DESTILARIA REX - VISITA MONITORADA

A destilaria REX, empresa situana na cidade de Braço do Trombudo, Alto Valo do Itajaí, é uma empresa, que tem como principal objetivo produzir uma cachaça com alto padrão de qualidade atendendo os padrões mais requintados de sabor.


Em visita monitorada com as turmas  da Escola de Educação Básica Pedro Américo, município de Agrolândia, pôde-se perceber o alto padrão de qualidade dos produtos fabricados na destilaria REX.
Conforme conteúdo trabalhado na disciplina de QUÍMICA, o processo de destilação para fabricação de bebidas com um teor alcóolico maior já é conhecido pelo ser humano, e tem-se registros históricos em desenhos do século XV, nos manuscritos de Parisinus graecus. O processo industrial de destilação simples, tem como objetivo principal, concentrar o álcool, depois da fermentação do caldo da cana. Em síntese o processo de fabricação da cachaça Fogo da Cana (R - marca registrada) ocorre em algumas etapas:
1.  A cana-de-açúcar, de produtores locais e de plantação própria é trazida até a indústria, o grau brix é medido, para determinar se a cana está de acordo para a produção de uma cachaça de qualidade;
2. Então a mesma é picada em pedaços menores, para posteriormente ser moída;
3. A partir daí é produzido o caldo, o qual é pré aquecido, para só então passar para o processo de fermentação, onde as bactérias transformarão o açúcar em alcool;
4. Após 24 horas de fermentação, o fermentado é encaminhado ao destilador de cobre, que tem a função de concentrar o álcool, produzindo então a cachaça;
5. Do processo são retirados, a primeira e a última parte do destilado. Sendo aproveitados para a produção do produto final (cachaça fogo da cana), o que se chama de coração (a parte do "meio" do destilado);
6. Este coração é enviado para um recipente de inox onde os últimos processos químicos acontecem, e então é armazenado em barris de carvalho da américa do norte, para envelhecimento, por tempo determinado conforme o produto que se quer produzir.
É importante salientar que os produtos que não são diretamente aproveitados para a produção da cachaça, são produzidos a partir deles alcool combustível para ser utilizado nos próprios veículos da empresa, bem como o mosto é tratado e devolvido como fertilizante as lavouras de cana.
A empresa é certifica com iso 9001, e segue um rigoroso controle da qualidade dos seus produtos. Podemos destacar também a preocupação ambiental, buscando sempre evitar grande impacto ambiental.

Santa Catarina registra a 10ª morte por Gripe A



Blumenau cria força tarefa para combater a doença na região


Chegou a 10 o número de mortes por Gripe A em Santa Catarina. O caso foi confirmado nesta quinta-feira em Tubarão, no Sul do Estado. Um homem de 38 anos que estava internado desde domingo. É a segunda morte na região.
O maior número de mortes, porém, está no Vale do Itajaí o maior número de casos e mortes. As regionais de Rio do Sul, Itajaí e Blumenau, juntas, registram 96 casos, com sete mortes. Os dados são do último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, atualizados na quarta-feira.
Por isso a prefeitura de Blumenau resolveu montar um força tarefa para combater a doença. Os ônibus do transporte coletivo devem circular com as janelas abertas e com álcool gel a disposição para os usuários.
Além disso, a cidade ganhou um centro de apoio a Gripe A e conta com um trabalho de conscientização nas escolas. A partir de segunda-feira, todas as pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) como pacientes crônicos, serão vacinados contra o vírus.

Fonte: clicrbs

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes