O professor tem como missão de transformar a sociedade, porque é o personagem principal da educação. É a única via de acesso à integração social para todos, e a única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população (SAVIANI, 2000). Por isso, todas as leis, todos os livros, todos os prédios, todos os computadores e todas as verbas governamentais serão inúteis, se na sala de aula não estiver presente, inteiro, motivado, bem formado e consciente, o professor (VEIGA, 2000). Ele terá sua parte a cumprir na luta contra o fracasso escolar. Nenhuma escola, nenhum sistema educacional será melhor do que a qualidade e habilidade do professor. Sua prática pedagógica, porém, dependerá de três fatores: qualidade básica, habilidade pessoal e preparo teórico e prático.
O quadro que a escola pública apresenta em relação às aulas ministradas pelo professor de química e ciências, é desanimador. Porém a química é uma ciência experimental; fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas (laboratório). Essas atividades podem incluir demonstrações feitas pelo professor, experimentos para confirmação de informações já dadas, cuja interpretação leve à elaboração de conceitos entre outros.
A própria essência da ciência Química revela a importância de introduzir este tipo de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem.
O objetivo da Ciência e da Química compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem. Saber punhados de nomes e de fórmulas, decorar reações e propriedades, sem conseguir relacioná-los cientificamente com a natureza, não é conhecer a Ciência e a Química.
Sendo assim é importante realizar atividades experimentais cotidianamente, para que assim os alunos possam entender o que estudam de forma realmente palpável. Os experimentos demonstrados abaixo são exemplo disso:
Coca Cola - Um açúcar na sua vida:
Turma: 2º Ano do Ensino Médio
37g de açúcar presente em uma lata de Coca Cola |
Objetivo: Demonstrar a quantidade de açúcar presente no refrigerante Coca Cola, comparando com o mesmo Zero açúcar (diet), relacionando a presença deste com a influencia na densidade.
A quantidade de açúcar presente em uma lata de Coca Cola impressionou os estudantes, os 37g parece pouco quando se fala, mas colocando em uma xícara isto é o equivalente mais de 1/4, quase meia xícara de açúcar, são mais de 20 colheres de cafezinho de açúcar. Proporcionalmente teremos aproximadamente 210g de açúcar em uma coca cola de 2L.
Destilação Simples
Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Aluna Isabel observando o funcionamento do Destilador Simples |
Objetivo: Observar na prática como duas substâncias com pontos de ebulição diferentes são separadas, sendo com isso possível relacionar, por exemplo com o processo de produção de álcool combustível.
O que impressionou os alunos foi a quantidade de material utilizado e o equipamento em si, seu processo de funcionamento.
SAVIANI, O. Pedagógia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
VEIGA, I. P. A. et al. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000. 247 p.
0 comentários:
Postar um comentário