Olá estudantes!
Seja
bem vindo a avaliação no blog do 2º BIMESTRE, não esqueça de
ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as
orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.
1. Qual a relação existente entre estas imagens?
2. Qual é o processo de produção da substância representada na estrutura?
3. Quais são as fontes/matéria prima para produção do produto? Todas são renováveis? Justifique.
32 comentários:
1) R: A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE AS DUAS IMAGENS É QUE A SEGUNDA REPRESENTA A FÓRMULA ESTRUTURAL DO ETANOL QUE ESTA PRESENTE NA PRIMEIRA IMAGEM
1 - A primeira imagem mostra o alcool em seu estado liquido saindo de uma bomba, e a segunda imagem consiste na estrutura molecular do alcool etilico.
2 -Cana de açucar chega para limpeza, passa pela moenda depois é aquecida, purificada e filtrada. Passa pelos evaporadores aonde apenas o alcool evapora para a camara de cozimento a vacuo, e em seguida transportado para utilização.
3 - É obtido em vegetais ricos em açucar, como cana de açucar, beteraba e as frutas de amido, extrato da mandioca do arroz e do milho, e da celulose extraida principalmente dos eucaliptos.
1- A cadeia carbônica é a representação do álcool etílico que aparece na imagem.
2-A produção é feita a partir dos seguintes procedimentos:moagem da cana, produção de melaço,fermentação do melaço onde é acrescentado ao melaço fermentos biológicos que fazem com que a sacarose se transforme em etanol.Depois disso, se obtém o mosto fermentado, que tem 12% de seu volume total em etanol; destilação do mosto fermentado, aqui o mosto, vai passar pelo processo de destilação fracionada e vai dar origem a uma solução cuja composição será 96% de etanol e 4% de água.
3-Cana-de-açúcar, beterraba e grãos (milho, soja), todos são renováveis pois podem ser plantados e replantados.
1- A cadeia carbônica é a representação do álcool etílico que aparece na imagem.
2-A produção é feita a partir dos seguintes procedimentos:moagem da cana, produção de melaço,fermentação do melaço onde é acrescentado ao melaço fermentos biológicos que fazem com que a sacarose se transforme em etanol.Depois disso, se obtém o mosto fermentado, que tem 12% de seu volume total em etanol; destilação do mosto fermentado, aqui o mosto, vai passar pelo processo de destilação fracionada e vai dar origem a uma solução cuja composição será 96% de etanol e 4% de água.
3-Cana-de-açúcar, beterraba e grãos (milho, soja), todos são renováveis pois podem ser plantados e replantados.
1º) A relação entre as duas imagens é que uma representa a fórmula estrutural do líquido presente na primeira imagem.
2º) É uma substância orgânica e é obtida através da fermentação de açucares e amido. A matéria prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com a atuação de micro-organismos.
3º) O Etanol é obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata etc.Essas substâncias são renováveis pois são plantas cultivadas pelo homem.
2) A matéria prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação de microorganismos.
3) O etanol é obtido através da cana de açúcar,milho,beterraba,mandioca,batata.E são renováveis pois todos podem ser plantados e colhidos.
1) A foto mostra a estrutura molecular do etanol, na primeira imagem vemos o etanol saindo da bomba de combustível.
2) A produção do etanol é feita a partir da cana-de-açucar.
Obedecendo aos seguintes procedimentos:
1. Moagem da cana
2. Produção de melaço
3. Fermentação do melaço
4. Destilação do mosto fermentado.
3)Há varias maneiras de classificar as matérias-primas para a produção de etanol. Podemos classificá-las em matérias açucaradas, agrupando cana-de-açúcar, beterraba açucareira, sorgo sacarino, milho sacarino, melaços, mel de abelhas e frutas; em matérias amiláceas e feculentas, agrupando grãos amiláceos, raízes e tubérculos feculentos; e em matérias celulósicas, incluindo palhas, madeiras, resíduos agrícolas e resíduos sulfíticos de fabricas de papel. Todos são renováveis, podem ser plantados e colhidos.
1-Que uma é semelhante a outra,só que uma em estado líquido e a outra a formula estrutural.
3-A queima do álcool da origem aos produtos:água,gás carbônico e muita energia.Sua matéria prima não vem só da cana-de-açúcar,em outros países ele é extraído do milho,da beterraba e até da madeira e são renováveis pois seus produtos são vegetais.
2-Moagem da cana:onde se extrai o caldo;
produção de melaço:onde caldo é aquecido ;
fermentação do melaço:onde se acrescenta fermentos biológicos,após isso obtém o mosto fermentado;
destilação do mosto fermentado:onde passa pelo processo de destilação fracionada,dando origem a composição que será 96% etanol e 4% água.
A segunda imagem é a representação de uma cadeia carbonica referente a primeira imagem ,sendo então representado nas imagens o etanol ,que por base simplesmente é o alcool :substancia organica assim representada na primeira imagem ,extraída da cana de açucar (açucarreiro).
1)Ambos são álcool, uma imagem é a fórmula e outra combustível(etanol)
2)é feito a partir da cana- de açúcar com os seguintes procedimentos: *moagem da cana,* produção do melaço * destilação do melaço (96 %etanol 4% água)
3)Alguns são:beterraba,milho,cana de açúcar,mandioca,cenoura. Mais no Brasil é utilizada a cana,não são renováveis.
1- É que a fórmula que está desenhada, é a do etanol. E alguns anos um produtor descobriu que se pode fazer álcool a partir do arroz.
1- Que uma imagem é a fórmula molecular, e a outra de onde ela é extraída e como é utilizada.
2- A moagem da cana, produção do melaço, fermentação do melaço e destilação do mosto fermentado.
Alunos - Anderson, Bruno, Júlio, Níkolas
1- A molécula estrutural da segunda figura esta presente no alcool, utilizado para o abastecimento de veículos.
2- O etanol (álcool etílico), é produzido por
fermentação a partir da cana de açúcar,
- O caule da cana é triturado nas moendas das
usinas e origina o caldo que serve de matéria-prima
para a produção do etanol.
- O bagaço que sobra da moagem é queimado e
produz a eletricidade utilizada pela usina.
- Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma solução composta de leite de levedura, água e ácido sulfúrico.
- Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para colunas de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool etílico.
3- O álcool etílico ou etanol pode ser obtido à partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana de açúcar a beterraba e as frutas do amido, estrato de mandioca, do arroz e do milho e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
Uma hectare de cana de açúcar produz 3350 litros de álcool.
Todas as substancias do álcool são renováveis, pois a cana de açúcar e outras matérias que produzem açucares podem ser plantadas infinitas vezes.
1) A segunda imagem é a fórmula estrutural do líquido da primeira imagem, o etanol.
2) A principal matéria prima do etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar,sendo submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae.
3)O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc.Essas substâncias são renováveis, pois são plantas cultivadas pelo homem.
continuação da 2- é feito a moagem da cana que possa obter um caldo, e depois é depositada em grandes buracos concretados para que a sujeira se acumule no fundo, é dali que é retirado o liquido e e deixado para que aconteça uma fermentação e depois é colocado um fungo que é o mesmo da cerveja, e é dali que sai o álcool.
3- Cana-de-açucar, milho, mandioca e beterraba, São renováveis pois são de origem orgânica, não são combustíveis fósseis.
1- A relação é que na primeira imagem aparece a foto do etanol em uma bomba de combustível e na segunda imagem aparece a fórmula estrutural do etanol.
2- A produção do etanol é feita a partir de usinas, obtêm-se o caldo de cana, que contém a sacarose, este produto é aquecido para conseguirmos o melaço é acrescentado o fermento biológico, que faz o melaço se transformar em etanol e por é destilado.
3- É usado como matéria-prima a cana-de-açúcar, o milho e a beterraba. E sim todos são renováveis.
1. O álcool é produzida através da cana-de-açúcar, essa é a relação.
2. É com o caldo purificado que se faz o açúcar, para torna-lo em álcool, é preciso coloca-lo para fermentar em contato com o fungo, o mesmo usado na cerveja.
3. Milho, madeira, beterraba, cana-de-açúcar, mandioca, batata doce, trigo. Todos são renováveis, pois, como vem da terra, podemos repor novamente.
3º 01 Noturno
1- A relação da foto 1 com a 2, e q a segunda é a formula molecular do etanol e a primeira é o etanol liquido,sendo extraída da cana d açúcar..
2- as 10 etapas:
*A maior matéria-prima do etanol brasileiro é a cana-de-açúcar. Ela chega às usinas em caminhões e é descarregada em esteiras rolantes.
*Após ser lavada, a cana é picada em pequenos pedaços para facilitar a moagem.
*a cana é esmagada por rolos trituradores. Após a moagem, 70% da cana vira caldo, no qual está o açúcar de onde se extrai o etanol.
* ele é peneirado e segue para descansar em um tanque, onde, aos poucos, as impurezas se depositam no fundo
*Depois é levado para as dornas, grandes tanques onde é misturado com um fermento específico
*Essa etapa da fermentação dura de 4 a 12 horas, gerando um produto que se chama vinho fermentado
*Ele, então, precisa ser resfriado com água corrente - que circula em volta dos tanques sem entrar em contato direto com o vinho
*depois é condensado e volta à forma líquida, mas com seus diversos componentes separados
*ainda passa por um processo de desidratação, virando álcool anidro (mais de 99,5% de álcool), que é misturado à gasolina como aditivo
* aguardam até serem retirados por caminhões-tanque, que levam o etanol para as distribuidoras comercializarem o produto com os postos
3- Ela é extraída da cana de açúcar e o milho. Em alguns países ele também é extraído da beterraba, do trigo e da mandioca. Nem todas são renováveis, pois se sempre ficarmos retirando esse produto da natureza, uma hora ele se esgota. Exemplo o Petróleo...
2- 1º colheita da cana de açucar;
2º Moagem;
3º Tratamento do caldo;
4º Fermentação;
5º Destilação.
3- Cana de açucar,cenoura, beterraba, milho. Sim, são renovaveis pois o etanol é um biocombustivel, que não precisa de materias de origem fossil.
1- As duas representam o álcool em sua forma molecular, na planta que origina o álcool em sua forma liquida.
2- A produção do etanol, é feita a partir da cana de açúcar, passa por um processador e nessa etapa também se obtém o caldo de cana logo em seguida vem a produção do melaço:o produto obtido no primeiro passo é aquecido para obter o melaço. A fermentação: é acrescentada ao melaço fermentos biológicos, como o: saccharomyces. E por ultimo a destilação do mosto fermentada nesse processo o mosto passa pelo processo de destilação fracionado e vai dar uma origem a uma solução composta de 96% de etanol e 4% de água.
3- AS principais matérias primas são: Cana de açúcar, arroz, cevada, sorgo, trigo e o milho. alguns países utilizam a beterraba e a mandioca. Não. Pois só a cana de açúcar pode ser renovável e os outros produtos não.
Nomes: Natália, Sílvia e Ana.
Série: 3 ano 2 Noturno.
1- A primeira imagem mostra o etanol em estado líquido, como um combustível de automóvel. Já na segunda imagem mostra o etanol em sua estrutura molecular.
2- De início é feita a moagem da cana, para que assim possa ser feita a produção de melaço. Após esta etapa se faz a fermentação do melaço, e por último a destilação do mosto fermentado.
3- As matérias primas para a produção do produto são a cana- de- açúcar e o milho. Ambas são renováveis porque a curto prazo podemos obter essas matérias novamente, com o plantio e a colheita.
1- A estrutura representa o etanol que é usado como combustível.
2- No Brasil, o principal método de produção do etanol é pela fermentação do açúcar de cana. já nos Estados Unidos usa-se o milho.
processo: moagem da cana, obtêm-se a garapa com alto teor sacarose. Produção de melaço: a garapa é aquecida para se produzir o melaço com 40% de sacarose em massa. Fermentação do melaço: faz-se a fermentação do melaço adicionando-se a ele leveduras que transforma a sacarose em etanol. O mosto fermentado, obtido após a fermentação contém 12% em volume de etanol. Ele sofre, então destilação fracionada e assim se obtém uma solução com 96% de etanol e 4% de água em volume.
3- A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de etanol, ele pode ser extraído do milho, da beterraba, mandioca, arroz e até da madeira (principalmente dos eucaliptos). São renováveis porque o plantio das especies para a geração do etanol contribui para a absorção dos gases emitidos durante a produção e a utilização do combustível e agride menos o meio ambiente.
01- A fórmula molecular do etanol está representada na imagem,
02- - A maior matéria-prima do etanol brasileiro é a cana-de-açúcar. A primeira etapa da produção é a lavagem da cana, que recebe um banho de água que retira terra, areia e outras impurezas.
Após ser lavada, a cana é picada em pequenos pedaços para facilitar a moagem,depois a cana é esmagada por rolos trituradores. Após a moagem, 70% da cana vira caldo,de onde se extrai o etanol. Os 30% restantes são de bagaço - que pode ser queimado e gerar energia para a usina. Depois é peneirado para ser retirado as impurezas que ainda se encontram, quando bem limpo, o caldo passa a ser chamado de caldo clarificado é aquecido para ser esterilizado e ficar livre das últimas impurezas é levado para uma dorna para se fermentado,o fermento tem microorganismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando gás carbônico e álcool. Essa etapa da fermentação dura de 4 a 12 horas, gerando um vinho fermentado as reações químicas provocadas pelo fermento também liberam energia, o que esquenta o vinho fermentado, então precisa ser resfriado com água corrente. O vinho fermentado contém só 10% de álcool - o resto é basicamente água. Assim ele é destilado de onde sai o álcool hidratado que é vendido nos postos, parte dele passa por uma desidratação que é misturado com gasolina como aditivo, os dois tipos de etanol são produzidos hidratado e anidro, e assim vão sendo comercializados.
03- Cana-de-açucar, milho e beterraba,trigo todas são fontes renováveis, pois o etano, é um biocombustível.
1) A relação que ocorre entre as duas imagens é a representação da formula estrutural, juntamente com o liquido (etanol) presente na primeira imagem.
2) A produção ocorre a partir da cana-de-açúcar, através dos processos de moagem da cana, produção do melaço, fermentação do melaço e por ultimo ocorre a destilação do mosto fermentado.
3) O etanol é obtido a partir do processo de cana-de-açúcar, do milho, beterraba, mandioca, batata, frutas, melaço, mel de abelha, entre outros. E são renováveis pois todos podem ser plantados e colhidos.
1 - A fórmula molecular é do Etanol.
2 - 1 etapa da produção do etanol é a moagem da cana, onde se obtem a sacarose ou garapa.
2 etapa é a produção de melaço , a sacarose é aquecida assim se obtém o melaço, que consiste em 40% da solução. o açúcar mascavo é produzido quando a parte da sacarose se cristaliza.
3 estapa é a fermentação do melaço , são acresentados fermentos biológicos ao melçao , é um tipo de levedura que faz com que a sacarose se tranforme em etanol.
3 - Pode ser obtido por meio da beterraba , do milho , da batata , da cevada , do arroz , pelo petróleo e principalmente por meio da cana-de-açucar.Quase todas as metérias primas são renováveis ,menos o petróleo é um fonte esgotável.
01-a primeira imagem mostra o álcool em seu estado liquido saindo de uma bomba e a segunda imagem constante na estrutura molecular do álcool etílico.
02-O álcool é produzido por fermentação a partir da Cana de açúcar.
03-É usado como matéria prima da cana de açúcar ,milho,e o beterraba e assim todos são renováveis.
Alunas: Daniela e Tainara
Série: 3° ano 1
Respostas:
1- A relação existente é que na primeira figura mostra o álcool em seu estado líquido, visível e como é no dia a dia (utilizado como combustível) e na segunda imagem mostra a fórmula estrutural deste álcool.
2- Lavagem da cana
-preparo para a moagem ou difusão
-extração do caldo:moagem ou difusão
-tratamento do caldo para produção do álcool
-fermentação do caldo
-destilação do vinho
-retificação
-desidratação: álcool anidro ou hidratado
3- Cana de açúcar, beterraba, grãos (milho e soja), batata, mandioca, todos são renováveis pois são plantados, cultivados e replantados pelo homem.
1-A relação é que as duas mostram o álcool.A primeira uma bomba derramando álcool e a segunda sua formula molecular.
2-A produção do álcool é feita a partir da cana de açúcar,pelos procedimentos:
-moagem da cana;
-produção do melaço;
-fermentação do melaço;
-destilação do mosto fermentado.
3-Cana de açúcar,beterraba,arroz,cevada,sorgo,milho e trigo.Não porque a cana pode ser renovável mais os outros citados acima não podem ser.
Bianca, Josiane e Stéffani - 3° - 01
1. Na primeira imagem mostra o álcool como ele é, como vemos ele. E na segunda imagem é formula estrutural do mesmo (álcool).
2. A produção do etanol é feita a partir da cana de açúcar e segue 4 procedimentos:
- Moagem da cana de açúcar;
- Produção do melaço, consiste em 40% de massa de sacarose;
- Fermentação do melaço, é acrescentado ao melaço fermentos biológicos;
- Destilação do mosto fermentado, vai passar pelo processo de destilação fracionada e de origem á uma solução de 96% de etanol e 4% de água.
3. O álcool corresponde a um liquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é ser um líquido inflamável. Na composição do álcool encontramos átomos dos seguintes elementos: Hidrogênio, carbono e oxigênio. A queima do álcool da origem aos produtos, água, gás carbônico e muita energia. Os álcools mais conhecidos são: o metanol e etano. O etanol é o mais conhecido por álcool etílico e é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. O etanol pode ser obtido através da cana de açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. Essa substância é renovavel, pois sua matéria prima é obtida através de plantas cultivadas pelo ser humano.
Alunos: Dhara, Jakeline e Tatiane - 3º ano I
1- primeira imagem mostra o álcool em estado líquido (visível) e a segunda imagem mostra a fórmula estrutural
2 - a produção ocorre pelos procedimentos: moagem da cana, onde ocorre a produção do melaço e após ocorre a fermentação do mesmo e a acrescentado fermentos biológicos ação dos enzimas realizam o trabalho sendo assim 12% do volume total em etanol
3- Cana de açucar,cenoura, beterraba, milho. Sim, são renovaveis pois o etanol é um biocombustivel, que não precisa de materias de origem fossil, são materiais cultivados que podem ser novamente produzidos.
1-A estrutura molecular C2H6O é o etanol, mais conhecido como álcool etílico, um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado. Essa propriedade do etanol faz com que ele possa ser utilizado como combustível de motores à combustão. Ao fundo da primeira imagem é retratada uma plantação de cana-de-açúcar, a qual é a matéria prima principal do etanol.
2-Produção do etanol é feita em 4 etapas:
I-Moagem da cana: A cana passa por um processador, obtendo o caldo de cana.
II-Produção de melaço: O caldo da cana é aquecido para obter-se o melaço, com 40% em massa de sacarose.
III-Fermentação do melaço: É acrescentado ao melaço fermentos biológicos, como o Saccharomyces, que faz com que a sacarose se transforme em etanol.
IV-Destilação do mosto fermentado: O mosto vai passar pelo processo de destilação fracionada, e vai dar origem a uma solução composta por 96% de etanol e 4% de água.
3-O etanol é produzido por fermentação a partir da cana-de-açúcar. O processo consiste em fermentar a cana-de-açúcar pela ação de bactérias e fungos. Mas esta não é a unica matéria-prima existente para a produção de etanol, ele também é extraído do milho, da beterraba, e até da madeira, sendo todos os produtos renováveis.
Postar um comentário