosso corpo funcionando corretamente.

Franciéle,Maiara,Cristiane,Willian e Jean..1° ano 4 disse...

A fotossíntese envolve dois processos ligados:

- a oxidação de H2 O em O2 mediada pela luz e produção de ATP – fase Foto
- a redução do CO2 em moléculas orgânicas, onde o ATP é utilizado – fase Síntese.........
A respiração aeróbica envolve a oxidação de moléculas orgânicas em CO2 com redução do
O2 em H2 O e dissipação de energia em forma de calor.

Sim, A Fotossíntese está muito ligada a Respiração, ou seja pode-se dizer que a fotossíntese e a
respiração são espelho uma da outra, e, de maneira geral, há um balanço entre estes dois processos
na biosfera (= soma de organismos na Terra).

Cassandra,Jaine,joacir,tairine disse...

1-A combinação do oxigênio com outros elementos forma óxidos, cuja reação com a água produz oxiácidos e bases. A combinação dos quais existem numerosas famílias e variedades, presentes na natureza na maioria dos fenômenos geológicos. Inúmeras substâncias orgânicas, como álcoois, ésteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres, também possuem átomos de oxigênio em sua estrutura.

Jheniffer,Fernanda,Yago,Dara e Luana Polini. 1°ano 04 disse...

A oxidação e a redução são processos químicos complementares, que envolvem a perda de elétrons por um dos reagentes (oxidação) e o correspondente ganho de eletrões por outro reagente (redução). Devido às suas características, estes processos, também conhecidos por reações redox, decorrem em simultâneo e de tal forma que o número de eletrões libertados na oxidação é idêntico ao número necessário na redução.
Alguns processos de oxidação comuns são a oxidação de metais (que inclui a formação da "ferrugem", ou óxido de ferro) e as combustões.Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida

Tainara e Gabriele disse...

Alunas:Tainara e Gabriele
Serie:1ano1

Resposta..

Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são comuns na vida diária e nas funções vitais básicas como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas a respiração e a fotossíntese.
Os organismos vivos são compostos de moléculas destituídas de vida. Quando estas moléculas são isoladas e examinadas individualmente, elas obedecem a todas as leis físicas e químicas que descrevem o comportamento da matéria inanimada. Não obstante, os organismos vivos possuem atributos extraordinários que não são exibidos por uma coleção de moléculas escolhidas ao acaso.

Thiago, Renata, Thais, Josiane, Isabel disse...

Historicamente os termos oxidação e redução estavam associados a processos químicos que implicavam o ganho ou perda de oxigénio, respectivamente, por parte de compostos químicos. Estes processos incluem, por exemplo, a combustão do carvão ou a reacção de um metal com o oxigénio (como o aparecimento de ferrugem numa peça de ferro). Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. Esta cadeia de transporte de eletrões termina no oxigénio, que tem uma grande importância como aceitador final dos eletrões, ou, no caso dos microrganismos anaeróbios, no enxofre ou noutros compostos que tomam o papel do oxigénio.

Cleton ,Carlos, Luana e Franciane . 1°ano1 disse...

Pois as hemácias que transportam o oxigênio, são ricas em ferro, que ao chegar nos pulmões,
se oxida formando óxido de ferro e assim é transportado pela hemácia até a célula que absorve só o oxigênio.
Alterações na presença do ferro ou a deficiência causa a anemia ou anemia falciforme que é hereditária
Sim, isto nos mantém vivos, porque está ligado principalmente aos processos de respiração metabólica,
onde o mesmo é quebrado a partir de inúmeros processos, gerando energia para a célula, sendo esta a verdadeira respiração.

Natanael, Daiane, Lucimara disse...

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons

alessandra wagner luana santos e jacson disse...

alunos:Wagner, Luana santos, Alessandra e Jacson...

primeiro ano 4.
resposta:
A fotossíntese é o inicio da maior parte das cadeias alimentares no planeta. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver, porque a base da sua alimentação encontra-se sempre nas substâncias orgânicas produzidas pelas plantas clorofiladas. Sobre o processo fotossintético, podemos afirmar corretamente que durante a etapa fotoquímica ocorre:

a) Liberação do oxigênio e redução do NADP.

b) Fotólise da água e oxidação do NADP a NADPH.

c) Redução do NAD a NADPH e fotofosforilação do ATP.

d) Fotofosforilação do ADP e fixação do carbono.

claudionei,jardel,jhone 3 ano 1 disse...

Pois as hemácias que transportam o oxigênio, são ricas em ferro, que ao chegar nos pulmões,
se oxida formando óxido de ferro e assim é transportado pela hemácia até a célula que absorve só o oxigênio.
Alterações na presença do ferro ou a deficiência causa a anemia ou anemia falciforme que é hereditária
Sim, isto nos mantém vivos, porque está ligado principalmente aos processos de respiração metabólica,
onde o mesmo é quebrado a partir de inúmeros processos, gerando energia para a célula, sendo esta a verdadeira respiração.

MICHEL TADEU SCHREIBER 3º ano 1 disse...

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada.
Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Exemplo: quando o óxido de cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para que ocorra sua redução, o gás hidrogênio entra em contato com o óxido de cobre super aquecido e, como resultado, ele perde oxigênio e vai aos poucos se tornando rosa, pois está sendo reduzido a cobre.
Transporte de oxigênio:o oxigênio entra dentro dos pulmões e chega a sua menor parte o alvéolo, que é um pequeno saco onde ocorre constantemente passagem de sangue. O oxigênio ao chegar ao alvéolo ligase a uma célula chamada hemoglobina, nisto damos o nome de oxihemoglobina e que leva o oxigênio as células do corpo. Vale ressaltar que a hemoglobina é feita principalmente por um sal mineral chamado ferro e por isso a pessoa com carência de ferro fica com falta de ar.
Sim,sem isso não vivemos, pois está diretamente ligado ao nosso processo de respiração metabólica

Adriele e Naiara 3º ano 1 disse...

Alunas: Adriele e Naiara
Série: 3º ano Matutino

Resposta:
Lavoisier foi o primeiro a demonstrar que animais vivos consomem oxigênio, gerando dióxido de carbono. Mas, foi somente no começo do século XX que demonstrou-se que as oxidações biológicas são catalisadas por enzimas intracelulares. Sabemos que a glicose é completamente oxidada a CO2 por processos conhecidos como Glicólise e Ciclo do Ácido Cítrico.
Nos sistemas vivos, o processo de transferência de elétrons que conecta essas reações parciais, ocorre através de um caminho complexo que culmina com a liberação de energia livre na forma de ATP (Adenosina Trifosfato).
Os 12 pares de elétrons envolvidos na oxidação da glicose não são transferidos diretamente ao O2. Antes, eles são transferidos para as coenzimas NAD+ (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e FAD (Flavina adenina Dinucleotídeo) para formar 10 NADH + 2 FADH2 nas reações catalisadas pelas enzimas glicolíticas e enzimas do ciclo do ácido cítrico. Os elétrons passam, então, para uma cadeia transportadora de elétrons onde, através da reoxidação do NADH e FADH2, participam de redução-oxidação de cerca de 10 centros redox até reduzir O2 em H2O.

josias deise 3° 1 disse...

O funcionamento normal das células depende de atividades metabólicas intimamente organizadas das organelas citoplasmáticas. Gerar energia é a atividade principal de todas as células e há uma organela citoplasmática que se dedica especificamente ao metabolismo energético e à produção de ATP nas células eucarióticas: a mitocôndria.

Estas que, como organelas especializadas, desempenham importante papel na manutenção do perfeito funcionamento e equilíbrio celular.

Sendo assim, o trabalho realizado tem por objetivo levar ao entendimento de todos o papel da mitocôndria na manutenção da vida, bem como sua formação, estrutura, função, importação de proteínas, mecanismo da fosforilação oxidativa, biogênese e patologias causadas por falhas nas mitocôndrias, o que vem atraindo cada vez mais a atenção para essas importantes organelas.






A oxidação e a redução são processos químicos complementares, que envolvem a perda de eletrões por um dos reagentes (oxidação) e o correspondente ganho de eletrões por outro reagente (redução). Devido às suas características, estes processos, também conhecidos por reações redox, decorrem em simultâneo e de tal forma que o número de eletrões libertados na oxidação é idêntico ao número necessário na redução.
A espécie química que perde eletrões é oxidada e atua como agente redutor (dador eletrões) e a espécie química que aceita eletrões é reduzida e atua como agente oxidante (aceitador de eletrões).
Alguns processos de oxidação comuns são a oxidação de metais (que inclui a formação da "ferrugem", ou óxido de ferro) e as combustões. Entre os processos de redução comuns estão, por exemplo, os métodos de extração de metais a partir de minérios.
A eletronegatividade, que indica a capacidade de um elemento para captar eletrões, é proporcional ao potencial oxidante de um elemento. Os elementos mais eletronegativos têm um grande potencial oxidante, pois têm grande tendência para formar iões negativos. Da mesma forma, os elementos com eletronegatividades baixas têm um elevado potencial redutor, pois formam facilmente iões positivos. O flúor é o oxidante mais forte, sendo agentes oxidantes comuns o peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e os iões hipocloritos contidos nas lixívias. O lítio é o elemento redutor mais forte, sendo o hidrogénio um dos agentes redutores mais comuns.
Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. Esta cadeia de transporte de eletrões termina no oxigénio, que tem uma grande importância como aceitador final dos eletrões, ou, no caso dos microrganismos anaeróbios, no enxofre ou noutros compostos que tomam o papel do oxigénio.

Bianca, Dione, Joana disse...

nomes:Bianca, Dione, Joana
°3 série 01
Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. Esta cadeia de transporte de eletrões termina no oxigénio, que tem uma grande importância como aceitador final dos eletrões, ou, no caso dos microrganismos anaeróbios, no enxofre ou noutros compostos que tomam o papel do oxigênio.

Crislani, Jean e Rodrigo disse...

3ano do ensino médio alunos: Crislani, Jean e Rodrigo:
Lavoisier foi o primeiro a demonstrar que animais vivos consomem oxigênio, gerando dióxido de carbono. Mas, foi somente no começo do século XX que demonstrou-se que as oxidações biológicas são catalisadas por enzimas intracelulares. Sabemos que a glicose é completamente oxidada a CO2 por processos conhecidos como Glicólise e Ciclo do Ácido Cítrico.xaminaremos agora, como os elétrons são removidos e transportados, a partir da glicose, por processo de oxidação. Oxidação Biológica: Processo em que a matéria orgânica é decomposta através do fornecimento de oxigênio à atividade dos microrganismos.

Luciana e Marileusa disse...

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons

Lucas Dias 3º 1 disse...

Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.

wilham e Leandro 3º I disse...

sim tem tudo a ver com o nossa sobrevivência as hemácias que transportam o oxigênio, são ricas em ferro, que ao chegar em nossos pulmões,se oxida formando óxido de ferro e assim é transportado pela corrente sanguínea até a célula que absorve o oxigênio. Com oxidação pode ocorrer em três momentos : quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Sem essas substâncias nós morreríamos pela falta de oxigênio.

Alunas:Caroline, Danieli, Jakeline e Stéfani disse...

Precisamos de ferro no nosso corpo porque ele faz o transporte de oxigênio mantendo as nossas células vivas.

Anderson, Jacson, Júlio, Níkolas, Bruno disse...

Alunos : Anderson, Jacson, Júlio, Níkolas e Bruno

O transporte de oxigênio para as células, está presente nas hemácias (responsáveis pela coloração vermelha do sangue) formada pelas moléculas de hemoglobina que contém o ferro e é responsável pela oxigenação dos organismos vivos, as alterações na presença do ferro ou a deficiência causa a anemia ou anemia falciforme que é hereditária.Graças a esse processo nossas hemácias transmitem oxigênio o que nos possibilitas nos manter vivos. Pois caso não houvesse esta reação as células iriam morrer por não ter oxigênio e nosso corpo estaria nenhuma imunidade, tornando nos assim propensos a doenças

Daniela, Dhara, Fernando & Josiane... disse...

Alunos: Daniela, Dhara, Fernando & Josiane.
série: 2ºano 1

A oxidação e a redução são processos químicos complementares, que envolvem a perda de elétrons por um dos reagentes (oxidação) e o correspondente ganho de elétrons por outro reagente (redução), A espécie química que perde elétrons é oxidada e atua como agente redutor e a espécie química que aceita elétrons é reduzida e atua como agente oxidante.
Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de elétrons entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. Esta cadeia de transporte de eletrões termina no oxigênio, que tem uma grande importância como aceitador final dos elétrons, ou, no caso dos microrganismos anaeróbicos, no enxofre ou em outros compostos que tomam o papel do oxigênio.

OBS: Feliz natal e um próspero Ano Novo... Te adoramos Profº. sz"

Djuliano, Tainara, Leandro e Natália disse...

Alunos: Djuliano, Leandro, Natália e Tainara.
Série: ano .
Resposta: A relação existente entre oxidação e transporte de oxigênio é a de que a glicose é completamente oxidada a CO2 por processos conhecidos como Glicólise e Ciclo do Ácido Cítrico. Nos sistemas vivos, o processo de transferência de elétrons que conecta essas reações parciais, ocorre através de um caminho complexo que culmina com a liberação de energia livre na forma de ATP (Adenosina Trifosfato).Glicose oxidação é um processo químico que fornece energia para que um organismo para realizar todas as suas atividades necessárias. Durante este processo, a partir de glicose é decomposto em dióxido de carbono e água, e a energia é libertada. O processo de libertação de energia dos alimentos é chamado de respiração, ou respiração celular, uma vez que é uma série de passos que ocorrem no interior de células vivas. É importante não confundir a respiração, ou glicose oxidante, com a respiração.
Um simples açúcar molécula de glucose, é utilizada para construir hidratos de carbono mais complexos, como o amido e celulose.
A oxidação da glicose é um processo aeróbico, o que significa que necessita de oxigénio para a reação química ocorra. A oxidação é, na verdade, qualquer reação em que o oxigénio é combinada com uma outra molécula, a molécula que se combina com a molécula de oxigénio é dito para ser oxidado. Para a oxidação da glicose, uma molécula combina com seis moléculas de oxigénio para produzir seis moléculas de dióxido de carbono, seis moléculas de água, e 2830 quilojoules (kJ) de energia.
Sim, isto nos mantém vivos, pois sem a oxidação da glicose o transporte de oxigênio não seria possível, fazendo com que não pudéssemos respirar, e como todos sabem, sem oxigênio e sem respiração não há vida.

Bianca,Ianara,Tatiane disse...

Nome:Bianca,Ianara,Tatiane
Série:2°ano I

1)As reações de redução-oxidação (também conhecido como reação redox) são as reações de transferência de elétrons. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma forma reduzida e uma forma oxidada respectivamente).
Em cada oxidação há uma perda de elétrons, o que equivale a dizer que um elemento aumentou seu número de oxidação.
Em toda redução há um ganho total de elétrons, o que significa que um elemento diminui seu número de oxidação.
Embora as reacções de oxidação sejam fundamentais para a vida, podem também ser prejudiciais. As plantas e os animais sustentam sistemas complexos de vários tipos de antioxidantes, como glutationa, vitamina C e vitamina E, e ainda enzimas como a catalase, dismutase e várias peroxidases. Baixos níveis de antioxidantes, ou inibição das enzimas antioxidantes, causam stress oxidativo e podem danificar ou matar as células.
Como o stress oxidativo mostra ser um componente fundamental de muitas doenças humanas, o uso de antioxidantes na farmacologia é estudado de forma intensiva, sobretudo em tratamentos para os enfartes ou doenças neurodegenerativas. Contudo, ainda se desconhece se o stress oxidativo é uma causa ou consequência da própria doença.

Alex,Eduarda,Joana,2ºano 2 matutino disse...

1-Os seres vivos consomem oxigênio e geram dióxido de carbono,mas só no começo do século XX demonstrou-se que os elétrons são removidos e transportados a partir da glicose,por processo de oxidação. A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.isso nos mantém vivos

Natanael, Lucimara e Daiane disse...

2 ano 2 ....
R:A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons
Os organismos vivos são compostos de moléculas destituídas de vida. Quando estas moléculas são isoladas e examinadas individualmente, elas obedecem a todas as leis físicas e químicas que descrevem o comportamento da matéria inanimada. Não obstante, os organismos vivos possuem atributos extraordinários que não são exibidos por uma coleção de moléculas escolhidas ao acaso.Sim pois todo ser vivo precisa de oxigênio inclusive as células que mantem o nosso corpo funcionando corretamente.

Alexssandra,Alan,Lucas 2ª série 2 EM disse...

A completa oxidação da glicose por oxigênio molecular é descrita pela Na primeira reação os carbonos da glicose são oxidados: à cadeia polipeptídica; a óxido-redução do composto se processa no grupo ... O átomo de ferro funciona como transportador de elétrons, variando entre os estados de oxidação.A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons... Sim pois todos os seres vivos precisam de oxigênio para viver do mesmo jeito as células fazem nosso corpo funcionar.

Dã, Wilhan, Jaqueline - 2° ano 02 disse...

O sangue é uma complexa mistura contendo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e o plasma, com eletrólitos, albumina, fatores coagulantes e outras proteínas. O oxigênio é um gás que apresenta baixa solubilidade em água. No plasma sanguíneo, ele é solúvel graças a ação de certas proteínas (hemoglobinas) encontradas em alguns eritrócitos. As hemoglobinas são tetrâmeros que possuem complexos heme-Fe, capaz de se coordenar à molécula de oxigênio. Esta ligação entre o complexo heme e a molécula de oxigênio é fraca e instável: depende de uma série de fatores, como pH, temperatura e, principalmente, da pressão parcial de O2 na qual a hemoglobina se encontra. A estrutura da hemoglobina permite que ela se ligue a 4 moléculas de O2 simultaneamente. Quando o sangue chega aos alvéolos pulmonares, a hemoglobina encontra as condições ideias para a interação com o O2 (alta pressão parcial do gás, baixa pressão do CO2, etc.). Quando, através da circulação, chega aos tecidos, encontra uma região onde a pressão parcial de CO2 é maior do que a de O2. Além disso, o excesso de CO2 dissolvido no plasma, nestas regiões, faz com que o pH seja ligeiramente menor, o que favorece a liberação do O2 pela hemoglobina. O O2 vai para as células e, então, o CO2 é que interage com a hemoglobina, que o leva até os alvéolos pulmonares, onde, novamente, interage com O2. Ou seja é preciso que o ferro em nosso corpo seja oxidado para que haja o transporte de oxigênio. E sim isto nos mantem vivos, pois todos os organismos vivos precisam de oxigênio inclusive as células que mantem o nosso corpo funcionando corretamente.

Thainá,Caroline,Pablo 2 ano 2 disse...

Nos sistemas vivos, o processo de transferência de elétrons que conecta essas reações parciais, ocorre através de um caminho complexo que culmina com a liberação de energia livre na forma de ATP (Adenosina Trifosfato).
Os 12 pares de elétrons envolvidos na oxidação da glicose não são transferidos diretamente ao O2. Antes, eles são transferidos para as coenzimas NAD+ (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e FAD (Flavina adenina Dinucleotídeo) para formar 10 NADH + 2 FADH2 (Figura 1) nas reações catalisadas pelas enzimas glicolíticas e enzimas do ciclo do ácido cítrico. Os elétrons passam, então, para uma cadeia transportadora de elétrons onde, através da reoxidação do NADH e FADH2, participam de redução-oxidação de cerca de 10 centros redox até reduzir O2 em H2O.

Éricles de Souza 2 ano 2 disse...

Aluno:Éricles de Souza 2 ano 2
Pois as hemácias que transportam o oxigênio, são ricas em ferro, que ao chegar nos pulmões,
se oxida formando óxido de ferro e assim é transportado pela hemácia até a célula que absorve só o oxigênio.
Alterações na presença do ferro ou a deficiência causa a anemia ou anemia falciforme que é hereditária
Sim, isto nos mantém vivos, porque está ligado principalmente aos processos de respiração metabólica,
onde o mesmo é quebrado a partir de inúmeros processos, gerando energia para a célula
Sim, isto nos mantém vivos,sem oxigênio e sem respiração não há vida.

jessica A e flavia(2ano3) disse...

As hemacias transportam o oxigenio,elas possuem ferro que quando chega no pulmao se oxida e forma o oxido de ferro e é transportado pela hemacia.sem o ferro ficamos com anemia.Sim isto nos mantem vivos pois esta ligado a respiraçao metabolica.

Bruna Kanitz e Vanessa Prochnow 2°03 disse...

O sangue transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios entre outros, e é basicamente constituído de plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.A cor vermelha das hemácias se deve a presença da hemoglobina. O gás oxigênio se combina com a hemoglobina onde nos tecidos essa combinação é desfeita e o gás oxigênio passa para o interior das células. Assim as hemácias promovem a distribuição de oxigênio para todas as partes do corpo. A hemoglobina é uma proteína que contém ferro. Sendo o ferro importante para nosso corpo, a falta dele trás tontura, fraqueza e palidez, causando anemia.As células produzem menos oxigênio e assim, menos energia.No sangue, os glóbulos vermelhos produzem hemoglobina que produz ferro. O ferro se oxida com o oxigênio e se transporta para o corpo, não permitindo que o ser humano fique com anemia.
Sim, pois se o ferro não se oxidar com o oxigênio não irá se transportar pelo corpo.

Juliana e Taís - 2 03 disse...

Há uma relação existente neste processo,pois,quando as hemácias transportam o oxigênio,ele chega aos pulmões se oxidando,com isso forma-se o oxido de ferro,devido a presença deste sal mineral.E assim,é transportado pela hemácia até a célula que absorve o oxigênio.
Sim,isto nos mantém vivos,porque está ligado à respiração metabólica,onde a mesma gera energia para as nossas células.Lembrando que,a carência do ferro pode causar anemia e falta de ar.

Bruno Gustavo, Gabriel Ferreira 2º ano 3 disse...

Alunos: Bruno Gustavo e Gabriel. 2º ano 3
O transporte de oxigênio para as células, está presente nas hemácias, formada pelas moléculas de hemoglobina que contém o ferro. O ferro é oxidado dentro do nosso organismo, essencial para que haja o transporte de oxigênio, sem o ferro o oxigênio não consegue penetrar no sangue. A ausência do ferro no organismo pode causar a anemia por exemplo. Graças ao processo nossas hemácias transmitem oxigênio o que nos possibilitas nos manter vivos.

Débora e Fernanda 2°ano III disse...

São as hemácias que transportam o oxigênio, elas apresentam ferro que ao chegar no pulmão se oxida e forma o óxido de ferro,que é transportado pela hemácia até a célula ,isso nos mantém vivos, pois sem ferro acabamos ficando fracos, com anemia e falta de ar. O ferro está ligado ao oxigênio , porque sem o ferro não a energia.

francieeli e aladion 2°ano 3 disse...

As células necessitam de energia para poderem respirar, e para que elas possam sintetizar as substancias como o transporte do oxigenio, dai elas necessitam do ferro para realizar esse processo, porque o ferro atrai o oxigênio, o ferro se junta com o oxigenio para se transportar,onde ocorre a oxidação que gera energia para realizar o transporte onde a redução libera o oxigenio na corrente sanguinea.Sim isso nos mantém vivos, pois nós respiramos pelas celulas e sem esse processo, não podemos respirar e levara nossa morte.

rodrigo costa andrade 2ano3 disse...

nome:Rodrigo costa Andrade
série 2ºano3
R:O ferro que tem em nosso corpo, precisa ser oxidado para que haja o transporte de oxigênio.sim pois a células presisão de oxigênio para manter o nosso corpo funcionando,os animais eseres vivos

Leandro, Jessica, Samara 2º ano 3 disse...

Para que o transporte do oxigênio aconteça no corpo humano, é necessaário que exista ferro nos globulos vermelhos, e que este entre em contato com o oxigênio se oxida, eles se atraem por causa de uma ligação ionica. Permitindo que o transporte de oxigênio aconteça, isso permite a respiração das celulas.

Derlei, Douglas, Pablo - 3º ano 1 disse...

Oxidação e a redução são processos químicos complementares, que envolvem a perda de elétrons por um dos reagentes (oxidação) e o correspondente ganho de eletrões por outro reagente (redução). Devido às suas características, estes processos, também conhecidos por reações redox, decorrem em simultâneo e de tal forma que o número de eletrões libertados na oxidação é idêntico ao número necessário na redução.

Alguns processos de oxidação comuns são a oxidação de metais (que inclui a formação da "ferrugem", ou óxido de ferro) e as combustões.Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida.

O oxigênio entra dentro dos pulmões e chega a sua menor parte o alvéolo, que é um pequenissímo saco onde ocorre constantimente passagem de sangue. O oxigênio ao chegar ao alvéolo ligase a uma cèlula chamada hemoglobina, nisto damos o nome de oxihemoglobina e que leva o oxigênio as células do corpo. Vale ressaltar que a hemoglobina é feita principalmente por um sal mineral chamado ferro e por isso a pessoa com carência de ferro fica com falta de ar.

Thais ,Camila 1 ano 3 disse...

A oxidação/redução processos químicos que envolvem as perdas de elétrons por um dos reagentes (oxidação), e o correspondente ganho de elétrons por outro reagente (redução)devido às suas características,os processos, que são também conhecidos por reações redox, decorrem de tal forma que o número de elétrons libertados na oxidação é idêntico ao número necessário no processo de redução.
Alguns dos processos de importância da redução é o da ferrugem o ferro, então o ferro precisa ser oxidado para que possa ter ligação com o oxigênio.Enfim todos os seres vivos precisam da oxidação para se manterem vivos pois a oxidação está ligada com o oxigênio e faz parte da nossa respiração sem isso morreríamos.

Laiza,Thainá Silva,Amanda 1° 03 disse...

Sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química.Podemos dizer que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente oxidante.Então podemos concluir que é preciso que ferro presente em nosso organismo seja oxidado para que ocorra o transporte do oxigênio.Sim pois todos os seres precisam disso para sobreviver.

Tainara, Tainá Gabriela e Iohana. 1º ano 03 disse...

O transporte adequado de oxigênio para os tecidos de nosso corpo é essencial para seu bom funcionamento. Esse transporte é feito através de uma substância chamada oxi-hemoglobina formada pela combinação de hemoglobina (Hb) e oxigênio dissolvidos no nosso sangue. (A hemoglobina é uma metaloproteína que contém ferro, produto com o qual ocorre a oxidação). Sim, pois sem oxigênio não há vida.

Patrick e Alessandro 1° ano III disse...

pode ser realizada mediante o número de oxidação da espécie. Durante o processo de oxidação o número de oxidação da espécie que se oxida, aumenta. Por outro lado, durante a redução, o número de oxidação da espécie que se reduz, diminui.Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. No transporte do oxigênio a combinação dos pigmentos respiratórios com o O2, ou a separação dessas substâncias, depende da pressão parcial desse gás. Quando o sangue chega aos tecidos, a hemoglobina, totalmente saturada de oxigênio, libera esse elemento que será utilizado na ‘combustão’ dos alimentos pelas células para a liberação de energia.
Nos pulmões: Hb + O2 ---> HbO2
Nos tecidos: HbO2 ---> Hb + O2
O2 + alimentos ---> CO2 + H2O + energia...
Sim, isso nos mantém vivos porque está ligado principalmente aos processos de respiração metabólica e sem o oxigênio não há vida...

Ana Paula, Bruna, Diandra. Série: 1ª ano 3 disse...

O nosso corpo necessita de nutrientes, ex: Ferro, que é depositado na corrente sanguínea que chega até as hemoglobinas, que é oxidados para haver o transporte de oxigênio.
Sim, o ser humano necessita de O² para sobreviver pois é uma função vital para o organismo.

Diego Zilse disse...

Aluno: Diego Zilse ] série
Após a obtenção do ferro no organismo ele é oxidado e depositado no sangue, precisamente nas Hemoglobinas que ficam no interior do glóbulo vermelho. A hemoglobina juntamente com o ferro é essencial na obtenção de oxigênio no nosso organismo pois digamos que é por causa desses dois indivíduos que o "gás" é trasportado. Portanto esse processo é essencial para nos manter vivos

Pâmela e Jaciara disse...

Alunas: Jaciara e Pâmela. 1ºano 3


Os NADH e FADH2 produzidos na oxidação da glicose e de outros substratos são reoxidados na mitocôndria por um processo que compreende a remoção de seus prótons e elétrons: os prótons são liberados no meio e os elétrons são conduzidos por uma série de transportadores de elétrons até o oxigênio. Recebendo elétrons, o oxigênio liga-se a prótons do meio formando água.Todos os seres vivos dependem de reações de oxidação-redução para se manterem vivos. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotossíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular, decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a transferência de eletrons entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida.

Ana Paula, Bruna, Diandra. Série: 1ª ano 3 disse...

O nosso corpo necessita de nutrientes, ex: ferro, que é depositado na corrente sanguínea e é oxidado pelas hemoglobinas para haver o transporte de oxigênio.
Sim, o ser humano necessita de o² para sobreviver pois é uma função vital para o organismo.

Postar um comentário

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes