BRANQUEAMENTO DE CORAIS




Recifes de Coral: Um bem que precisa de se protegido por todos nós
Os recifes de coral são sistemas complexos que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais. Eles providenciam alimento e proteção a uma grande variedade de organismos vivos: trataram-se aliás, ao lado das florestas tropicais, dos sistemas com maior diversidade biológica concentrada.
Para todos nós, seres humanos, uma boa parte dos animais relacionados com os recifes de coral são uma importante fonte de alimento: peixes, carangueijos, lagostas, conchas, vivem permanentemente ou uma parte da sua vida, junto dos recifes de coral.
No entanto, os cientistas de todo o mundo, estão preocupados porque os recifes de coral tem sofrido uma grande pressão e como resultado, estão a degradar-se rapidamente.
Como se formam os Recifes de Coral?
O recife de Coral é composto por camadas muito finas de carbonato de cálcio que foram produzidos ao longo de milhares de anos por bilhões de pequeninos animais de corpo mole a que chamamos de pólipos de coral. A maior parte dos corais são constituídos por muitos pólipos juntos num grande grupo ou numa chamada colônia. Um simples pólipo tem um corpo na forma de um tubo com uma boca rodeada de tentáculos que utiliza para capturar pequenas partículas alimentares.
Cada pólipo constrói uma estrutura calcária onde se aloja e vive em conjunto com uma alga que se chama zooxanthelae. É esta alga minúscula responsável pelas core que observamos nos corais como verde, amarelo, azul, lilás, castanho e muitas outras.
Quando os pólipos morrem, novos pólipos crescem por cima dos esqueletos de calcário que ficam. Assim, quando vemos um recife de coral, apenas a fina camada superficial é que é constituída por pólipos vivos na verdade, um kg de coral pode ter mais de 80.000 pólipos.
Alguns pólipos chegam a medir 20 cm de diâmetro, tal como o coral cogumelo, e a viver independentemente. No entanto, a maior parte dos pólipos são muito pequenos (menos de um cm de diâmetro) e constituem colônias de muitos pólipos juntos tal como uma Acropora ramificada.
Apesar de se parecerem com as plantas, os corais são animais marinhos pertencentes à mesma família das anêmonas e garrafas azuis, os chamados CNIDÁRIOS.
As Formas dos Corais
Os corais podem ser divididos em dois tipos principais. Os corais duros possuem um esquelto externo rígido e ocorrem numa variedade de tamanhos e formas tal como se pode ver nas imagens.
Os corais moles as gorgôneas tais como os leques marinhos os chicotes marinhos, não possuem um esqueleto externo e movimentam-se com as correntes.
Porque são tão importantes?
Que benefícios nos trazem os recifes:
1. Constituem uma barreira contra a força das ondas evitando a erosão;
2. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira calcula-se que num km2 de recife de coral (um quadrado de 1000x1000 metros) se produzem cerca de 30 toneladas de pescado por ano;
3. Providenciam alimento, abrigo e proteção a cerca de um milhão de espécies marinhas, sendo um importante viveiro para os peixes em crescimento;
4. Proporcionam empregos através da pesca e da indústria do turismo;
5. são importante atrativo turístico para os mergulhadores que querem vê-los, filmar e tirar fotografias;
6. São fonte de substâncias com valor medicinal que ajudando a combater várias doenças. Mais recentemente, os corais têm sido utilizados na reconstrução do tecido ósseo nos seres humanos.
Como São Destruídos os Recifes de Coral em Moçambique
Há muitas causas de destruição dos corais, no mundo em geral e em Moçambique em particular. As causas podem ser divididas em causas naturais e causas humanas.
No que diz respeito às causas naturais, pouco podemos fazer: vendavais e tempestades que partem os corais, o aumento da temperatura da água pode causar mortes massivas de corais; noutros casos, os corais são fortemente atacados por predadores naturais como algumas espécies de peixe (os peixes papagaios, alguns peixes borboleta) e estrelas do mar e ouriços.
A ação do Homem é a que mais afeta neste momento os recife de coral no mundo:
1. Os corais são partidos e colhidos para serem vendidos aos turistas;
2. Âncoras e bóias fixas atiradas sobre os recifes de coral podem destruí-los;
3. Métodos destrutivos de pesca, como a dinamite e os venenos, são usados para a pesca nos recife de coral acabando por destruir outros organismos marinhos;
4. A sobrepesca de algumas espécies com a retirada de demasiados exemplares de apenas uma espécie cria desequilíbrios entre os seres vivos de um recife de coral;
5. A poluição das águas que circundam os corais provocada pelos esgotos das cidades, fábricas, pelo combustível dos barcos ou simples lixo podem levar à morte destes organismos.
Como Podemos Proteger os Recifes de Coral?

E é muito simples proteger os recifes de corais. Eís algumas das medidas:
1. Não comprando nenhum coral, conchas, carapaças de tartaruga, ou outros organismos marinhos à venda nas lojas ou nas praias, desencorage também os seus amigos a fazê-lo;
2. Não lançando âncoras e redes de pesca sobre os recifes de coral;
3. Não tocando nos corais quando se mergulha;
4. Não colhendo nenhum organismo quando se mergulha, por muito atrativos que eles possam ser;
5. Não caminhando em cima dos corais;
6. Não deitando lixo ou óleos combustíveis na água do mar;
7. Não utilizando venenos e/ ou dinamite para pescar nos recifes e em qualquer outro lugar do mar;
8. Contribuindo para a demarcação dos recifes que precisam de ser geridos protegidos de uma maneira especial;
9. Ajudando no estabelecimento de áreas de recifes de coral protegidos onde a sua pressão tem sido negativa e de alguma maneira, o recife precisa de recuperar;

Fonte - http://www.fnp.org.mz/ht/coraims.html
acesso em 16/07/2010 às 12h



Olá estudantes!

Seja bem vindo a terceira avaliação no blog, não esqueça de ler com atenção e realizar as atividades com calma, seguindo as orientações abaixo:
1. Leia as questões;
2. Busque informações na internet;
3. Construa uma resposta com seus colegas;
4. Digite no espaço reservado aos comentários;
5. Selecione a opção Nome/URL, digite os nomes e a série;
6. Clique em publicar.
            
BOM TRABALHO!

1. Qual a importância dos corais?
2. Como podemos preserva-los?
3. Existem Corais no Brasil?

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes