Caro estudante esta é a primeira vez em 2014, que você fará
uma avaliação diretamente na internet, portanto siga exatamente as instruções:
- Todas as respostas devem ser postadas como
comentário, na atividade referente a sua série;
- Antes de responder a questão com o comentário
no blog, busque as informações na internet e em seu caderno, construindo
uma resposta, escreva uma pré resposta em um rascunho no caderno, para em
casos de queda de energia ou outro problema, a sua equipe não seja
prejudicada
- No espaço para postagem, primeiro digite o
nome dos alunos que compõem a equipe, depois a sua turma e indique o (s)
número (s) da (s) questão (ões) que está (ão) sendo respondida (s);
- O comentário quando postado informa ao
professor a data e a hora, portanto não deixe para fazer em casa pois seu
comentário será excluído e sua nota não será computada;
- Ao final, antes de postar comentário, o blog
solicitará para você escolher uma forma, escolha sempre a opção Nome/URL -
digitando apenas os nomes dos componentes da equipe, a URL deve ser
deixada em branco;
- BOM TRABALHO A TODOS!
Questão 01
"O monóxido de carbono combina-se
com a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue e a inutiliza para sua
função essencial, que é a de transportar oxigênio pelo corpo. Sem oxigênio,
morremos rapidamente. E nosso cérebro é o primeiro a morrer. O monóxido de
carbono (fórmula química CO) é um gás incolor, inodoro e altamente
tóxico...".
Fonte: EMSLEY, Oxford University Press, 1998. p. 108. (tradução
autores - Livro de química - Ed. Moderna 2012)
Com base nas informações e imagens acima responda:
a. Em um veículo é essencial que o motor esteja bem regulado, para evitar assim a liberação de CO, através da combustão incompleta. Faça um comparativo entre o motor de um veículo bem regulado e outro mal regulado.
b. Quais as concentrações de CO no sangue que tornam-se tóxicas?
b. Quais as concentrações de CO no sangue que tornam-se tóxicas?
c. Existem sintomas para o início da intoxicação? Quais são os locais de risco a saúde? Como podemos evitá-los?
40 comentários:
a) Um carro quando está com o motor bem regulado,solta menos Co2.O maior problema do monóxido de carbono reside no fato de ser um gás extremamente venenoso,que interfere no processo respiratório,além de interferir na camada de ozônio causando fortemente a penetração dos raios solares UVA/ UVB, que causam câncer de pele e vários outras doenças.
Já o carro não estando bem regulado polui mais, e libera além de Co2 outras gases como hidrogênio e enxofre.
1 a) O motor bem regulado de um carro irá controlar a emissão de enxofre, monóxido de carbono, etc. Quando houver a combustão no motor. Já o mal regulado não conseguirá controlar essas emissões, fazendo com que saia aquela fumaça negra da válvula de escape.
b) uma concentração de 50 ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO. PPM = Partes por milhão
c) Problemas visuais e dificuldade para respirar. centros comerciais e industriais recebe diariamente toneladas de monóxidos de carbono provenientes de reações de combustão incompletas que se processam em motores de veículos e caldeiras de indústrias. Só podemos evita-los procurando novas alternativas de combustível, por exemplo.
Alunas:Andressa e Thaís 3° ano 1
1-a
Um motor bem regulado significa menos desperdício de gasolina, já que sua combustão é completa, menor poluição da camada de ozônio pelo fato de todo o combustível ser utilizado e menos problemas mecânicos que podem surgir, já o motor mal regulado emite mais co poluindo mais e gastando mais combustivel por nal queimar toda a gasolina
b)quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema de amortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. quando pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda mais rápida,porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbônico.O limite de tolerância do monóxido de carbono é de 40 ppm.Todavia segundo alguns autores uma concentração de monóxido de carbono no ambiente de cerca de 10 ppm pode determinar efeitos tóxicos após uma hora de exposição e a concentração de 40 ppm pode ser fatal neste mesmo intervalo de tempo.
1-a) Se você manter o motor do seu carro bem regulado diminuirá o consumo de combustível e a poluição do ar que nós respiramos, um dos gases liberados é o CO2, ao contrario de um motor que não está bem regulando, além de poluir o meio ambiente, estará aumentando o consumo de gasolina, e além de ter um desgaste muito maior no motor do carro, assim surgindo outros problemas mais graves, tendo de gastar mais do que se fosse para apenas fazer a revisão do carro. Esses gases liberados são o CO, óxido de enxofre, sulfetos...
b) O Monóxido de carbono é um gás tóxico. Se respirado em concentrações superiores a 50 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono produz sintomas de envenenamento.
c) Sim, os sintomas são causados por: dores de cabeça, tonturas, fraquezas, náuseas, vômitos, dores no peito, ele também entra na corrente sanguínea, reduzindo a habilidade do sangue em transportar oxigênio aos órgãos vitais, como o coração e o cérebro. Ele afeta mais as mulheres grávidas, recém nascidos, crianças, idosos, fumantes... O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, e nas grandes cidades onde se encontra muitos carros e industrias que liberam CO. Muitas vezes os sintomas não são visíveis e não tem cheiro, mas devemos nos prevenir, as inalações de fumaça, um exemplo para mudar isso seria manter os motores dos carros sempre bem regulados optar pelos carros movidos a álcool, hidrogênio e colocar filtros nos chaminés de indústrias, e manter o CO em áreas bem ventiladas.
b. A porcentagem de hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de CO, uma concentração de 50 ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO.
c. Sim, Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem sonolência, desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte.
Ocorre tanto em ambiente doméstico como industrial devido a motores antigos e outros mecanismos de combustão, aquecedores e equipamento de cozinha. A exposição a valores de 100 ppm ou superiores pode colocar em risco a vida humana.
A intoxicação por monóxido de carbono pode ser evitada pela adequada ventilação do ambiente e recorrendo-se a um detetor de monóxido de carbono para verificar se os níveis estão abaixo do nível de risco.
Questão 1-a) Por que, se o motor do carro estiver regulado, (Um carro movido a gasolina é corretamente regulado libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Isso equivale a 45 quilos de carvão queimados),
ele ira liberar menos CO, que é um gás poluente, diferente de um carro com motor desregulado que vai, liberar bem mais monóxido de carbono.
b) Quando o monóxido de carbono é inspirado a uma competição entre o CO e o O2, o problema causado por essa competição, é o fato de que os ions, FE2+ se ligarem, mais fortemente, ao CO do que ao O2, ai a hemoglobina perde as suas funções levando assim a pessoa a morte, pois o oxigênio não circulara mais. (Concentração de 50 ppm, que desativa 7% de hemoglobina.)
c) Os sintomas são: sonolência e dor de cabeça são os primeiros sintomas. Agitação e confusão mental (em casos extremos), tequipnéia (aumento da fr) hipertensão ou hipotenção, epidemia (febre), olhos vermelhos.
O tratamento da intoxicação aguda necessita de transferência de pacientes para um centro de saúde, na qual se deve administrar antídotos e medicamentos especifico, para além do tratamento dos problemas existentes em casos de intoxicação crônica, e imprescindível que o paciente deixe de ficar exposto ao tóxico de forma definitiva.
1) A diferença é que na combustão completa há oxigênio suficiente para a reação. Então a diferença de um motor regulado e outro mal regulado, é que se não estiver regulado, libera maior quantidade de CO, causando assim problemas ambientais e de saúde. Um motor mal regulado afeta mais o ambiente que um motor regulado, por isso é bom manter revisões no veiculo.
b) Na intoxicação o organismo ao invés de transportar oxigênio ira transportar monóxido de carbono. O corpo libera mais hemoglobinas, haverá competição entre as moléculas de CO e O². O CO se fixa na hemoglobina e se essa fixação for maior que 50% é fatal.
a) Quando nos temos um carro com o motor bem regulado nao gera tanto monoxido de carbono quando um motor nao regulado, pois om o bem regulado temos combustao completa e assim nao polui tanto o meio ambiente
b) A exposição a valores de 100 ppm ou superiores pode colocar em risco a vida humana . (HbCO) no sangue, o que evita a ligação do oxigénio à hemoglobina pela redução da capacidade de transporte de oxigénio pelo sangue. O efeito grave que tal provoca é a hipóxia, e, além disso, supõe-se que a mioglobina e o citocromo c oxidase mitocondrial sejam fortemente afetados. A carboxihemoglobina pode tornar-se de novo em hemoglobina, mas tal processo demora porque o complexo HbCO é bastante estável.
c) Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxicidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo à morte. Na sequência de uma intoxicação aguda, as sequelas são quase sempre permanentes. O monóxido de carbono pode ter efeitos graves no feto quando inalado pelas grávidas. A exposição crónica a baixos níveis de monóxido de carbono pode conduzir à depressão nervosa, confusão e perda da memória.
Ocorre tanto em ambiente doméstico como industrial devido a motores antigos e outros mecanismos de combustão, aquecedores e equipamento de cozinha.
Nunca ligar se deve ligar o motor de veículos em ambientes fechados;
Não use bocas de fogão nem fogareiros para aquecer um ambiente;
Não deixe aquecedores de querosene ligados durante a noite;
Nunca use aquecedores de chuveiros a gás em banheiros sem ventilação, uma vez que, nessas condições, pode ocorrer a formação de CO em níveis perigosos e, até mesmo, fatais.
08/04/2014 HORARIO 19:25
b) No sangue ele possui um efeito muito perigoso quando forma um complexo estável com a hemoglobina: se aproximadamente 2% dela estiver ligada ao CO, a atividade normal da pessoa fica debilitada. Se esse percentual estiver entre 10 e 20% pode causar a morte do indivíduo. O complexo formado impede o transporte de oxigênio pelo corpo, levando, inicialmente, à inconsciência e depois à morte.
1- a)Um motor regulado libera uma quantidade x de CO, CO2, e outros elementos.
Já um motor mal regulado libera uma quantidade ainda maior que a x "normal", poluindo ainda mais. Um exemplo são aqueles caminhões que liberam grande fumaça preta pelo cano de escape .
c) Mal visualização, visão embaçada e difícil respiração.
Os lugares que são em perímetros industriais e em grandes centros urbanos.
Podemos evitar ficando pouco tempo nesses locais de intoxicação e frequentar o menos possível. Em locais de trabalhos , por exemplo, podem ser usadas mascaras, e outros objetos de defesa.
andressa e thais 3 ano 1
1-b) O limite de tolerância é de 40ppm. Todovia segundos alguns autores, uma concentração monoxido de carbono no ambiente e de cerca de 10pmm que pode determinar efeitos tóxicos após um hora de exposição e a concentração de 40pmm pode ser fatal.
Alessandra; Ana Paula e Luana. 3º ano I do Ensino Médio.
1-a) Tendo um motor bem regulado diminui o consumo de combustível e a poluição do ar que nós respiramos. Ao contrário de um motor mau regulado, aumenta o consumo de combustível e a poluição do ar.
b) Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada.
Quando maior a concentração de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como conseqüência, mais graves os danos causados à saúde.
c) Visão embaçada, dificuldade de respiração. Perímetros industriais e em grandes centros urbanos. Tentar não frequentar muitos locais desse tipo. Por em cidades grandes como São Paulo temos constantes problemas de respiração, pelo ar ser muito poluído devido a liberação de poluentes.
alunas: Andressa e Thais 3° ano 1
1-c
os sintomas dessa intoxicaçao sao desmaios, vertígem, confusao, e alguns outros que podem ser confundidos com sintomas de gripe.
Essa intoxicaçao pode ocorrer em fábricas ou mesmo em casa, se houverem motores antigos no local que podem espalhar este gás como em fornos á lenha, aquecedores á gás sem ventilaçao, lareiras caldeiras e fornos á gas. Podemos evitar essa intoxicaçao nos assegurando de que todos os equipamentos da casa estao devidamente instalados, limpar regularmente fornalhas, lareiras e chaminés prestando atençao em possíveis falhas , nao utilizar aquecedores á gas, nao queimar carvao em ambientes fechados e manter ventilaçao constante quando usar fornalhas e fornos á gas assegurando que a ventilaçao conduza o ar para fora do ambiente.
A- Um carro bem regulado ira fazer a queima completa do combustível com isso ira lançar menos CO e o mal regulado não ira queimar o combustível por completo lançando assim mais CO na atmosfera.
B- O Monóxido de Carbono é classificado como um asfixiante químico, produzindo uma ação tóxica por combinar-se com a hemoglobina do sangue formando a carboxi-hemoglobina.
Se respirado em concentrações superiores a 50 ppm por varias horas,produz sintomas de envenenamento.Respirá-lo em concentrações de 200 ppm produz leve dor de cabeça,Uma concentração de 400 ppm produz dor de cabeça e desconforto,De 1000-2000 ppm produz uma palpitação cardíaca leve em 30 minutos,De 2000-2500 ppm em duas horas resulta em inconsciência confusão mental, dor de cabeça acentuada, e náusea.
C- Sim, São tonturas visão embaçada dor de cabeça. Em grandes centros urbanos. evitar ficar por muito tempo exposto a poluição e a fumaça.
1- a) Um motor mal regulado libera uma grande quantidade de CO, o que causa muita poluição ao meio ambiente, pois a liberação de monóxido de carbono é imensa, além de ter um desgaste muito grande no motor do carro, que pode ocasionar mais problemas. Ou seja, quando se tem um motor bem regulado você está ajudando o meio ambiente, pois ele evita os males da poluição.
b) O CO é um gás muito tóxico, se o respiramos em uma concentração maior que 50ppm por um número x de horas prolongado, ocasiona os sintomas de envenenamento, problemas visuais. (a concentração é de 50ppm e são desativados 7% de hemoglobina). Acontece intoxicação porque ao invés de transportarmos oxigênio estaremos transportando monóxido de carbono.
c) Os sintomas de uma intoxicação por CO são: a sonolência, o desmaio, confusão mental, olhos avermelhados, pressão alta, tonturas, vômitos, fraqueza. Essa intoxicação pode ser evitada quando se tem uma ventilação maior num ambiente, devemos evitar de ficar muito tempo expostos a poluição e a fumaça, além disso optar por carros movidos a álcool. Ocorre principalmente em grandes centros como São Paulo, onde o nível de carros e indústrias é maior.
1-a) um veiculo com o motor bem regulado vai liberar menos CO que é um gás poluente que implica na vida dos seres vivos, já um motor mal regulado gasta muito combustível e poluem em grande quantidade atmosférica causando muitas consequências.
B) Quando inalamos um monóxido de carbono este ligasse a hemoglobina, proteínas que transporta oxigênio no sangue com uma força 230 à 270 vezes mais forte do que a do oxigênio. haverá no sangue um conflito entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobinas. Isso com que a hemoglobina passe a transportar CO em vez de O2.
1-A) O motor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar e o motor bem regulado não polui o meio ambiente . Enfim, não libera o monóxido de carbono (CO) que é um gás que causa problema a saúde da população. Principalmente idosos e crianças, pois reduzem sua capacidade além de causar irritação nos olhos e no nariz. O CO2 é o principal poluente causador do efeito estufa
A)
B) A concentração de CO é classificado como um sufocante químico, produzindo assim uma ação tóxica pois se combina com a hemoglobina do sangue formando assim o carboxi-hemoglobina.
Se ele for respirado em concentrações superiores a 50 ppm por muitas horas,produz alguns sintomas de envenenamento. E se ele for respirado em concentrações de 200 ppm produz leves dores de cabeça, Uma concentração de 400 ppm produz dor de cabeça e um desconforto,De 1000-2000 ppm e produz assim uma palpitação cardíaca leve em 30 minutos, De 2000-2500 ppm e em duas horas ou seja resulta em uma inconsciência confusão mental, ou seja dor de cabeça acentuada e algumas náuseas causas pela inconsciência confusão mental.
C) Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares ao da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma toxidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo a morte.
Como podemos evitá-los:
*Nunca aquecer a casa com equipamentos a gás;
*Nunca queimar carvão dentro de locais fechados;
*Limpar todos os anos chaminés, fornalhas e canos;
*Assegurar-se se todos os equipamentos em casa estão instalados adequadamente. Entre outros.
1-a)Um motor bem regulado consome menos combustível, consequentemente em seu processo de combustão há menos liberação de CO2. Sendo que um motor mal regulado possui um processo de combustão maior, apresentando maior liberação de CO2, consequentemente há o aumento de custo pois há maior desgasto do motor.
b) Se respirado em concentrações superiores a 50 ppm por um número de horas muito prolongado, o monóxido de carbono produz sintomas de envenenamento. Respirá-lo em concentrações ao redor de 200 ppm produz uma leve dor de cabeça em apenas algumas horas. Uma concentração de 400 ppm produz dor de cabeça e desconforto em duas ou três horas .
c) Tonturas, visão embaçada, problemas na respiração,espasmos, perda de memória, frequência cardíaca irregular e dor de cabeça. Os grandes locais de risco são os centros urbanos. Devemos evitar a demasiada exposição á fumaça e á poluição.
c)
-a) Se mantermos o motor do carro regulado ele diminuirá o consumo de combustível e também a poluição do ar , um desses gases liberados é o CO2, ao contrario de um motor não regulado, além de poluir o meio ambiente, ele estará aumentando o consumo de combustivel, e além de diminuir a vida útil do veículo , assim surgindo problemas no motor do carro , tendo de gastar mais do que se fosse para apenas fazer a revisão do carro. Esses gases liberados são o CO, óxido de enxofre, sulfetos...
c) Sim, os sintomas são visão embaçada, dificuldade de respiração. Os locais de risco a saúde são em perímetros industriais e em grandes centros urbanos. Podemos evitar tentando não frequentar muitos locais desse tipo. Em cidades grandes temos constantes problemas de respiração, pelo ar ser muito poluído devido a liberação de poluentes.
1- B) O monóxido de carbono é inspirado a uma competição entre o CO e o O2, o problema causado por essa competição, é o fato de que os íons, FE2+ se ligarem, mais fortemente, ao CO do que ao O2, ai a hemoglobina deixa as suas funções, fazendo com que leve a pessoa a óbito , pois o oxigênio não circulará mais.
C) Sim, os sintomas são: Problemas visuais, dores de cabeça, tonturas, fraquezas, náuseas, vômitos, dores no peito e dificuldade para respirar. Centros comerciais e industriais porque recebem diariamente toneladas de monóxidos de carbono provenientes de reações de combustão incompletas que se processam em motores de veículos e caldeiras de indústrias. Podemos evitar deixando de frequentar os locais intoxicados e em locais de trabalhos, por seguranças, devemos usar mascaras e outros objetos de segurança.
COMPLEMENTO
1- c) Evitar locais com concentrações de monóxido de carbono, que se localizam em cidades grandes, e em industrias...
a. Após a comparação, concluo que, um carro com o motor bem regulado diminui o consumo do combustível e a poluição do ar que respiramos, pois solta menos Co2.
Já um carro com o motor não regulado, haverá um desgaste maior em seu motor, além de poluir muito mais, libera Co2 e outros gases, como o hidrogênio, óxido de enxofre, sulfetos etc;
Mais o problema maior, esta no fato de o monóxido de carbono ser um gás extremamente venenoso, que além de ser prejudicial a saúde, interfere na camada de ozônio, causando fortemente a penetração de raios solares, que causam varias doenças e principalmente o câncer de pele.
1)C)sonolência e dor de cabeça são os primeiros sintomas. Agitação e confusão mental (em casos extremos), tequipnéia (aumento da fr) hipertensão ou hipotenção, epidemia (febre), olhos vermelhos são os principais sintomas. No caso de intoxicação, o paciente deve ser encaminhado á um centro de saúde urgente. Para ser orientado da forma correta e tomar o medicamento específico, no caso da intoxicação crônica o paciente de forma alguma deve ficar exposto ao tóxico de forma definitiva.
B)A competição entre CO e O2 acontece quando o monóxido de carbono é ingerido. Sendo assim os íons FE2 irão se fixar mais ao CO do que ao O2. Levando assim a pessoa a morte porque suas hemoglobinas perdem suas funções( junção de 50ppm desativa cerca de 7% das hemoglobinas), pois não há mais circulação.
A)Com o motor do carro regulado, a gasolina libera mais ou menos 120 gramas de CO2 por km rodados. Equivale á mais ou menos 43kg de carvão. Irá liberar muito menos gás poluente( CO) diferente de um carro desregulado, que vai poluir com o gás( CO) bem mais o ambiente.
C)Sim, Os sintomas sonolência e dor de cabeça são os primeiros sintomas.Agitação e confusão mental(em casos extremos),tequipnéia(aumento da fr),hipertensão ou hipotenção,epidemia(febre),olhos vermelhos.
Ocorre tanto em ambientes domésticos e industrial.
Nunca se deve ligar um motor de veículos em ambientes fechados;não use bocas de fogão nem fogareiros para aquecer um ambiente; nunca deixe aquecedores de querosene ligados durante a noite.
1.a) O motor mal regulado,alem de contribuir mais para a poluição do ar,destruição da camada de ozônio, libera um gás q é toxico para respiração, o gás CO (monóxido de carbono) entre outros. ao destruir a camada de ozônio aumenta a emissẫo de raios UVA e UVB, podendo causar o câncer de pele entre outras doenças. Já um motor bem regulado, desperdiça menas gasolinas, por realizar combustão completa e poluir menos o ar.
Respostas:
b) A partir dos 50 ppm (parte por milhão), a pessoa já poderá apresentar problemas visuais, a vista pesada e embaçada, um dos primeiros sintomas. Então, depois já passa a sentir sonolência. A exposição a uma quantidade de 100 ppm, ou superior já pode levar a pessoa a morte.
c) É difícil detectar a presenta do CO no ambiente, por isso estamos sujeitos a inalá-lo e sofrer seus danos sem perceber. Os sintomas de sua inalação começam com a vista pesada e embaçada, sonolência, sensação de confusão, podendo resultar em um desmaio. Também vertigem (uma tontura rotatória, podendo causar náuseas, vômitos, e certa ilusão de movimento), como também dores de cabeça, entre outros sintomas geralmente comuns em uma gripe. Já exposições mais longas ao CO, provocam problemas no sistema nervoso, hipertensão, depressão nervosa, perda de memória e até mesmo a morte. É mais comum encontrarmos o CO por emissões de veículos motorizados. Porém, podemos estar expostos ao CO também em casa ou no trabalho. Em casa, por aparelhos domésticos com aquecimento a carvão (aquecedores a carvão de madeira, fogões de sala, esses de combustão lenta), por isso é importante levar a sério nesse caso, uma maneira eficaz para que o gás de combustão evacue. Também é importante ver se nossos objetos domésticos (ou até mesmo o carro) estão com sua mecânica em dia, se não estão deixando vazar mais CO do que o necessário. Também temos que verificar se as chaminés ou ventiladores estão bloqueados ou danificados. Podemos ainda estarmos expostos se deixarmos o carro ligado na garagem, principalmente se ela não tem ventilação. Isso acontece em indústrias com caldeiras ou altos fornos. Outras profissionais estão constantemente expostos, como bombeiros, trabalhadores em minas e mecânicos.
1. No motor de um veiculo mal regulado as reações de oxidação , que deveriam combinar oxigênio e carbono gerando dióxido de carbono (C02) não se completam resultando na formação de monóxido de carbono (CO) um poluente muito toxico que podem levar até estado de coma ou até mesmo à morte. A combustão incompleta também produz óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, aldeídos e particulados, além da fuligem preta típica dos motores mal regulados. Já o motor regulado fará combustão completa e não soltará substância prejudiciais a saúde.
2. 50 ppm à 70 ppm. A exposição à valores de 100 ppm ou superiores podem levar até a morte.
3. Desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens, depressão e outros similares à gripe. Exposição longa podem conduzir a sistema nervoso central e no coração e até mesmo à morte.
Ocorre tanto em ambientes domésticos como industrial devido a motores antigos e outros mecanismos de combustão, aquecedores e equipamentos de cozinha.
Veja se todos os equipamentos de sua casa estão instalados corretamente. Tenha cuidado de inspecionar e limpar todos os anos a fornalha, as chaminés e os canos. Se utilizar a lareira assegure-se que os canos e as chaminés estão abertas. Nunca queime carvão dentro de espaços fechados. Nunca deixe uma ferramenta que funciona a gás ou um veiculo trabalhar dentro da garagem, ou em uma oficina, em qualquer lugar interno.
a)A combustão completa ocorre quando existe oxigênio suficiente para consumir todo combustível. Os produtos são o dióxido de carbono (gás carbônico – CO2) e a água.
A combustão se dá de forma incompleta quando não houver oxigênio suficiente para consumir todo o combustível. No caso dos compostos orgânicos que estamos considerando, os produtos da combustão incompleta podem ser monóxido de carbono (CO) e água; ou carbono elementar (C) e água.
Algumas vezes, a combustão pode ser tão incompleta que o carbono torna-se visível ao sair pelo escapamento dos carros, na forma de fuligem (uma fumaça escura, formada de minúsculas partículas sólidas de carvão).
b) Acima de 40ppm tornam-se tóxicas.
c) Sim. Os sintomas podem ser sensação de confusão, cefaleia, vertigens, alguns similares aos da gripe, desmaios, náuseas, podendo entrar em coma ou até causando a morte. Locais podem ser cidades grandes muito industrializadas, com muitos automóveis que geram muito gás carbônico. Podemos evitá-los usando filtros em chaminés e manter regularizado em carros, amenizando o gás, evitando lugares fechados que possam conter uma quantidade maior com esse gás.
1- a)A diferença entre o motor regulado e o mal regulado, é que a troca de óleo deve ser feita regulamente antes necessário, e revisando as peças do motor , fazendo bom funcionamento do carro.
b) A porcentagem de hemoglobina desativada com aumento da concentração de CO, uma concentração de 50ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber o quanto de hemoglobina é desativado quando há no ar, por exemplo, 70ppm de CO.
c)A ligeira intoxicação pode ter desmaio, sensação de confusão , cafaléia, vertigens e outros simulares a gripe. Exposições longas: toxidade grave no sistema nervoso central e no coração, e mesmo podendo causar a morte. O monóxido de carbono pode ter efeitos graves no feto de uma mulher gravida. A exposição crônica e baixos níveis de monóxido pode conduzir a depressão nervosa, confusão e perda de memoria. A fumaça que sai dos veículos, das fabricas, a utilização de aquecedores em péssimas condições, a fumaça dos cigarros, a cozinha é o lugar onde o CO é constantemente produzido através da queima de gás butano (gás de fogão). Assegura-se de que os equipamento de casa sejam bem instalados, ter cuidados na limpeza de chaminés e canos, não aquecer a casa com equipamentos a gás, nunca queimar carvão em qualquer lugar fechado.
A) Um veiculo com motor bem regulado, vai ter uma combustão completa. Isso quer dizer que existe oxigênio suficiente para consumir todo combustível. Já um veiculo que tem um motor mal regulado, tem uma combustão incompleta. Ele não tem oxigênio suficiente para consumir o combustível. Assim se a combustão não for completa, gera o Monóxido de carbono(CO).
As vezes é possível ver o carbono, Pois a combustão é muito incompleta. Então é necessário ter um motor bem regulado, para termos uma combustão completa.
B) 50 á 70 PPM.
C) Sim existem, de 0 á 60 PPM, os sintomas são: Desconforto na testa, Dor de cabeça, Latejamento nas têmporas, Fraqueza, Tontura, Diminuição da visão, Náusea, Vomito, Colapso, aceleração da respiração, Síncope, Convulsões intermitentes, De 60 á 80 PPM, Diminuição da batida cardíaca e da respiração, pulsação fraca, Respiração lenta, falha da respiração e morte. Equipamentos que contenham Monóxido de carbono devem ser testados contra o vazamento antes de começar o uso, vazamento é indicado por uma formação de bolhas.
Os locais de risco são as grandes cidades onde tem muitos veículos e indústrias, que liberam muita combustão(CO).
Podemos evitar a intoxicação: não aquecendo a casa com equipamento a Gás, ter o cuidado de inspecionar, limpar todos os anos a fornalha, as chaminés, canos, nunca queimar o carvão dentro de portas ou em qualquer espaço fechado, nunca deixar uma ferramenta que funcione a gás ou um veículo a trabalhar dentro da garagem ou numa oficina, nunca utilizar aquecedores a gás a querosene dentro de portas, utilizar e novas formas de combustível que não contenham monóxido.
1-a) A combustão incompleta também produz óxidos de nitrogênio (NOX), hidrocarbonetos, aldeídos e particulados, além da fuligem preta típica dos motores mal regulados. Um carro movido a gasolina corretamente regulado libera em média 120 gramas de gás carbônico (CO2)por quilômetro rodado.
b) A porcentagem de hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de CO uma concentração ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar por exemplo 70 ppm de CO.A exposição a valores de 100 ppm ou superiores pode colocar em risco a vida humana
c) Os sintomas de ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confução, cefaleia,vertigens e outros similares ao da gripe , exposições longas podem conduzir a uma intoxicação grave no sistema nervoso e no coração e mesmo a morte. Encontra-se em gases de combustão e em grandes cidades onde tem muitas indústrias e automóveis. Usar carros movidos a alcool, sempre manter os motores bem regulados, evitar locais de intoxicação como poluição e fumaça.
A- o motor de um veículo bem regulado evita a liberação do CO, que é o maior causador das doenças, além de não prejudicar saúde,Já um motor mal regulado também é um grande poluente do ar além de causar doenças.
1-a- Um carro com o motor bem regulado, libera menos CO, assim desperdiçando menas gasolina, e também poluindo menos o meio ambiente, e evitando problemas mecânicos no veiculo. Já um motor mal regulado gasta mais gasolina e emite mais CO, poluindo mais o meio ambiente e gerando mais problemas mecânicos no motor do veiculo.
B- Quando é inspelido o monóxido de carbono á uma competição entre o CO e o O2, e é causado um problema por essa competição que os ions (FE2+) se ligam fortemente ao CO do que ao O2. Assim pode levar a pessoa a morte por causa da hemoglobina, pois o Oxigênio não circula mais. E a concentração é de 50 PPM , que desativa 7% de hemoglobina.
C- Mal visualização, visão embaçada, dificuldade respiratória e tontura. Podemos evitar, ficando pouco tempo e evitando de frequentar esses lugares como: perimitro industrial grandes centros urbanos.
1) A. Se manter o motor de um carro bem regulado diminuirá o consumo de combustível e a poluição do ar que nós respiramos, um dos gases liberados é o CO2, ao contrario de um motor que não está bem regulando, além de poluir o meio ambiente, estará aumentando o consumo de gasolina, e além de ter um desgaste muito maior no motor do carro, assim surgindo outros problemas mais graves, tendo de gastar mais do que se fosse para apenas fazer a revisão do carro. Esses gases liberados são o CO, sulfetos, óxido de enxofre...
B. A periculosidade do CO resulta da estabilidade do complexo CO + hemoglobina, de modo que o mecanismo de troca fica prejudicado: a hemoglobina não se consegue livrar do CO, não pode trocá-lo por O2 e, conseqüentemente, oxigenar o organismo. É por isso que o CO é um asfixiante sistêmico. Se 20% a 30% da hemoglobina ficarem saturados com CO, aparecem os sintomas e sinais de hipóxia (falta de oxigenação do organismo); acima de 60% de saturação, ocorrem perda da consciência e morte.
C- Visão embaçada e dificuldade em respirar. Em grandes centros urbanos e em perímetros industriais. Pode-se evitar ficando pouco tempo nesses locais de intoxicação e frequentar o menos possível. Em locais de trabalhos , por exemplo, podem ser usadas mascaras, e outros objetos de proteção.
1- a principal diferença é que quando a combustão completa o gás liberado é vapor de água e dióxido de carbono, já a combustão incompleta é liberado vapor de água e monóxido de carbono, que é um gás muito mais prejudicial do que o dióxido de carbono.
2- a partir de 40 à 50ppm, a inalação por tempo prolongado é tóxico produzindo sintomas de envenenamento.
3- sim, sintomas como dor de cabeça, mal estar, desconforto, sensação de confusão e até desmaio são alguns sintomas. O principal lugar de risco é o lixão, além de lugares mal ventilados, na rua, em incêndios , no trabalho ( quando à motores de combustão). Para evita-las: em casa se a chama do fogão for laranja ou amarela ao invés de azul a combustão tá incompleta e deve ser feito os devidos reparos. As vezes as chaminés está obstruída e os gases se acumulam no ambiente. Nesse caso deve-se desobstruir a passagem de ar. Nunca ficar em ambientes fechados onde há um motor de combustão em funcionamento (carro, geradores, etc). Evitar lugares mal ventilados e muito fechado.
B) A porcentagem de hemoglobina desativada cresce com o aumento da concentração de CO; uma concentração de 50 ppm de CO desativa 7% de hemoglobina e ocasiona problemas visuais. No entanto, as tabelas não permitem saber quanto de hemoglobina é desativada quando há no ar, por exemplo, 70 ppm de CO. O corpo começa a liberar mais hemoglobinas e a respirar mais rápido a fim de capturar mais moléculas de oxigênio e eliminar esses gases carbônicos.
C) Sim, os sintomas são dores de cabeça, tonturas, vômitos, náuseas, dores no peito, dificuldade de respiração.
São em indústrias, cidades com grande volume de carros.
Evitar o uso de carros, outros tipos de combustíveis, Usar equipamentos em indústrias evitar ficar em lugares sem fechados.
Dara Luene, Pamela Cristina 3 ano II
a) Sabemos que um motor bem regulado solta menos Co2, sendo assim também diminui o consumo de combustível, muito ao contrário de um motor que não está regulado, pois além de ajudar a poluir o nosso meio ambiente estará gastando mais gasolina.
b) Quando maior a concentração do CO no ar inspirado, maior a quantidade de emoglobina desativada, e como consequencia, mais graves os danos causados a saúde. Como por exemplo se aproximadamete 2% dela estiver ligada ao CO a atividade normal da pessoa fica debilitada, se o percentual estiver abaixo de 20% pode causar a morte.
c) Sim, os sintomas são causados muitas vezes por: fortes dores de cabeça, fraquezas, naúseas, vomitos entre outros. Perímetros industriais e grandes centros urbanos, como por ex: São paulo onde o nível de fábricas e automoveís é maior. Podemos evitar frequentar lugares desse tipo, pois são muitas vezes lugares com pouca ventilação, fumaça e poluição.
Postar um comentário