SEJA BEM VINDO CARO ESTUDANTE!
Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.
Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.
Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.
Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:
QUAL SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?
Observe o filme no link aí responda como postagem:
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->Qual a importância de existir um procedimento na realização de experimentos?
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->Quais são os quesitos básicos de segurança em um laboratório?
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->E que medidas devemos tomar para evitar acidentes domésticos?
30 comentários:
Nome: Yana e Joares. Série:1 ano 1.
1-É necessário pra você seguir a ordem certa, pois se não souber a ordem correta pode causar acidentes.
2-Cada operador deve usar, obrigatoriamente, um guarda-pó,deverá ser de brim ou algodão grosso.Usar óculos de segurança,usar luvas de borracha.A manipulação de compostos tóxicos ou irritantes, ou quando houver desprendimento de vapores ou gases, deve ser feita na capela.Ler com atenção cada experimento antes de iniciá- Monte a aparelhagem, faça uma última revisão no sistema e só então comece o experimento.Ler com atenção os rótulos dos frascos de reagentes e solventes que utilizar.Utilize os recipientes apropriados para o descarte de resíduos. Ou seja: luvas, touca, mascara,jaleco de mangas compridas, calças compridas e sapatos fechados,cabelos mantendo-os presos e/ou uso de touca, Ler sempre o procedimento experimental com a certeza de ter entendido todas as instruções. Em caso de dúvidas, ou se algo anormal tiver acontecido, chame o
professor ou monitor imediatamente.
3-Fora do alcance das crianças;
Reagentes longe um do outro;
Inflamáveis longe do fogo;
Nunca aspire ou prove substâncias desconhecidas. Também não misture sem a ordem do professor;
Improvisações são o primeiro passo de um acidente. Use material adequado e evite montagens instáveis de aparelhos que envolvam, por exemplo, suportes de livros, lápis e caixas de fósforos. Entre outros..
1. O Procedimento de Experimentos é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer um grande objetivo: a maior precisão estatística possível na resposta.
É, portanto, uma técnica de extrema importância. A sua aplicação no desenvolvimento de novos produtos é muito importante, onde uma maior qualidade dos resultados dos testes pode levar a um projeto com desempenho superior seja em termos de suas características funcionais como também sua robustez.
2. Não fumar ou comer no laboratório;
Usar luvas e óculos adequados;
Não se pode deixar frascos de reagentes abertos;
Não deixar reagentes inflamáveis junto à chama;
Não use material quebrado ou trincado;
Lave as mãos sempre a cada experiência;
Não se deve trabalhar sozinho no laboratório;
Usar avental de cor branca e de mangas;
Quem tem cabelos longos deve amarrá-los. etc
3. Tomadas e fios: Para evitar choques indesejados, recomenda-se a proteção de todas as tomadas.
Cozinha e lavanderia: Para evitar o vazamento de gás, é preciso verificar se os botões do fogão foram fechados corretamente após o uso e se o botijão foi alocado fora da cozinha. Os cabos das panelas devem ficar voltados para dentro ao utilizar o fogão. Os eletrodomésticos de uso esporádico não devem permanecer ligados na tomada.
Na lavanderia, o recipiente de lixo precisa ser fechado com tampa e as embalagens de refrigerantes ou similares nunca devem ser reutilizadas para guardar produtos de limpeza.
Medicamentos: A caixa de remédios é imprescindível para prestar os primeiros socorros, mas é importante destacar que após o primeiro atendimento o paciente deve procurar um médico. Itens como spray anti-séptico, que combate as bactérias, limpa e desinfeta feridas na superfície da pele, e pomada antibacteriana, que pode ser usada em machucados, cortes e queimaduras, são fundamentais para oferecer tratamento básico. No entanto, é importante guardar os medicamentos em local fora do alcance das crianças. Entre outras coisas.
Qual sua sugestão para o Blog? R:Postagens de videos de experiencias quimicas,Imagens legais,e mais interação dos alunos no Blog.
1- Com o procedimento você tem uma ideia do que vai acontecer durante e depois da experiencia.
2- o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.
Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos químicos, precisa contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis.
3- Manter a casa bem ventilada,não deixar o gás aberto,não deixar aparelhos conectados a tomada e sair de casa,quando sair de casa por um período muito longo desativar o relógio da luz.
nome:Juliana,Cristiane,Jenifer e Alisson.
serie:1 ano '2' EM sala 05.
RESPOSTAS:
1=Para podermos saber se existe curas de doenças,novos remédios.
2=As seguranças são luvas,maścaras,extintor,óculos,botas, e ropas própias entre outras.
3=As medidas são cuidar com largues,pisos,escadas,fios,tomadas que podem ser fatais a vida humana.
Pergunta 1: é importante ter um procedimento para realização de experiências, para não ocorrerem acidentes e causar danos.
Pergunta 2: Os quesitos básicos são:estar consciente do que está fazendo e ser responsável,respeitar as advertências do professor sobre os perigos e riscos; usar equipamentos e roupas adequadas para mexer com elementos quimicos; não comer alimentos e beber no laboratório; manusear substâncias quimicas com o máximo de cuidado; não respirar vapores e gases; não provar reagentes de qualquer natureza; não misturar substâncias quimicas;não usar vidrarias trincadas ou quebradas.
Pergunta 3: para evitar acidentes domésticos é preciso tomar algumas medidas, como: não deixar em alcance de crianças objetos perigosos; manter medicamentos, materiais tôxicos e produtos de limpeza em locais seguros; cuidar com janelas sem proteção, escadas escorregadias e sem corrimão e piscina, é funamental orientar as crianças;não deixar facas e objetos perfuradores em locais de facil acesso; tomar cuidado com tomadas, ferro de passar roupas e armas;
1°ano 01
alunos: Thiago Mauricio, Isabel Forster e Kleiton Bauer
1. Qual a importância de existir um procedimento na realização de experimentos?
Por que primeiro temos que avaliar o que vamos fazer, não podemos fazer as coisas de qualquer maneira. Isso é muito importante para nossa segurança
2. Quais são os quesitos básicos de segurança em um laboratório?
touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha. Em alguns laboratórios mais exigentes são utilizados até água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis.
3. E que medidas devemos tomar para evitar acidentes domésticos?
As panelas usadas para elaborar a refeição devem estar nas bocas posteriores do fogão, portanto mais afastadas das crianças.
Acenda primeiro o fósforo e depois gire o botão do fogão para evitar surpresas, principalmente se for ao forno.
Use suportes nas tomadas de energia, pois evitam que crianças introduzam os dedos ou objetos de metal nos orifícios.
Saco plástico não é brinquedo. Colocado na cabeça de uma criança pode levá-la a morte.
As armas de fogo devem ser guardadas sem munição e longe do alcance das crianças.
Lembre-se que pequenos tapetes em chão escorregadio e brinquedos soltos pela casa podem ser responsáveis por sérios acidentes.
Não deixar ao alcance das crianças objetos perigosos, como botões, pregos, moedas, enfim, objetos pequenos que atraiam as crianças e despertem o interesse de levar até a boca.
- Manter medicamento, materiais tóxicos e produtos de limpeza em locais seguros e não visíveis às crianças.
- Cuidado com janelas sem proteção, escadas escorregadias e sem corrimão e piscinas. É fundamental orientar as crianças quanto aos riscos nesses locais.
- Não permitir que a criança fique sozinha na cozinha, não deixar facas e objetos perfurantes em locais de fácil acesso, conversar com a criança e alertá-la do perigo de contato com panelas quentes, e não deixar fósforos visíveis, pois crianças não temem o fogo e podem gerar acidentes.
- Tomar cuidado com tomadas ferro de passar roupas e armas.
- E caso tenha bebê em casa, ficar atenta na hora do banho, para que ele não se afogue com as grades de proteção do berço para ele não cair, enfim, com todos os lugares onde o bebê estiver!
-não devemos mexer em produtos que não conhecemos
questão 2-Não é segredo que os ingredientes das reações oferecem riscos, pois se tratam de ácidos fortes, gases, soluções superaquecidas, etc. É justamente por isso que o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.
Não deixar ao alcance das crianças objetos perigosos, como botões, pregos, moedas, enfim, objetos pequenos que atraiam as crianças e despertem o interesse de levar até a boca.
- Manter medicamento, materiais tóxicos e produtos de limpeza em locais seguros e não visíveis às crianças.
- Cuidado com janelas sem proteção, escadas escorregadias e sem corrimão e piscinas. É fundamental orientar as crianças quanto aos riscos nesses locais.
- Não permitir que a criança fique sozinha na cozinha, não deixar facas e objetos perfurantes em locais de fácil acesso, conversar com a criança e alertá-la do perigo de contato com panelas quentes, e não deixar fósforos visíveis, pois crianças não temem o fogo e podem gerar acidentes.
- Tomar cuidado com tomadas, ferro de passar roupas e armas.
- E caso tenha bebê em casa, ficar atenta na hora do banho, para que ele não se afogue, com as grades de proteção do berço para ele não cair, enfim, com todos os lugares onde o bebê estiver!
questao 3-Não deixar ao alcance das crianças objetos perigosos, como botões, pregos, moedas, enfim, objetos pequenos que atraiam as crianças e despertem o interesse de levar até a boca.
- Manter medicamento, materiais tóxicos e produtos de limpeza em locais seguros e não visíveis às crianças.
- Cuidado com janelas sem proteção, escadas escorregadias e sem corrimão e piscinas. É fundamental orientar as crianças quanto aos riscos nesses locais.
- Não permitir que a criança fique sozinha na cozinha, não deixar facas e objetos perfurantes em locais de fácil acesso, conversar com a criança e alertá-la do perigo de contato com panelas quentes, e não deixar fósforos visíveis, pois crianças não temem o fogo e podem gerar acidentes.
- Tomar cuidado com tomadas, ferro de passar roupas e armas.
- E caso tenha bebê em casa, ficar atenta na hora do banho, para que ele não se afogue, com as grades de proteção do berço para ele não cair, enfim, com todos os lugares onde o bebê estiver!
questão 1-É muito importante para tomar notas muito detalhadas como você conduz seus experimentos.
2)Não é novidade que os ingredientes das reações oferecem riscos, pois se tratam de ácidos fortes, gases, soluções superaquecidas, etc. É justamente por isso que o profissional deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha. Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos químicos, precisa contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis.
3) Independentemente de quando vamos fazer alguma coisa é preciso todo o cuidado e planejar o “trabalho” não significa perda de tempo, pelo contrário, pensando como realizar a tarefa e o que vamos precisar para cumpri-la contribuímos para que o trabalho seja feito de forma rápida, e com eficiência.
1) Para na hora, sabermos o que estamos fazendo
1-Para que não ocorra acidentes,para a própria organização do experimento e principalmente para que não contraíssemos doenças já que se tal acidente acontece-se e se tivesse alguma substância nociva a saúde nele.
2-O uso de luvas,tocas,aventais,óculos de proteção,não comer e beber dentro do laboratório,nunca trabalhar sozinho principalmente fora do horário.E se houver um responsável,seja professor ou mestre formado,seguir todos os passos corretamente.
3-Devemos tomar medidas sérias de segurança principalmente se tivermos crianças pequenas e idósos em nossa casa,como por exemplo tampar piscinas,colocar pega mão nas escadas e corredores,substituir tapetes lisos por tapetes que aderem ao chão,tomar cuidado com quinas de mesas e armários,esses são os principais cuidados que devemos ter para que não hajam acidentes em nossa casa.
*A idéia para a ampliação do blog ou até mesmo para a melhor visitação seria a criação de uma comunidade ou perfil em uma das redes sociais populares da internet com atualizações e informações sobre oque há no blog e do que que se trata.Acho que isso iria ajudar muito na divulgação do blog!!!
Alunos:Daniel,Patrick,Alessandro e Joel.
Série:1 ano 03.
Professor:Diego Fabiano Marcon.
Jheniffer,Marta,Willian e Yago. 1° ano 04
Questão n° 1) Com os procedimentos em experiencia química conseguimos manter o controle sobre os experimento evitando possíveis acidentes.
Jheniffer,Marta,Willian e Yago. 1° 04
Questão n° 2) Para mantermos uma boa segurança em um laboratório devemos usar : touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas,para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.
Para termos segurança ainda maior dentro do laboratório, precisa contar ainda com muita água limpa, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favorável para o ambiente.
Jheniffer,Marta,William e Yago. 1° 04
Questão n° 3) Para manter o cuidado na cozinha,devemos deixar os cabos das panelas voltadas pro centro do fogão,manter crianças longe do fogão,verificar se a valvula do gás esta bem fechada,e que não esta ocorrendo nenhum tipo de vazamento .
Nas tomadas da casa,ultilizar somente um aparelho,não sobrecarregando as tomadas com o "T",pois as tomadas,foram feitas para serem ultilizadas por um só aparelho e não por varios,verificar também se as tomadas não estão velhas ou cabos descascados podendo causar um curto circuito podendo acontecer um incêndio na casa.
1.
R: Com o procedimento você consegue manter o controle sobre o experimento evitando possíveis acidentes ou ocorrências inesperadas.
Os métodos de controle estatísco do processo e o planejamento experimental,são dua ferramentas muito poderosas para a melhoria e otimização do processo e estão intimamente correlacionados.Em um laboratório,é primordial que o aluno ou professor assumam uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências.Alguns dos cuidados são esses:
-usar sempre óculos de segurança;
-não usar nenhum produto que não seja ou não esteja rotulado;
-jamis,comer,beber e principalmente fumar em um laboratório químico;
-verificar sempre os produtos para realizar a experiência;
-etc...
Em casa devemos manter os produtos químicos fora do alcance das crianças,jamais deixar produtos inflamáveis perto de lugares que tenha fogo,manter os produtos químicos bem fechados,como o cloro,álcool,e entre outros devemos manter fora do alcance das crianças e muito bem fechados e guardados,a mesma coisa serve para os laboratórios químicos
2.
R: Deve ter em mãos os chamados equipamentos de segurança pessoal: touca para proteger o couro cabeludo, avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.
Mas para um laboratório oferecer maior segurança aos químicos, precisa contar ainda com água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis.
3.
R:Ter cuidado ao mexer com produtos inflamáveis como o gás de cozinha, com a energia elétrica. No fogão, utilize as bocas de trás e mantenha sempre os cabos das panelas voltados para o centro do fogão, evitando que possam ser puxados. Cuidado também com possíveis vazamentos de gás, verifique sempre se os botões do fogão e a mangueira de gás estão em ordem. Cuidado com tomadas velhas ou cabos descascados eles podem ocasionar um curto circuito podendo incendiar a casa.
Jheniffer,Marta,Willian e Yago. 1°04
Sugestão para o blog!
Nossa ideia é que o professor coloque um bate-papo,para que os alunos,possam conversa entre si,se acaso não estiverem junto para fazerem uma prova ou trabalho,ou para simplesmente colocarem o assunto em dia,enquanto olham o blog.
Sugestão:
Postagens sobre experiencias domésticas. Para que nós possamos fazer também experimentos em casa com procedimentos simples.
1) A importância é a segurança de todos e o total sucesso com o experimento.
2) Atenção a sua volta e atenção no que você faz, bom senso, paciência, não tomar atitudes impensadas, metodologia, operações sistemáticas, concentração, prevenção, responsabilidade e além disso, seguir algumas normas de laboratório:
1º Não se deve comer, beber, ou fumar dentro do laboratório.
2º O estudante/químico deverá usar um guarda pó, que segundo as pesquisas deve ser específico: deve ser de brim ou algodão grosso, nunca de tergal, nylon ou fibra sintética inflamável.
3º É muito recomendável usar óculos de segurança. Como aqueles que os soldadores usam para proteger os olhos de faíscas.
4º Usar luvas de borracha quando se trabalha com compostos tóxicos ou irritantes para a pele.
5º Com um composto químico que tende a desprender vapor ou gases, é necessário trabalhá-lo dentro de uma capela (ferramenta indispensável no laboratório). Capela laboratorial: é um compartimento envidraçado, fechado, composto basicamente por um exaustor, dutos de ar, e um sistema de filtragem, com a função de proteger o laboratório de gases tóxicos em determinadas reações químicas.
6º Ler com atenção a “receita” do experimento antes de iniciá-lo. Preparar todo o ambiente e material, revisar tudo, ensaiar, e ai então começar.
7º Se o experimento for feito em equipe, é necessário dividir as tarefas passo a passo.
8º É preciso prever certos riscos no laboratório.
9º Leia o rótulo de cada componente que for usar, e se informe sobre ele, como deve trabalhá-lo, dentro de que recipientes, e suas reações, exemplo: se substância A for solvida em substância B, o que acontece ou o que deixa de acontecer? Se substância C no estado gasoso, com mais substância D no estado gasoso, dividirem o mesmo espaço, que risco pode ou não pode ter?
10º Caso tenha que pausar o experimento por um tempo ou tenha que guardar algum produto, deverá tomar algumas precauções. Como por exemplo, ao guardar uma substância (independente se é ou não prejudicial), você deverá rotulá-la com o seu nome, a data, e o nome dos integrantes da equipe.
11º Cuidado ao descartar resíduos ou sobras. Exemplo: ao despejar alguma substância pelo ralo da pia, tenha certeza de que é seguro, e o faça com abundancia de água. Já com substâncias tóxicas ou mais perigosas, é necessário se informar como descartá-la.
12º No final de cada experimento, deve limpar o material usado, a bancada, e rotular as substâncias feitas. Ou seja, mantenha o laboratório sempre em ordem e limpo.
13º É interessante anotar observações em um caderno.
14º Antes de usar uma ferramenta especifica, se informe como deve usá-la.
15º Não usar substâncias inflamáveis perto do calor.
16º Não é recomendável trabalhar sozinho em um laboratório. Prefira equipes com mais integrantes que dois.
17º Não mexa com as substâncias não rotuladas.
18º Não mexa nas substâncias com as mãos, e depois leve a boca ou aos olhos.
19º Não experimente com a boca uma substância não rotulada, para tentar descobrir o que é.
20º Reserve antecipadamente a disponibilidade do laboratório.
A questão 3 será postada em outro comentário, por ter ultrapassado o limite de caracteres.
Continuação:
3) Acidentes domésticos podem ser graves, mesmo em casa, onde generalizando, não costumamos mexer com substâncias perigosas. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas. Inclusive, há precauções bem básicas que poderiam reduzir o número de acidentes domésticos. As crianças geralmente são as principais vítimas, pois não medem o perigo, e por um descuido dos pais acabam mexendo onde não devem. Algumas precauções bem básicas:
1º Deixe fora do alcance das crianças objetos pequenos e fáceis de serem engolidos, exemplo: botões, pregos, parafusos, moedas, pecinhas de montar (LEGO), etc. Evite comprar de presente para crianças pequenas, brinquedos com peças pequenas, é melhor esperar uma idade mais racional. Também deixe fora de alcance produtos tóxicos, como os usados para limpeza e os medicamentos. Facas, tesouras, e objetos cortantes também devem receber um lugar especial.
2º Sempre alertar as crianças dos perigos.
3º Tanto para as crianças, para adultos ou idosos, é recomendável janelas com proteção (principalmente em apartamentos onde se tem crianças), escadas devem ser acompanhadas por um corrimão, e por antederrapantes.
4º Sempre estar atento com o cabo das panelas, fósforos e isqueiros, e sempre que for sair/viajar lembrar-se de desligar o gás.
5º Tomar cuidado com o excesso de aparelhos ligados a mesma tomada, com fios descobertos, principalmente do chuveiro. Onde se há criança, é recomendável comprar tampões para a tomada, ou policiar.
As ideias para incrementar o blog ainda virão...
questão:2
alunos:Wagner e Maiara
série:1ano 4
resposta.
Segurança no laboratório
A prática da Química, seja anível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitqar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções, serem evitados, ou ao menos terem suas conseqüências minimizadas.
A seguir estão relacionadas algumas regras de segurança que você deverá colocar em prática para sua segurança e de seus colegas:
Use sempre o guarda-pó de algodão de mangas compridas, na altura dos joelhos e fechados;
Use calçados fechados de couro ou similar;
Não use relógios, pulseiras, anéisou qualquer ornamentos durante o trabalho no laboratório;
Não beba e não coma no laboratório;
Nunca use material de laboratório para beber ou comer;
É proibido fumar no laboratório ou em qualquer outro lugar que possa por em risco a segurança ou saúde das pessoas;
Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório;
Nunca teste amostras ou reagentes pelo sabor e os odores devem ser verificados com muito cuidado;
Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;
Aventais de laboratório, luvas, óculos de proteção ou outras vestimentas não devem ser usados fora do laboratório;
Em caso de acidentes, mantenha a calma e chame o professor ou técnico responsável;
Objetos pessoais como bolsas, blusas, etc, devem ser guardados em armários de preferência em áreas externas aos laboratórios;
Brincadeiras são absolutamente proibidas nos laboratórios;
Use a capela sempre que trabalhar com solventes voláteis, tóxicos e reações perigosas, explosivas ou tóxicas;
As substâncias inflamáveis devem ser manipuladas em locais distantes de fontes de aquecimentos;
O uso de pipetadores é requerido em qualquer circunstância ao utilizar pipetas;
Lentes de contato não devem ser usadas em laboratórios, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos;
Óculos protetores de segurança são requeridos durante todo o período de trabalho no laboratório;
Nunca jogue reagentes ou resíduos de reações na pia, procure o frasco de descarte;
Ao final de cada aula, as vidrarias utilizadas durante o trabalho de laboratório devem ser esvaziadas nos frascos de descarte e enxaguadas com água antes de serem enviadas para limpeza;
Vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas devem ser descartadas e o técnico ou responsável deve ser avisado;
Antes de manipular qualquer reagente deve-se ter conhecimento de suas características com relação à toxicidade, inflamabilidade e explosividade;
Deve-se tomar cuidados especiais quando manipular substâncias com potencial carcinogênico;
Os reagentes e soluções devem ser claramente identificados e as soluções apresentar data de preparo, validade e o nome do analista que a preparou;
Todo acidente com reagentes deve ser limpo imediatamente protegendo-se se necessário. No caso de ácidos e bases devem ser neutralizados antes da limpeza;
Siga corretamente o roteiro de aula e não improvise, pois improvisações podem causar acidentes, use sempre materiais e equipamentos adequados;
Todas as substâncias são tóxicas, dependendo de sua concentração. Nunca confie no aspecto de uma droga, deve-se conhecer suas propriedades para manipulá-la;
Receber visitas apenas fora do laboratório, pois elas não conhecem as normas de segurança e não estão adequadamente vestidas.
Essas são algumas regras gerais que devemos seguir durante um trabalho no Laboratório. Durante o curso, em cada experimento serão relacionadas outras mais específicas, inclusive sobre os reagentes a serem manipulados.
Alunos:Wagner e Maiara
Série: 1°4
quetão:3
resposta.
Existem muitos medos associados as rotinas do nosso dia-a-dia, medo de ser atropelado, da botija de gás explodir, etc…, e como tal, tomamos medidas para prevenir esses mesmos acidentes. Os principais acidentes em casa passam por incêndios, intoxicação por monóxido de carbono, quedas, queimaduras, afogamento, lesões corporais por facas, serras ou ferramentas, podendo originar situações graves ou mesmo causar a morte.
A prevenção de acidentes em casa deve ter inicio no momento em que se constrói ou se adquire uma casa, e no dia-a-dia no planeamento de tarefas, por isso deve ter em conta as normas de segurança existentes. Neste sentido é necessário verificar os equipamentos de segurança de sua casa, e actualizar-se relativamente a estes ou a medidas para melhor a segurança em sua casa.
Postar um comentário