Aplicações dos Hidrocarbonetos - Atividade 3º Ano do EM

SEJA BEM VINDO CARO ESTUDANTE!


Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.

Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.

Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.

Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:


A. QUAL É SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
HIDROCARBONETOS


- metano (CH4) – É o gás natural. Combustível encontrado no gás GNV, gás natural veicular.

- propano e butano (C3H7 e C4H10) – É o gás de cozinha. O GLP, gás liquefeito do petróleo.

- octano (C8H18) – Gasolina, combustível usado em automóveis.

- etileno (C2H4) – Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadureça mais rápido. Desta forma o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento.

- acetileno (C2H2) – Gás incolor e instável. É um combustível para efetuar soldas e corte de metais. Sua temperatura chega a 3000°C e por este motivo pode ser usado para soldar navios, mesmo embaixo da água.

- naftaleno (C10H10) – Usado como bolinhas de naftalina para matar insetos.

- etanol (CH3 – CH2 – OH) – Álcool etílico está presente nas bebidas alcoólicas, perfumes e também em perfumes.

- metanal (CH2O) - é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e essa solução é chamada de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.

- propanona (C3H6O) – Acetona. Solvente de esmaltes, tintas e vernizes.



Com base nas informações acima, busque outras cadeias carbônicas que tenham aplicação direta em nosso cotidiano, indique seu nome e comente sobre ela.

Patinação no Gelo - Atividade 2º Ano do EM

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Observe as imagens dos patinadores, são duas modalidades de patinação diferentes: velocidade e artística, sendo assim responda:


Por que os patinadores no gelo conseguem se movimentar de forma tão rápida e eficaz? Qual é a relação com as propriedades coligativas? Cite outros exemplos do cotidiano.

Tecnologia e a Ciência - Atividade 8ª Série EF

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1. “O celular funciona através de um tipo de onda, as quais são enviadas do aparelho para a torre e desta para outro aparelho, ou para o satélite e depois para o aparelho de destino em caso de ligações de longa distância. O contato prolongado e freqüente com estas ondas que produzem um certo calor, podem ser prejudiciais a saúde.” Pesquise e indique se afirmativa é correta.




2. Quais são os elementos químicos que são essenciais para a fabricação de chips e microchips de aparelhos eletroeletrônicos? Justifique.

Pegada Ecológica - Atividade 6º Ano do EF

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O que é Pegada Ecológica?


Adaptado de wwf.org.br



Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Conosco, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia. Se não prestarmos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quando mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra. O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados, são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza. A pegada ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver esta de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

O que compõe a pegada?

A pegada ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar. Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceano, florestas, áreas construídas) e as diversas formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transportes e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados, também entraram na conta. Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares, Além disso, é preciso incluir áreas usadas para receber os detritos e resíduos gerados e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manutenção da biodiversidade.

Seu estilo de vida diz tudo

Água

Todos os dias você escova os dentes, toma banho, lava as mãos, faz comida, lava a louça e a roupa, utiliza a descarga. Você já pensou o quanto tudo isso consome de água por dia?

Energia Elétrica

Diariamente, você faz funcionar luzes e eletrodomésticos como chuveiros, computadores, liquidificadores etc. Também ouve música ou notícias no radio, assiste programas de TV, lava e seca roupas em maquinas, usa elevadores, escadas rolantes, climatização de ambientes (ar condicionado ou aquecedores). Você já pensou em quanta Natureza é preciso “empregar” para fazer tudo isso funcionar?

Alimentação

Atualmente, muitas pessoas comem mais do que o necessário. É o que mostram os altos índices de obesidade no mundo, principalmente nas nações mais desenvolvidas. Mas comer em grande quantidade não garante uma boa saúde, pelo contrário. A alimentação é um item muito importante da nossa qualidade de vida, mas, além disso, uma dieta natural e equilibrada é bastante favorável à preservação dos ambientes. O consumo de alimentos orgânicos ou naturais ajuda a diminuir o uso de agrotóxicos e o equilíbrio alimentar leva uma exploração menos irracional dos recursos do planeta, reduzindo, em muitos aspectos, nossas pegadas. Lembre-se de que não faltam alimentos no mundo e sim uma distribuição mais justa.

Consumo e Descarte

Quanto mais consumimos, mais lixo produzimos. Os resíduos naturais, ou matéria orgânica, podem ser inteiramente absorvidos e reutilizados pela Natureza, mas os tipos de resíduos que nossa civilização produz nos dias de hoje, especialmente os plásticos, não podem ser eliminados da mesma forma. Eles levam milhares de anos para se desfazer no ambiente. Você já mediu quanto você, sua família produzem lixo por dia? A média nos grandes centros urbanos é de 1kg por pessoa. É muito lixo! Mas você pode contribuir bastante se separar os materiais descartados.

Transporte

Quanto você se desloca por dia? De que forma: carro, ônibus, trem, metro, a pé ou de bicicleta? A maioria dos meios de transporte que utilizamos em nosso cotidiano utilizam combustíveis fosseis, ou seja, não renováveis, Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.

PORTANTO:

É uma grande benção ser reconhecido como bons Mordomos Ecológicos.

Exercendo a mordomia ecológica, somos abençoados com Sustentabilidade e com um Planeta habitável. Desse modo, os filhos de nossos filhos nos agradecerão por nossa mordomia ecológica e por nossas atitudes responsáveis no uso e na conservação dos recursos naturais de que dispõe nosso Planeta.




 
 
 
 
 
 
Com base nas informações do texto acima responda:


1. O que é pegada ecológica?

2. Qual a importância de sabermos sobre ela?

3. Como anda a sua pegada ecológica? Você consome muito?

4. O que é CONSCIÊNCIA AMBIENTAL?

Donos do Mundo - Atividade 7ª Série EF

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Preserve a flora intestinal


Fonte: Revista Saúde. Ed. Abril

http://saude.abril.com.br/edicoes/0337/medicina/preserve-flora-intestinal-628004.shtml

Um universo de micro-organismos vive no interior da sua barriga. Reconhecida como um órgão acessório do corpo humano, essa comunidade é considerada fundamental para entender, prevenir e atacar infecções, doenças nervosas, tumores e até o excesso de peso

Já cansou de frases do tipo "Você é o que você come" ou "Você é o que você pensa"? Então, que tal esta: "Sua saúde é reflexo das bactérias que moram no seu intestino". A sentença foi exagerada de propósito para você começar a cultivar a ideia de que os trilhões de micróbios alojados dentro do seu ventre influenciam, a exemplo da dieta e do estado mental, tanto o bem-estar como o risco de problemas não restritos ao aparelho digestivo — até mesmo no cérebro.



O gastroenterologista Thomas Borody investiga em New South Wales, na Austrália, o elo entre a microbiota, o nome científico da flora, e a doença de Parkinson. Após dar antibióticos a portadores do problema que também tinham constipação de fundo infeccioso, ele notou que, além da prisão de ventre, os tremores foram atenuados. "Há uma hipótese de que um micróbio patogênico no intestino possa estar por trás do mal", diz. No caso, ele migraria pelos nervos até a massa cinzenta. "Pessoas com Parkinson costumam sofrer de constipação, mas a relação da doença com a flora ainda não foi comprovada", ressalva a neurologista Vanderci Borges, da Academia Brasileira de Neurologia. De qualquer forma, é esperar para ver

Na casa dos trilhões
Os números nos dão ideia do tamanho e do impacto da flora no organismo

2 quilos - Chega a essa marca a fração do nosso peso que corresponde à carga da microbiota intestinal

10 vezes mais - Existem 100 trilhões de micróbios abrigados no intestino, número que supera os 10 trilhões de células do corpo humano

200 espécies - Cada um de nós aloja entre 100 e 200 espécies de bactérias intestinais, mas existem até mil tipos que podem habitar o intestino humano


Entre 1 milhão e 10 milhões - É o número de bactérias presentes em 1 mililitro de um material colhido no intestino grosso, pedaço mais colonizado do aparelho digestivo

50% Do conteúdo das nossas fezes é composto apenas de bactérias

4 voltas - Se enfileirássemos todas essas microscópicas criaturas, seria provável que elas conseguissem dar quatro voltas no planeta



Com base nestas informações responda:

1. Qual a importância de manter a flora intestinal?

2. Quais são os risco de uma bactéria como a escherichia coli entrar em contato com a boca?

3. O que é septicemia? Justifique.


Reações Químicas - Atividade 1º Ano do EM


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 Você neste momento está realizando sua segunda avaliação no BLOG, lembre-se que além de tudo, estamos contribuindo com: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, diferenciação das práticas pedagógicas, nosso conhecimento das TIC’s educacionais, etc.
Sendo assim o blog é uma página na internet onde podemos demonstrar o que consideramos realmente como importante na rede mundial, ou em outras fontes de pesquisa, ele também demonstra o que pensamos, o que queremos e principalmente é uma forma de nos manter conectados a informação e ao mundo virtual.
Desta forma, como professor, quero aproximar ainda mais os estudantes da construção do BLOG, para que ele fique realmente com sua cara, seu perfil, ou seja, que você goste de acessá-lo e comente com seus pais e outras pessoas de seu convívio.
Mas para isso TODOS deveram contribuir, para atualizá-lo constantemente, e principalmente para deixar seu conteúdo ainda mais atrativo. Portanto caros estudantes a primeira pergunta de nossa avaliação é:

QUAL SUA SUGESTÃO PARA MELHORAR O BLOG?
 
Observe o filme no link aí responda como postagem:



<!--[if !supportLists]-->1.      <!--[endif]-->Qual a importância de existir um procedimento na realização de experimentos?
<!--[if !supportLists]-->2.      <!--[endif]-->Quais são os quesitos básicos de segurança em um laboratório?
<!--[if !supportLists]-->3.      <!--[endif]-->E que medidas devemos tomar para evitar acidentes domésticos?
 

PALESTRA COM A VISA: QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE AGROLÂNDIA

No dia 13 de abril, em projeto desenvolvido na disciplina de química com as turmas do 2º ano do EM da EEB Pedro Américo a Vigilância Sanitária Municipal (VISA) realizou palestra, demonstrando os procedimentos realizados para o controle de qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento CASAN.
A senhora Emanoeli dos Santos Marcon explanou sobre todas as análises realizadas e a periodicidade com quais elas são feitas.
Segundo Emanoeli "todos os dados da coleta  e as amostras são enviados ao LACEN (Laboratório Central do Estado) para que as análises sejam realizadas, os resultados são todos informados de forma mensal em um sistema on line chamado SISÁGUA".
Pôde-se notar que a CASAN apesar de realizar o tratamento e procurar constantemente melhorar a qualidade da água fornecida, não tem conseguido alcançar em algumas vezes a qualidade adequada conforme a ANVISA determina; o fator principal é o tamanho do tratamento, o qual não possui capacidade para atender ao município, já que o número de habitantes, residências e empresas abastecidos aumentou muito nos últimos anos. Sendo assim o principal problema encontrado diz respeito a turbidez, que é determinada pela quantidade de partículas presentes na água.
A palestra foi realizada nos três períodos abrangendo mas de 120 alunos e professores. A última parte de projeto que já desenvolveu atividades teóricas e práticas, será fazer visita ao sistema de tratamento do município.


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