A ATIVIDADE FINAL:
Construir um plano de aula em duplas (séries afins ou mesma série), com base nas informações e modelos trabalhados durante o curso.
Tema científico: Livre
Formatação: Word ou BROffice
Letra: Arial
Tamanho: 12
Parágrafo: Justificado com espaços duplos entre linhas
Segue modelo abaixo:
12º GERED - Gerência de Educação
2. Dados da Aula:
a. O que o aluno poderá aprender com esta aula
b. Duração das atividades
c. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
d. Metodologia/Estratégias e recursos da aula
e. Recursos Complementares
3. Avaliação
4. Referências
12º GERED - Gerência de Educação
Escola de Educação Básica Pedro Américo
Professor Diego Fabiano Marcon
Autores:
1. Estrutura Curricular:
a. Modalidade/Nível de Ensino
b. Componente Curricular
c. Tema
a. O que o aluno poderá aprender com esta aula
b. Duração das atividades
c. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
d. Metodologia/Estratégias e recursos da aula
e. Recursos Complementares
3. Avaliação
4. Referências
Enviar para o email:
emanoelidiegoquimica@gmail.com
ATÉ 30/11/2013
Criar cadastro no portal do professor e publicar a aula.
FELIZ 2014
ABRAÇOS DA FAMÍLIA MARCON!
1 comentários:
12º GERED - Gerência de Educação
Escola de Educação Básica Pedro Américo
Professor Diego Fabiano Marcon
Autores: Roselmeri Jochem Neckel e Marcianita Krieck
1. Estrutura Curricular:
a. Modalidade/Nível de Ensino
Ensino Fundamental/ Séries Iniciais.
b. Componente Curricular
Ciências, Língua Portuguesa, Alfabetização
2. Dados da sequencia didática:
a. O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam;
• Desenvolver uma reflexão acerca das limitações dos indivíduos em realizar determinadas tarefas e da sua capacidade de superação no dia-a-dia. (Inclusão);
• Propiciar análise sobre problemas cotidianos;
• Desenvolver atitudes de coragem em seguir em frente, sem perder o foco no que concerne a segurança de si mesmo e dos indivíduos em geral;
• Estimular análise sobre a questão da confiança. Em especial em quem as crianças devem manter confiança;
• Estabelecer relação entre os cuidados com o meio ambiente e suas consequências;
• Aprender a fazer lista;
• A observar e registrar por meio de desenho;
• Sobre vida marinha;
• A importância dos corais para a vida do homem;
• A realizar dobraduras;
• Características dos peixes;
• Diferentes peixes;
• Animais do fundo do mar;
b. Duração das atividades
Aproximadamente duas semanas de trabalho intercalando com a rotina na classe de alfabetização
b. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Roda de conversa sobre a vida marinha
c. Metodologia/Estratégias e recursos da aula
Desenho sobre o que os alunos conhecem sobre a vida marinha (animais, plantas...)
Filme: Procurando Nemo para conhecerem melhor como é o fundo do mar;
Aplicar a experiência aprendida no curso:
1ª – Atividade de visualização e diagnóstico:
Tema: A importância dos corais ao meio ambiente (água, transformação de materiais (reações químicas), seres vivos)
Objetivo: Compreender a relação existente entre a ação humana e o equilíbrio do meio ambiente; relacionar a poluição com o branqueamento dos corais e os prejuízos a sobrevivência no planeta; observar reações e transformações de materiais e seres.
Materiais: solução de fenolfetaleína, solução de NaOH, água, vinagre, copo de Becker.
Desenvolvimento:
a.- Demonstração de imagens de corais, seguida de explicação simples, de sua importância;
b. - Por que são coloridos? Quem vive neles? Por que estão branqueando?
c. - Demonstração prática:
A partir desta atividade desenvolver o relatório experimental
1. Desenhe no espaço abaixo o que observou na atividade.
2. Faça uma lista de palavras que tenham no fundo do mar
• Realizar dobraduras marinhas;
• Pintar com guache o findo do mar e com as dobraduras formar um painel;
• Realizar uma experiência;
• Trazer um aquário para os alunos observarem;
• Concluindo os trabalhos assistir o filme “ Procurando Nemo 2”
e. Recursos Complementares
Filmes: Procurando Nemo 1 e 2, aquário e materiais para realizar o experimento
3. Avaliação
Será por meio da análise das produções, dos trabalhos realizados pelos alunos no desenvolvimento das atividades, avanços no processo de alfabetização e letramento. Capacidade de abstrair para melhorar a qualidade de vida e cuidados com o meio ambiente.
4. Referências
Materiais que foram utilizados no curso
Postar um comentário